domingo, 30 de abril de 2023

Superliga de vôlei tem vitória do Cruzeiro pela oitava vez em cima do Minas

 

                                             (Foto: Mauricio Val/FV Imagem/CBV)

O Sada/Cruzeiro conquistou, pela oitava vez, o título da Superliga Masculina de vôlei. Neste domingo (30), a equipe celeste derrotou o Itambé/Minas, na reedição da final da temporada passada, por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/19 e 25/20. A final, em jogo único, foi disputada na Arena São José, em São José dos Campos (SP).


O resultado isolou o Cruzeiro como maior vencedor do principal torneio de vôlei masculino do país. A equipe iniciou a temporada 2022/23 com sete títulos, empatada justamente com o Minas, que não levanta a taça da Superliga desde 2007. Os minas tenistas, aliás, perderam a decisão pela terceira vez seguida. Em 2021, o time foi derrotado pelo Taubaté na final.



A conquista coroa uma temporada quase perfeita do Cruzeiro, ganhando quase tudo o que disputou: Campeonato Mineiro, Supercopa, Copa Brasil e Campeonato Sul-Americano, além da Superliga. Os mineiros somente não levantaram a taça do Campeonato Mundial, ficando na terceira posição, superados na semifinal pelo Perugia (Itália), que levou o título.


 

Destaque

O ponteiro Miguel López, do Cruzeiro, foi o destaque da final de hoje, com 22 pontos, além de ser eleito o MVP (Most Valuable Player, ou atleta mais valioso, na tradução do inglês). Ele ainda integrou a seleção da Superliga como melhor da posição, assim como o central Otávio, companheiro do cubano no time celeste.


O oposto Franco William (Vedacit/Guarulhos), o levantador Matheus Brasília, o ponteiro Douglas Souza (ambos do Farma Conde/São José), o líbero Maique (Minas) e o central Judson (Suzano) também fizeram parte da equipe ideal da temporada. Já o oposto cruzeirense Oppenkoski levou o prêmio de revelação.


A decisão marcou, ainda, a despedida das quadras do levantador William Arjona e do oposto Leandro Visotto, ambos vice-campeões com o Minas. William fez parte da seleção brasileira campeã olímpica no Rio de Janeiro, em 2016, enquanto Visotto foi medalhista de prata nos Jogos de Londres, em 2012.


 

Caso Wallace

O duelo teve, ainda, o retorno de Wallace Souza às quadras. O oposto estava sem jogar desde janeiro. Ele foi suspenso em fevereiro, inicialmente de forma cautelar, pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB), por ter publicado, no Instagram, uma imagem em que aparecia armado com uma pistola, junto à enquete "Daria um tiro na cara do [presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] com essa 12?".


Em abril, Wallace foi julgado pelo conselho, que decidiu pelo afastamento por 90 dias, o que o deixaria fora da reta final da Superliga. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que já havia arquivado a notícia de infração apresentada contra o jogador de 35 anos, porém, concedeu medida liminar, liberando o atleta para atuar.


Na ocasião, o COB se manifestou dizendo que o não cumprimento da decisão do conselho "poderá acarretar gravíssimas sanções para a CBV [Confederação Brasileira de Voleibol]". O caso foi parar no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), que autorizou a presença do oposto em quadra.


 

Na final deste domingo, Wallace foi recebido com um misto de vaias e aplausos. Sem atuar há praticamente três meses, ele participou pouco da final, com Oppenkoski sendo o titular da posição. Coube ao veterano, porém, anotar o ponto que garantiu o título ao Cruzeiro.

Botafogo lidera o Brasileirão

 



Botafogo e Flamengo deram um verdadeiro espetáculo para os mais de 53 mil torcedores presentes no Maracanã na tarde deste domingo. O time alvinegro superou a pressão adversária, com um homem a menos, para continuar com 100% de aproveitamento no Brasileirão e assumir a liderança, ao vencer o clássico diante de seu rival por 3 a 2, pela terceira rodada.


O Botafogo confirmou o bom momento com o técnico Luís Castro. O time alvinegro vem de 12 jogos de invencibilidade na temporada, sendo sete vitórias consecutivas. Do outro lado, só pressão. David Luiz e Vidal foram os principais alvos dos torcedores, que vaiaram muito a dupla.


Na tabela de classificação, o Botafogo é o único time com nove pontos. Já o Flamengo ficou estacionado com três, ainda longe de brigar pelas primeiras colocações do campeonato.


O Flamengo viveu uma tarde onde parecia que tudo daria errado. Antes mesmo da bola rolar, o meia Gerson reclamou de dores no adutor da coxa durante o aquecimento e acabou sendo substituído por Ayrton Lucas, que iniciaria entre os suplentes.

Com a bola em jogo, o time rubro-negro perdeu uma chance clara de gol. Wesley tabelou com Gabriel e cruzou rasteiro para Vidal. Livre dentro da área, o chileno deu um leve desvio e acertou a trave. O domínio do Flamengo era total, mas o Botafogo começou a equilibrar as ações e se arriscar.


Em um dos poucos bons momentos ofensivos do Botafogo durante os 45 minutos iniciais, a árbitra marcou pênalti de Wesley em Victor Sá. Aos 29, Tiquinho Soares cobrou com categoria e mandou para o gol. O atacante poderia ter saído de campo como o grande herói. Ele teve a chance de fazer o segundo bem quando Santos estava fora do gol. O arremate, no entanto, foi para fora.


 

Atrás do empate, o Flamengo pressionou o Botafogo e passou a arriscar de todo o lugar. Mas sentiu o gol e começou a se arriscar, tanto que Vidal foi amarelado por parar um contra-ataque e Gabriel por reclamação, melhor para a equipe de Luís Castro, que foi para o intervalo à frente do placar.


No intervalo, Jorge Sampaoli fez a substituição que ensaiava antes mesmo do fim do primeiro tempo. Ele tirou Ayrton Lucas e colocou Éverton Ribeiro. O meia precisou de três minutos para deixar Gabriel na cara do gol em duas oportunidades. O atacante parou em ambas em Lucas Perri, que vive momento mágico com a camisa do Botafogo.


A sorte do Botafogo começou a mudar aos quatro minutos, quando Rafael acertou Rafael e acabou expulso. Mas esse não foi o momento mais tenso da partida. Luís Castro foi fazer uma alteração para recompor o time. O que era para ser simples, virou uma confusão. Treinador e arbitragem não se entenderam e rolou um maior bate boca com Edina Alves Batista, que mostrou o vermelho para o técnico alvinegro.


 

O Flamengo já tinha a posse de bola no 11 contra 11. Com um jogador mais, o domínio foi ainda mais avassalador. O gol, que demorava a sair, aconteceu aos 12 minutos. O time rubro-negro foi com tudo para o ataque. Fabrício Bruno recebeu na direita e cruzou, como um camisa 10, para o "9", Léo Pereira, diminuir.


Mas o bom momento do Flamengo na partida não durou muito. Após segurar a pressão, o Botafogo resolveu arriscar no contra-ataque, já que Sampaoli abriu mão de seus dois laterais. A ideia funcionou. O time alvinegro perdeu, em um mesmo lance, quatro chances para ampliar e foi conseguir só depois, aos 25 minutos. Tchê Tchê avançou pela direita e deu para Tiquinho Soares fazer o seu segundo gol na partida.


Após sofrer o gol, Sampaoli deu novo ânimo aos torcedores ao chamar Bruno Henrique. Mas quem chamou a atenção foi Thiago Maia Ele acertou um chute em Di Placido e teve que sair de campo de maca. O volante rubro-negro ainda escapou de ser expulso. O VAR chamou Edina para reavaliar o lance, mas apenas o cartão amarelo foi aplicado.


O Botafogo parecia ter o jogo sob o controle, mas foi o Flamengo que colocou fogo na partida. Aos 40 minutos, Everton Ribeiro cobrou escanteio na cabeça de Léo Pereira, que fez mais um.


O Flamengo ainda aproveitou os 11 minutos de acréscimos para criar inúmeras chances, mas Lucas Perri confirmou a vitória alvinegra.


Flamengo e Botafogo têm compromissos por torneios continentais no meio de semana. O time rubro-negro enfrenta o Racing, na Argentina, pela Copa Libertadores, enquanto a equipe alvinegra encara a LDU, no Nilton Santos, pela Sul-Americana.


No Brasileirão, o Flamengo tem como próximo desafio o Athletico, no domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). No mesmo dia, às 18h30, o Botafogo recebe o Atlético-MG, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

Costa Rica conquista o Campeonato Estadual após empate com Operário

 

                                             Eduardo MS


O Costa Rica é o vencedor do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2023, título que levou com empate com o Operário, em 1 a 1, neste domingo (30). A partida no Estádio Laertão movimentou a torcida e registrou um gol em cada etapa.


Jogando em casa, o Costa Rica obteve um primeiro tempo foi intenso, com várias chances de gols criadas. Nesta etapa, Evangelista recebeu entre dois defensores do galo, no meio do campo de ataque e, dentro da área, foi derrubado pela defesa adversária. A arbitragem marcou pênalti, aos 42 minutos da etapa inicial e com isso, Bruninho assumiu a responsabilidade e converteu, abrindo o placar para a Cobra do Norte.


O Galo iniciou o segundo tempo pressionando o CREC em busca do empate, mas errou finalizações e somente nos acréscimos conseguiu o empate em gol feito por Irapuã. 


O Costa Rica será o representante sul-mato-grossense no Brasileirão Série D do próximo ano.

 

Tereza Cristina informa que sem-terra deixaram fazenda após intervenção da PM

 

                                          Foto: Arquivo


 A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informou, agora há pouco, que a Fazenda Santa Eliza, que pertence a sua família e está localizada no município de Terenos (MS), já foi desocupada pelos trabalhadores rurais sem-terra após a intervenção da Polícia Militar.


“Na madrugada deste domingo (30), um pequeno grupo de invasores sem-terra tentou ocupar a fazenda da família da senadora Tereza Cristina (PP-MS), localizada em Terenos (MS), a 25 quilômetros de Campo Grande. Eles se retiraram ainda pela manhã, pacificamente, após intervenção da Polícia Militar”, trouxe nota da assessoria de imprensa da senadora.


Entenda o caso

A Fazenda Santa Eliza foi invadida por sem-terra na manhã deste domingo, conforme informam advogados e familiares da senadora Tereza Cristina. A propriedade, de aproximadamente 1,3 mil hectares, no município de Terenos, a 16 quilômetros de Campo Grande, está ocupada pelos sem-terra desde a madrugada de hoje, sendo que eles inclusive já montaram um acampamento no local.


Conforme o advogado da família da senadora e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brenner Lucas Dietrich Espíndola, o grupo que invadiu a fazenda diz ser do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Eles adentraram à área de reserva legal da propriedade e lá fincaram uma bandeira do MST”, conta o advogado. “Estamos desde a manhã desta segunda nesta envolvidos nisso”, admitiu. 



Ainda segundo Brenner Espíndola, a fazenda de 1,3 mil hectares é “extremamente produtiva”. Nela há uma área de confinamento arrendada para o Grupo JBS e também outras áreas arrendadas para produtores rurais de Mato Grosso do Sul, como por exemplo para a família Schlatter, de Chapadão do Sul, entre outros produtores. 


O Correio do Estado apurou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) já foi informado da ocupação. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental já estão no local. Uma mulher que participa da ocupação teria sido detida para prestar esclarecimentos. 


Ainda não há a confirmação se o motivo seria esbulho possessório (quando se tenta invadir uma propriedade privada) ou por crime ambiental (há relatos que os sem-terra tiraram parte da reserva para montar o acampamento). O MST foi procurado pelo Correio do Estado, mas não retornou o contato até a publicação da reportagem.


Com informação do Portal Correio do Estado

Daniel Pedra

Marido espanca, atropela e passa por cima de mulher com moto

 


Uma mulher de 39 anos foi socorrida para a Santa Casa após ser espancada e atropelada pelo marido de 42 anos na noite de sábado (29), no Bairro Guanandi, em Campo Grande.  De acordo com o Midiamax, antes de fugir, o marido passou com a motocicleta por cima da vítima.


No local, os militares encontraram a vítima sendo atendida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ela contou aos policiais que mora com o autor há 5 anos e ele sempre foi agressivo, possessivo e ciumento.



Antes do crime, o casal discutiu na residência por questões de ciúmes, momento em que o autor pegou o capacete da motocicleta e passou a golpear a mulher na cabeça. Ele ainda deu vários murros e tapas na cabeça e rosto da vítima.


Posteriormente, o homem subiu na motocicleta para fugir, mas a vítima tentou segurá-lo e acabou caindo no chão. O autor, então, passou por cima de sua barriga com as duas rodas da motocicleta e fugiu.


A vítima estava com muito inchaço na cabeça, boca, olhos e reclamando de dores abdominais, ferimentos que foram fotografados pela polícia.


A polícia chegou a fazer buscas pelo autor, mas não o localizou. A ocorrência foi entregue na Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher). Mãe e filho foram orientados a procurar a Deam após alta hospitalar.


Fazenda da senadora Tereza Cristina é ocupada em Terenos; MST nega autoria



 A Fazenda da senadora Tereza Cristina, em Terenos, foi ocupada na manhã deste domingo, no Município de Terenos. A propriedade está ocupada desde às 6 horas da manhã e até o governador Eduardo Riedel já foi informado da situação.


A reportagem procurou o Movimento Sem-Terra (MST) para questionar a ocupação, mas o dirigente do grupo em Mato Grosso do Sul, Douglas Cavalheiro, negou qualquer ação na propriedade da senadora.


A reportagem apurou que a invasão rendeu um enorme aparato policial para o local. Moradores de Terenos relataram que várias viaturas da polícia passaram pelo Município, rumo à Dois Irmãos do Buriti, onde ocorreu a ocupação.


“Gente, quem estiver descendo, sentido Dois Irmãos, aqui pela estrada de chão, tá fechado logo depois da primeira ponte. Muita polícia para retirar assentados que estão ali. Não estão deixando passar ninguém”, diz o aviso de uma moradora, publicado em rede social.


Tereza é uma das líderes da CPI no Congresso que investiga quem seriam os financiadores de invasões de terra no País. O deputado Rodolfo Nogueira, que é um dos defensores da CPI, se manifestou nesta manhã. “


“Isso é um absurdo, mais uma invasão criminosa praticada por essa gente. Isso É crime e os invasores terão que ser responsabilizados. Minha solidariedade a Senadora Tereza Cristina e também vou pedir para que se abra uma investigação dentro da CPI das invasões para saber se esse ato foi programado e articulado por alguém ligado a um partido político, com objetivo de ameaçar, amedrontar ou até mesmo silenciar a voz da Senadora que defende o Agronegócio em Brasília. Não vamos permitir que bandidos a mando de não sei quem, façam este tipo de pressão no parlamento. É notável que esse governo estabeleceu o Agro como inimigo número 1 e para isso estão fazendo de tudo para destruir o seguimento mais importante de nosso país, pois além de colocar comida na mesa da população, responde por 30% do PIB fomentando a agroindústria e o comércio pelo Brasil afora”, declarou.


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

InvestigaMS

Sem-terra invadem fazenda de Tereza Cristina e de seus familiares em Terenos

 

                                          Agência Senado


A Fazenda Santa Eliza, que pertence à família Corrêa da Costa, mesma família da senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi invadida por sem-terra na manhã deste domingo, informam advogados e familiares da senadora. A propriedade, de aproximadamente 1,3 mil hectares, no município de Terenos, a 16 quilômetros de Campo Grande, está ocupada por sem-terra desde a madrugada. Um acampamento foi montado no local. 


Conforme o advogado da família da senadora e ex-ministra da Agricultura, Brenner Lucas Dietrich Espíndola, o grupo que invadiu a fazenda diz ser do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Eles adentraram à área de reserva legal da propriedade e lá fincaram uma bandeira do MST”, conta o advogado. “Estamos desde a manhã desta segunda nesta envolvidos nisso”, admitiu. 


Conforme Brenner, a fazenda de 1,3 mil hectares é “extremamente produtiva”. Nela há uma área de confinamento arrendada para o grupo JBS, e também outras áreas arrendadas para produtores do Estado, como por exemplo para a família Schlatter, de Chapadão do Sul, entre outros produtores. 


O Correio do Estado apurou que o governador Eduardo Riedel (PSDB) já foi informado da ocupação. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental já estão no local. 



Uma mulher que participa da ocupação teria sido detida para prestar esclarecimentos. Ainda não há a confirmação se o motivo seria esbulho possessório (quando se tenta invadir uma propriedade privada) ou por crime ambiental (há relatos que os sem-terra tirararam parte da reserva para montar o acampamento). 


O MST foi procurado pelo Correio do Estado, mas não retornou o contato até a publicação da reportagem. 


Eduardo Miranda

Portal Correio do Estado


Cerimônia de abertura da Agrishow é cancelada

 

                                                        Divulgação

A organização da Agrishow cancelou a cerimônia de abertura do evento. A decisão foi tomada após governo dizer que foi "desconvidado" a participar da cerimônia e confirmar cancelamento de patrocínio do Banco do Brasil.
Por:  -Aline Merladete

A organização da Agrishow cancelou a cerimônia de abertura do evento. A decisão foi tomada após governo dizer que foi "desconvidado" a participar da cerimônia e confirmar cancelamento de patrocínio do Banco do Brasil.


Veja a nota oficial da organização da Agrishow. 


"Em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 28ª edição da Agrishow, as entidades realizadoras do evento optaram por não realizar solenidade de abertura da feira, prevista para o dia 1° de maio, às 11h", diz a nota do evento.

Ex-namorado mata rapaz e atira contra cabeça de jovem no Jardim Monumento de Campo Grande

 


Um rapaz de 24 anos, Luan Roberto de Oliveira, foi morto com um tiro no peito e uma jovem, de 25 anos, foi ferida com tiros na cabeça e pescoço durante tentativa de feminicídio na madrugada deste domingo (30) em Campo Grande. As vítimas chegavam do trabalho quando ex-namorado da jovem atirou contra os dois.


Conforme informações preliminares da PM (Polícia Militar), o suspeito do crime e a jovem tinham um relacionamento amoroso que durou cerca de um ano, mas o homem não aceitou o término. O crime, então, ocorreu na madrugada deste domingo quando a vítima e outro rapaz chegavam em casa, no Bairro Jardim Monumento. A Polícia Militar acredita que as vítimas trabalhavam em lanchonete, mas não confirmou relacionamento amoroso entre os colegas.


Cada vítima chegou ao local com uma moto e, neste momento, o suspeito – que estava escondido à espera da ex-namorada – atirou contra os jovens.


 

O menino morreu na hora com um tiro na região do coração. Ele tinha 24 anos e foi identificado como Luan Roberto. Polícia acredita que ele trabalhava como motoentregador porque tinha bolsa de transporte em sua motocicleta.


Já a jovem foi atingida no pescoço e na cabeça. Ela teve exposição de massa encefálica e foi socorrida às pressas à Santa Casa de Campo Grande. Ela se encontra entubada em estado gravíssimo no hospital.


Após o crime, o autor teria ligado para a mãe da ex-namorada contado o que fez e que iria se matar. Assim, a polícia segue a investigação. Suspeito ainda não foi localizado.


 

A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) atendeu a ocorrência e, segundo policiais, o suspeito não tinha passagem e nem medida protetiva.


Em conversa com o Jornal Midiamax, padrasto de Luan confirmou que os jovens trabalham em pizzaria na região. Ele ainda revelou que a jovem tinha contado à Luan que estava sendo ameaçada pelo ex-namorado, por isso o rapaz acompanhou ela até em casa durante a madrugada. Segundo o padrasto, eles eram apenas amigos e diz que espera por Justiça porque o autor do crime fugiu e está solto. "[Luan] estava no lugar errado na hora errada", lamentou.


Mirian Machado e Nathália Rabelo

Jornal Midiamax

Ramon Menezes convoca a seleção brasileira sub-20 para o Mundial

 

                                              Foto; Reprodução-CBF


O técnico Ramon Menezes anunciou, nesta sexta-feira (28), a relação de convocados da seleção sub-20 de futebol masculino para a disputa da Copa do Mundo da categoria. A lista, que conta com 14 atletas que ajudaram o Brasil a conquistar o título do Sul-Americano, tem a ausência de importantes nomes como o atacante Vitor Roque, do Athletico-PR, e do volante Alexsander, do Fluminense.


“Foi uma dificuldade tremenda para chegar aos 21 convocados. Estamos levando 14 atletas que fizeram parte do Sul-Americano, o que forma uma base. E os outros setes atletas que estão na convocação para o Mundial, em algum momento fizeram parte da preparação”, declarou o comandante da seleção brasileira sub-20 em entrevista coletiva.


O Brasil, que está no Grupo D da competição disputada na Argentina, se apresentará no dia 8 de maio na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar um período de treinamentos. A estreia está marcada para o dia 21 de maio, e a Itália será a adversária.


A seleção brasileira, que conquistou cinco títulos mundiais na competição, terá como adversários na primeira fase a seleção italiana, a Nigéria e a República Dominicana.


Relação de convocados:


Goleiros: Kaíque (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo) e Mycael (Athletico-PR).


Laterais: Arthur (América-MG), André Dhominique (Bahia) e Kaiki Bruno (Cruzeiro).


Zagueiros: Kaiky Fernandes (Almeria, Espanha), Michel (Palmeiras) e Robert Renan (Zenit, Rússia).


Meio-campistas: Andrey (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians), Marlon Gomes (Vasco), Matheus Martins (Watford, Inglaterra) e Ronald (Grêmio).


Atacantes: Giovane (Corinthians), Giovani (Palmeiras), Kevin (Palmeiras), Marcos Leonardo (Santos), Matheus Nascimento (Botafogo), Pedrinho (Corinthians) e Sávio (PSV, Holanda).

Em jogo agitado, Fortaleza vence o Fluminense e assume liderança do Brasileiro

 FolhaPress


Em jogo eletrizante e com exibição de gala, o Fortaleza venceu o Fluminense por 4 a 2 neste sábado (29), no Castelão. A partida foi válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.


Os gols da partida foram de Moisés, duas vezes, Thiago Galhardo e Hércules para o time da casa. Alan e John Kennedy fizeram pelo Fluminense.


Com o resultado, o Fortaleza assume a liderança do Brasileirão, com sete pontos. Já o Fluminense fica em segundo, com seis. As posições podem mudar ao final da rodada.


Apesar da quantidade de gols, Fábio foi um dos destaques da partida. Com muito espaço especialmente do lado direito do Tricolor carioca, o Fortaleza atacou com força, mas o goleiro impediu um placar elástico com defesas incríveis.



O nome do confronto foi Moisés. O atacante do Leão foi fundamental para o resultado e participou de praticamente todos os lances importantes. Ele pediu para sair aos 38 minutos do segundo tempo.

Aos 10 minutos, a torcida do Fortaleza fez um mosaico em homenagem a vários funcionários do clube com os dizeres "juntos somos Fortaleza". No dia 1º comemora-se o Dia do Trabalho. Foi uma grande festa no Castelão.


O duelo reuniu dois dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro. Vojvoda completa dois anos no Fortaleza no próximo mês e Diniz fará um ano também em maio.


No meio da semana, o Fluminense terá a terceira rodada da Libertadores pela frente contra o River Plate, em casa, às 21h (de Brasília). Já o Fortaleza entra em campo na quinta, no mesmo horário, pela Sul-Americana recebendo o Estudiantes de Mérida.


O Fluminense foi a campo com um time misto visando o jogo pela Libertadores, mas os titulares entraram no segundo tempo. O ataque, por exemplo, iniciou todo reserva. O Fortaleza foi com força máxima.


FORTALEZA

Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Zé Welison), Hércules, Pochettino (Pikachu); Calebe (Lucas Sasha), Moisés (Romarinho), Thiago Galhardo (Guilherme). T.: Juan Pablo Vojvoda.


FLUMINENSE

Fábio; Guga (Keno); Nino, Manoel (Cano) e Alexsander; André, Lima e Gabriel Pirani (Ganso); Lelê (Isaac), John Kennedy e Alan (Arias). T.: Fernando Diniz.


Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Data e hora: 29 de abril de 2023, às 16h30 (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Gols: Thiago Galhardo (aos 28 minutos do primeiro tempo), Moisés (aos 34 minutos do primeiro tempo), Alan (aos 46 minutos do primeiro tempo), Moisés (aos 14 minutos do segundo tempo), John Kennedy (aos 23 minutos do segundo tempo), Hércules (aos 33 minutos do segundo tempo)

Cartões amarelos: Pirani, John Kennedy, Keno (FLU)

Cartões vermelhos: -

Saiu a Mega-Sena para um apostador, que leva sozinho mais de R$ 61 milhões

 

                                             Foto: Agência Brasil


Apenas um apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2587 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (22), em São Paulo, e leva sozinho R$ 61.056.497,58


Os números sorteados foram: 05-10-11-22-23-37.


A quina teve  328 acertadores e cada um receberá R$ 17.723,23. Para os 27.180 ganhadores da quadra, o prêmio será de R$ 305,54.


O prêmio para o próximo sorteio, marcado para a noite de quarta-feira (03 de maio), também em São Paulo, está estimado em R$ 3 milhões

Eventos em Campo Grande neste domingo e segunda feira

 



Domingo (30)


Yoga para todos – Projeto criado em 2008 de prática de yoga de graça para todos volta a ser realizado no domingo. As aulas são para todas as idades, inclusive para crianças. Traga seu tapete de yoga ou sua canga e água para se hidratar.

Hora: 9h

Local: Parque das Nações Indígenas – entrada do Museu Dom Bosco

Entrada: Gratuita


2º Encontro Motorhome e Campistas do MS – Neste fim de semana tem o 2º encontro MotorHome e Campistas de Mato Grosso do Sul. Desta vez, a Cidade do Natal será o ponto de encontro dos amantes da vida sobre quatro rodas. Serão cerca de 80 motorhome vindos de várias cidades participando.

A ideia é promover uma verdadeira confraternização; reunir amigos e ao mesmo tempo, exibir os veículos transformados em casas aos campo-grandenses.

Local: Cidade do Natal – nos altos da Avenida Afonso Pena

Entrada: Gratuita


Jogos Indígenas Urbanos – Neste domingo tem a 16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos, no Parque do Sóter. Serão 21 equipes disputando as modalidades de Arco e Flecha Masculino, Lança Masculino, Atletismo, Corrida Masc. e Fem., Cabo de Guerra Masc. Fem., Futebol Society Masculino, Futsal Feminino e Voleibol 4×4 Masc. Fem.

Hora: a partir das 8h

Local: Parque do Sóter – Rua Cristóvão Lechuga Luengo, 25 – Vila Margarida

Entrada: Gratuita


Curso de criação de abelhas sem ferrão – A Agraer realiza o primeiro curso gratuito de abelhas sem ferrão aberto ao público no Meliponário do Parque das Nações. Na parte teórica, os alunos aprenderão sobre as características das diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão e quais são aquelas que podem ser criadas em Mato Grosso do Sul.


Em seguida, haverá aula prática de confecção de iscas para captura das abelhas. Por isso, pede-se que os participantes levem uma garrafa pet com capacidade de no mínimo um litro.

Hora: 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Local: Melipolinário no Parque das Nações Indígenas

Entrada: Gratuita, mas é preciso se inscrever no telefone: 3318-5137


Espaço Sesc – Domingo, dia 30, tem contação de histórias com a Trupe Guavira. Momento de encantar a criançada, estimulando a atenção e curiosidade por meio de várias linguagens artísticas como a música e o teatro. A contação de histórias tem o poder de aumentar o universo de significados das crianças, promovendo um ambiente lúdico e prazeroso.

Hora: 15h e 16h30

Local: Shopping Norte Sul Plaza

Entrada: Gratuita


1º PetChopp – Na véspera de feriado, a Eden Beer realiza o primeiro pet chopp, com arrecadação de ração, feira pet, sorteio e comidinhas. A discotecagem será com a DJ Nathalia Albuquerque, e Dj Diego Ds.

Hora: 17h

Local: Eden Beer – Avenida Mato Grosso, 68 – Centro

Entrada: Gratuita


Manual de Barro II – Concerto a céu aberto para solos de objeto. A proposta é voltada para crianças e grandinhos. A poesia de Manoel de Barros será narrada pelos atores Marcos a Moura e Sthefeen Bayllon, com direção musical de Antônio Porto.

Hora: 19h

Local: Estação Cultural Teatro Mundo, Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro

Entrada: R$ 20,00


Segunda-feira (1º)


Passeio Ciclístico – O tradicional passeio ciclístico em comemoração do Dia do Trabalhador começa às 8h, com saída prevista para às 9h até os altos da Avenida Afonso Pena.

Hora: 8h

Local: Saída da Avenida das Bandeiras, 483

Entrada: Gratuita


Casa do Artesão – Recém-inaugurada após revitalização e restauro, a Casa do Artesão está aberta ao público com milhares de peças que contam a história de Mato Grosso do Sul. Tem artesanato terena, kadiwéu, arte em osso, madeira, cerâmicas produzidas no Estado. Vale a visita!

Hora: 8h às 16h

Local: Avenida Calógeras, 2050 – Centro

Entrada: Gratuita


Bioparque Pantanal – Já conhece o maior aquário de água doce do mundo? O Bioparque Pantanal tem 5 milhões de litros de água e 359 espécies de animais, entre eles figuras famosas como a sucuri Gaby Amarantos, os jacarés, a esplêndida jaú Maria Fernanda e os recém-chegados pirarucus.

Hora: das 8h30 às 14h30 sem intervalo.

Local: Avenida Afonso Pena 6.001

Entrada: Apenas para pessoas com agendamento


Manual de Barro II – Concerto a céu aberto para solos de objeto. A proposta é voltada para crianças e grandinhos. A poesia de Manoel de Barros será narrada pelos atores Marcos a Moura e Sthefeen Bayllon, com direção musical de Antônio Porto.

Hora: 19h

Local: Estação Cultural Teatro Mundo, Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro

Entrada: R$ 20,00

Matrícula dos aprovados em 2ª chamada nos vestibulares 2023 da UFGD será até dia 2

 


A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou no dia (28/04) a convocação para matrícula dos aprovados na segunda chamada do Vestibular 2023, que seleciona para 33 cursos e do vestibular específico para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC).


Para matricular-se, o candidato deve enviar os documentos necessários digitalizados (documentação geral e comprobatórios das cotas sociais, quando for o caso), de 28 de abril a 2 de maio, para o e-mail da secretaria acadêmica da faculdade do curso escolhido.



Quem está classificado e não entrou na segunda chamada, precisa acompanhar a publicação do edital da terceira chamada, previsto para 5 de maio, na página de cada vestibular.


Além dos documentos gerais para matrícula, quem foi aprovado pelas cotas sociais precisa seguir outros procedimentos, de acordo com cada situação, para fazer a comprovação de renda, a comprovação da condição de pessoa com deficiência, a autodeclaração de negro ou a declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena. 

Dorival Jr confirma Calleri fora do duelo com o Tolima, mas espera por Erison

 

Gazeta Esportiva                Rubens Chiri


Dorival Júnior confirmou que Jonathan Calleri não estará à disposição para a partida da próxima terça-feira contra o Tolima, em Ibagué, na Colômbia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.


O atacante contraiu dengue recentemente e ainda não reúne condições de jogo. Desta forma, Calleri desfalcará o São Paulo pela terceira partida consecutiva. Ele já não havia participado do duelo decisivo com o Ituano, pela Copa do Brasil, e, neste sábado, também não foi a campo contra o Coritiba.


“Ele [Calleri] não viaja, já está fora. Estamos na expectativa que o Erison possa estar participando. O Calleri perdeu muito na última partida e ainda não conseguiu uma recuperação por completo”, disse Dorival Júnior.


Erison, inclusive, viajou para Curitiba com o restante da delegação, embora não tenha sido relacionado para o jogo deste sábado. Como o Tricolor viajará da capital paranaense direto para a Colômbia, em voo fretado, o centroavante esteve presente no Couto Pereira.


Erison se recupera de um estiramento em fibrose na coxa esquerda. O centroavante, contratado para ser substituto imediato de Calleri, disputou apenas cinco partidas pelo São Paulo em 2023 e já sofreu duas lesões musculares. Na última sexta-feira, ele participou parcialmente da atividade com o restante do elenco e pode ser a novidade entre os relacionados para o jogo de terça-feira.


Líder do Grupo D da Copa Sul-Americana, com seis pontos, o Tricolor mira uma vitória fora de casa na próxima terça-feira, contra o Tolima, para se aproximar da classificação para a próxima fase do torneio continental.

Arcabouço destoa de 70% dos países com regra fiscal ao não exigir contrapartidas de ajuste

 

                                            Foto: Divulgação

Folhapress

Cerca de 70% dos países que têm regras fiscais possuem alguma lei ou norma que obriga a adoção de medidas de correção em caso de descumprimento dos critérios estabelecidos.


De acordo com um levantamento publicado no ano passado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) a partir de dados de 2021, eram ao menos 72 países de um total de 104.


Atualmente, o Brasil integra o grupo da maioria por causa da regra do teto de gastos -que impede o crescimento real das despesas federais. O país também se destaca por estar entre os poucos que colocaram a regra na Constituição, ao lado de economias como a da Dinamarca.


O mundo passou ao longo dos últimos anos pela tendência de fortalecer institucionalmente o controle das contas públicas, diz o FMI. Mais de 40% das regras que buscam o equilíbrio orçamentário agora são apoiadas por leis de responsabilidade fiscal ou normas que especificam metas numéricas e requisitos de procedimento e transparência -o dobro em relação ao início da década de 2010.



A proposta do governo para uma nova regra fiscal no Brasil, enviada ao Congresso neste mês, vai na contramão dessa tendência. Não exige contrapartidas rígidas para correção da rota e flexibiliza a aplicação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Se os parlamentares confirmarem a proposta, o Brasil passará a ocupar lugar no grupo de países menos exigentes, que é menor a cada ano.


O documento do FMI, intitulado "Regras e Conselhos Fiscais - Tendências Recentes e Desempenho durante a Pandemia de Covid-19", avalia a flexibilização dos arcabouços fiscais durante a crise sanitária. Identifica, por exemplo, que dois terços das regras fiscais já tinham uma cláusula de escape para suspender as exigências em situações extraordinárias.


A introdução do estudo, no entanto, traz um balanço global da evolução das regras. No início dos anos 1990, destaca, apenas dez países tinham regras fiscais. O trabalho também cita o crescimento das normas detalhando ações para recuperar o rumo após um desvio.


Os especialistas afirmam que as sanções nem sempre precisam ser aplicadas, mas a sua simples existência faz valer um princípio da regra fiscal: provocar a discussão sobre o equilíbrio do Orçamento.


A regra dos Estados Unidos é um exemplo. Determina limite para a dívida, o que fixa o valor máximo que o governo pode pegar emprestado para cumprir obrigações. O Executivo não tem autonomia para mudar o teto. Cabe ao Legislativo autorizar a elevação do limite, sob pena de ocorrer shutdown (paralisação) da máquina pública.


O mecanismo obriga a negociação entre os Poderes. As tratativas já chegaram às vésperas do limite do prazo, mas nunca ocorreu uma suspensão que de fato parasse tudo.


Boa parte dos países segue regras fiscais supranacionais, adotadas por blocos de integração. Esse é o caso dos países da União Europeia.


A integração incentiva o rigor fiscal no continente desde a assinatura do Tratado de Maastricht, em 1992. O acordo estabeleceu critérios de dívida e déficit primário para países interessados em participar na união econômica e monetária.


Em caso de descumprimento, o país membro precisa apresentar um plano de correção de rota, para ser aplicado em um período de até 20 anos, para o Ecofin (Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros). O organismo reúne ministros da Economia e das Finanças de todos os estados membros.


Nunca um plano foi rejeitado, mas a norma prevê que, se a proposta não tiver aval do Ecofin, o país membro pode sofrer penalidades, como suspensão de repasses ou até pagamento de multas.


O pacto fiscal de 2012 no bloco apertou as exigências para evitar déficits fiscais excessivos, o que levou a um fortalecimento de instrumentos locais. A Áustria, por exemplo, deu mais força ao seu tribunal de contas e adotou sanções em caso de descumprimento. A Polônia estabeleceu gatilhos preventivos, que são acionados à medida que a dívida se aproxima do limite fixado.


A exigência de contrapartidas ainda é fraca na América Latina de maneira geral.

Isso é demonstrado em outro documento sobre o tema, a Pesquisa sobre Práticas e Procedimentos Orçamentários. O levantamento foi realizado em 2018 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que concentra países mais ricos) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento, que atua na região).


Foram entrevistados funcionários de alto escalão dos governos de 11 países da América Latina e Caribe e de 34 integrantes da OCDE.


Na OCDE, nove países exigiam a adoção de medidas corretivas quando a regra fosse descumprida. Na América Latina, quatro, entre eles, o Brasil (por causa do teto).


Entre os países destacados pelo BID por causa do esforço em buscar contrapartidas fiscais está a Costa Rica. A Controladoria-Geral da República não aprova o orçamento de nenhuma instituição pública se não tiver passado pela revisão da Autoridade Orçamentária. Esse organismo que faz parte do Ministério das Finanças tem o dever de verificar o cumprimento da regra fiscal para cada ministério e instituição do setor público.


Em nota técnica divulgada na quinta-feira (27), a Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados avaliou os critérios do PLP 93/23, como se chama o projeto de lei complementar apresentado pelo governo com o modelo da nova regra sugerida. A proposta admite resultado primário abaixo do limite inferior de tolerância da meta do ano e apresenta uma negação expressa de responsabilização pelo seu descumprimento.

A avaliação dos técnicos é a mesma dos analistas de mercado financeiro: sem compromisso firme com resultados primários positivos, a sustentabilidade da dívida não está garantida.


O proposta também desconsidera itens da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa norma, vigente desde 2000, determina que as LDOs (leis de diretrizes orçamentárias) estabeleçam metas de resultado primário ou nominal e que, bimestralmente, sejam divulgadas avaliações das condições para cumprimento da meta, prevendo a adoção obrigatória de limitações orçamentárias e financeiras (contingenciamento) caso haja risco de descumprimento.


O PLP torna o contingenciamento ao longo do ano facultativo, mesmo caso verificado o risco de um possível descumprimento da meta ao fim do ano.


Em caso de efetivo descumprimento, o arcabouço prevê um crescimento menor das despesas (que continuam, no entanto, avançando em níveis reais). Além disso, determina nesse caso que o presidente da República encaminhe uma mensagem ao Congresso apresentando as razões do descumprimento e as medidas de correção. Porém, a efetiva aplicação dessas iniciativas não é obrigatória.


EXEMPLOS DE CONTRAPARTIDAS FISCAIS

UNIÃO EUROPEIA: países membros que descumprirem metas do bloco precisam apresentar plano de recuperação ao conselho de ministros de Economia; em caso de não aprovação, pode haver perda de repasses e pagamento de multas


EUA: Executivo precisa negociar com Legislativo para ter limite da dívida elevado e evitar parada da máquina pública POLÔNIA: tem sistema de gatilhos que restringe o Orçamento em caso de não cumprimento das metas, um modelo similar ao teto brasileiro


COSTA RICA: Autoridade Orçamentária monitora gastos de estatais e ministérios, que podem ter repasses limitados em caso de despesa excessiva

Flamengo vence 8ª seguida e dorme na ponta do Brasileiro Feminino

 


O Flamengo continua em ótima fase na Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Neste sábado (29), o Rubro-Negro bateu o Real Brasília por 2 a 0 no Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro, pela nona rodada da competição. Foi a oitava vitória seguida das cariocas.


Os gols das atacantes Giovanna Crivelari e Sole Jaimes levaram a equipe à liderança provisória do Brasileirão, com 21 pontos. A Ferroviária, que iniciou o fim de semana na ponta, com 19 pontos, vai a campo no domingo (30), às 15h (horário de Brasília), contra o Grêmio, no Estádio Aírton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul (RS). Somente uma vitória recoloca as Guerreiras Grenás na ponta.


As Leoas do Planalto entraram na zona de rebaixamento (quatro últimas colocações) com a derrota na Gávea. A equipe da capital federal, em 13º lugar, tem os mesmos sete pontos do Athletico-PR, que fica à frente no saldo de gols. Neste sábado, as Gurias Furacão venceram o lanterna Ceará por 4 a 2, no Domingão, em Horizonte (CE), assumindo a 12ª posição. As paranaenses marcaram com a zagueira Nayara, as meia Verônica e Duda e a atacante Nathalia, enquanto as atacantes Elena e Amália descontaram para as Meninas do Vozão, que balançaram as redes pela primeira vez na competição.


 

No clássico deste sábado, o São Paulo venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque, na capital paulista, com gol contra da zagueira Poliana, após finalização cruzada da lateral Fê Palermo, no primeiro tempo. As Palestrinas seguem com 17 pontos, em quinto lugar, uma posição à frente das Soberanas, que foram a 15 pontos e ganharam três posições na tabela.


A derrota do Atlético-MG para o Bahia, no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte, por 1 a 0, garantiu ao São Paulo a permanência no G8 (oito primeiros colocados, que se classificariam às quartas de final se o campeonato terminasse hoje) até o final da rodada. As Vingadoras caíram para décimo lugar, com 12 pontos. As mineiras foram ultrapassadas pelas próprias Mulheres de Aço, que subiram para nono, com 13 pontos. A atacante Juliana fez o gol das baianas.


Por fim, no duelo entre times que figuram na zona de rebaixamento, o Real Ariquemes obteve a primeira vitória na competição ao fazer 2 a 1 no Avaí/Kindermann, no Valerião, em Ariquemes (RO). Naiane, duas vezes, garantiu os três pontos ao Furacão do Vale do Jamari, que segue em penúltimo lugar. A também atacante Joy marcou para a equipe catarinense, que permanece na 14ª posição, um ponto à frente das rondonienses.

Santos derrota o América-MG na Vila Belmiro e vence a primeira no Brasileiro

 Agência Estado


Em um jogo movimentado e cheio de alternativas, o Santos fez valer a força da Vila Belmiro neste sábado, e bateu o América-MG por 3 a 2 debaixo de chuva. O resultado marca a recuperação da equipe de Odair Hellmann no torneio. O time chega aos quatro pontos e salta para a parte intermediária da classificação.


Já a equipe mineira, apesar da boa exibição, vem apresentando um início de torneio preocupante. Perdeu o seu terceiro confronto, segue sem pontuar e ocupa a lanterna da competição.


O destaque do duelo foi o atacante Mendoza e o goleiro João Paulo. O atacante fez o primeiro gol santista, deu assistência para Eduardo Bauermann virar a partida no final do primeiro tempo e sofreu o pênalti que originou a vitória já na etapa final. No final, o arqueiro santista garantiu o resultado ao defender uma cobrança de falta de Mikael.


 

A vitória dá moral para o Santos, que nesta terça-feira joga pela Copa Sul-Americana. Com uma vitória e um empate no Grupo E, o time de Odair Helmann viaja até a Argentina, onde enfrenta o Newell’s Old Boys. Já pelo Brasileiro, as duas equipes voltam a jogar no final de semana. Os santistas encaram o Cruzeiro em Belo Horizonte no sábado. No dia seguinte, o América-MG recebe o Cuiabá no estádio Independência.


O Santos iniciou a partida pressionando o América-MG em seu campo de defesa. No entanto, quem acabou sendo mais efetivo foram os visitantes, que abriram o placar aos sete minutos. Em jogada pela esquerda, Aloísio cruzou à meia altura e Alê se antecipou à marcação para fazer 1 a 0.


O jogo ficou franco, o América-MG apostou nos contra-ataques, mas o Santos não abriu mão de seu estilo ofensivo. A recompensa pela ousadia de Odair Hellmann veio aos 19 minutos. Soteldo fez grande jogada pela esquerda e cruzou na medida para Mendoza empatar aos 19 minutos.


 

A partida seguiu em alta rotação com os dois times buscando as jogadas de velocidade. Mas foi em uma jogada de bola parada que a rede voltou a balançar. Soteldo cobrou falta da intermediária e Mendoza desviou de cabeça. Eduardo Bauermann fez o giro em cima da marcação e tocou por cobertura na saída do goleiro: 2 a 1 e muita festa da torcida aos 39 minutos do primeiro tempo.


O segundo tempo iniciou no mesmo ritmo da etapa inicial e, com três minutos, o jogo ficou empatado novamente. O América foi trocando passes até as proximidades da área santista pelo lado esquerdo. Everaldo achou espaço para a finalização e acertou o ângulo de João Paulo, num golaço.


A chuva e o campo pesado deram uma outra dinâmica. Com o campo pesado, os dois times passaram a arriscar as finalizações de meia distância apostando em uma rebatida do goleiro ou um desvio na trajetória. Mais intenso, o Santos seguiu forçando o ataque nas jogadas na área. E num lance polêmico, que precisou do auxílio do VAR, o time da Vila chegou ao terceiro gol.


 

Mendoza fez a proteção e acabou sendo atingido por trás pela marcação. Anderson Daronco foi confirmar o lance no vídeo e marcou o pênalti. Marcos Leonardo cobrou rasteiro, no meio do gol e recolocou o Santos na frente: 3 a 2.


Novamente com a vantagem no placar, o Odair Hellmann mexeu no time para renovar o fôlego da equipe e também reforçar a marcação. Com Daniel Ruiz e ngelo na equipe, o Santos conseguiu frear o ímpeto do América-MG e ainda teve os contra-ataques para tentar definir a partida.


Mancini também lançou mão de suas opções. Apostou em Mikael e Felipe Azevedo nas vagas de Aloisio e Matheusinho. Nos acréscimos, após expulsão de Eduardo Bauermann João Paulo fez linda defesa em cobrança de falta. O América ainda acertou o travessão santista, mas sem capricho nas finalizações, acabou amargando a terceira derrota no Campeonato Brasileiro


FICHA TÉCNICA:


SANTOS 3 x 2 AMÉRICA-MG


SANTOS - João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio), Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi (Ed Carlos) e Lucas Lima (Alison); Mendoza ( ngelo), Marcos Leonardo e Soteldo (Daniel Ruiz). Técnico: Odair Hellmann.


AMÉRICA-MG - Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana, Éder e Marlon (Nino Paraíba); Alê, Juninho (Danilo Avelar) e Benítez (Emanuel Martínez); Matheusinho (Felipe Azevedo), Everaldo e Aloísio (Mikael). Técnico: Vágner Mancini.


GOLS - Alê, aos 7, Mendoza aos 19 e Eduardo Bauermann aos 39 minutos do primeiro tempo. Everaldo aos 3 e Marcos Leonardo aos 22 minutos minutos do segundo tempo.


CARTÕES AMARELOS - Nathan, Rodrigo Fernández e Dodi (Santos); Alê e Éder (América-MG).


CARTÃO VERMELHO - Eduardo Bauermann (Santos).


ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).


RENDA - R$ 594.320,00


PÚBLICO - 11.844 pagantes


LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Referência do jiu-jitsu brasileiro, Robson Gracie morre aos 88 anos

 

                                            Foto: Tomaz Silva

Agência Brasil

O esporte brasileiro se despede de Robson Gracie. Nome histórico do jiu-jitsu e segundo filho de Carlos Gracie, precursor da modalidade no país, ele faleceu na noite da última sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, aos 88 anos. O velório será neste domingo (30), das 10h às 14h, no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360, Botafogo), na capital fluminense.


Oito vezes campeã mundial de jiu-jitsu e neta de Robson, a lutadora Kyra Gracie confirmou o falecimento do avô pelo Instagram. A causa da morte não foi revelada. Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia (mãe de Kyra) e Robson Gracie Júnior, além de netos e bisnetos. Também filho do patriarca, Ryan faleceu em 2007.


"Hoje [sexta-feira] o jiu-jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha [nono e mais alto grau do esporte]. Eu me despeço do meu eterno avô amado, que é uma das pessoas mais importantes da minha vida", escreveu Kyra.


A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) também se manifestou pelo Instagram. A mensagem publicada no perfil oficial da entidade, com uma foto antiga de Robson, destaca-o como "um dos grandes percursores e incentivadores para o crescimento" do esporte no Brasil.


Carlos Robson Gracie nasceu em 16 de janeiro de 1935, no Rio de Janeiro. Seguindo a tradição da família, começou a lutar ainda jovem, sendo expoente na divulgação do jiu-jitsu país afora. Nos anos 1960, foi guarda-costas de Leonel Brizola, à época deputado federal pelo estado da Guanabara. Chegou a ser preso durante a ditadura militar, liberado após intervenção do tio Hélio Gracie. Na década de 1980, assumiu a Federação de Jiu-Jitsu do Rio.

Pedidos de green card aumentam 28% entre os brasileiros em 2022

 

                                                Divulgação

Agência Brasil

O número de brasileiros querendo morar e trabalhar nos Estados Unidos da América (EUA) não para de crescer. É o que aponta um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, com informações obtidas no Departamento de Segurança Interna do país. Os números revelam que 23.596 cidadãos do Brasil receberam o documento americano de residência permanente – o chamado green card – em 2022: alta de 28,5% sobre o ano anterior e o maior volume da série histórica. Com isso, o Brasil foi o nono país que mais recebeu o documento. O ranking é liderado por México (138 mil), Índia (125 mil), China (68 mil), República Dominicana (39 mil) e Filipinas (36 mil). 


De acordo com o CEO da AG Immigration, Rodrigo Costa, os dados reforçam o movimento de fuga de cérebros que já vinha sendo observado no Brasil nos últimos anos. “Os três maiores volumes anuais de emissão de green cards foram registrados justamente de 2019 para cá”, explicou. “E não é improvável que um novo recorde seja atingido agora em 2023”.


Na avaliação do executivo, o fenômeno de fuga de cérebros é explicado por dois motivos principais: a escassez de mão de obra nos EUA, que inflaciona salários e estimula a contratação de imigrantes, e a deterioração político-econômica do Brasil na última década, “que muitas vezes provoca um sentimento de desesperança na população”. O maior número de green cards emitidos para brasileiros havia sido em 2019 (19,8 mil). 


Naturalização

O levantamento revelou ainda que a quantidade de brasileiros que obtiveram a cidadania americana também bateu recorde em 2022. Ao todo, foram 12.983 naturalizações, leve aumento de 5,7% sobre as 12.448 de 2021 – até então, a máxima histórica. O Brasil foi o 19º país que mais teve nacionais obtendo a cidadania dos EUA, atrás de México (127 mil), Índia (64 mil), Colômbia (17 mil), Irã (14 mil) e Bangladesh (13 mil), por exemplo.


Em geral, um estrangeiro pode naturalizar-se cidadão americano após cinco anos com o green card, desde que a maior parte deste tempo tenha sido passada em solo americano. “Quando a pessoa recebe a residência permanente, ela tem que, de fato, morar no país. Caso contrário, o benefício pode ser revogado”, explica o CEO da AG Immigration. Ele destaca também que, embora haja dificuldades na adaptação de alguns brasileiros à cultura americana, a grande maioria opta por ficar nos EUA, dadas as melhores condições de trabalho, renda e segurança. “Além disso, com a cidadania, o brasileiro ainda pode patrocinar a vinda de familiares, que apenas como residente permanente ele não conseguiria trazer para cá”, diz Costa, que desde 2008 vive na Flórida.


De acordo com outro levantamento, com base em números oficiais do Departamento de Trabalho americano, o Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais tiveram cidadãos indo trabalhar nos EUA. Ao todo, 865 brasileiros foram contratados por empresas americanas no ano fiscal passado. Lideraram o ranking Índia (22.967), China (4.039), México (1.779), Filipinas (1.039), Canadá (1.001) e Coreia do Sul (945). Em média, os brasileiros contratados nos Estados Unidos receberam um salário anual de US$ 72 mil – o equivalente a R$ 30 mil por mês, na cotação atual de cinco reais para cada dólar. Os menores salários identificados pela pesquisa foram para o cargo de babá (R$ 7.314 por mês), auxiliar de limpeza (R$ 7.384) e preparador de comida (R$ 7.800). A maior remuneração foi para um cardiologista contratado por uma clínica médica, com R$ 208.333 mensais. Em geral, os maiores salários entre os brasileiros foram para profissionais da medicina, administração, engenharia e economia.

Atividades turísticas crescem 14,8% no mês de fevereiro

 Ministério do Turismo


Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados na última quinta-feira (28.05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as atividades turísticas no Brasil alcançaram expansão de 14,8% no mês de fevereiro de 2023 na comparação com o mesmo período de 2022.


O setor de turismo segue em crescimento e já se encontra 1,9% acima do patamar pré-pandemia, na comparação entre fevereiro de 2023 e de 2020. Doze estados mostraram avanço significativo nos serviços turísticos em fevereiro deste ano frente ao ano passado, com destaque para São Paulo (12,5%), Minas Gerais (25,2%), Rio de Janeiro (12,4%), Bahia (20,2%), Paraná (23,0%) e Santa Catarina (23,9%).



A pesquisa mostra ainda que o aumento acumulado em 2023, na ordem de 5,5%, indica uma expansão turística de 13,8% frente ao mesmo período do ano passado, resultado do impulsionamento obtido pela receita gerada por empresas dos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.


VIAGENS Segundo o IBGE, o transporte de passageiros no Brasil registrou um avanço de 2,6% no mês de fevereiro, em relação ao mês de janeiro de 2023. Neste segmento, o país se encontra 5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).


Em relação ao acumulativo do primeiro bimestre deste ano, o transporte de passageiros expandiu 9,0% frente ao mesmo período de 2022.


SOBRE A PESQUISA A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE é responsável por produzir indicadores que possibilitam saber como está o desenvolvimento do setor de serviços no país. Empresas que possuem 20 ou mais pessoas participam da pesquisa da receita bruta, mostrando como desempenham as atividades de serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

sábado, 29 de abril de 2023

Tribunal do Brasil proíbe exportações de gado vivo por questões de bem-estar animal

 

                                                          Alexandre Teixeira

A sentença cabe recurso
Por: 

A sentença, que cabe recurso, foi proferida na terça-feira pelo desembargador federal Djalma Gomes. "Animais não são coisas. São seres vivos sencientes, ou seja, indivíduos que sentem fome, sede, dor, frio, angústia, medo", escreveu Gomes no acórdão.



O Fórum Nacional de Proteção e Defesa dos Animais, uma ONG brasileira, entrou com uma ação em um tribunal de São Paulo em 2017 solicitando a proibição de todas as exportações de gado vivo.


O grupo de direitos dos animais chamou a decisão de Gomes de "histórica" por reconhecer "o sofrimento causado aos animais ... em uma atividade semelhante ao tráfico de pessoas na época da escravidão".


Carlos Favaro, ministro da agricultura do Brasil, disse à Reuters nos bastidores de um evento da indústria de carne bovina que não conversou com o procurador-geral sobre se o governo federal apelaria da decisão.


Ele disse que as ordens judiciais devem ser cumpridas, mas defendeu o comércio de gado vivo no Brasil, dizendo que os compradores estrangeiros não investiriam em animais que poderiam perder peso durante o transporte. Ele disse que "as acomodações" em que os animais viajam são adequadas e "favorecem" a continuidade do desenvolvimento do gado. A empresa brasileira de alimentos Minerva, fornecedora líder na exportação de gado vivo na América do Sul, não fez comentários imediatos sobre a decisão.

Soraya Thronicke apresenta melhora e pode ter alta no domingo

 

                                            Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


A senadora Soraya Thronicke (União/MS) apresentou melhora clínica e já tem previsão de alta para domingo (30). Boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, em Brasília, informa que a parlamentar responde bem ao tratamento.


Houve a suspeita de que Soraya estivesse com urticária, mas a assessoria de imprensa do gabinete informou que a equipe médica que acompanha a senadora ainda não conseguiu fechar o diagnóstico. Acredita-se que a reação foi devido a um medicamento.



Ela está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para monitoramento, mas está estável e se comunicando com os médicos, familiares e assessores. A equipe do hospital a mantém na UTI para poder dar resposta rápida às crises alérgicas.


 

Soraya Thronicke está internada desde 21 de abril, após uma reação alérgica que provocou erupções na pele. Aos 49 anos, a senadora está no primeiro mandato.

Suspeito de furto morre em confronto com a Polícia Militar em Corumbá

 


Um homem de 29 anos foi morto em confronto com a PMMS (Polícia Militar) em Corumbá, cidade no oeste de Mato Grosso do Sul. Segundo o boletim de ocorrência, ele era suspeito de furto de veículos.


O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) fazia buscas pelos suspeitos e encontrou o homem e um outro criminoso em uma fazenda. Ao avistar os policiais, o homem sacou uma arma.


Em resposta, os militares do Bope atiraram contra ele, temendo por suas vidas. Ferido no tórax, ele foi levado para a Santa Casa de Corumbá, onde foi constatada a morte.


 

O caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição a intervenção policial, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma e receptação.

Acidente trágico na BR-060 termina com três mortes

 

                                            Foto> BNC


Na manhã deste sábado (29), um grave acidente ocorrido na BR-060, em Paraíso das Águas, terminou com três mortes. O fato envolveu um veículo Prisma e uma Fiat Toro.


Conforme informações do site BNC Notícias, o acidente ocorreu sentido a Camapuã, quando o Prisma seguia sentido Paraíso das Águas e tentou fazer uma ultrapassagem.



Na tentativa de ultrapassar, o condutor acabou invadindo a pista contrária, atingiu a lateral da caminhonete e capotou. Com o impacto, os dois veículos pararam em lados opostos da rodovia.


No Prisma, estavam quatro pessoas, sendo que três ficaram presas nas ferragens e morreram no local. Os ocupantes da Toro teriam sofrido ferimentos leves e foram levados para o Hospital Municipal de Camapuã por equipes do Corpo de Bombeiros.


A Polícia Militar e a PRF (Polícia Rodoviária Federal), assim como a Perícia, estão no local. Os corpos das vítimas serão retirados das ferragens e levados para o IML (Instituo Médico Legal) de Costa Rica. 

No Alianz Parque, Palmeiras recebe o Corinthians sob pressão e sem técnico

 

                                          Raphael Veiga é o artilheiro do Palmeiras em clássicos neste século (Foto: Lance!)


Um Palmeiras tranquilo enfrenta um pressionado Corinthians. Neste sábado, às 18h30, no segundo dérbi da temporada, o primeiro pelo Brasileirão, o time alviverde quer manter a boa fase e levar menos gols, enquanto que a equipe alvinegra busca paz depois de uma semana turbulenta em razão da contratação de Cuca, condenado por crime sexual na Suíça em 1989. 


Ele não suportou a pressão com o reavivamento do episódio e já deixou o clube depois de dois jogos. O clássico será disputado no Allianz Parque.


O Palmeiras tem um trabalhado consolidado com Abel Ferreira, que indicou não querer sair tão já do clube do qual é ídolo. Há mais de dois anos no clube, o português é o treinador mais longevo da Série A. Já o Corinthians enfrenta o arquirrival sem técnico. À beira do gramado estará o ex-meia Danilo, que fará a função interinamente.


Danilo técnico da equipe sub-20 e foi escolhido para dirigir o time alvinegro para que Fernando Lázaro seja preservado. O auxiliar da comissão técnica fixa do clube era treinador do time principal até semana passada, quando foi rebaixado de cargo.


Esse cenário desfavorável ao Corinthians sugere favoritismo ao Palmeiras, que ganhou os três clássicos contra o Corinthians no ano passado, quando a equipe era comandada por Vítor Pereira. Neste ano, em jogo equilíbrio, os rivais empataram por 2 a 2 na Neo Química Arena.


No Brasileirão, depois de dois jogos, o Palmeiras soma quatro pontos, fruto de uma vitória sobre o Cuiabá e o empate com o Vasco. O Corinthians tem três. Ganhou do Cruzeiro na estreia e perdeu o jogo seguinte para o Goiás.


A tarefa mais urgente de Abel é fazer com que a defesa palmeirense volte a ser sólida como foi no ano passado. O time perdeu força defensiva, levou gols nos últimos cinco jogos e tem tido sua retaguarda mais exposta do que em 2022.


"É manter o nosso equilíbrio, temos processos a desenvolver e vendo o que temos que melhorar. O importante no final é ter uma boa defesa que ganha campeonato e ataque que ganha jogos, isso que vamos seguir fazendo", afirmou o português.


Abel tem mais opções para escalar o Palmeiras no dérbi. Rony se recuperou da fratura no antebraço antes do esperado e já atuou alguns minutos contra o Tombense. Pela sua importância para o elenco e dos homens de confiança do técnico, deve jogar, bem como Raphael Veiga, liberado depois de se livrar das dores na coxa direita. "Temos que dar a vida para não perder", disse Rony.


Marcos Rocha teve uma lesão na coxa esquerda detectada e não joga. Mayke, recuperado recentemente também de contusão muscular, deve assumir a titularidade na lateral direita. Na esquerda, não é certo se joga Vanderlan, elogiado na ausência de Piquerez, ou o uruguaio, outro que se livrou de um problema muscular há pouco tempo. Bruno Tabata avançou na transição física, mas ainda não está pronto para voltar.


Gustavo Gómez, Zé Rafael Dudu e Endrick não jogaram em Uberlândia. Estarão, portanto, descansados para o clássico que encerra abril, o mês em que o Palmeiras vezes jogou em 2023 por enquanto. Foram nove partidas, daí a necessidade de rodar o elenco e gerir a energia dos principais atletas.


Danilo assume o Corinthians interinamente - e provavelmente por um período breve - com a missão de fazer o time quebrar um longo tabu sem vencer o rival no Allianz Parque. São mais de quatro anos sem vitória na arena palmeirense. O último triunfo - por 1 a 0 - ocorreu em fevereiro de 2019, pelo Paulistão.


O técnico provisório não deve fazer mudanças significativas na equipe. Os desfalques são o meio-campista Renato Augusto e o atacante Pedro, ambos no departamento médico.


PALMEIRAS X CORINTHIANS


PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga (Artur); Dudu, Endrick e Rony. Técnico: Abel Ferreira.




CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Roni, Fausto Vera e Giuliano; Adson (Matheus Araújo), Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico (interino): Danilo. (Com Portal Terra)

Meta do governo de MS é investir R$ 300 milhões em reforma de escolas

 

                                            Governo reformará escolas até o fim de 2024 (Foto: Álvaro Rezende)


O Governo de Mato Grosso do Sul vai entregar até o final de 2024 um investimento de R$ 300 milhões em reformas de escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).


A meta foi anunciada pelo governador Eduardo Riedel na noite de quinta-feira (27), durante discurso na cerimônia de entrega da restauração da escola Maria Constança de Barros Machado, no bairro Amambaí, em Campo Grande.


"Sempre falei isso como secretário e falo como governador: a educação é prioridade absoluta para esse Estado e para esse país. Absoluta", destaca o governador, sendo aplaudido pela plateia.


"Temos que ter capacidade de, no dia a dia, projetar cada passo, cada ação para que possamos responder à sociedade".


Riedel ainda completa que a escola Maria Constança será referência para as demais reformas, tanto na parte física como de equipamentos e de projeto pedagógico. "Essa maneira de pensar, trabalhar, não tenho dúvida alguma que vai ajudar na transformação de Mato Grosso do Sul", comenta sobre os planos gerais que tem para o Estado.


Também presente no evento, o secretário estadual de Educação, Helio Queiroz Daher, defendeu que as reformas vão além do espaço físico. 


"Sempre entendemos que entregar uma escola vai além do prédio, do tijolo. A gente não entrega apenas uma escola bonita, entrega também dignidade para os nossos estudantes. A gente está entregando também um ambiente que eles merecem estar", frisa.


Daher ressalta que a escola pública é para muitas crianças brasileiras o único ambiente em que comem bem, acessam banheiros adequados e se sentem acolhidas diante de questões e necessidades básicas, e por isso é tão importante um olhar atento para as escolas.


Atualmente, a Rede Estadual de Ensino conta com 348 escolas, sendo 172 delas com Ensino em Tempo Integral. Ao todo, são atendidos cerca de 185 mil estudantes somando todas as modalidades de ensino. No modelo de tempo integral, são 32 mil.