terça-feira, 21 de junho de 2011

MIS promove debate

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade vinculada à Fundação de Cultura, realiza na quarta-feira (22) o projeto “Os Sons do Museus”, promovendo um debate sobre a identidade musical do Estado entre o público e o pesquisador Carlos Luz, autor do projeto Memória Fonográfica de MS.

O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, fazendo a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto.

Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Américo Calheiros, presidente da FCMS, reitera que, nos últimos anos, o MIS se notabilizou por seu trabalho que estende-se não apenas às exposições, mostras e cursos, mas também aos projetos educativos de formação em Mato Grosso do Sul. “Com seu efetivo de profissionais e apoiadores, o MIS de MS desenvolve projetos como Amplificadores de Cultura, Cultura em Situação, Cinema no Museu, Brincando com o Olhar - Oficina de Brinquedos Óticos, entre outros, os quais têm contribuído, por meio de estratégias educativas, a promover o acesso aos bens culturais que formam a identidade social, histórica e cultural de nosso Estado”.

Novo MIS

Criado há mais de dez anos, o Museu, vinculado à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, teve seu espaço físico reestruturado recentemente para atender a comunidade, através do projeto de Adequação das Áreas de Salvaguarda do Acervo e Implantação da Sala de Projeção, realizado com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e contrapartida do governo estadual.

Segundo o coordenador do MIS, Rodolfo Ikeda, essa nova programação visa fortalecer a identidade cultural sul-mato-grossense através das possibilidades oferecidas pelo audiovisual, combinadas com atividades educativas.

Serviço

Projeto Os Sons do Museu

Local: Museu da Imagem e do Som de MS - Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS

Data: 22 de junho de 2011, 14 horas

Informações: 67 3316 9178 – mis.de.ms@gmail.com


O debate tratará sobre as diversas vertentes musicais desenvolvidas no Estado, atentando para a música sertaneja de raiz, traço forte de nossa cultura. Por essa razão, e combinada ao debate, haverá visita mediada à Exposição Audiovisual “Os Pioneiros – a origem da música sertaneja de Mato Grosso do Sul”. A mostra é baseada no livro homônimo de Rodrigo Teixeira, financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Estado (FIC-MS).

A trilha sonora utilizada na exposição integra o projeto “Memória Fonográfica de MS”, idealizado pelos pesquisadores Carlos Luz e Idemar Sprandel, criadores do Kit de Difusão Musical da FCMS. Ambos mantêm um acervo de LPs e CDs de todas as vertentes musicais de Mato Grosso do Sul há mais de dez anos. Atualmente contam com 30 mil músicas catalogadas, com obras que datam desde os anos 1950 aos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário