terça-feira, 11 de setembro de 2012

Território Ocupado abre mostras “Orixás” e “Tererezando”


Serão inauguradas nesta quinta-feira (13), por iniciativa da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), as mostras de artes plásticas “Orixás do Brasil e Tererezando” com os artistas Jonas Santana e Don Dolores. A abertura da exposição coletiva acontece às 19h30min, na Galeria do Memorial da Cultura e integra o Projeto Território Ocupado do Núcleo de Artes Visuais da FCMS.

A exposição “Orixás do Brasil” é fruto de um trabalho de pesquisa iniciado nos meados dos anos 90 durante a graduação em artes Visuais do artista Jonas Santana, onde o foco dos estudos foi a representação das divindades das religiões de matriz africana. Houve sempre uma ligação do artista com essa temática por causa de suas raízes baianas. Isso o levou a fazer diversas visitas à Bahia para estudar um pouco sobre a complexa religião do Candomblé. 

Desde o início da produção dessa série a representação dos orixás se deu através de seus objetos, demonstrados em detalhes, semelhante a uma fotografia em close up, levando uma aparente abstração. As formas são simples, com a utilização de poucas cores o que gera uma agradável sensação ao observar as obras. Serão expostas doze infogravuras, ampliadas em papel fotográfico através do processo de revelação, onde se consegue a maior fidelidade de cores. 

“Com um colorido muito agradável e formas simples posso dizer que o público se deliciará com a leveza mostrada na representação dessas entidades míticas do Candomblé”, entusiasma-se Santana.

Já a exposição “Tererezando” é de Don Dolores (Betinho Dolores), mestre nas artes, autodidata, pintor, artista gráfico, artista plástico, ilustrador, desenhista, possui um estilo próprio de representar suas criações.

Suas exposições apresentam um fazer artístico sobre o ponto de vista emocional representado em formas abstratas coloridas e poéticas. Busca em sua arte, passar a simplicidade da vida na leveza e soltura dos seus traços. Cores e formas se conversam. “Mesmo em tempos sombrios que vivemos, acredito na leveza e na forma poética de se viver” diz Don. Seu jeito doce de se expressar borbulha alegria, emoção e esperanças. 

A mostra ficará exposta de 13 de Setembro a 12 de Outubro de 2012, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. A entrada é gratuita. A Galeria do Memorial da Cultura está localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário