Adele no MTV Video Music Awards em Los Angeles (Danny Moloshok/Reuters)
O álbum 21, da cantora britânica Adele, é o quarto mais vendido da história da música pop na Grã-Bretanha, atrás de discos do Queen, dos Beatles e do Abba, informou neste domingo a companhia Official Charts. Ao vender 4.562.000 de cópias, Adele supera (What s the story) Morning glory?, da banda Oasis, que vendeu 4.555.000 cópias.
Se vender mais meio milhão de cópias, 21 pode chegar ao terceiro lugar, que hoje pertence ao álbum Gold - Greatest Hits, da banda ABBA, com 5.046.000 de cópias vendidas. Em segundo lugar, figura o lendário Sergeant Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, que já vendeu 5.059.000 milhões de cópias. Já o posto do mais vendido pertence há 31 anos ao Queen, com o disco Greatest Hits.
O álbum de Adele foi lançado em janeiro de 2011 e foi durante 23 semanas o mais ouvido. O último single de Adele, Skyfall é tema do último filme de James Bond e também já é sucesso de vendas.
(Com agência EFE)
|
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
domingo, 30 de dezembro de 2012
Adele tem o 4º álbum mais vendido na história da Grã-Bretanha
Naldo,o cara que cada vez quer mais
O Globo
Não é de hoje que Ronaldo Jorge Silva, o Naldo, é apontado como o provável cara do verão. Quando 2011 chegou, tudo indicava que seria ele, estourado que estava com a música “Chantilly” e ainda ameaçando chegar às paradas com “Exagerado”. No começo de 2012, quando “Exagerado” já tocava em todo canto, ele tinha outro sucesso: “Amor de chocolate”, cujo vídeo hoje soma mais de seis milhões de views na internet. Agora, o ano caminha para o fim, um novo verão se inicia, e lá está Naldo novamente — só que com força redobrada.
Terça-feira, antes do show de Stevie Wonder na praia de Copacabana, Preta Gil cantou com o pai, Gilberto, uma de suas músicas: “Meu corpo quer você”, que, nas vozes dela e de Naldo, está na trilha da novela “Salve Jorge”. Ao mesmo tempo, o cantor ainda desponta com mais um hit: “Se joga”, a primeira etapa de uma almejada carreira internacional, com participação do rapper americano Fat Joe (da música “What’s luv?”, onipresente nas festas hip-hop do Rio).
— Minhas canções são para cima, dançantes. A noite necessita disso — conta Naldo, hoje um dos artistas mais ocupados do showbiz brasileiro, com uma média de 35 shows por mês.
Nos próximos dias, o cantor mal conseguirá respirar. No domingo, ele participa do pré-réveillon de Preta Gil no Vivo Rio. Na terça-feira, anima três festas de ano novo diferentes. E depois, como ninguém é de ferro, vai para a festa na casa de Romário, um entre os vários grandes nomes do futebol que são seus amigos (e fãs).
Será o refresco antes de um ano que promete fortes emoções. Nos próximos dias 12 e 13, Naldo faz no Citibank Hall os show de encerramento da turnê de “Na veia”, o DVD que lançou, à própria custa, no ano passado, e que o catapultou ao estrelato. Depois, ele grava participação no novo DVD do Roupa Nova, cantando a versão que fez para “What’s going on”, clássico de Marvin Gaye. Elba Ramalho está com três músicas suas para seu novo CD. E, até o meio do ano, chegará a vez de Naldo partir para um novo DVD, com participações de Fat Joe e de seus novos amigos, os sertanejos Jorge & Mateus.
— Compus uma música para cantar com eles, “Tudo que eu quero”. Pode escrever aí, vai ser uma porrada — avisa o artista de 33 anos, que veio da Vila do Pinheiro, no Complexo da Maré, trabalhou como engraxate, garçom e segurança de supermercado antes de vencer na música, e que hoje anda em carros de luxo e calça tênis que custam mais de mil dólares cada pé.
A música entrou na vida de Naldo por intermédio da família. A mãe, evangélica, o levava para o coral da igreja. A irmã tocava para ele discos de Michael Jackson, Roberto Carlos, RPM e Menudo. E o irmão três anos mais novo, Jorge Luiz, também conhecido como Lula, vivia implorando para que fizessem uma dupla de MCs.
— Nessa época eu tinha uma namorada que não podia nem me ouvir falar que ia cantar — conta Naldo. — Mas quando eu enfim me juntei ao Lula, comecei a mudar as letras dos raps, tentando melhorá-los, e tomei a frente.
Nos anos 1990, Naldo & Lula começaram a ganhar concursos de rap e a se integrar à cena de MCs do funk carioca. Claudinho & Buchecha, dupla que fez a passagem dos pancadões para o pop, era a grande referência dos irmãos.
— Nascido numa comunidade onde você não consegue grana para comprar um violão ou uma guitarra, o funk é o som em que você consegue pegar uma base crua, gravar uma música, e o negócio explode — conta Naldo, que, a partir daí, buscou seguir o caminho de Claudinho & Buchecha, tomando aulas de canto e dicção.
Depois de um disco que não deu certo (e de outro que sequer foi lançado), em 2005 Naldo & Lula enfim estouraram com o funk melody “Tá surdo”. Sem gravadora, sem empresário, só ele e o irmão. Dois anos depois, “Como mágica” se tornou uma das músicas mais tocadas do país. Ao mesmo tempo, Naldo conquistou louros como compositor, quando Belo e Perlla gravaram, em dueto, a sua “Depois do amor”. Em 2008, a tragédia: o corpo de Lula apareceu carbonizado, em Bangu, dias depois de o MC ter desaparecido.
— Eu que fui lá reconhecer o corpo. De uma certa forma, foi bom, porque eu não tenho uma imagem dele com o rosto machucado, ferido... — emociona-se Naldo, relutando em dar detalhes sobre o crime. — (O assassino) foi preso, depois eu fiquei sabendo por alto, as pessoas vieram me dar relato de tudo. Prefiro não ficar remoendo, não voltar àquela história.
Para superar o episódio, o cantor resolveu seguir o conselho que o irmão lhe dera pouco antes de morrer: mergulhou na dança. Teve aulas com o seu coreógrafo e velho amigo Marcus Azevedo (da companhia Dança Charme & Cia.) e treinou movimentos acrobáticos com a Intrépida Trupe. Hoje, ele tem sua própria companhia, a Reflexo Urbano, que vai estar no seu próximo DVD e deve virar instituição, o Projeto Now Do, para profissionalizar dançarinos.
Seu primeiro sucesso solo foi logo em 2009: a canção “Na veia”. O resultado de uma nova e estudada orientação em termos de composição.
— Não queria fazer uma música falando de amor. Eu queria era imaginar que estava entrando numa boate, chutando a porta, pegando a mulher e jogando em cima da mesa — ilustra esse popstar hoje especialista em músicas que casam sexo e comida, como Chantilly (“Traz champanhe e sabe me enlouquecer / Pega o chantilly na hora de sentir prazer”), “Exagerado” (Pega o sorvete com Leite Moça / Esfrega e deixa bem lambuzado”) e, claro, “Amor com chocolate”.
— São ingredientes que fazem a imaginação ir longe. Tento relatar o que acontece com um casal entre quatro paredes. O que é natural, mas sem ser vulgar. Percebi que os funks que bombavam eram os mais pesados. Fiz algo com aquela intenção, mas um pouco mais soft, se é que se pode dizer.
— Naldo é a bola da vez — confirma Lulu Santos, de quem, aliás, ele anda cantando “Casa”. — Essa música popular urbana que nasce das comunidades e que, episodicamente, como um gêiser, explode e vaza pra geral, vive desses impulsos. Agora, sem pestanejar, é o Naldo.
— Ele é um artista que fala com todas as classes sociais — acrescenta Preta Gil. — Naldo tem o DNA do pop, sabe exatamente o que quer.
Hoje, cada passo da carreira internacional do cantor tem sido muito bem pensado. Os tempos do MC Naldo ficaram na poeira. Hoje, ele assina como Naldo Benny (a palavra acrescentada, segundo ele, significa “abençoado” em hebraico). E na “Se joga”, que gravou com Fat Joe, ele fez questão de recuperar o tamborzão do funk.
— Queria que essa primeira faixa internacional tivesse a essência do Rio — diz o cantor, agora muito dedicado às aulas de espanhol.
— Andei pensado muito que um cara como eu, do Brasil, que se decidisse a fazer uma carreira nos Estados Unidos, cantando em inglês, ia acabar invadindo o espaço dos caras, que fazem há tanto tempo — elabora. — Resolvi então investir no público latino, que existe lá e também na Europa. Tenho essa preocupação de não viajar muito. De não querer, do nada, cantar em inglês e ser americano.
|
Bruno Gagliasso será Chimbinha em filme sobre a Banda Calypsso
Bruno Gagliasso dará vida a Chimbinha no filme "Isto é Calypso!". Ele fará par com Deborah Secco, que foi confirmada como Joelma na trama em novembro. O longa-metragem com direção de Caco de Souza ("400 contra 1") terá suas filmagens iniciadas em junho de 2013, com locações em Pernambuco, no Pará (onde a dupla nasceu) e no Rio de Janeiro. O orçamento é de R$ 7,5 milhões e a direção musical será assinada por Chimbinha.
A produção do filme divulgou um teaser com participação de Bruno, Deborah, Joelma e Chimbinha (veja acima). Ambos os atores afirmaram estar empolgados com a oportunidade de viver personagens totalmente diferentes deles. No vídeo, Bruno afirmou: "Quem não conhece Chimbinha? Joelma? Você sabe, já ouviu falar. Estar fazendo parte disso, para mim, é muito importante. Além de ser um grande desafio para um ator, de ser um personagem em construção, é um personagem que existe, é real".
Já Deborah contou que vai ter que aprender a cantar e dançar para interpretar a diva paraense. Ela já teve alguns encontros na casa da cantora, em São Paulo.
A Banda Calypso, que mescla o brega paraense com outros gêneros brasileiros, é um dos maiores fenômenos de venda do país, com 15 milhões de cópias de CD e DVD vendidos
|
Morre o cineasta português Paulo Rocha
O Globo
Morreu na manhã de ontem(29) cineasta português Paulo Rocha, aos 77 anos. O diretor, um dos mais importantes da cinematografia lusa, estava internado no Hospital da Arrábida, em Vila Nova de Gaia, após sofrer um acidente vascular cerebral.
Nascido no Porto em 1935, ele estudou em Paris, trabalhou com Jean Renoir e foi assistente do centenário Manoel de Oliveira - ao lado de quem foi considerado um dos principais nomes do Cinema Novo português, movimento de vanguarda criado nos anos 1960 no rastro da Nouvelle Vague francesa. De lavra própria, "Os verdes anos" (1963), "A Ilha dos Amores" (1982) e "Mudar de vida" (1967) são seus filmes mais conhecidos.
Em depoimento ao jornal "Público", de Portugal, António Telles da Cunha, produtor dos dois primeiros filmes de Rocha e importante nome do cinema português, afirmou: "Tínhamos ambições um pouco desmedidas, estávamos convencidos que os nossos filmes iam alterar o status quo podre e cinzento...", referindo-se à cena local
|
Cantor de reggae Lloyd Charmens morre aos 74 anos
o globo
O cantor, tecladista e produtor musical Lloyd Charmers morreu aos 74 anos, em Londres, na Inglaterra. Conhecido pelo seu trabalho no reggae, o músico sofreu um ataque do coração no último dia 27, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
Nascido em Kingston, na Jamaica, Charmers começou a carreira em 1962 ao lado de Roy Willis no grupo The Charmers. Ainda fez parte do The Charmers e do The Flames. Seus dois primeiro álbuns solo, "Reggae charm" e "Reggae is tight" foram lançados pelo selo Trojan na década de 1970.
Na mesma época, Charmers criou seu próprio selo musical, Splash, produzindo vários outros artistas, incluindo a versão de Ken Boothe para o clássico "Everything I own", do Bread, que alcançou o topo das paradas britânicas em 1974. As informações são da "NME".
|
Brasileira cria biblioteca com livros apanhados no lixo
Parece uma daquelas histórias de Hollywood com um final feliz. Uma brasileira que vive da reciclagem de objetos deitados ao lixo, na cidade de Marissol, estado de São Paulo, foi, ao longo dos anos, resgatando das lixeiras centenas de livros. Agora, Cleuza Oliveira disponibiliza todas as obras a quem as quiser ler numa associação local.
Segundo relata o jornal Folha de S. Paulo, Cleuza Aparecida Branco de Oliveira, de 47 anos, era quase analfabeta quando começou a vasculhar o lixo em busca de objetos que pudesse reaproveitar.
Nas lixeiras, começou a encontrar obras de autores famosos como Machado de Assis, José Saramago e outros escritores. Cleuza levava sempre os livros consigo para depois os ler em casa.
Agora, depois de muitos anos a acumular livros de diversos autores, Cleuza realizou o seu sonho de disponibilizar estas obras a outras pessoas que não tenham dinheiro para comprar livros.
A biblioteca com as obras recuperadas do lixo foi inaugurada no espaço da associação local de ‘catadores’ (apanhadores) de lixo e conta já com um acervo de 300 títulos.
A biblioteca não cobra pelo empréstimo das obras, mas quem quiser pode compras os títulos que estiverem repetidos por um valor simbólico. Esse pequeno rendimento reverte a favor da associação.
Réveillon em Campo Grande terá atrações musicais e queima de fogos
Para entrar o ano de 2013 com boas energias, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura promove na segunda-feira, próximo dia 31 de dezembro, uma festa especial e bem animada, com direito a shows musicais e queima de fogos para brindar a chegada do novo ano. O evento, que deve atrair cerca de cinco mil pessoas, terá início às 21 horas, na Fernando Correa da Costa – acesso pela Avenida Calógeras.
O Reveillon da Fernando Corrêa da terá animação de Michele e Banda, que abre o evento. A festa continua com o show pirotécnico, já tradição do espetáculo, que deve durar cerca de dez minutos para abrilhantar ainda mais a noite. Após o brinde do prefeito Nelson Trad Filho, quem anima o evento até às 3 horas será a cantora Vanessa Ayala e Banda Maria Elétrica.
Para garantir a tranqüilidade do público, a Fundac contratou 50 seguranças que vão atuar junto da Polícia Militar (PM). Profissionais do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Ciptran (Companhia Independente de Transporte e Trânsito) também darão apoio ao evento. Além disso, 30 guardas municipais vão contribuir para manter a ordem no local. Vale destacar que será realizado um esquema de isolamento especial para o show pirotécnico.
O Reveillon 2013 da Fundac será na Avenida Fernando Corrêa da Costa, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras. A montagem do palco terá início no dia 30, a partir das 21 horas. A prefeitura irá divulgar nos próximos dias como serão feitas as interdições nas vias próximas do local do evento. A entrada para assistir aos shows é gratuita.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Apple perde outro processo de direitos autorais na China
Reuters
Um tribunal chinês multou a Apple em 1 milhão de iuanes (cerca de 160.400 dólares) por aplicativos na App Store venderem livros digitais (e-books) pirateados, afirmou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial Xinhua. A Apple terá de indenizar oito escritores chineses e duas companhias por violar direitos autorais, segundo a agência.
Um grupo de escritores chineses entrou com uma ação contra a Apple neste ano alegando que aplicativos na App Store vendiam e-books sem autorização. Os oito autores exigiam 10 milhões de iuanes em indenização. "Estamos desapontados com a decisão. Alguns dos autores que mais vendem na China vão receber somente 7.000 iuanes. A decisão estimula a pirataria", disse à Reuters o representante do grupo, Bei Zhicheng.
A Apple afirmou, em comunicado, que "leva muito a sério" a questão de infração de direitos autorais. "Estamos sempre refinando nosso serviço para ajudar os autores a proteger seus direitos", afirmou a porta-voz da empresa norte-americana, Carolyn Wu.
|
Prefeito revoga ponto facultativo do próximo dia 31
O prefeito Nelson Trad Filho(PMDB) revogou o decreto de ponto facultativo para os servidores públicos municipais da próxima segunda-feira (31), seu último dia de mandato.
De acordo com a assessoria de imprensa, o prefeito não deu uma justificativa sobre o motivo da revogação, apenas disse que pretende cumprir sua agenda de trabalho até o final. Com isso, todos os setores da prefeitura trabalharão normalmente na segunda-feira.
Réveillon em Campo Grande terá atrações musicais e queima de fogos
Para entrar o ano de 2013 com boas energias, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura promove na segunda-feira, próximo dia 31 de dezembro, uma festa especial e bem animada, com direito a shows musicais e queima de fogos para brindar a chegada do novo ano. O evento, que deve atrair cerca de cinco mil pessoas, terá início às 21 horas, na Fernando Correa da Costa – acesso pela Avenida Calógeras.
O Reveillon da Fernando Corrêa da terá animação de Michele e Banda, que abre o evento. A festa continua com o show pirotécnico, já tradição do espetáculo, que deve durar cerca de dez minutos para abrilhantar ainda mais a noite. Após o brinde do prefeito Nelson Trad Filho, quem anima o evento até às 3 horas será a cantora Vanessa Ayala e Banda Maria Elétrica.
Para garantir a tranqüilidade do público, a Fundac contratou 50 seguranças que vão atuar junto da Polícia Militar (PM). Profissionais do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Ciptran (Companhia Independente de Transporte e Trânsito) também darão apoio ao evento. Além disso, 30 guardas municipais vão contribuir para manter a ordem no local. Vale destacar que será realizado um esquema de isolamento especial para o show pirotécnico.
O Reveillon 2013 da Fundac será na Avenida Fernando Corrêa da Costa, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras. A montagem do palco terá início no dia 30, a partir das 21 horas. A prefeitura irá divulgar nos próximos dias como serão feitas as interdições nas vias próximas do local do evento. A entrada para assistir aos shows é gratuita.
Fiat lança série especial para Novo Uno e Novo Palio
AutoEsporte
A Fiat lança na última semana do ano a série especial Interlagos para o Novo Uno Sporting e o Novo Palio Sporting, com preços de R$ 36.830 e R$ 43.860, respectivamente. As versões foram apresentadas para o público em outubro, durante o Salão de São Paulo.
A série especial traz a cor exclusiva Amarelo Interlagos, com retrovisores, aerofólio traseiro e siglas na cor preta brilhante. Esta série também traz rodas de liga leve com pintura exclusiva. O interior ganhou decoração específica, com a aplicação de uma nova costura amarela no tecido dos bancos e no volante em couro.
O Novo Uno Interlagos ganha ainda em sua lista de conteúdos de série ar condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, quadro de instrumentos com aro cromado, pedaleiras esportivas, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth® e entrada USB, mais porta-objeto móvel.
Já o Novo Palio Interlagos, além de todos os conteúdos da versão Sporting, traz a mais de série teto solar elétrico, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth® e entrada USB, mais comandos de rádio no volante, retrovisores externos elétricos e vidros traseiros com acionamento elétrico.
Uno Interlagos sai por R$ 36.830 (Foto: Divulgação)
Edição especial Palio Interlagos sai por R$ 43.860 (Foto: Divulgação)
Edição especial Palio Interlagos sai por R$ 43.860 (Foto: Divulgação)
Ministro fala em subsídio para compra de TV digital
Ae
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que está em análise a possibilidade de conceder subsídios para que as famílias possam adquirir aparelhos digitais ou conversores (set-top box), e assim substituir as transmissões pelo sistema antigo, o analógico. "Precisamos acelerar a digitalização, e se não houver uma ação forte do governo, a meta de 2016 vai atrasar", disse Bernardo.
O estímulo para que famílias modernizem seus equipamentos de TV não é inédito. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo chegou a distribuir aparelhos quando decidiu utilizar apenas a TV digital. "E lá, a TV aberta nem é tão importante quanto no Brasil", observou o ministro.
O governo também estuda medidas de incentivo para que as emissoras acelerem a digitalização. "Vamos precisar de medidas fortes", disse Bernardo, sem antecipar o que será feito. O problema está nos cerca de 500 municípios que utilizam a frequência de 700 megahertz (MHz), e que concentram perto de 80% da população brasileira. O governo quer que eles transmitam apenas sinais digitais, o que abriria espaço para licitar a faixa para a banda larga móvel de quarta geração (4G).
Essa é apenas uma das mudanças tecnológicas em curso que, na visão do ministro, ajudarão a elevar os investimentos do setor em 2013. Num momento em que despertar o "espírito animal" do empresariado é prioridade da presidente Dilma Rousseff, Bernardo avalia que o setor de telecomunicações deu uma contribuição importante.
As empresas investiram de 12% a 13% mais em 2012 do que no ano passado, e é possível que o volume chegue perto de 25 bilhões de reais. Se confirmada essa cifra, será batido o recorde de 2001, ano de privatizações, quando os investimentos chegaram a 24,2 bilhões de reais.
Outro setor que vai intensificar investimentos no ano que vem é o que utiliza comunicação máquina a máquina. São serviços como monitoramento de veículos e câmeras de segurança por chip, que deverão decolar porque o Congresso Nacional aprovou recentemente a desoneração tributária das ligações entre chip e central. Falta a edição de um decreto, que deverá ficar pronto no primeiro trimestre de 2013.
Haverá investimentos fortes também na construção da infraestrutura para a telefonia 4G. A meta é que o serviço seja oferecido no ano que vem nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, mas a expectativa é que ele chegue a sete ou oito capitais, incluindo São Paulo.
UFMS destina 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas
Correio do Estado
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) confirmou que 12,5% das 4.115 vagas em 2013 serão destinadas para as cotas, que contemplarão os alunos que realizaram ensino médio em escolas públicas.
O critério de seleção será feito de acordo com o resultado dos estudantes no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e as inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 11 de janeiro através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O resultado será anunciado no dia 14.
Apesar de ser a primeira vez que UFMS adota o sistema para preenchimento de cotas, a pró-reitora de Ensino de Graduação em exercício, Yvelise Maria Possiede, acredita que é o início do avanço na educação pública.
|
iPad 5 será lançado em março e terá apenas 7,4 mm de espessura
Techtudo
A Apple já trabalha na próxima geração do iPad e ele será o mais leve e fino já lançado. O novo rumor aponta que o iPad 5 terá design semelhante ao do iPad Mini e suas dimensões serão de 23,7 cm de altura, 16,9 cm de largura e apenas 7,4 mm de espessura. Para efeitos de comparação o iPhone 5 possui 7,6 mm de espessura.
Caso se confirme o iPad 5 chegará ao mercado entre Março e Abril de 2013, um ano após ao lançamento da última versão e seguindo o ciclo de lançamento anual estabelecido pela empresa. O mesmo relatório informa ainda que a quinta geração do iPad trará o mesmo Display de Retina com 9,7 polegadas da geração anterior, e sua resolução de 2048 x 1536 e capaz de exibir 264 pixels por polegada.
Entretanto estas especificações podem ser diferentes na versão final do iPad 5, já que são inferiores ao tablet da concorrência, o Google Nexus 10, que possui um display PLS TrueRGB, com resolução de 2560 x 1600 e de 300 ppi.
De acordo com o site japonês Macotakara, a Apple também trabalha na próxima geração do recém-lançado iPad Mini. A grande novidade do iPad Mini 2 será a tela, ele também terá a Retina Display que atualmente equipa o iPad 4, o que poderá representar aumento significativo no preço do aparelho, que custa hoje US$ 329 (cerca de R$ 720).
Vale lembrar que a Apple demorou, mas iniciou as vendas do iPad 4 no Brasil, disponível desde o dia 14 com preços entre R$ 1749 e R$ 2,5 mil para a versão mais completa. Já o iPad Mini segue sem previsão de início das vendas.
|
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Seguro obrigatório de carros de passeio e motos sobe 4,63%
Folha Press
A Susep (Superintendência de Seguros Privados) elevou em 4,63% o preço do seguro obrigatório (Dpvat) pago pelos donos de carros de passeio, táxis, motos, caminhões e tratores. Os novos preços valerão a partir de 1º de janeiro de 2013. Para os ônibus e micro-ônibus não haverá aumento.
Para veículos de passeio e táxis, o valor total, incluindo a cobrança de 0,38% de IOF e de R$ 4,15 pela emissão do bilhete, deve ficar em R$ 105,63.
Para as motocicletas e similares, o valor total a ser pago deve ficar em R$ 292.
Já o valor total a ser pago pelos donos de máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral, quando licenciados, camionetas tipo picape de até 1.500 quilos de carga, caminhões e outros veículos deverá ficar em R$ 110,38.
Proprietários de ônibus, micro-ônibus e lotações com cobrança de frete continuarão pagando R$ 396,49.
Para micro-ônibus (cobrança de frete e lotação não superior a dez passageiros) e ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete, o valor total cobrado permanecerá em R$ 247,42.
Já as indenizações pagas em casos de acidentes de trânsito não mudam: R$ 13,5 mil (morte e invalidez) e até R$ 2.700 (despesas médicas).
Desconto pós-Natal requer atenção redobrada
Folhapress
O Procon-SP alerta os consumidores para "armadilhas" que possam ocorrer durante as liquidações promovidas nos dias depois do Natal.
Até sábado, um saldão de Natal chamado "Boxing Week" promete descontos de até 70% em lojas virtuais.
O órgão estimula os consumidores que se depararem com problemas -como promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes do saldão ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet- a fazer denúncias com a hashtag falsodesconto no Twitter (@proconspoficial) e no Facebook (www.facebook.com/proconsp) do Procon e enviar uma imagem da página com o problema.
"Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo", afirma.
Ainda segundo o órgão, moradores do Estado de São Paulo que tiverem dificuldade em concretizar a compra pela internet por indisponibilidade do produto ofertado com preço promocional podem encaminhar o caso ao atendimento eletrônico no site do Procon-SP.
Em novembro, o Procon-SP notificou diversas empresas que participaram da "Black Friday" por indícios de maquiagem nos descontos.
Recomendações:
- Compare os preços, inclusive com empresas que não participam da promoção
- No caso de maquiagem de preço -quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de fornecer o desconto-, o consumidor tem direito de obter o desconto pelo preço real, que era usualmente praticado antes da promoção
- Mercadorias entregues posteriormente devem ser conferidas no momento do recebimento. Se houver alguma irregularidade, devolva o produto com especificação do problema na nota de entrega e entre em contato com o estabelecimento para solucionar a questão
- Verificar as formas de pagamento oferecidas pelo site. Evite os que aceitam somente boleto bancário
- Opte por comprar à vista para não comprometer seu orçamento a longo prazo. Se for parcelar, fique atento aos juros
- Nas compras feitas por internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir em até sete dias contados a partir da confirmação da compra ou do recebimento da mercadoria. Se for o caso de uma contratação de serviço, a data conta a partir da contratação
- Formalize, por escrito, a desistência e, se for o caso, a devolução do produto recebido. O consumidor tem direito da devolução integral de qualquer valor que tenha sido pago (inclusive frete e taxa de postagem)
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.)
- Só faça compras em computadores com antivírus e firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) atualizados
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos
Cinema,aspirina,e urubus,é atração hoje do CineMis
A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do SOM), inicia no mês de dezembro o Programa CineMIS Especial de Férias, que se estenderá até fevereiro promovendo a exibição gratuita de filmes nacionais de longa-metragem pertencentes ao seu acervo, de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas.
O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS desenvolve ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.
Programa CineMIS Especial de Férias
Os filmes que serão exibidos no Programa CineMIS Especial de Férias foram doados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e compõem um panorama abrangente e diversificado da recente produção cinematográfica nacional - desconhecida por grande parte do público em geral –, possibilitando certa reflexão sobre a identidade brasileira a partir das muitas possibilidades de expressão já realizadas no País por meio da linguagem audiovisual.
Segundo Américo Calheiros, presidente da FCMS, “o Programa CineMIS Especial de Férias democratiza o acesso às produções audiovisuais nacionais, principalmente neste período do ano, quando grande parte da população tem mais disponibilidade de tempo e precisa de opções diferenciadas de lazer, entretenimento e cultura”.
A curadoria e a programação, com indicação etária por dia da semana tem por objetivo melhorar a comunicação/aproximação do público junto ao MIS e foram cuidadosamente produzidas por Ivone Moreira, gestora de Artes e Cultura, e Rodrigo Arce, estagiário do curso de História (UFMS).
Inscrições para exame de seleção do IFMS continua até janeiro
Da redação
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) continua com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2013. São 880 vagas para cursos técnicos de nível médio integrado nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O acesso ao sistema de inscrições e os editais do processo seletivo estão disponíveis no site www.ifms.edu.br.
Os interessados devem se inscrever até 13 de janeiro, pela internet. A taxa é de R$ 35,00 e pode ser recolhida em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 16 de janeiro.
Para concorrer, é necessário ter o ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo, no caso dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
A prova, com questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais, está marcada para o dia 17 de fevereiro e o resultado deve ser divulgado até o dia 11 de março.
Cotas - Metade das vagas em cada curso é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. Desse total, um percentual de vagas é reservado aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, ainda, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
A opção por concorrer como beneficiário de ação afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição.
