Culturalmente falando, eram nas praças que existiam encontros de namoricos, vivencias da vizinhança, shows musicais, expressões artísticas e púlpitos de reinvindicações. Pensando nesse contexto, o Teatro Imaginário Maracangalha apresenta o Sarobá De Todas as Bandeiras.
A ideia de todas as bandeiras é bastante ampla, pois é onde se é permitida todas as manifestações, qualquer que seja ela e que se adeque ao plural, onde todas as bandeiras são permitidas. Segundo o professor e membro do Coletivo Sarobá, Edson Silva, o nome desta edição, distingue diretamente a este papel social, cultural e de direito. “Sarobá de todas as bandeiras constitui também, no enfrentamento da discriminação, do racismo, do terrorismo de grupos sectários, do terrismo de Estado e de toda ação cultural que permita que o ser humano viva a sua essência de humano em perfeita harmonia com a natureza, ser ele mesmo”, avalia Silva, completando: “o melhor lugar para todas as bandeiras é mesmo a praça, lugar publico e da prática da cidadania”.
Desta vez, a Praça Cuiabá será palco da nossa festa. “A praça é histórica e culturalmente pública...É do povo, lugar de manifestação, resgatar a praça enquanto lugar coletivo é resgatar dos direitos populares; as praças esquecidas, abandonadas, pouco cuidadas revelam o apreço que os governantes tem pelo seu povo”, conclui.
Como de praxe, na sexta-feira (17) o Sarobá apresenta o Seminário Arena Aberta, que debate o tema: “Praças, espaço aberto ou fechado?” e traz para debater o assunto o cenógrafo da Bahia, Haroldo Garay e o arte educador Paulo Paes. O Seminário acontece às 19h na sede do TIM, que fica na Rua Júlio Dittmar, 26 A, no bairro São Francisco.
Já, a Festa Sarau acontece no sábado (18) a partir das 16h e traz para o público sarobense, intervenções, performance, arte, música e escambo. “O sarobá é assim, continua fazendo o resgate e garante a ancestralidade da praça e mantem ela como espaço vivo, de expressão e de convivência de diálogo etc”, diz Cruz.
SERVIÇO:
Sarobá – Todas as Bandeiras
Sexta (17/05) – 19h
Seminário Arena Aberta
Tema: Praças, espaço aberto ou fechado?
Local: Sede Maracangalha (Rua Julio Dittmar, 26ª – S”ao Francisco)
Sábado (18/05) – 16h
Festa Sarau
Local: Praça Cuiabá (antiga Cabeça de Boi – ao lado da Praça das Araras)
Contato para imprensa:
Fernando Cruz – (67) 9250-9336
Teatro Imaginário Maracangalha: 3356-7682
PROGRAMAÇÃO
Música
Banda Municipal de Campo Grande
Baldinir Bezerra da Silva
Maria Claudia e Marcos Mendes
Jonas Feliz
Dumatu MC
TGB
Bamba Beat
Banda Santo Chico
Dança
Grupo Afro ilê omõ aiyê
Grupo T-iKay - Dança folclórica da Bolívia
Artes Visuais
Instalação: "Orixá Irôko - o tempo da Gameleira "- Haroldo Garay
Esculturas Marcos Mourão
Artes Cênicas
Cortejo Maracangalha
Varal de Poesias Lobivar Matos
Jamile Fortunado
Infantil: Caravana Tecnobrincante : Projeto Memórias do Futuro - Espaço Imaginário e Pontão Guaicurus
Escambinho: troca de brinquedos, DVDs, CDs, livros, gibis, objetos e afins
Bolicho Lobivar
Feira de Artesanato
Casa da Ciência – Observatório de Saturno
|
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário