R7
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelas correções das redações do Enem, vai zerar os textos do exame de 2013 que apresentarem tom de deboche ou descompromisso com a prova, conforme disse o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa, nesta quinta-feira (21).
Ele disse que a medida ainda será proposta à equipe responsável pela elaboração da redação do exame deste ano, mas que certamente o edital da prova, que sai em maio, trará o aviso.
— Inserções indevidas onde fique claro o deboche e o não compromisso com o exame vão zerar a redação. É uma questão de respeito devido aos demais participantes da prova.
A ideia de acrescentar o aviso aos editais das provas futuras surgiu depois que foram divulgadas redações do Enem 2012 com receita de preparação de miojo e parte do hino de um clube de segunda divisão do campeonato brasileiro.
Miojo e hino
Contudo, o presidente do instituto defendeu o sistema de correção.
— Quanto aos textos de deboche, os candidatos foram punidos com desconto de pontos, uma vez que os parágrafos referentes ao hino ou à receita não continham erros. O sistema funcionou bem também nos casos de erros gramaticais nas provas que tiraram 1.000. Esses erros eram de fato toleráveis no sistema de correção vigente.
De acordo com Luiz Costa, o encadeamento de ideias e outros elementos considerados para avaliar a qualidade dos textos foram atingidos pelos candidatos que erraram a grafia de uma palavra.
|
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário