Estadão
Pelo menos metade dos estados pretende aumentar os gastos com publicidade em 2013 - ano que antecede as eleições. De acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com 23 dos 26 governos estaduais, além do Distrito Federal, 12 têm planos de incrementar a verba com propaganda institucional e de utilidade pública neste ano. Em média, o gasto dessas administrações com divulgação das gestões deve crescer 37,35%.
Nas propostas orçamentárias enviadas para as Assembleias Legislativas em dezembro do ano passado, os 24 governadores preveem destinar 1,4 bilhão de reais (cerca de 750 milhões de reais nos 12 estados onde haverá aumento real) para propaganda - são 7,6 reais por habitante. Em 2011, o primeiro ano dos atuais mandatos, os valores, atualizados pela inflação, eram de 1,18 bilhão de reais - nos casos em que não houve reeleição, o orçamento daquele ano foi elaborado pelos antecessores e reflete prioridades da gestão anterior.
O levantamento abrange os gastos da administração direta. Estados como São Paulo e Minas Gerais têm ainda empresas com orçamento publicitário próprio e que seguem as diretrizes do governo para fazer seus investimentos. Os valores, porém, não entram nos orçamentos estaduais.
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