sábado, 11 de junho de 2011

BMW Jazz festival quase ficou sem Wayne Shorter

Folha.com

A noite de abertura do BMW Jazz Festival, ontem, em São Paulo, quase foi prejudicada pelo cancelamento de voos provocado pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle.

O quarteto do saxofonista Wayne Shorter, que tocou em Buenos Aires na quinta-feira, teve seu voo cancelado. Para chegarem poucas horas antes da apresentação no Auditório Ibirapuera, o jazzista e seus músicos foram obrigados a seguir de automóvel até Uruguaiana (RS) e tomar um voo para Curitiba (PR), antes de finalmente embarcarem para São Paulo.

A primeira atração da noite intitulada "Sax Reunion", com três conceituados saxofonistas norte-americanos, foi o quinteto do veterano Billy Harper, que iniciou sua apresentação às 21h30, ainda com lugares vazios na plateia. Além de tocar composições próprias, Harper interpretou a popular "My Funny Valentine" (de Rodgers & Hart), fazendo referência ao Dia dos Namorados.

Atração mais aplaudida da noite, o saxofonista Joshua Redman entrou no palco em seguida, acompanhado por seu trio, que inclui Reuben Rogers (baixo) e Gregory Hutchinson (bateria). Redman excitou a plateia com releituras de clássicos da canção norte-americana, como "East of The Sun, West of The Moon" (de Brooks Bowman) e "The Surrey with the Fringe on Top" (Rodgers & Hammerstein), e algumas composições de sua autoria.

Wayne Shorter entrou no palco já na madrugada de hoje, por volta das 0h50. Antes mesmo que ele terminasse o primeiro número, uma longa peça improvisada que durou quase 40 minutos, parte da plateia já havia deixado o auditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário