sábado, 24 de julho de 2021

Previsão aponta chegada de onda de frio intenso na semana que vem com mínima de 1ºC em MS

 



Onda de frio que promete ser uma das mais intensas do ano deve chegar na semana que vem a Mato Grosso do Sul, indicam meteorologistas. As previsões indicam mínima de 1ºC no extremo sul do Estado, conforme a MetSul e o Climatempo.


A perspectiva se dá por conta de modelos usados na meteorologia indicando níveis de pressão que medem o quanto uma massa é quente ou fria nos mesmos patamares das ondas de frio de julho de 2000 e de 2007. Nessas projeções, as temperaturas no sul do Brasil ficariam entre -5ºC e -6ºC, por exemplo.



Modelo indica condições para frio intenso em todo MS


O tempo começa a mudar na terça-feira no sul de MS, quando Sete Quedas e Ponta Porã podem ter mínima de 7ºC. O ápice da massa de origem polar deve ocorrer na quinta-feira, com termômetros podendo marcar 1ºC nesses municípios. 


Em Campo Grande a mínima pode chegar a 5ºC. Dourados pode ter 3ºC. Veja outras cidades: Corumbá (8ºC), Porto Murtinho (5ºC), Três Lagoas (5ºC) e Coxim (8ºC).


Outro dado que chamou atenção dos meteorologistas é o fato de que nesse modelo de previsão a linha de 0ºC atinge estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde podem ocorrer geadas.


Além do frio, o tempo também fica muito seco, com pouca variação de nebulosidade e umidade do ar que caí a índices críticos nas horas mais quentes do dia. Inclusive, a sensação de frio pode ser maior, pois a tarde as temperaturas conseguem subir, caracterizando uma grande amplitude térmica, ou seja, noites e manhãs frias e tardes mais quentes.

Nenhum comentário: