quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FCMS lança o livro "Rodeio a Céu Aberto" no próximo dia 14

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza dia 14 de dezembro, às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea (Marco) o lançamento do livro “Rodeio a Céu Aberto”, do escritor corumbaense Augusto Cezar Proença. A impressão da publicação é patrocinada pelo Fundo de Investimentos Culturais do Estado.



Desenvolvendo de forma singular o contexto da linguagem artística e despertando a busca do conhecimento com prazer, “Rodeio a Céu Aberto” é dirigido aos apreciadores da literatura história e regional e também uma fonte de estudo e pesquisa sobre o Pantanal.



“Este é um livro de estórias que tem uma linguagem regionalista. É formado por contos de ficção, crônicas históricas e recriações de lendas indígenas. É um livro de memórias de um tempo em que as fazendas do Pantanal eram fundadas”, explica Augusto Cezar Proença.



O tema fundamental do livro é o contraste entre o passado (na figura do pantaneiro e sua coragem ao enfrentar uma região inóspita, difícil acesso e precária comunicação) e o futuro - onde o poder econômico dita as regras.



“O pantaneiro tradicional está deixando o Pantanal. O poder econômico hoje é outro comparado ao dos fazendeiros pioneiros. Essa relação entre passado e presente é explorada através dos contos e das histórias do livro”, afirma Proença.



Escritor consagrado com nove livros publicados, Augusto Cezar Proença já conquistou prêmios literários no Brasil e no exterior. Já publicou contos, novelas, crônicas e artigos em revistas e jornais. É pesquisador da cultura pantaneira e colabora de forma extensiva na promoção do resgate e do registro da memória do homem pantaneiro.



Serviço: O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas. A entrada para o lançamento do livro é aberta ao público. Outras informações pelo telefone 3316-9157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário