quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto cineMIS exibe clássicos do cinema Italiano

O Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Circolo Italiano Guglielmo Marconi e em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, abre no dia 12 de março (segunda-feira) um novo ciclo do CineMIS com a mostra Cinema Italiano, que exibirá sempre às 19h grandes clássicos com entrada franca.

Com temas diversos e abrangentes, o CineMIS apresenta na segunda semana de cada mês uma mostra com olhares e artes tanto de Mato Grosso do Sul quanto de culturas que ultrapassam fronteiras.



Para o curador da Mostra, Pietro Luigi, o cinema italiano é de grande relevância para amantes da sétima arte e para estudantes de várias áreas, como artes visuais, publicidade e propaganda, entre outras, pois, ao contrário do norte-americano, a produção italiana primou sempre pela excelência de temas e imagens, buscando no dia-a-dia o tema para seus dramas, musicais e inúmeras comédias, onde a crítica ao conservadorismo pós-guerra era feita com nitidez, sem nenhum tipo de disfarce da parte de seus realizadores.



“Surgiram assim movimentos importantíssimos, que mudaram a forma de se fazer cinema, tais como o Neo Realismo, influenciando toda uma geração de cineastas e mostrando ao mundo que cinema também pode ser feito por pessoas simples e estúdios improvisados, um contraponto às grandes produções Hollywoodianas. E é esse o tipo de cinema que esta Mostra quer destacar, um cinema mais humano mas nem por isso menos fantasioso”, analisa Luigi.



“Com essa agenda, o Museu da Imagem e do Som vem cumprindo sua função social de democratizar o acesso às produções audiovisuais do país e do mundo, além de promover o debate e a reflexão, no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.



Confira a programação:



12/03/12 - 19h00

Viagem à Itália (Viaggio in Itália)

Direção: Roberto Rossellini

1954, drama, 85 min.

Elenco: Ingrid Bergman, George Sanders

Um casal em crise viaja para a Itália a fim de vender a propriedade que herdou. Em suas andanças pelas belas paisagens do país, os dois descobrem um novo sentido para suas vidas e, sobretudo, para seu amor. Katherine pressentirá, no contato com o passado italiano - tão remoto, e ao mesmo tempo tão próximo - a existência de um outro tempo, muito diferente do que rege a sociedade moderna. Nesse abismo entre o imediato e o eterno, ela começa notar a falta de sentido de sua vida sem amor. Marco do cinema moderno, o filme influenciou grandes cineastas, como Michelangelo Antonioni, François Truffaut e Jean-Luc Godard.



13/03/12 - 19h00

Noites de Cabiria (Le Notti di Cabiria)

Direção: Federico Fellini

1957, Drama, 110 min.

Elenco: Giulietta Masina, François Périer

Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. Por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria?



14/03/12 - 19h00

Nós Que Nos Amávamos Tanto (C-eravamo Tanto Amati)

Direção: Ettore Scolla

Drama, 1974, 120 min.

Elenco: Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli

Nós que nos Amávamos Tanto é uma das obras máximas de Ettore Scola. 30 anos na história da Itália (1945-1975) e vida de três grandes amigos Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político nos anos 60, acompanhamos as aventuras, desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo.



15/03/12 - 19h00

Ladrões de bicicleta

Direção: Vittorio de Sica

Drama, 1958, 88 min.

Elenco: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola

Um operário desempregado consegue uma vaga na prefeitura como colocador de cartazes. Para retirar a bicicleta penhorada, a sua esposa empenha os lençóis. Porém, no primeiro dia de trabalho têm a sua bicicleta furtada. Sai com seu filho a procura nos revendedores de bicicletas usadas. Consegue avistar o ladrão, perseguindo-o por toda Roma num dia de domingo, sem conseguir prendê-lo.



16/03/12 - 19h00

Meus Caros Amigos

Direção: Mario Monicelli

Comédia, 1975, 127 min.

Elenco: Ugo Tognazzi, Philippe Noiret, Gastone Moschin

Meus Caros Amigos é inesquecível. E graças à genialidade do diretor Mario Monicelli, lançou as bases para a nova comédia italiana. Inteligente, irreverente, surpreendente e, sobretudo, engraçadíssimo, mostra o cotidiano de velhos amigos de escola que, apesar de cinqüentões e estabelecidos na vida, ainda se encontram para pregar peças e passar trotes em quem se atrever a ficar no caminho deles.

Serviço: A Mostra Cinema Italiano acontece de 12 a 16 de março, sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca. Informações pelo email mis@fcms.ms.gov.br e pelo fone 3316-9178

Nenhum comentário:

Postar um comentário