Estudante de Campo Grande vence prêmio Energia Limpa
Da Redação
O Projeto AGORA, iniciativa de comunicação integrada de empresas e entidades ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar, encerrou suas atividades em 2012 com sua quarta grande ação educativa bem sucedida. O “Desafio Energia Mais Limpa” atingiu quase 1 milhão de estudantes, e 2 mil deles elaboraram cartas dirigidas à presidente Dilma Rousseff respondendo à pergunta: “De que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”
O corpo de jurados do Desafio selecionou 29 cartas, recolhidas em evento realizado em São Paulo para entrega dos prêmios aos autores, seus professores e suas escolas. Cada estudante foi contemplado com um tablet, enquanto os professores que conduziram os trabalhos em classe foram premiados com um computador tipo notebook. As escolas de onde vieram os vencedores receberam um projetor do tipo Datashow. As cartas vencedoras estão disponíveis na seção de ARQUIVOS do site do Projeto AGORA.
Em Mato Grosso do Sul, foram escolhidas as duas melhores redações para concorrer a nível nacional. Os premiados foram Inara Cristaldo Rocha da Silva, estudante de 14 anos do 9º ano da Escola Estadual Coronel Juvêncio, localizada em Jardim; e Igor Palhano de Andrade, estudante do 8º ano da Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira, em Campo Grande. Ambos estudantes concorreram com cerca de 2 mil inscritos e a ação durou quatro meses com trabalho em sala de aula, por meio de um kit educacional do Desafio - distribuído em 14 mil escolas participantes de MS, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
Na capital, comércio vai iniciar saldão em 2013 desconto de até 70%
Correio do Estado
Mesmo precisando lidar com contas salgadas no início do ano, o consumidor costuma ser atraído pelas tradicionais liquidações de queima de estoque. Em Campo Grande, a previsão é que os descontos cheguem a 70% após o dia 2 de janeiro. Os lojistas vão baixar os preços no começo de 2013 para chamar a atenção dos clientes e vender itens que encalharam no estoque.
De acordo com o economista da Fecomércio/MS, Thales de Souza Campos, os descontos geralmente variam de 30% a 70%, dependendo do produto e da estabelecimento.
“Normalmente, o preço dos brinquedos cai bastante, assim como o de produtos perecíveis, panetones e chocotones, por exemplo”, explica. Segundo o economista, os comerciantes passam a conferir o que ainda não foi vendido a partir da próxima semana.
“Eles precisam pagar os fornecedores e por isso querem vender o mais rápido possível os produtos exclusivos ou que vão estar fora de moda no ano que vem”, exemplifica.
Globo Livros vence leilão para publicar novo romance de Khaled Hosseini
FolhaPress
A editora Globo Livros venceu em leilão o direito de publicação do novo romance de escritor afegão Khaled Hosseini, "And The Mountains Echoed" (ainda sem título definido em português), inédito no Brasil. O lançamento deve acontecer no primeiro semestre de 2013.
No leilão, realizado na terça-feira passada, dia 18, a editora também arrematou o direito de relançamento do best-seller "O Caçador de Pipas", obra mais conhecida de Hosseini, que vendeu dois milhões de exemplares no Brasil. A nova edição deve sair pela Globo Livros também no próximo ano.
O valor do lance não foi divulgado pela editora.
"And The Mountains Echoed" conta a história de diversas de gerações de uma família --tema que é caro ao autor. Em "O Caçador de Pipas" e também no sucesso "A Cidade do Sol", as relações familiares estão no centro do enredo.
Hosseini é considerado um dos romancistas mais lidos no mundo. Juntos, "O Caçador de Pipas" e "A Cidade do Sol" venderam 38 milhões de cópias em mais de 70 países.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
The Wanted planeja escrever autobiografia
Folha Press
Assim como Justin Bieber - que fez sua própria biografia com poucos anos de carreira -, o grupo The Wanted também deseja registrar seus primeiros anos de sucesso em um livro. Isso foi o que o integrante Tom Parker revelou.
“Nós fizemos um livro de fotos há alguns anos e conversamos sobre uma autobiografia de verdade nos últimos meses. Não nos achamos grandes rockstars, mas queremos que as pessoas saibam exatamente o que acontece na banda”, contou o jovem ao jornal “Daily Mail”.
No entanto, a obra não vai incluir as polêmicas declarações do grupo – que já atacou diversas vezes Christina Aguilera e o One Direction. Como o cantor revelou: “Não estou preocupado em escrever algo assim. Acho que as pessoas gostam do fato de que nós falarmos a verdade. Algumas pessoas gostam disso e outras não, mas não iremos mentir”.
Vale lembrar que a banda ainda promete o lançamento do terceiro CD, previsto para abril de 2013, e ainda a estreia de uma nova turnê mundial, incluindo a América do Sul.
Hipermercado na Romênia choca clientes ao exibir filme pornô em TVs
G1
Clientes de um hipermercado na Romênia ficaram chocados após um filme pornô ser exibido em TVs que estavam expostas. Um consumidor filmou com o celular pelo menos oito aparelhos de TV mostrando uma mulher fazendo sexo oral em um homem.
O vídeo chegou a ser publicado no Facebook, mas depois foi excluído. As imagens, porém, ainda podiam ser vistas nesta quarta-feira (26) no site YouTube, segundo o jornal "Libertatea".
TVs mostraram mulher fazendo sexo oral em um homem (Foto: Reprodução)
Comércio volta a funcionar em horário normal na Capital
O comércio de Campo Grande volta a funcionar em horário normal nesta quarta-feira (26), das 8h às 18h.
No domingo (30) as lojas ficam abertas das 9h às 17h e no dia 31, véspera de Ano Novo, funcionam até às 16h.
No caso dos shoppings o funcionamento será normal, ou seja, das 10h às 22h. Na segunda-feira, as lojas abrem até às 18h.
Confira a programação da Cidade do Natal
A Cidade do Natal abre hoje (26), a partir das 16h. Confira a programação:
16h às 19h30 – Rádio do Natal
19h30 – Parada do Natal – Banda Marcial Manoel Bonifácio (circuito)
20 horas – Show com o cantor Paulo Sérgio
21 horas – Banda Benny
|
CineMIS exibe hoje o filme Caixa Dois
O projeto CineMIS exibe hoje (26) o filme "Caixa Dois", a partir das 14h, no MIS (Museu da Imagem e do Som). A entrada é gratuita.
O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS desenvolve ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.
Programação para 26/12/12
Filme: Caixa Dois
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse
Luiz Fernando (Fúlvio Stefanini) é um banqueiro rico, que em uma transação de precatórios consegue um ganho extra de R$ 50 milhões. Como o doleiro que geralmente desconta o cheque e envia os dólares para sua conta em Zurique está em coma, Luiz decide usar sua secretária (Giovana Antonelli) como "laranja". Porém ele se vê em apuros quando Romeiro (Cássio Gabus Mendes), seu funcionário e que levaria inicialmente R$ 2 milhões da transação, coloca um dígito errado ao fazer o depósito. Isto faz com que o dinheiro caia na conta de uma mulher trabalhora e honesta (Zezé Polessa), cujo marido (Daniel Dantas) foi recentemente demitido pelo banco de Luiz Fernando. Ao saber do caso ela se recusa a fazer o estorno, gerando complicações para todos.
Ficha técnica
Gênero: Drama Idioma:Português Duração: 81min Ano: 2006
Casa noturna de Campo Grande elege doze personalidades
Final de ano é época em que empresas entregam as lembranças e brindes que serão oferecidos aos clientes e amigos. Sempre inovando no mercado do entretenimento, a casa noturna Cabaret 3.0, genuinamente sul-mato-grossense, resolveu apostar em uma lembrança diferenciada. Inspirada em um dos calendários mais famosos do mundo, o da Pirelly, o Cabaret elegeu doze pessoas de diferentes áreas para integrar o calendário da casa, todas de Campo Grande. O lançamento acontece no Cabaret, dia 29 de dezembro, a partir da meia noite.
É a primeira vez que um calendário é feito com este tema, com pessoas que nasceram ou moram na Cidade Morena. Segundo o proprietário do Cabaret, Paulo Chaves, o brinde é uma homenagem. “Completamos três anos de funcionamento e realmente acredito na noite campo-grandenses. Por este motivo, resolvemos apostar em quem faz a cidade acontecer”, explicou Paulo Chaves.
Entre escolha de casting, registros e trabalho de pós-produção foram quase três meses de trabalho intenso até a finalização. A equipe escolhida para produzir o calendário é toda da Capital. Quem assina a produção e direção é a jornalista e artista visual Elaine Valdez e o fotógrafo é o prestigiado Marcus Moriyama. O resultado ficou surpreendente e é o que os freqüentadores da casa noturna terão a satisfação de comprovar no dia 29 de dezembro, lançamento da novidade e data em que começará a ser distribuído gratuitamente aos clientes da casa noturna.
Foram selecionados diferentes tipos de beleza que representam a miscigenação presente no Estado, até mesmo um representante da colônia japonesa, a terceira maior do Brasil, não ficou de fora. As personalidades são: Rodrigo Vieira Knorst e Marcello Cavallero, Djs residentes do Cabaret 3; Ricardo Cher, chef de cozinha que mora há quatro anos em Campo Grande; Paola Novaes, hostess do Cabaret; Daniela Biato, estudante de fisioterapia; Lucas Paniago, representante de MS no concurso Mister Mundo em 2013; Rafael Diniz, gerente na área de entretenimento; Aline Dias, barwoman; Priscila Conde, promoter; as gêmeas Mariana e Carolina Yule, estudantes de administração; Paulo Israel, barman; Matheus Moriyama, estudante de medicina; e Camila Maltese, modelo.
A ideia é dar continuidade ao calendário a partir do ano que vem contando com o auxílio dos internautas e clientes que freqüentam a casa para escolha das próximas personalidades. A festa de lançamento será no dia 29, sábado, e terá a presença das doze personalidades do calendário Cabaret 2013 que estarão autografando os primeiros exemplares. Quem anima a noite é o DJ Rodrigo Vieira Knorst. Ingressos limitados. O evento acontece na própria casa noturna, localizada na Avenida Mato Grosso, 1801. Informações pelo telefone 67. 3029-6738 e 9267-0733.
Banda Pop Fiction se apresenta pela primeira vez na Capital
Campo Grande, definitivamente, não é apenas um berço do sertanejo universitário no Brasil. Prova disso é o Lendas Pub, o primeiro pub temático de Mato Grosso do Sul totalmente voltado ao rock n roll e seus derivados. Há oito meses em funcionamento, o lugar já se tornou referência na Capital e ponto de encontro dos músicos de renome nacional que se apresentam aqui.
Aberto de quarta a domingo, sempre com música ao vivo, já passaram pelo palco do Lendas músicos regionais e atrações nacionais, como Serguei, Kiko Zambianchi e Renato Carlini, considerado o melhor cover de Elvis Presley da América Latina. “Desde que abrimos, o pub tem recebido músicos de renome nacional que após o show vem ao Lendas curtir a cidade e relaxar. Alguns até se permitem dar uma palhinha. Aliás, estamos virando referência aos turistas que passam pelo Estado”, disse o proprietário do pub, Paulo Chaves.
Para encerrar o calendário de atrações nacionais de 2012 o Lendas traz no dia 28 de dezembro, pela primeira vez em Campo Grande, a banda paulistana Pop Fiction. Idealizada pela vocalista Bárbara Jardim, a Banda traz o que há de melhor do pop-rock nacional e internacional, sempre priorizando a interação com o público. Por falar em Bárbara Jardim, ela ganhou notoriedade da imprensa e dos fãs após participar dos programas Raul Gil e Sabadaço.
Aliando toda essa experiência de palco com participações de destaque em programas televisivos, Bárbara resolveu iniciar seu próprio projeto: Banda Pop Fiction. Reunindo músicos da mais alta qualidade da noite paulistana, é formada por Marco Aurélio (contrabaixo e vocal); Alex Aliaga (guitarra); e Rafael Gonçalves (bateria). Diversão garantida e som de boa qualidade para encerrar as atrações nacionais de 2012 do Lendas Pub.
A abertura da noite fica por conta da banda Cover Up, a partir das 21h30. Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do Lendas Pub, de quarta a domingo, no horário de funcionamento, ou seja, a partir das 20h. O valor é Mulher R$ 25 e Homem R$ 30. Mais informações pelo telefone 67. 9267-0733.
Quando: 28/12
Horário: a partir das 21h30
Local: Lendas Pub
Endereço: Av. Mato Grosso, 2090 – Jd. dos Estados
Valor: M – 25 / H – 30 (sem consumação)
|
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Pequisa:Corinthians tem o dobro da 2 maior torcida do Paraná
Terra
Atual campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes da Fifa, o Corinthians tem a maior torcida do estado do Paraná com o dobro do número de fãs do segundo colocado, o Atlético-PR. O levantamento é do Paraná Pesquisas e foi publicado ontem pelo jornal Gazeta do Povo. Foram ouvidas 113.962 pessoas em 70 municípios, entre janeiro e novembro de 2012. A margem de erro da pesquisa é de 0,5%.
Segundo os dados, o Corinthians tem 15,77% da preferência dos moradores do Paraná, com população de cerca de 10,5 milhões de pessoas. O Atlético-PR aparece no segundo lugar da preferência, com 7,72%. Na sequência vêm Palmeiras (7,34%), São Paulo (7,12%), Coritiba (6,97%), Flamengo (6,69%), Santos (5,28%) e Paraná (2,08%). Entre os entrevistados, 32,44% disseram não torcer para nenhum clube.
Em 2008, a mesma pesquisa foi realizada e já apontava o Corinthians como líder entre os torcedores do Estado, porém com apenas três pontos percentuais de vantagem para o Atlético. Nesse período, a torcida alvinegra no Paraná cresceu 26,7%, enquanto que a rubro-negra caiu 17%.
Na capital Curitiba, o domínio entre os fãs é dos times do Estado. Das 15.034 pessoas maiores de 16 anos ouvidas na capital, 22,55% afirmaram torcer para o Atlético-PR, enquanto que 21,54% apoiam o Coritiba – em 2008, a vantagem rubro-negra era maior, com 24,6% a 21,3%.
Atualmente, o Corinthians responde pela quarta maior torcida de Curitiba, com 6,37% da preferência. Há um empate técnico com o terceiro colocado, o Paraná, que ostenta 8%. Para a capital paranaense, a margem de erro é de um ponto porcentual.
Diretor do instituto de pesquisas, Murilo Hidalgo aponta que “o momento é corintiano” para retratar o resultado do levantamento. Presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade comenta os números da seguinte maneira: “fora se cultiva o sentimento de a criança, o jovem torcer pelo time da cidade. Aqui é bonito torcer pelo campeão”
Mãe do ator Murilo Benício morre aos 70 anos
Berenice Benício, mãe de Murilo Benício, morreu neste domingo, 23, aos 70 anos. A notícia, dada pelo colunista Léo Dias em seu Twitter, foi confirmada pela assessoria do ator, que não quis dar detalhes e disse que ele não irá se pronunciar sobre o assunto.
Dona Berenice estava lutando contra um câncer no abdômen e chegou a ser internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro, para tentar tratar a doença. Segundo a assessoria do hospital, ela não estava mais hospitalizada no local e havia voltado para casa.
Ainda de acordo com Léo Dias, Dona Berenice lutava há 8 anos contra um câncer nos ovários e teve metástase no fígado, pulmão e intestino
|
Taylor Swift se afasta do som country e usa sua bela voz em outros estilos
Folha.com
"Red", quarto álbum de Taylor Swift, lançado no final de outubro, já vendeu quase 2 milhões de cópias nos Estados Unidos.
Essa marca o coloca como o segundo disco mais vendido naquele país neste ano, perdendo apenas para... "Up All Night", do One Direction.
Se Taylor fica atrás do namorado nas paradas, revida com folga no quesito qualidade. Há seis anos, quando surgiu como adolescente cantando country, ela poderia ser só um rosto bonito.
Melhorando a cada disco, neste ela arrisca uma boa distância do sertanejo americano. Põe para dançar em algumas faixas, flerta com rock and roll em outras. Nas baladas, continua soberana.
Divulgação | ||
A cantora Taylor Swift em show da turnê "Fearless" |
Taylor tem uma vantagem inegável sobre as outras cantoras da mesma geração: a voz belíssima e afinada.
Katy Perry, Rihanna e Ke$ha recorrem a berros e abusam de modulações estranhas para compensar vozes um tanto agudas e de pouco alcance. Taylor é uma sereia.
Fica evidente nas canções lentas como "Sad Beautiful Tragic" e "All Too Well" -com ecos da batida country que a lançou no mercado, usando bandolins e violões.
O álbum vem com um CD extra que traz seis faixas, todas interessantes. Destaque para a releitura acústica da agitadinha "State of Grace", que abre o disco principal.
Ficam sobrando apenas as músicas que Taylor divide com "convidados", prática já desgastada da indústria.
A boa "Everything Has Changed", com Ed Sheeran, e a fraca "The Last Time", com Gary Lightbody (cantor do Snow Patrol) não acrescentam nada ao disco. Taylor Swift sozinha resolve.
RED
ARTISTA Taylor Swift
GRAVADORA Universal
QUANTO R$ 30
AVALIAÇÃO bom
ARTISTA Taylor Swift
GRAVADORA Universal
QUANTO R$ 30
AVALIAÇÃO bom
Carnê do IPVA pode ser impresso pela internet em MS
A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) já distribuiu, via Correios, todos os carnês do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) relativos ao exercício de 2013. Quem ainda não recebeu o carnê do IPVA deve procurar uma agência fazendária ou do Detran ou também pode acessar o boleto no endereço eletrônico www.sefaz.ms.gov.br .
IPVA de veículo popular tem redução de até 16% O IPVA, que correspondente a veículos usados, pode ser pago mediante uma das seguintes formas: pagamento em parcela única, com desconto de 10% ou pagamento em até três parcelas mensais e iguais. O pagamento em parcela única deve ser feito até o dia 31 de janeiro de 2013. Em 2012, 90% dos contribuintes quitaram o IPVA à vista.
Se for parcelado, o contribuinte ou o responsável deve recolher até o dia 31 de janeiro de 2013 a primeira parcela; 28 de fevereiro de 2013, a segunda parcela e 27 de março de 2013, a terceira parcela.
O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 25 no caso de veículos de duas rodas (motocicletas) e R$ 50 no caso dos demais veículos. O atraso no pagamento de qualquer parcela implica a atualização do débito e o acréscimo de juros de mora e multa, na forma da lei.
Não estava na minha hora diz Pedro Leonardo no Domingão
Terra
Em sua primeira apresentação desde que sofreu um acidente e abril deste ano, Pedro Leonardo esteve no Domingão do Faustão na companhia do pai, Leonardo. "Não estava na minha hora", disse Pedro, visivelmente emocionado.
Leonardo entrou primeiro no palco da atração e cantou a música Beber, Beber. Empolgado, o público se levantou, dançou, bateu palmas e cantou com o sertanejo. Após relembrar momentos marcantes, como a morte do irmão, Leandro, em junho de 1998, foi a vez de falar sobre o acidente de carro com o filho, Pedro Leonardo. O veterano da música reviveu os momentos, as palavras dos médicos e os sentimentos à medida em que assistia às cenas do ocorrido. "Eu achei que não ia ter jeito", disse, sobre a possibilidade de Pedro superar os traumas. "Chegamos a falar em organização de velório", completou.
Também emocionado, Faustão chamou: "ô Pedrão, vem cá, cara". Deus falou para mim: não tá na sua hora não, volta e vai trabalhar, respondeu Pedro ao entrar no estúdio. Na companhia do pai, ele soltou a voz em Não Aprendi Dizer Adeus. Após a música, os dois se abraçaram e receberam os aplausos da plateia, que estava acompanhada por faixas e mensagens de amor ao músico. Eles ainda cantaram Talismã e Dia de Rodeio.
Apesar de já estar recuperado, o retorno de Pedro aos shows ao lado do primo e parceiro de dupla, Thiago, só deve acontecer em maio de 2013. Em tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia para recuperar totalmente os movimentos e a fala, ele já canta, toca violão e joga videogames normalmente.
|
Veja as manchetes dos principais jornais desta segunda-feira
*
Jornais nacionais
Folha de S.Paulo
Assembleias vetam ações do STJ contra cinco governadores
Assembleias vetam ações do STJ contra cinco governadores
O Estado de S.Paulo
Diálogos revelam despreparo de técnicos durante apagão
Diálogos revelam despreparo de técnicos durante apagão
O Globo
Mudança de tática - Fisco fecha o cerco para recuperar R$ 630 bi
Mudança de tática - Fisco fecha o cerco para recuperar R$ 630 bi
Valor Econômico
Correio Braziliense
Nova Lei Seca alerta brasilienses no natal
Nova Lei Seca alerta brasilienses no natal
Estado de Minas
Boca no trombone
Boca no trombone
Zero Hora
Nova Lei Seca levou 39 para a delegacia
Nova Lei Seca levou 39 para a delegacia
*
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Republicanos silenciam sobre "abismo fiscal"
Republicanos silenciam sobre "abismo fiscal"
Clarín (Argentina)
Um milhão de aposentados esperam uma decisão da chave da Corte
Um milhão de aposentados esperam uma decisão da chave da Corte
Cidade do Natal tem programação para toda a família
Aberta desde o começo do mês nos altos da Afonso Pena, a Cidade do Natal está com programações para agradar toda a família.
Confira as atrações para hoje (24), véspera de Natal:
16h às 19h30min – Rádio do Natal
19h30min – Parada do Natal – Banda Marcial Manoel Bonifácio (circuito)
20h – Show com a Banda Elite
domingo, 23 de dezembro de 2012
A luta de James Joyce para reter o presente
Folha.com
James Joyce passou a vida em busca de epifanias. Não a manifestação divina, mas pequenas ou grandiosas iluminações que, ele acreditava, escondiam-se sob os fatos e seriam capazes de arrancá-lo do presente repleto de mesmice e angústia --luta, em grande parte decepcionante, para libertar-se da Irlanda, das influências e lembranças familiares, do catolicismo e de sua própria fragilidade.
Herdada do cristianismo, essa tentativa de compreender a realidade a partir de uma perspectiva transcendental refuta as interpretações comuns do tempo.
Para Joyce, a história não pode ser um contínuo corruptível, com começo, meio e fim, mas, como dizia Gregório de Nissa, deve ir "de começos em começos por começos que não têm mais fim". Ou, nas palavras de Agostinho de Hipona, em suas "Confissões", "não existem coisas futuras nem passadas; nem se pode dizer com propriedade: há três tempos, o passado, o presente e o futuro; mas talvez se pudesse dizer com propriedade: há três tempos, o presente respeitante às coisas passadas, o presente respeitante às coisas presentes, o presente respeitante às coisas futuras".
Os motivos do escritor irlandês, contudo, não eram religiosos ou teológicos; ele não estava preocupado em sublimar a imanência ou distinguir, de forma profética, o destino do homem e do mundo.
O que Joyce transformou em técnica literária, o registro do que ele acreditava serem revelações nasce do desespero para perpetuar o presente, do temor de que tudo lhe escape a cada instante. Ele tenta reter a essência dos fatos --para que o tempo não passe, não se desdobre. Como afirma Harry Levin no clássico "James Joyce: A Critical Introduction" (1941), "o afã de toda a vida de Joyce foi escapar do pesadelo da história, conceber a totalidade das experiências humanas num plano simultâneo, sincronizar passado, presente e futuro".
Dois lançamentos da editora Iluminuras mostram aspectos do desespero joyciano: se "Epifanias" [intro. e trad. Piero Eyben, 112 págs., R$ 35] apresenta alguns dos resultados que o autor alcançou na tentativa de revelar mistérios para os quais a maioria dos homens está cega, em "Cartas a Nora" [org. e trad. Sérgio Medeiros e Dirce Waltrick do Amarante, 152 págs., R$ 38], correspondência enviada a sua mulher, Nora Barnacle (1884-1951), conhecemos a aflição no seu estado mais cru, livre das regras que o autor se impunha ao escrever literatura.
DESIGUAL
"Epifanias" é um livro desigual, provoca reações opostas. Para o editor e crítico literário John Gross, esses pequenos textos são "obstinadamente exânimes", "carentes de drama", "amorfos e insubstanciais". Na opinião de Harry Levin, podem ser lidos "como exemplos de um gênero único e delicado, manifestações concretas da quidditas[essência] escolástica ou do porquê das coisas". Ambos estão certos, a depender do trecho.
O leitor que enfrenta a primeira epifania pensará como Gross. Trata-se de um diálogo que só adquire sentido ao ser redescoberto no início de "Retrato do Artista Quando Jovem". Mas, se não empreendemos esse exercício detetivesco ou não procuramos o auxílio de um guia seguro, as poucas linhas transformam-se numa cena desprovida de sentido --e podem despertar a culpa no leitor inexperiente, que se perguntará por que não percebe a singularidade de um texto do autor de "Ulysses".
Não há erro nenhum, no entanto, pois esses fragmentos são apenas exercícios de estilo, excertos de diálogos, rápidas cenas urbanas, visões do mundo onírico, amostras do que ele desenvolveria nos contos e romances.
As epifanias mostram a distância que há, quando se dispõe apenas de palavras, entre pretender desvelar um episódio fortuito e atingir realmente o objetivo, a ponto de produzir algo semelhante a um arrebatamento. Convidam o leitor a se manter equidistante da veneração e do menosprezo; só assim não se comportará como alguns obsessivos estudiosos, que poderiam descobrir literariedade até numa lista de compras, se encontrassem uma escrita por Joyce.
Mas há passagens extraordinárias, como a "Epifania 33", na qual a primeira impressão, fotográfica, prolonga-se num quadro noturno povoado de prostitutas melancólicas e carentes. Ele a utilizará anos mais tarde, no "Ulysses", mas antes transcreve o trecho, com variações, numa carta pungente que envia a Nora, em 29 de agosto de 1904. Só após lermos tal peça autobiográfica começamos a entender esse homem dilacerado pelo remorso e pelo anseio de ser famoso.
É curioso que, num espaço de três décadas, esta seja a segunda edição brasileira das cartas de Joyce a Nora --a primeira, de 1982, foi lançada por Massao Ohno e Roswitha Kempf, com tradução de Mary Pedrosa. Nossos editores parecem dar preferência às confissões íntimas do escritor, desprezando, na ampla epistolografia que deixou, as cartas, por exemplo, ao poeta Ezra Pound (1885-1972) ou a Sylvia Beach (1887-1962), sua benfeitora, que editou o "Ulysses" em 1922.
ÊXTASE
De qualquer forma, a correspondência revela muito mais que o escritor fetichista. Nora não foi apenas a epifania carnal de Joyce; veja-se, em 21 de agosto de 1909, a descrição próxima a um êxtase místico: "Teu amor me atravessou e agora sinto que a minha alma é algo assim como uma opala, isto é, cheia de matizes e de cores estranhamente variáveis".
Antes, tornou-se, para o escritor apóstata, a substituta profana da Virgem Maria: "Minha mãezinha, me ponha no escuro santuário do teu útero. Proteja-me, querida, do mal! Sou muito criançola e impulsivo para viver só. Me ajude, querida, ore por mim!" (24 de dezembro de 1909). Esse trecho e outros, repletos de lamentos tediosos de menino inseguro e desprotegido, não passam de degradações, na forma e no conteúdo, das epifanias 7 e 34, nas quais brilha o tema do amor maternal.
À parte os clichês melosos e as súplicas infantis, o desespero de Joyce se irradia por todas as direções. Exige que Nora recorde os locais onde se encontraram e, segundo ele, foram felizes. Ela passa cinco dias sem lhe enviar uma carta, e ele a acusa de ter esquecido "os belos dias do nosso amor". Reconhece que tal cobrança é algo monstruoso --mas volta a fazê-la na mesma carta (12 de julho de 1912). Quando está em Dublin, visita repetidamente esses lugares, incluindo os que ela habitou; e sua desesperadora insistência em recordar está longe do sereno "presente respeitante às coisas passadas" de Agostinho: "Vejo-te... vejo-te... vejo-te...", repisa ele a 25 de outubro de 1909, buscando epifanias que façam renascer o passado tirânico.
Há igual sentimento em relação ao futuro. Reconhece que as "ambições desmedidas" são as "forças dominantes" de sua vida (27 de outubro de 1909) e a promessa de alcançar a fama, o sonho de Stephen Dedalus, seu alter ego, de um tempo ulterior em que suas epifanias serão enviadas a "todas as grandes bibliotecas do mundo, incluindo a de Alexandria" (em "Ulysses"), ecoa pelas cartas.
Nada muda quando se trata do "presente respeitante às coisas presentes". O Joyce perfeccionista, capaz de ordenar detalhes no vestuário de Nora, é o mesmo que visitava amigos para anotar trechos de seus diálogos e apreender, nas conversas banais, o indício de algo único, revelador. Ele reconhece, a 22 de agosto de 1912, sua compulsão: após perguntas e recomendações que descem a detalhes da higiene pessoal de Nora, exclama, referindo-se a si mesmo, num paroxismo, "Pobre Jim! Sempre planejando e planejando!".
A realidade se encarregou de atormentar o autor de "Finnegans Wake" com antiepifanias. E, apesar do permanente remordimento da consciência --o "agenbite of inwit" que ele inocula em Dedalus e Leopold Bloom, de "Ulysses"--, Joyce conseguiu extrair beleza do desespero. Os "cascos que brilham no meio da pesada noite como diamantes, apressando-se para além do gris" ("Epifania 27") ou os olhos de Nora, "flores silvestres azuis crescendo em alguma sebe emaranhada e molhada de chuva", na carta escrita a 19 de novembro de 1909, são comoventes.
Mas a "besta ártica", que o escritor fustiga com a bengala na "Epifania 16", avulta de forma perturbadora: ela é o próprio James Joyce, contorcendo-se sobre si mesmo e murmurando palavras numa língua incompreensível.