Folhapress
Para ajudar os pequenos empreendedores a iniciar seus negócios na rede, foi lançado um guia para a criação de lojas virtuais. O material foi desenvolvido pela Apadi (Associação Paulista das Agências Digitais), em parceria com o Sebrae-SP. A versão digital do Guia do E-commerce pode ser encontrada gratuitamente no site da Apadi.
Em cem páginas, o guia ensina como montar uma loja na internet de forma profissional em nove passos. Entre as etapas, estão a escolha da plataforma (serviço de hospedagem e tecnologia para funcionamento da loja virtual), desenvolvimento de logística e de conteúdo. Também inclui glossário, com termos técnicos do e-commerce.
De acordo com Thiago Sarraf, líder do comitê que criou o guia, muitas pessoas acreditam que basta colocar o site no ar, pagando uma mensalidade para empresa que oferece a plataforma, para se ter uma loja virtual.
Porém, diz Sarraf, este é o custo menor. Para colocar o site no ar é a etapa mais simples. O empreendedor que deseja iniciar um negócio na internet deve estar atento a outras questões, como marketing, logística e a maneira como irá receber pagamentos.
Segundo ele, para se desenvolver um e-commerce de maneira profissional, é necessário um investimento entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão no primeiro ano.
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