O filme brasileiro “Navalha na Carne” é a próxima atração do projeto “Cinema d(e) Horror” do mês de junho e será exibido hoje(9). A exibição do filme acontecerá às 18h30min, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca e o filme tem classificação de 12 anos.
"Navalha na Carne" (Brasil/1997/drama/105min) é um filme que se passa em um quarto sujo e bagunçado de uma prostituta, Neusa Suely, com o cafetão, Vado. O conflito é o sumiço do dinheiro que Neusa deixou no quarto para Vado. A partir disso desencadeam-se cenas intensas de ameças e humilhações, relações corriqueiras na vida desses personagens. Ao longo da história surge Veludo, o faxineiro da pensão, suspeito de ter roubado o dinheiro. Sua presença altera a tensão dos acontecimentos e faz com que a humilhação e a dominação sobre os outros se torne ainda mais agressiva.
O filme é uma adaptação do texto teatral de Plínio Marcos, dramaturgo conhecido por apresentar em suas peças personagens de uma classe esquecida e repudiada pela sociedade, personagens que vivem num cenário hotil marcado pelo o jogo de violência e poder. "Navalha na Carne" é um filme cujo efeito catártico sobre os espectadores se dá de maneira intensa por representar de forma crua e direta a ditadura social estabelecida pelas questões de gênero.
A responsável pela mediação do debate após o término do filme será Ana Paula Revoredo, acadêmica do terceiro ano do curso de Letras da UFMS.
O projeto Cinema d(e) Horror tem como parceira a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sendo coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carol Sartomen, mestranda de Estudos Linguagens da UFMS, tem duas exibições mensais e conta com a participação de alunos graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.
Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1795
Nenhum comentário:
Postar um comentário