O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove o 1º Ciclo de Palestras da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, nos dias 11 e 18 de novembro. Nesta sexta-feira (11), a iniciativa dá destaque ao tema “Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes” e acontece a partir das 19 horas. As inscrições para participação devem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9161 e 3316-9176. As vagas são limitadas.
No dia 11 de novembro será ministrada a palestra “Literatura e Escritores Africanos pelo Prof. Dr. Danglei de Castro Pereira (UEMS). Ela compreende uma das propostas de intervenção relacionadas ao Projeto de Pesquisa “O ensino de literaturas de língua portuguesa em escolas estaduais de Campo Grande/MS”, projeto com apoio da Fundect, e discute aspectos da diversidade lusófona com ênfase na literatura produzida na África falante de Língua Portuguesa. Serão apresentados aspectos da poética de Arlindo Barbeitos através da discussão de alguns poemas do autor, bem como pontos de contato entre a literatura africana e a literatura brasileira por meio da discussão poemas de Adão Ventura.
A ideia é apresentar a diversidade da literatura africana e minimizar, mesmo que de forma insipiente, o desconhecimento de grande parte do publico brasileiro face à literatura em Língua Portuguesa produzida na África lusófona.
No dia 18 de novembro o tema da palestra é “O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Cotidiano Escolar”, ministrada às 13 horas pela Profª Ma. Rute Martins Valentim (SED), no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
“Durante todo ano de 2011 instituições governamentais e não governamentais estiveram à frente de trabalhos, encontros e atividades voltadas à consciência negra de forma globalizada. Nada mais oportuno que trazer e promover debates e palestras acerca de um tema relevante como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, que vem agregar a luta contra o preconceito e o racismo, ainda existente no País e no mundo. O objetivo desse projeto é dar oportunidade aos acadêmicos dos diversos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e público em geral interessados de se informarem em temas voltados para a atualidade e que estejam em evidência”, explica a coordenadora da Biblioteca Dr. Isaías Paim, Juciene da Rocha Arruda.
Danglei de Castro Pereira é professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto. Cursa estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Literatura Brasileira, sob supervisão da Profa. Dra. Cilaine Alves. Desenvolveu durante os anos de 2007 a 2009 o projeto de Extensão “Estratégias de leitura literária: conto e poesia” em parceria com a Biblioteca Municipal de Cassilândia/MS. É pesquisador da Fundect desenvolvendo a pesquisa “O ensino de Literaturas em Língua portuguesa em escolas estaduais de Campo Grande/MS”, projeto iniciado em 2009 e com previsão de encerramento em 2012. Desde 2009 oferece a “Oficina de leitura literária”, projeto de extensão cadastrado na UEMS, no qual participam professores da Educação Básica, alunos de Graduação e Pós-Graduação da UEMS.
Rute Martins Valentim possui graduação em Pedagogia em Licenciatura Plena, Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Fucmat (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2007). Sua linha de pesquisa é Diversidade Cultural e Educação Indígena. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, como Técnica em Educação para Igualdade Racial na Coordenadoria de Políticas para Diversidade. Tem experiência na área de Educação, e atua nos temas: educação, cultura, identidade/diferença, relações étnico-raciais.
Serviço: Informações e inscrições pelo telefone: (67) 3316-9161 e 3316- 9176, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim – Memorial da Cultura e Cidadania - 2º andar – avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro. (Antigo Fórum). A IFMS fica na avenida Júlio de Castilho, 4960 – Bairro Silvia Regina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário