segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Take1 aproxima mais o FUÁ da comunidade e acadêmicos

O Festival Universitário de Audiovisual, organizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, celebra cinco anos em 2011 com novidades. O Take 1, primeiro projeto do FUÁ que vai além das premiações, leva até acadêmicos das universidades da Capital a possibilidade de conhecer o trabalho de diretores independentes.

A primeira edição do Take 1 acontece nesta segunda-feira (12), no bloco A da Universidade Católica Dom Bosco, com a exibição dos curtas “Um Conto de Solidão” e “Ela Veio me Ver”, do cineasta Essi Rafael.

"Ela Veio me Ver", de 17 minutos, conta sobre um encontro entre dois adolescentes. De forma cativante, mostra sentimentos vividos pelos jovens na descoberta de novos sentimentos e conquistas.

A produção foi lançada na Capital ano passado, durante exibição no Cinemark e chegará aos cinemas de São Paulo e Nova Iorque.

Já "Um Conto de Solidão" trata, como sugere o título, de solidão, mas também de beleza, rotina e tédio. Para Rafael, trata de um filme sobre ele próprio. "Aquidauana tem tão pouco pra fazer que às vezes bate um tédio e foi isso que eu quis mostrar também", diz.

Natural de Aquidauana, Essi Rafael Mongenot Leal realiza vídeos e curtas-metragens desde 2006, com o objetivo de iniciar uma produção consistente em uma região pouco desenvolvida no meio audiovisual, É graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É fundador da Casa de Cinema de Aquidauana, cujos filmes alcançam prêmios diversos no Brasil e colecionam ótimas críticas.

FUÁ - Com a finalidade promover e incentivar a criação de vídeos e produtos radiofônicos produzidos por estudantes universitários e ex-universitários em diferentes categorias, o FUÁ celebra sua quinta edição. Ao todo são 11 categorias: Ficção, Documentário, Trash, Experimental/Arte, Institucional, Reportagem Jornalística, Publicitário, Videoclipe, Animação, Documetário Jornalístico ou Educativo-cultural para rádio e Programa Ficcional/Rádionovela.

Ao todo já foram premiadas 132 obras audiovisuais. O projeto "Takes" celebra essa história e pretende promover um encontro entre o público do festival e profissionais da área do audiovisual do Estado.

A ação pretende aproximar os parcipantes do Fuá e a comunidade das diferentes linguagens do audiovisual, através de exemplos vivenciados por profissionais da área e exibição do que vem sendo produzidos no Mato Grosso do Sul. Assim, os Takes irão incentivar a produção de obras audiovisuais e ajudar a comunidade a perceber que essa pode ser uma ferramenta de difusão de idéias, artes e culturas. “Isso porque o audiovisual pode tanto servir para o campo da publididade e da TV, como pode contribuir com a arte e a cultura local”, afirma Lidiane Lima, responsável pelo FUÁ e pelo Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura.

Serviço: A Universidade que quiser receber um “Take” deverão entrar em contato com o Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura. Contatos: audiovisual.fcms@gmail.com, (67)3316-9166, 9672-2079, 9151-5155.

Nenhum comentário:

Postar um comentário