sexta-feira, 3 de julho de 2009

Quilombolas de Furnas do Dionísio terão atividades culturais

A comunidade rural quilombola Furnas do Dionísio terá, neste final de semana, diversas atividades culturais, como capoeira, percussão, danças, roda de samba e palestras de auto-estima, com grupo de professores do projeto Vida Nova, da Capital. O evento é uma iniciativa do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira de Mato Grosso do Sul (ICCAB), em parceria com a Associação de Pequenos Agricultores da Comunidade e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.



As atividades serão realizadas neste sábado (4), no período da tarde, e continuam no domingo (5), na Escola Nerone Maiolino. Segundo o presidente do ICCAB, Antônio Borges dos Santos, o objetivo é mobilizar a comunidade para participar das oficinas culturais, como palestras, percussão e capoeira. “É importante para resgatar a cultura e a auto-estima da população local”, comenta Borges.



Participarão do evento cerca de 25 crianças, alunos do projeto Vida Nova, de uma escola municipal de Campo Grande. A responsável pelo projeto é a professora de capoeira Leia Vieira de Oliveira. “A nossa meta é implantar esse projeto em Furnas do Dionísio porque eles não têm atividades culturais”, afirmou a professora. Já o percussionista é professor Lamartine José dos Santos, de Pernambuco.



Furnas



Furnas do Dionísio é formada por uma comunidade negra rural, situada ao sul do município de Jaraguari (MS), localizada a aproximadamente 43 km de Campo Grande, sendo constituída por sua descendência, habitando uma área permanente desde o final do século XIX. Desde a criação do município de Jaraguari, a comunidade figura como um povoado identificado pela ocupação da sede, das vilas e demais povoados e distritos, como terra dos Dionísios. O local situa-se em uma área em “forma de ferradura”, encravada na serra de Maracaju, ladeado de morros, constituída de pequenos sítios e chácaras, herdados de Dionísio; e é cortado por ribeirões e córregos perenes, que acabam por desaguar no Rio Aquidauana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário