sexta-feira, 23 de julho de 2021

Índia tem primeiro caso fatal de gripe aviária em humano

 



Contaminação teria sido pela cepa H5N, considerada preocupante
Por:  -Eliza Maliszewski

A Índia está investigando o que seria a primeira morte do mundo de um humano por gripe aviária da cepa H5N. Segundo o Ministério da Saúde local seria um menino de 11 anos, morador de Gurgaon, perto da capital Nova Déli. Ele foi internado em 2 de julho e morreu dez dias depois por falência múltipla dos órgãos. O paciente também tinha leucemia e pneumonia.



O sequenciamento genômico e o isolamento do vírus estão em curso. Uma investigação epidemiológica também já foi iniciada. A gripe aviária é causada por vírus da gripe transmitidos, principalmente, entre as aves e, às vezes, para os humanos. Os casos de transmissão de uma pessoa a outra são muito raros.


Duas cepas da gripe aviária - H5N1 (entre 2003 e 2011, após um primeiro episódio em 1997) e H7N9 (desde 2013) - levaram a contaminações humanas na Ásia por meio de aves infectadas. O vírus H7N9 infectou 1.668 pessoas e causou 616 mortes desde 2013, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).


Os profissionais de saúde que trataram do paciente estão sob vigilância desde 16 de julho. Nenhum deles relatou qualquer sintoma, segundo a pasta. Contatos e familiares foram acompanhados, mas ninguém desenvolveu sintomas.


No início de junho, a China relatou um primeiro caso mundial de gripe aviária H1N03 em humanos. Por enquanto, não causou preocupação às autoridades sanitárias mundiais. Além disso, o vírus H5N8, derivado do H5N1, foi detectado em fevereiro na Rússia em vários funcionários de uma avicultura, depois de ter circulado em vários criadouros europeus.

Nenhum comentário: