segunda-feira, 16 de maio de 2011

FCMS instala núcleo artesanal de Bichos do Pantanal

O governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza entre os meses de maio a junho a “Oficina Bichos do Pantanal em Cerâmica”, na Unei (Unidade Educacional de Internação) Feminina Estrela do Amanhã, de Campo Grande.

Incluída no projeto Artesania, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a oficina visa a criação de um núcleo de produção artesanal na Unei voltado para a criação de bichos pantaneiros produzidos em cerâmica.

A oficina é o primeiro passo para as adolescentes resgatarem ofícios tradicionais, transformando-os em uma nova possibilidade de trabalho e renda. Começa no dia 16 de maio, com carga de quatro horas diárias, três dias por semana. Todo o material do núcleo artesanal será suprido pela Fundação de Cultura.

As aulas serão ministradas pelo artesão Rodrigo Avalhães Marçal, que herdou da família a criatividade, ensinamentos e segredos da produção de esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado, como as “Onças”, vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande.

Já participou do Projeto “Sapicuá Pantaneiro” - que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região de Pantanal sul-mato-grossense, preservando a natureza, a cultura e suas tradições.

“Além de dar início a um núcleo artesanal que pode garantir renda e trabalho, a oficina tem esse objetivo concreto de ajudar na formação das adolescentes. É uma terapia”, explica Rodrigo Avalhães.

Artesania

Iniciado em setembro de 2007, o projeto Artesania atua na elaboração de oficinas técnicas, de aperfeiçoamento ou design que já contemplaram vários segmentos artesanais, como o abrólio (uma espécie de trançado), couro, couro de peixe; crochê, cerâmica, fabricação de doces, pintura em cerâmica, madeiras, palha de milho, fibras, tecelagem, bambu, bordado e vidrado.

Serviço: A oficina começa no dia 16 de maio (segunda), às 13h30 e vai até junho na Unei Feminina Estrela do Amanhã, que fica na Rua Delegado Roberto Basto, nº 20, Jardim Veraneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário