quarta-feira, 28 de abril de 2010

Danças e Documentarios são destaques no Sarau dos Amigos

28º Sarau dos Amigos entra na dança e comemora o Dia Internacional da Dança. O encontro cultural que acontece toda última quinta-feira do mês no bairro Universitário recebe no próximo dia 29 de abril o bailarino e diretor teatral Jair Damasceno, primeiro homem a dançar profissionalmente em Campo Grande.

Além de sua performance, o público confere apresentações do Grupo folclórico Nidal Abdul, com um dabke masculino e uma dança de casal libanesa, e o Grupo de Street Dance "Ferme la bouche".

Entre os músicos já confirmados o Sarau dos Amigos recebe a banda Azuz, o multi-instrumentista Jonas Feliz e o cantor sertanejo Nelsão da Viola, que compôs uma música especialmente para o Sarau. A artista plástica Daniele Santana Gomez, 16 anos, moradora da comunidade, expõe suas telas na varanda do encontro.

Audiovisual também é destaque nesta edição do encontro. O campo-grandense Emilson Ferreira vem da cidade de Rio Branco, capital do Acre, e mostra no bairro Universitário uma série de mini docs da série “Coisas do Acre”. São cinco vídeos, de um minuto cada, que valorizam a cultura do povo amazônico daquela região. Outro vídeo de destaque na noite é o documentário “O que é cafona pra você?”, recém estrelado com direção de Fernanda Versolato, que mostra diversos depoimentos sobre o tema na cidade de Campo Grande.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês, na residência do ator e jornalista Eduardo Romero, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (próximo a nova rodoviária, zona sul de Campo Grande). Informações pelos fones 96196703 e 9239-4014. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinados a famílias carentes e obras assistenciais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Jair

Jair Damasceno é diretor e professor de teatro, performer corporal e pesquisador auto-didata. Inicialmente foi ator e bailarino tendo estudado com inúmeros diretores de teatro, dança e canto. Considera-se um Criador em Artes Cênicas e trabalha atualmente com grupos profissionais e amadores, com os quais desenvolve uma tecnologia própria denominada "Laboratório de Expressão Cênica", tendo como base o trabalho corporal e a dança criativa. Mais recentemente vem realizando performances corporais acompanhado por ínstrumento musical ao vivo.

Nidal Abdul

O Grupo folclórico Nidal Abdul é dirigido e coordenado pelo professor e coreógrafo Sahu Abel. Tem como a base de sua arte a interpretação da música árabe, levando e divulgando através de composições coreográficas o folclore dos diversos países árabes, assim como a evolução da dança folclórica na modernidade. Há um vídeo disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=DT8QFEoMyM8 .

Street Dance

O grupo de street dance "Ferme la bouche, criado a um ano por um grupo de amigos da rede estadual de ensino em Campo Grande, tem como objetivo divulgar e ampliar a cena de Danças de Rua contemporâneas, entre os estilos mais populares podemos destacar o Jump Style e Free Steep. O grupo é formado por seis pessoas e convida a toda comunidade, indiferente de idade, para participar, suas apresentações são normalmente não programadas em lugares ao ar livre.

Num formato autodidata, o grupo se aprimora assistindo tutoriais, a última febre dos sites de relacionamento, onde fãs desse estilo de dança gravam as apresentações para divulgar de forma ampla pela Web. Segundo Nikolay uns dos criadores do grupo a premissa é "reunirmos uma galera legal, que goste de boa música, se tiverem dificuldade ou vergonha de dançar não tem importância, o grupo ensina o que aprenderam com facilidade a dança".

Azus

A banda arrisca no estilo pop rock com composições de musicas autorais. A amizade dos jovens David, Gabriel, Raike, Roger e Ezequiel cria vínculos musicais e surge então a Banda Azus. O nome é uma menção à empresa americana de hardwares de informática.

David (vocalista) teve sua primeira experiência em palco tocando na escola onde estudava, ainda no o ensino médio, juntamente com Ezequiel (baterista), durante um evento cultural. Já Roger (guitarrista) teve a oportunidade de tocar no antigo “Show Bar”, e convidou David e Ezequiel para tocarem juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário