sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ação Fiems inicia curso gratuitos em 8 bairros da capital

O Ação Fiems Campo Grande, que leva cursos gratuitos de qualificação profissional até os moradores da periferia da cidade, iniciou ontem(12/), os cursos de costura industrial e eletricista predial para 340 moradores dos bairros Aero Rancho II, III e IV, Novos Estados, Nova Bahia, Nova Lima, Nhá-Nhá e Coophavila II.

De acordo com o gerente da Fatec Senai Campo Grande, Artur Quintella, neste reinício de atividades, o Ação Fiems já tem estruturadas 15 turmas do curso de costura industrial, totalizando 318 alunos, distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno, com carga horária de 226 horas. Já o curso de eletricista predial terá duas turmas com 22 alunos, nos períodos matutino e vespertino, também com carga horária de 226 horas.



“Nossa expectativa com a retomada do programa é superar o resultado obtido no ano passado, que foi de 2.800 pessoas beneficiadas e elevar o número de moradores encaminhados ao mercado de trabalho”, afirmou. Ele destaca que o mercado está absorvendo boa parte das pessoas que estão sendo capacitadas pela iniciativa, pois a demanda por mão de obra qualificada é crescente.



Beneficiados

No bairro Cophavilla II aproximadamente 107 moradores estão sendo beneficiados. No caso do curso de costura industrial os alunos estão distribuídos em três turmas, cada uma com 25 pessoas. Já o curso de eletricista predial está dividido em duas turmas de 16 alunos e as aulas são ministradas no período matutino e vespertino.



Para Agripino Crispino, 48 anos, aluno do curso de costura industrial do Cophavilla II, a iniciativa é a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. “Além de adquirir mais conhecimento, acredito que o curso vai me abrir novas portas, pois é uma área que está em constante crescimento e precisa de profissionais capacitados”, disse.



A dona de casa, Dejanira Borges Leite, 54 anos, explica que o curso de costura sempre foi um sonho que agora está sendo realizado. “Minha mãe era costureira, cresci a vendo trabalhar na área, quando me tornei moça quis seguir os passos dela, mas nunca tive condições de pagar um curso de qualidade”, contou. Ela garante que com o término das aulas, pretende procurar um emprego na área e complementar a renda da casa.



Para outros a curiosidade foi incentivo para fazer um curso que normalmente é frequentado por homens. É o caso da pensionista Maria Noelia Alves da Silva, 48 anos, a única mulher do curso de eletricista predial, no Cophavilla II. “Me interessei primeiramente pelo curso de costura, mas confesso que fiquei curiosa por aprender algo diferente e que será inovador na minha vida. Moro sozinha e tenho certeza que além de muito útil em casa o curso também vai me abrir portas”, garantiu.



Já o pastor Rudiney Goes, 41 anos, acredita que todo e qualquer tipo de qualificação é um diferencial no currículo. “O aperfeiçoamento e a capacitação são muito importantes e todos deveriam aproveitar uma iniciativa como essa, adquirindo conhecimento e tendo a chance de se encaixar no mercado de trabalho”, ressaltou.



Resultados

De março até dezembro de 2011, o Programa Ação Fiems beneficiou 2.832 pessoas de 18 regiões da Capital - Dom Antônio Barbosa, Los Angeles, Noroeste, Taquaral Bosque, Estrela do Sul, Novos Estados, Nova Bahia, Jardim Anache, Nova Lima, Campo Belo, Estrela Dalva, Portal Caiobá, Santa Emília, Aero Rancho, Nhá-Nhá, Rita Vieira, Coophavilla 2 e Tiradentes.



Para Longen, este saldo é positivo e a iniciativa da Diretoria do Sistema Fiems de levar os cursos profissionalizantes até os bairros é considerada inovadora e transformadora. “Estamos enfrentando o problema da falta de mão de obra qualificada. Por isso, este ano vamos ampliar nosso atendimento”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário