Nesta quinta-feira (12), às 19h30, acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo o lançamento dos livros “Teatro em Questão” e “Cultura em Questão”, da dramaturga Cristina Mato Grosso. As publicações receberam o investimento do Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
“Com esta iniciativa damos prosseguimento à política de valorização dos autores sul-mato-grossenses, especialmente aqueles que estão trabalhando o registro da história do Estado em seus diferentes aspectos nos últimos 30 anos. Com a publicação destes livros da Cristina Mato Grosso, a bibliografia estadual fica enriquecida no âmbito do teatro e da cultura”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.
Em 2007 o grupo de teatro Gutac/ Inecom completou 30 anos de militância e lançou o projeto de resgate cultural Teatro de Resistência”. Realizou a abertura do ciclo de Seminário Itinerante “Teatro Popular e Universidade” no Teatro Glauce Rocha, no qual marcou um momento de consolidação de militância social através da arte teatral. A obra “Teatro em Questão” integra este projeto de resgate. Ele apresenta obras teatrais de Cristina Mato Grosso encenadas pelo grupo Gutac/ Inecom, em linguagem teatral híbrida ator-boneco, onde se inscreve o personagem Pedro Palito. Este personagem é também nesta obra, objeto de introdução de uma pesquisa sobre seu significado cultural.
A obra “Cultura em Questão” faz reflexões fundamentais acerca das áreas da educação e da cultura. Trata-se de três ensaios realizados no âmbito acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neles a pesquisa é vista como uma missão e o espaço como trabalho pedagógico, uma forma de resistência artística.
O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, fica na rua 26 de Agosto, 453.
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário