segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jornalistas apresentam no MIS "Os olhares indígenas no MS"

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) apresentará no próximo dia 10, a partir das 19 horas, a palestra "Os Olhares Indígenas no MS", proferida pelos jornalistas Ricardo Pieretti Câmara e Keyla Tormena. Após a palestra será exibido o vídeo "O Estado do Índio", que contou também com a colaboração da jornalista Kárita Cristina Francisco.

O objetivo da apresentação é refletir sobre a cultura indígena no Estado, destacando suas diferenças de modo a romper com a idéia de generalização dos povos indígenas que vivem em solo sul-mato-grossense: Ofayé, Kadiwéu, Kaiowá, Nandewa, Terena e Guató. A palestra vem de uma pesquisa realizada durante trabalho de conclusão de curso dos três jornalistas, que fizeram uma comparação cultural das etnias do Estado, analisando as diferenças entre elas e marcando a identidade da cada uma.

Ricardo Câmara explica que, por exemplo, de acordo com a expectativa, cada etnia tem uma maneira de olhar: "Os Kadiwéu, por se considerarem uma raça superior, têm o olhar altivo; os Guarani-Kaiowá já olham de igual para igual, até mesmo por terem projetos culturais semelhantes aos nossos; os Ofayé, que estão perto da extinção, têm um olhar baixo que demonstra simplicidade e humildade", exemplificou. Os jornalistas trabalharam com a pesquisa por 12 meses.

Jornalista, o ministrante Ricardo Pieretti Câmara é doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e Keyla Tormena é Especialista em Jornalismo Contemporâneo pela Uniderp. Na palestra eles vão falar da experiência de ver de perto a realidade indígena no Estado, apresentado imagens das aldeias e dos artesanatos, e as características físicas de cada etnia, fazendo uma comparação cultural da população indígena que vive em MS, serão apresentados ainda, aspectos que marcam a diferenciação e reforçam a riqueza de cada etnia.

Voltada para interessados nas questões indígenas e regionais, a palestra tem entrada franca. Mais informações no MIS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul aberta de segunda a sábado (de segunda a sexta das 12h às 18h; sábado das 14 às 18h), na Avenida Afonso Pena, 2702. Telefone: 3325-1530. E-mail: mis.de.ms@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário