quinta-feira, 8 de abril de 2010

São Conrado recebe o caminhão da cultura neste fim de semana

O Bairro São Conrado é o próximo a receber a visita do Caminhão da Cultura, iniciativa da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) que leva a arte aos pontos mais distantes de Campo Grande. O caminhão permanece no bairro entre os dias 9 e 11 de abril e todas as atrações são gratuitas e abertas a toda a população.

Luiz Coronel, presidente do bairro São Conrado acredita que a iniciativa de levar mais cultura aos bairros da capital só traz benefícios a toda a população da região, que se aproxima do poder público. "O caminhão mostra a prefeitura como parceira da comunidade e para nós é de extrema importância que projetos como esse continuem", afirma. "A comunidade agradece especialmente, pois nunca existiu nenhum projeto nesse estilo por aqui. É importante que os moradores de Campo Grande vejam que a Prefeitura possui um lado cultural forte com ações realizadas através da Fundac", completa Luiz Coronel.

As atividades começam na sexta-feira (9) com a apresentação dos talentos da região, dando continuidade ao projeto "Nosso Talento", que levará os melhores artistas de cada região para se apresentarem na Praça do Rádio Clube no final do semestre. Ainda na sexta-feira se apresenta a banda de pop rock Barulho Zen e o grupo de Dança Street Pop.

O grupo Barulho Zen mistura em suas letras som e silêncio, turbulência e calmaria, balanço e tranqüilidade em uma mistura sonora intercalando guitarras distorcidas e melodias de bossa nova, pop rock com MPB. A banda mescla música pop com arranjos elaborados e linguagem descomplicada. Fazem parte da banda Jenner Melo (teclados), Pento (bateria), Ricardo Lauro (sax e flauta) Diego (guitarra) Douglas (baixo).

Na mesma noite se apresenta o grupo artístico Street Pop, que surgiu em 2002, através de uma oficina de ferias de street dance na vila Popular. Desde 2006, o grupo faz aulas e ensaia no estúdio Funk-se. Em sua formação, destacam-se adolescentes de diversas comunidades carentes da capital, que encontraram na dança um novo sentido em suas vidas, motivando os a sonhar, se profissionalizar, e aprender a convivência em grupo.

Já no sábado além dos talentos locais se apresenta a dupla Tangará e Zé Viola. A dupla iniciou carreira sua carreira em meados da década de 70 na cidade de Campo Grande com os amigos Tonheiro e Misael com o grupo musical Dimensão. A partir daí passaram a participar de vários festivais o grupo foi se profissionalizando e animou diversos bailes em Campo Grande até a década de 90.

Alguns anos depois Léo e José Francisco resolveram resgatar algumas músicas do Projeto Dimensão, conhecidas dos festivais da década de 80. Entre as mais tocadas até os dias atuais estão "Ainda resta uma Esperança", "Prece Pantaneira", "Cordel Pantaneiro", "Paz Sertaneja" e "Cavaleiro da Esperança".

Domingo
A primeira apresentação da noite fica por conta da Curumins Cia Teatral com o espetáculo Margarida Cravo e Rosa. "Bota a mão no peito, não tenha medo do peito... vamos falar de saúde e saúde não é doença não". É assim que as atrizes Conceição Leite e Rane Abreu entram em cena ao som do cantor e compositor Elânio no espetáculo "Margarida, Cravo e Rosa em: o toque de vida". Eles fazem parte da Curumins Cia Teatral, que há mais de quinze anos utiliza o teatro como ferramenta de educação e comunicação para alertar sobre diversas doenças.

Este é apenas um dos espetáculos educativos desenvolvidos pelo grupo. "As pessoas se identificam com os personagens e com as histórias. Isso facilita a compreensão de que é importante cuidarmos de nossa saúde com qualidade de vida e prevenção", diz a atriz e diretora Conceição Leite.

A Curumins Cia Teatral é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que pesquisa a Cultura popular nas suas mais variadas formas de linguagem. Em mais de quinze anos de atuação acumulou grande experiência e agregou profissionais capazes de executar projetos e interagir com as comunidades contempladas. Através do Projeto "Toque de Vida" tem o objetivo de incentivar a criação de redes de desenvolvimento comunitário em saúde, para o envolvimento de lideranças comunitárias e profissionais de saúde no enfrentamento do câncer de mama em Mato Grosso do Sul.

E levando um pouco de dança ao bairro, será apresentado o espetáculo Ensaio Geral que faz parte do Projeto Dançar do grupo Ginga Cia de Dança. Os coreógrafos Chico Neller e Diógenes Antônio levaram à Feira o elenco formado por Nealla Valentim, Paulo Henrique dos Santos, Tanara Maciel, Tayla Borges, Anayara Maria de Fátima, Beatriz Pinheiro, Bianca Pinheiro, Breda Maciel, Everton Pinheiro, Fanny Cacile, Fernanda Cristina, Halisson Nunes, Jéssica Arévalo e Jéssica Queiroz. Paulo Paim, Layane Paixão, Nara Hortência, Débora Higa, Júlio César e Diógenes Antônio fazem participações especiais. Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac acredita que a realização do projeto "é de fundamental importância para proporcionar um convívio muitas vezes inédito da população dos bairros mais distantes com a arte".

Serviço - O caminhão da cultura estará no Parque Linear do Bairro São Conrado na Rua Praia Grande. Mais informações pelo (67) 3314.3226.

Nenhum comentário:

Postar um comentário