terça-feira, 4 de agosto de 2009

Circo do Mato, Flor e Espinho e Grupo de Risco são MS no DF

De 04 a 06 de agosto, Brasília sedia a edição Centro-Oeste do Próximo Ato - Encontro Internacional de Teatro, realizado pelo Itaú Cultural. Com a coordenação regional do diretor, dramaturgo e performer Fernando Villar, o evento é o primeiro dos três que serão realizados pelo Brasil até o fim do ano, dando continuidade à reflexão sobre as relações entre experiência e forma no contexto do teatro de grupo no Brasil.

Representando o Mato Grosso do Sul, foram convidados os grupos Circo do Mato, Flor e Espinho e Teatral Grupo de Risco; são grupos que trabalham e desenvolvem suas atividades no estado com trabalho permanente nas artes cênicas.


Desde 2008, o Próximo Ato vem descentralizando a programação da sede do Itaú Cultural, em São Paulo, para conversar de perto com representantes de grupos teatrais de todas as regiões do país. No ano passado, foram realizados encontros com grupos das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, e em 2009 a programação segue pelas as regiões Centro-Oeste e Norte. O encerramento da programação acontece em novembro, em São Paulo, com a presença de todos os grupos participantes das edições regionais.

Sob curadoria de Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), José Fernando Azevedo (Teatro de Narradores) e Maria Tendlau (atriz e educadora), o Próximo Ato começou o debate sobre o teatro de grupo em 2006, quando iniciou a discussão em torno do espaço no qual os coletivos teatrais se inserem, do ponto de vista ideológico, artístico e econômico.. Em 2007, o encontro promoveu o intercâmbio de práticas de processos de criação, com a participação de 50 grupos.

Já em 2008, a discussão voltou-se à forma enquanto elaboração da experiência, debate que continua em 2009. Segundo o conselho curatorial do Próximo Ato, este é o ponto de partida para perguntas sobre as condições efetivas que o teatro tem atualmente para experimentar a realidade, e sobre quais formas de experimentação dessa realidade o teatro tem produzido. O tema surgiu após um percurso de três anos, iniciado pela percepção de que, nos últimos anos, o teatro de grupo no Brasil aparece não apenas como uma alternativa de sobrevivência, mas como uma forma de organização que se afirma na inscrição da prática teatral na vida da cidade.

Encontro em Brasília
Vinte grupos da região Centro-Oeste estarão representados no encontro do Próximo Ato 2009 em Brasília, que promoverá trocas de experiências teatrais entre grupos dos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de debates abertos ao público na UnB. O Distrito Federal, estado anfitrião, será representado por dez grupos; Goiás, por cinco; e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por seis (lista completa abaixo).

A programação começa no dia 04 (terça-feira) com uma apresentação das edições anteriores do evento e da atual. Participarão da mesa Sonia Sobral, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, e o conselho de curadores. Em seguida, a atriz e performer carioca Eleonora Fabião participa da mesa Formas do Convívio I - Experiências, Formas.

O assunto tem continuidade no dia 05 (quarta-feira), também às 20h, na mesa Formas de Convívio II - Grupos e Singularidades, com o filósofo, ensaísta e autor Peter Pál Pelbart. No dia 06 (quinta-feira), no mesmo horário, o encerramento da programação trará um balanço sobre o encontro em Brasília, feito pelo relator regional do Próximo Ato, o ator, diretor e crítico teatral Robson Camargo (GO).

"A regionalização do Próximo Ato é a principal diferença da edição deste ano. Se antes nós pudemos contar com a presença de pelo menos um representante de grupo de cada região nos encontros em São Paulo, agora contamos com a presença de representantes de vários grupos regionais para falarem sobre o assunto juntos", afirma o curador Antônio Araújo. "A continuidade do programa, assim como o seu caráter nacional, possibilita a organização do conhecimento sobre o teatro de grupo no Brasil", complementa Sonia Sobral, coordenadora do projeto.

O primeiro dos quatro encontros regionais do Próximo Ato aconteceu em agosto do ano passado, em Belo Horizonte (MG), com representantes de 30 grupos da região Sudeste. Em setembro, Recife (PE) sediou o encontro nordestino, com a participação de 40 grupos da região, e no mês seguinte cerca de 20 representantes teatrais do Sul participaram da programação em Porto Alegre (RS).

Conselho Britânico, Consulado Geral da França, Goethe Institut São Paulo, e Centro Cultural da Espanha São Paulo - Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, apóiam o programa.

Toda a programação, assim como fotos e textos dos encontros regionais, pode ser acompanhada pelo link do Próximo Ato no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br/proximoato).

PRÓXIMO ATO - Edição Brasília

GRUPOS PARTICIPANTES
Distrito Federal
Celeiro das Antas, Circo Teatro Udigrudi, Companhia B, Esquadrão da Vida, Grupo Desvio, Mundim Teatro, Hierofante Companhia de Teatro, Trupe dos Argonautas e Teatro do Concreto.
Goiás
Companhia Nu Escuro, Grupo Arte e Fatos, Grupo Teatro Que Roda, Grupo Teatro Ritual e Grupo Zabriskie.
Mato Grosso
Companhia Pessoal, Grupo Fúria e Teatro Experimental Alta Floresta.
Mato Grosso do Sul
Circo do Mato, Grupo Flor e Espinho, e Teatral Grupo de Risco.

CONVIDADOS
Eleonora Fabião (Rio de Janeiro) é atriz, performer e teórica da performance. Atuou em grupos permanentes de pesquisa e experimentação, como o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (Aderbal Freire Filho) e o KO Produções (Ivana Leblon); em 2000 dirigiu e atuou seu primeiro solo, Alice. Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, é doutora em Estudos da Performance pela New York University (financiamento CAPES).
Fernando Villar (Distrito Federal) é diretor, dramaturgo e performer, pós-graduado em Direção Teatral no Drama Studio London e Ph.D no Queen Mary College da University of London. Professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB e do Mestrado em Artes Contemporânea do Departamento de Artes Visuais, atua com grupos, artistas e instituições de ensino de teatro, dança e performance do Brasil, Américas e Europa. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística (LIA), na UnB, com o grupo CHIA LIA, com formandos e formados da UnB, e o CHIA LIA Jr., com graduandos.
Peter Pál Pelbart (São Paulo) é filósofo, ensaísta, autor de O Tempo Não-Reconciliado (Perspectiva, 2004) e Vida Capital (Iluminuras, 2003), entre outros, e tradutor de obras de Deleuze. É professor no Departamento de Filosofia e na pós-graduação em psicologia clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), além de coordenador da Cia. Teatral Ueinzz.
Robson Camargo (Goiânia) é diretor e crítico de teatro, ator e professor do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Teatro pela ECA, trabalhou no jornal Folha de S. Paulo e no Jornal Movimento, e dirigiu o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo. Coordena o Gt. Teorias do Espetáculo e da Recepção da Associação Brasileira de Pesquisadores de Artes Cênicas - ABRACE e a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais: Memórias e Representações da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

EVENTOS ABERTOS AO PÚBLICO:
Dia 04 de agosto (terça-feira)
20h
Abertura do encontro, com presença de Sonia Sobral, gerente de Artes Cênicas do Itaú Cultural, e dos curadores Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), José Fernando Azevedo (Teatro de Narradores) e Maria Tendlau (atriz e educadora)

Mesa Formas do Convívio I - Experiências, Formas, com Eleonora Fabião (Rio de Janeiro)

Dia 05 de agosto (quarta-feira)
20h
Mesa Formas de Convívio II - Grupos e singularidades, com Peter Pál Pelbart (São Paulo)

Dia 06 de agosto (quinta-feira)
20h
Encerramento do encontro, com avaliação de Robson Camargo (Goiânia)

EVENTOS RESTRITOS AOS GRUPOS TEATRAIS DO CENTRO-OESTE:
Dia 04 de agosto (terça-feira)
14h
Conversa com curadoria e apresentação dos representantes de grupos

Dia 05 de agosto (quarta-feira)
09h
Espaço aberto com grupos convidados dos quatro estados
14h
Espaço aberto com grupos convidados dos quatro estados

Dia 06 de agosto (quinta-feira)
09h
Espaço aberto com grupos convidados
14h
Vivência com grupos convidados


Nenhum comentário:

Postar um comentário