segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Começa hoje a programação da 6ª Primavera dos Museus



O governo do Estado, por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), promove neste mês uma programação especial que integrará o evento 6ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro e terá como tema “A Função Social dos Museus”.

Coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de atividades, como exposições, seminários, oficinas e palestras, etc.

O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

Em Campo Grande, três unidades da FCMS estarão de portas abertas para receber o público: o MIS-MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), o Marco (Museu de Arte Contemporânea de MS) e a Sala David Cardoso.

Nos dias 26 e 27, das 19 às 22h, acontece no MIS-MS o 13º Encontro do Proler, com o tema: Memória, atuação e projeção. Realizado em diversos lugares pelo Comitê Proler 2012/MS, no local estão previstas as oficinas “Leitura, tecnologia e formação” e “Cinema na Escola”.

O Museu de Arte Contemporânea de MS integra a programação com a 3ª Temporada de Exposições com as mostras dos artistas Alessandra Mastro Giovanni, Laerte Ramos, Andery Neto, Pamela Reis, e uma coletiva com artistas de Cuiabá/MT. O horário da visitação é das 12 às 18 horas de segunda a sexta-feira.

De 25 a 28 a instituição também promove das 15 às 16h as oficinas de cerâmica e estamparia. Acontece ainda a visita guiada, na qual as exposições são mediadas pelas arte-educadoras do programa educativo do museu.

No dia 26, das 14 às 16h, o público poderá participar do projeto “Conversando com o artista”. Haverá um bate-papo da artista Pamela Reis com alunos agendados do programa educativo, no Auditório do Marco.

No dia 29, das 10 às 20h, será realizada a ExpoArt, evento que reúne o que há de melhor em arte e design em Campo Grande, e conta com a participação de diversos expositores, artistas, designers, decoradores e arquitetos.

A sede da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abriga a Sala David Cardoso. Inaugurada em 1º de outubro de 2009, em homenagem ao cineasta, o local abriga materiais que retratam as obras produzidas ao longo da carreira do “Rei da Pornochanchada”. Cartazes com as fichas técnicas dos filmes dirigidos por ele e filmados em nosso Estado estão dispostos em um livro móvel. Documentos que marcaram época, fotos célebres e pertences, todos estão condicionados em grandes expositores.

De 24 a 30 de setembro, a Sala David Cardoso estará aberta para os interessados em conhecer um pouco mais da história do ator, diretor e produtor. Ela tem um acervo de documentos e filmes que podem ser visualizados e assistidos de segunda à sexta, das 7h30 às 22h. Escolas e grupos organizados podem entrar em contato com a coordenação da sala para agendar visitas orientadas no telefone (67)3316-9154

Nenhum comentário:

Postar um comentário