Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
MS ocupa o ranking de municipios com bibliotecas
Cinema mais barato amanhã
Santo de Casa apresenta o show A Deriva, e lança CD
Eletrosul lança projeto de geração de energia solar
Prefeitura organiza Feira de Artesenato para os servidores
peça de Eri Johnson chega a capital
Festival da canção do servidor inicia nova fase
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Neste domingo tem caminhada pelo meio ambiente
Santo de Casa apresenta o show A Deriva, e lança CD
Peça Manual de Barros é apresentada domingo
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Taques lança livro em homenagem a Manoel de Barros
Gobstopper e Mandioca loca tocam no som da Concha
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Domingo Cultural traz Barulho Zen e a Companhia Dançurbana
Quinta tem Sarau dos Amigos
Espaço da poesia divulga obras de autores regionais
MIS oferece curso baisco de fotografia com camera digital
peça Manual de Barros(sem palavras) é apresentada domingo
Sesi expoe automovel que sera sorteado na Meia-Maratona Internacional do Pantanal
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Stockcar-final dia 4 em Campo Grande
Material sobre Cibercrimes esta disponivel no site do evento
Dolce Bauru atende o publico e faz show com Almir Sater
Trem Ambiental chega a Terenos
Sabado tem Circuit Bending no Garage
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Grupo tradição concorre ao Grammy,como melhor album
Confra o resultado da 6 etapa do MotoCross Nacional
Oficina de critica de cinema começa hoje na capital
domingo, 20 de setembro de 2009
Roupa Nova faz show na capital dia 11
Filme com Jude Law como mulher,estreia primeiro em celulares
Filme produzido por Oprah winfrey leva premio em Toronto
Gisele sera embaixadora da ONU para o meio ambiente
Livro traz grunge com texto do lider do sonic Youth
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Cibercrime é tema de Workshop que começa hoje na UFMS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza nos dias 17 e 18 de setembro no Teatro Glauce Rocha o workshop Cibercrimes. O evento tem como objetivo discutir o crime pela Internet, a legislação a respeito e as possíveis formas de combate.
No dia 17 a programação tem início às 19h30 com uma apresentação do coral da Universidade e segue com uma palestra do promotor de justiça de São Paulo, Augusto Rossini às 20 horas. Após a palestra, cujo tema é Informática, Telemática e Direito Penal, acontece um coquetel.
No dia 18 às 8h o Senador da República Delcídio do Amaral fala sobre um projeto de lei substitutivo sobre cibercrimes e a necessidade de identificação de usuários. Ainda sobre o mesmo projeto de lei o Senador da República Eduardo Azeredo fala às 9h15 sobre a criminalização de condutas.
À tarde a programação tem início às 14h com a palestra do engenheiro de computação e especialista em perícia de crimes digitais, William Telles, sobre Vestígios de Internet e a prova pericial. Às 15h15 o investigador da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Michel Weiler Neves, fala sobre os crimes pela Internet meios utilizados para as suas práticas e as estatísticas de crimes virtuais no Estado.
A bacharel do curso de Direito da UFMS, Vanessa Cardoso Gai, fala, às 16h15, sobre a classificação dos provedores de Internet e responsabilidade civil e Stenio às 19 horas o Delegado de Polícia Federal responsável pela área de combate a pornografia infantil, fala sobre a CPI da Pedofilia. O evento encerra-se com a palestra tipologia de crimes e criminosos da Internet ministrada pelo psiquiatra José Geraldo Taborda.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.cybercrime.ufms.br . Será emitido certificado de 20 horas de atividades.
Acontece hoje leitura pública do Plano Municipal de Cultura
A Fundação Municipal de Cultura (Fundac) dá continuidade a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que nessa segunda etapa terá a leitura pública para rever o que foi feito em julho. Na primeira etapa, militantes se uniram à comunidade artística por dois dias para desenvolver as diretrizes do plano. Agora o texto, que já passou pela consultoria jurídica, terá uma leitura pública hoje(17), às 19h30, no Armazém Cultural.
O principal objetivo do plano é programar as ações para a cultura do município para os próximos dez anos. "Programando nossas ações poderemos captar e garantir mais recursos, vindos tanto da esfera federal, como da estadual e municipal", explica o diretor presidente da Fundac, Athayde Nery.
Athayde ainda explica que o plano deve ser elaborado agora para assim que as Propostas de Emenda Constitucional (PEC´s) número 236 e 150 foram aprovadas no Congresso Nacional, Campo Grande seja uma das primeiras cidades a mostrar que está organizada para solicitar recursos. A primeira PEC se refere a cultura como direito social do povo brasileiro e a segunda vincula 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento estadual e 1% do municipal a investimentos na área cultural.
Alguns dos principais pontos definidos durante a elaboração feita em julho foram a efetivação de 1% do orçamento municipal para a cultura e a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura e do Fórum Municipal de Cultura. Outras questões como acessibilidade e gestão compartilhada também estão incluídas no plano.
Após a leitura, o texto inda irá para a Câmara Municipal, para ser debatido em uma audiência pública e posteriormente ser transformado em projeto de lei. Nery diz estar otimista com o andamento do plano e comemora o fato de Campo Grande ser uma das cidades pioneiras em sua elaboração.
Festival Pantanal das Águas será lançado esta noite
Solenidade na noite de hoje, quinta-feira, marca o lançamento da quinta edição do Festival Pantanal das Águas que acontece no período de 9 a 12 de outubro, em Corumbá. O ato será a partir das 20h, na ferradura do Porto Geral. Na oportunidade será divulgada toda a programação do evento que prevê shows, campeonatos de pesca adulto e infantil, atividades esportivas, além de outros atrativos.
O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal com a TV Morena e integra o calendário de eventos da Cidade Branca e vai reunir em um só momento, eventos consolidados que fortalecem cada vez mais Corumbá como um destino de grandes acontecimentos turísticos, esportivos e culturais do centro oeste brasileiro.
FCMS patrocina oficina de cenogafia para teatro em Naviraí
Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) patrocina a Oficina de Cenografia para Teatro, com o cenografista Cleison Nantes Sandim, a partir da próxima segunda-feira (21), em Naviraí. O curso acontece até 27 de setembro, no Espaço Arco-Íris, que fica na rua Ronta Porã, 375.
Segundo o cenografista, a capacitação oferece noções de criação em cenografia que valoriza a textura extraída de materiais alternativos e reciclados, que normalmente são descartados como lixo. “Os próprios alunos irão dar sugestões sobre o reaproveitamento de elementos orgânicos e inorgânicos, que serão utilizados com com originalidade e criatividade renovando a linguagem artística”, explicou Cleison.
O projeto visa atender também profissionais de Corumbá, Ivinhema, Três Lagoas e Dourados.Mais informações no telefone (67) 9205-2101.
Cine Brasil exibe filmes sobre o nordeste brasileiro
Na próxima semana, de terça a sexta-feira (22 a 25), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) exibe o Circuito Nordeste na programação de setembro do "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente, através da Programadora Brasil. As exibições acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, às 18h30. O Circuito Nordestino aborda a vida de alguns personagens que marcaram a história brasileira, mostrando o cotidiano do povo nordestino.
Na terça-feira (22), será exibido o filme “Coronel Delmiro Gouveia” (90’/RJ/Ficção/1978/12 anos), com direção de Geraldo Sarno. Em fins do século XIX, Delmiro Gouveia, rico comerciante e exportador do Recife, sofre perseguições políticas. Seu estilo arrojado e aventureiro lança contra ele muitos inimigos, inclusive o governador do Estado. Falido e perseguido pela polícia do governador, Delmiro refugia-se no sertão e recomeça sua atividade de exportador de couros. Monta uma fábrica de linhas de costura, aproveitando a energia elétrica da usina que constrói na Cachoeira de Paulo Afonso e o algodão herbáceo nativo na região. Os ingleses da Machine Cottons, ex-senhores absolutos do mercado, enviam emissários para negociar a situação criada. Delmiro nega-se a vender ou associar-se. É assassinado em 10 de outubro de 1917. Em 1929, a fábrica é adquirida pelos ingleses, destruída e lançada nas águas da Cachoeira de Paulo Afonso. No mesmo dia, vai ser exibido o filme “Delmiro Gouveia: O Homem e a Terra” (90’/BA,SP,RJ/Ficção/1971/12 anos), com direção de Geraldo Sarno, que relata os aspectos da vida e obra do nordestino Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, natural do Ceará. Seu trabalho é pioneiro em Alagoas, iniciando a revolução industrial e hidráulica, ou planificando a eletrificação da região com o aproveitamento da força motriz da Cachoeira de Paulo Afonso.
Na quarta-feira (23), é a vez do filme “Milagre em Juazeiro” (83’/CE/DOC/1999/Livre), com direção de Wolney Oliveira. Em 1889 no Ceará, Padre Cícero Romão Batista, pároco de Juazeiro do Norte, administra a comunhão aos fiéis. Entre eles está Maria de Araújo, mulher simples e religiosa. Quando recebe a hóstia das mãos do Padre e pousa em sua boca, a transforma em sangue. Milagre? O fenômeno se repete e se consolida a crença de que o Padre é um Santo e a beata Maria de Araújo, um instrumento de Deus. As primeiras romarias começam a chegar a Juazeiro. O milagre pouco ortodoxo e de tanto apelo popular não agradou à Igreja Católica Apostólica Romana. Padre Cícero se vê privado dos misteres religiosos. Morre sem conseguir a absolvição, mas seu poder político perdura enquanto vive. A polêmica continua até hoje. Juazeiro do Norte é cenário de uma das maiores romarias do Brasil e Padre Cícero é venerado como um verdadeiro santo. Em seguida será exibido o filme “Padre Cícero” (10’/RJ/DOC/1972/Livre), com direção de Geraldo Sarno. O Padre Cícero, antigo líder religioso, ligado à formação social, política e econômica do Vale do Cariri é homenageado pela população local e pela multidão de romeiros que ali percorre. Com aproveitamento de material cinematográfico da época (1925), em que o padre recebe visita das mais altas autoridades do Estado, em companhia de seu protegido o deputado Federal Floro Bartolomeu, para inaugurar sua própria estátua em praça pública, o filme mostra o uso que se fez da imagem do velho patriarca bondoso, pai dos pobres e protetor dos desvalidos. Mostra também como os anseios de sua população de romeiros estão cristalizadas em ritos de veneração a essa imagem.
Na quinta-feira (24), será o exibido o filme “Uma Questão de Terra” (80’/PB/DOC/1988/Livre), com direção de Manfredo Caldas. Ele aborda o assassinato da líder camponesa Margarida Maria Alves, analisando os diversos níveis de violência no campo. Ao dar voz aos trabalhadores rurais, questiona-se, de maneira contundente, o problema fundiário no País, especificamente no Estado da Paraíba. O documentário culmina com os três dias de votação da reforma agrária na Assembléia Nacional Constituinte de 1988. Em seguida é exibido o filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” (99’/PE/FIC/2005/14 anos), com direção de Marcelo Gomes. Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
Na sexta-feira (25), para finalizar o projeto, será exibido o filme “A Pedra da Riqueza” (16’/PB,RJ/DOC/1976/Livre), com direção de Vladimir Carvalho. A partir de depoimentos dos próprios garimpeiros, o documentário procura compreender o processo primitivo do trabalho de garimpo da xelita, nas minas da região do vale do Sabugi, Paraíba, consideradas umas das mais importantes do mundo. Enfoca as rudimentares condições de vida desses trabalhadores, num sistema de trabalho quase primitivo, sem carteira de trabalho, assistência médica ou social e que desconhecem o valor e o destino da matéria-prima que extraem: o tungstênio, utilizado nos mais sofisticados e complexos instrumentos da tecnologia nuclear. Após será exibido o filme “O crime da imagem” (13’/PE/FIC/1992/14 anos), com direção de Lírio Ferreira, que conta uma viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa, e que tem desfecho trágico. É um episódio lendário sobre Antônio Conselheiro, antes de se tornar um líder político-místico-religioso.
Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Oficina de Crítica de Cinema começa no MIS no dia 21
Parte do projeto "Ciclo de Formação em Cultura Audiovisual" financiado pelo FIC-2009, a Oficina de Crítica de Cinema inicia na próxima segunda-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS). Ministradas por Rodrigo de Oliveira (RJ), as aulas ocorrem de 21 a 25 de setembro das 18 às 23 horas.
A oficina “Crítica de Cinema” pretende desenvolver o pensamento e a postura crítica do aluno diante do cinema, apresentando diferentes modos de percepção da imagem e da narrativa cinematográfica e audiovisual, bem como seu desdobramento reflexivo através da escrita. “Uma primeira aula expositiva dará as bases para a prática crítica posterior, seguida por encontros em que serão discutidos temas-chave da compreensão crítica do cinema, ilustrados pelos filmes exibidos em sala”, conta Rodrigo de Oliveira, crítico de cinema, pesquisador e cineasta.
Formado em Cinema pela UFF, Rodrigo de Oliveira é redator da Revista Cinética e colunista semanal de cinema e música do jornal capixaba Século Diário, depois de atuar por três anos como redator e subeditor da Revista Contracampo. Colaborou com diversos veículos e ministrou cursos e oficinas de crítica e cinema contemporâneo no CineSesc-SP, no Tempo Glauber-RJ, e em diversos festivais pelo país.
Na oficina, serão abordados modos de percepção do cinema, história e desenvolvimento da linguagem através dos tempos, teoria cinematográfica, teoria do autor, teorias de recepção e fruição estética. O objeto central de análise será o cinema brasileiro contemporâneo, de curta e longa-metragem. Os alunos farão um percurso cronológico através da história do cinema brasileiro, notando em cada uma das épocas suas particularidades e suas contribuições à formação de uma idéia do que seja o “filme nacional” e suas implicações críticas e teóricas. A partir dos filmes selecionados pelo ministrante, traçarão um perfil da atual safra do cinema brasileiro, percebendo suas recorrências, seus recortes temáticos e estéticos, suas abordagens e relações com a realidade brasileira, a história do cinema (brasileiro e mundial) e com a contemporaneidade.
O valor para participação é de R$ 20,00. As vagas são limitadas a 40 pessoas. Mais informações no Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania, terceiro andar. Telefone: 3316-9178.
Faz-me Rir!" tem apresentação adiada para domingo
Alegando motivo de força maior, a Associação Cultural Falano di Tal mudou a data das apresentações de "Faz-me Rir!", inicialmente previstas para acontecer hoje e amanhã, dias 15 e 16 de setembro, no Palácio Popular da Cultura. O espetáculo será apresentado no próximo domingo, dia 20, a partir das 20 horas, no Teatro Dom Bosco.
Segundo Marcelo Leite, da Associação Cultural Fulano di Tal, quem já adquiriu seu ingresso, basta apresentá-lo no domingo na bilheteria do teatro. "Desde já, agradecemos a compreensão de todos, e os esperamos no teatro", afirmou Leite.
FCMS mantém abertas inscrições para Dança de Salão
Continuam abertas as inscrições para o curso de Dança de Salão do Programa Educativo do Centro Cultural José Otávio Guizzo, desenvolvido pelo governo do Estado através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. As aulas são ministradas pelo professor e educador físico Flávio Mathias.
O curso percorre o ensino da Dança de Salão através de diferentes ritmos e estilos, aliando conhecimento de danças praticadas dentro e fora do Brasil às diferentes modalidades e as batidas regionais. As aulas são direcionadas para adolescentes e adultos e podem ser realizadas tanto para casais como para solteiros ou praticantes sem parceiros. O curso acontece todas as terças, quartas e sextas-feiras, das 20h às 21h30.
Dança de Salão
As pessoas que têm o hábito de dançar em salões apresentam uma mudança significativa de comportamento: menos timidez, mais confiança, mais vontade de encontrar os amigos e de sair para as baladas.
O equilíbrio emocional, tão importante para emagrecer e manter o peso desejado é mais facilmente alcançado e se torna um fator decisivo para conquistar um corpo mais saudável, contribuindo também para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e psicológico dos alunos. O curso proporciona um aprendizado básico em curto prazo, para que os alunos sejam capazes de dançar em bailes de diversos estilos musicais.
“Dançar aumenta a freqüência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. A dança de salão é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação”, comenta o professor Flávio Mathias.
Flávio Mathias tem 22 anos de experiência na área de dança de salão. É formado pela Faculdade Rainha do Sertão, no Ceará e pela academia Top Dance, no Uruguai. Já lecionou dança de salão no Centro Cultural por 10 anos.
Serviço: A mensalidade tem valor de R$ 45,00 (individual) ou R$ 80,00 (casal). Outras informações podem ser adquiridas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, pelo telefone 3317-1792 ou com o professor Flávio Mathias, pelo telefone 9112-1633.
FCMS patrocina aulas de capoeira em Corguinho
Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o capoeirista Rubersandre Cunha promove uma aula inaugural do projeto “Capoeira – Instrumento de formação e transformação”, na sexta-feira (18), às 16 horas, na Chácara Sonho Dourado, em Corguinho.
Aulas de capoeira gratuitas passarão a acontecer no local, às segundas, quartas e sextas-feira, às 14 horas e 17h30. A iniciativa visa a valorização da cultura negra, por meio da prática da capoeira, estudo de sua história e criação de berimbaus, atabaques e pandeiros. “Queremos melhorar a autoestima dos quilombolas e da comunidade local utilizando a cultura como método de integração e conhecimento”, explicou Rubersandre.
Ainda segundo ele, atualmente a capoeira é praticada em todo o mundo, devido a seu trabalho múltiplo com dança, arte, folclore, esporte, educação, lazer e jogo. Além disso ela pode exercer um papel relevante na conquista da qualidade de vida e na formação de um público que respeite as tradições folclóricas.
Rubersandre Cunha é graduado capoeirista pela Associação de Capoeira Farol da Praia, participou da Oficina de Capoeira e Confecção de Berimbau e Toque do Projeto Saber, do governo federal e já ministrou aulas no Projeto de Capoeira da Apae-Corguinho e no Projeto de Extensão "Capoeira para Todos", da Funlec. Mais informações no telefone (67) 9925-1315.
Luciane Chamamezeira, talento de MS nos acordes do acordeão
Luciane Ribas é uma menina sul-mato-grossense de 17 anos com talento surpreendente. Influenciada pelo pai, a garota começou a tocar acordeão aos 11 anos.
Apaixonado por chamamé e polca paraguaia, o pai, Luiz Carlos Gomes Ribas, tocava esses ritmos nas horas de folga em sua velha e inseparável Todeschini. “Ela ficava com os olhos brilhando quando eu começava a tocar. E logo aprendeu os primeiros acordes”, lembra o pai coruja.
Seis anos depois, Tatá, como é chamada pelas pessoas mais próximas, tem agenda de profissional. “Os convites para shows e apresentações em bailes, festas e churrascos são feitos todos os dias”, afirma Ribas, com orgulho estampado no rosto. “Ela também já se apresentou em vários programas de rádio e TV”.
O pai só franze a testa quando o assunto é namoro. Talentosa, Luciane Chamamezeira chama a atenção também pela simpatia e beleza. “Sempre aparece alguns engraçadinhos, mas eu não dou bola não”, diz, em tom de brincadeira.
O talento de Tatá tem explicação. Ela nasceu numa família de amantes da música regional, principalmente do chamamé e da polca. Pai, tios, primos e primas tocam acordeão, violão ou teclado. “Desde os primeiros momentos sempre achei que ela brilharia como acordeonista”, revela o tio Silvio Ribas, que canta e toca violão.
Luciane também se apresenta ao lado do irmão violonista, Luciano, de 15 anos. O sonho da garota é gravar CD. “Sou muito nova ainda, mas é um sonho que espero realizar em breve”, planeja, orgulhosa por já ter tocado com grandes nomes da música, como Dino Rocha, de quem é fã incondicional ao lado do também acordeonista Tostão Mineiro.
Projeto Conexão Rua em Dança visita Ponta Porã
O município de Ponta Porã, a 258 quilômetros da Capital, recebe nesta sexta-feira (18) e sábado (19) o projeto Conexão Rua em Dança promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que promove oficinas de dança com o coreógrafo Edson Clair. No período da manhã, as aulas acontecem no espaço ‘Conviver’ para os alunos dos pólos do Projovem. À tarde acontecem na sala de dança da Funcespp e à noite, na Academia K3.
No Conexão Rua em Dança são ministradas aulas de street dance (dança de rua) nos municípios que não têm grupos consolidados, para democratizar o acesso à dança no interior. Na edição 2009, cinco municípios participam do projeto: São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Ponta Porã, Coxim e Nova Andradina. Em sua primeira edição, o projeto Conexão Rua em Dança visitou 15 cidades de Mato Grosso do Sul. Gloria de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Nova Andradina, Paranaíba, Fátima do Sul, Jardim, Costa Rica, Sidrolândia, Bonito, Aparecida do Taboado, Ponta Porã, Coxim, Rio Negro e São Gabriel do Oeste. A próxima oficina será realizada em Três Lagoas, nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro Cultural de Três Lagoas.
“A dança de rua é uma linguagem cultural de apelo muito popular, exercendo grande atração sobre os jovens. Para ir ao encontro desse interesse, a Fundação de Cultura realiza as oficinas do Conexão Rua em Dança, também para estimular a formação de grupos de dança e ocupar os jovens de forma sadia. O resultado tem sido muito bom”, avalia Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.
Exaltasamba volta a CG e faz show sexta no Rádio Clube
O Grupo de pagode Exaltasamba está de volta a Campo Grande. Na noite da próxima sexta-feira, dia 18, o grupo se apresenta no Rádio Clube Campo. Os ingressos para a pista custam R$ 20 no primeiro lote e R$ 30 no segundo lote, com possibilidade de meia em ambos os casos para estudantes. Já na área vip estão custando R$ 35 no primeiro lote, R$ 45 no segundo lote e R$ 60 no terceiro. Os primeiros mil ingressos da área vip têm direito a um CD. Os ingressos estão à venda no Gugu, Ingresso Fácil no Shopping e Fest Beer.
Quando criaram o Exaltasamba em meados dos anos 80, provavelmente nem seus próprios integrantes tinham idéia de que aquele grupo seria capaz de fazer tanto em sua carreira. Desde que lançaram o primeiro disco, “Eterno Amanhecer” (1992-independente), após anos consolidando ótima reputação na Grande São Paulo, eles ampliaram mais e mais seus horizontes, Brasil afora.
Na EMI desde 1996, quando lançou “Luz do Desejo”, o Exaltasamba se manteve firme e forte na mídia após a explosão do samba e do pagode, nos anos 90. Seus sucessos são inúmeros, como “Livre Pra Voar”, “Telegrama”, “Desliga” e Vem”, “Cartão Postal”, “Gamei”, “Eu e Você Sempre”, “A Carta”, “Por Tão Pouco” e tantos outros. Vários grupos acabaram, outros sumiram das paradas, mas o Exalta, como é carinhosamente chamado pelos fãs, continua por aí, produtivo, bem-sucedido e sempre com novos projetos.
O mais recente projeto chega às lojas agora: o CD/DVD Ao Vivo Na Ilha da Magia. Nele, Péricles (vocal e banjo), Thiaguinho (vocal e banjo), Pinha (repique de mão), Brilhantina (cavaco) e Théll (tantã) mostram, mais uma vez, que não vivem dos louros conquistados. Terceiro DVD da carreira, trata-se de um trabalho que traz como diferencial o fato de incluir só canções inéditas em discos do Exalta, sendo boa parte delas totalmente inédita. Ou seja, uma ousadia que só mesmo quem tem confiança em seu próprio taco ousa fazer.
O local escolhido para a gravação foi o paradisíaco Costão do Santinho Resort & Spa, localizado em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de dezembro de 2008, com direito a praia, mar e um visual inspirador. A presença de fãs entusiásticos na platéia ajudou a dar o toque final à festa, com direito àquela troca entre público e artistas que costuma gerar momentos inesquecíveis para todos.
Contando com mais 12 músicos de apoio, o Exalta tocou em um palco luxuoso, com iluminação de ponta, qualidade de som impecável e condições técnicas de primeiro mundo. Uma superprodução. Mas o que segura mesmo a onda é o desempenho do time, que se dá ao luxo de ter dois vocalistas iluminados. De um lado, Péricles, com toda a sua experiência e uma das vozes mais bonitas, potentes, suingadas e afinadas do samba, respeitado por todos no meio. Do outro, o carisma e o entusiasmo cativante de Thiaguinho, que “chegou chegando” no grupo em 2004 (no CD “Alegrando a Massa”) e se encaixou como uma luva no Exaltasamba.
A marca de Ao Vivo Na Ilha da Magia é a aposta no samba mais sacudido, mesmo nos momentos de maior romantismo, proporcionando ao ouvinte um clima de alto astral que se mantém o tempo todo. A maioria das músicas leva a assinatura de um inspirado Thiaguinho, em parceria com Rodriguinho, Pezinho e Billy SP, entre outros. “Valeu” abre o repertório com tudo, e canções como “Se Liga”, “Cara de Pau”, “Fui”, “Eu Não Consigo Sem Você” e “Dessa Vez é Pra Ficar” tem tudo para invadir as paradas de sucesso. O CD tem 16 e o DVD 22, incluindo uma releitura bem-humorada e contagiante de “Não Tenho Dinheiro (Só Quero Amar)”, de Tim Maia. O primeiro single já está em rotação nas rádios: “Abandonado”. Ao Vivo Na Ilha da Magia é mais um golaço desse quinteto que se recusa a fazer mais do mesmo, esbanjando jogo de cintura, criatividade e categoria e assim engrandecendo o mais brasileiro dos ritmos. Parafraseando o título de um de seus sucessos mais recentes, eles se mostram cada vez mais “livres pra voar”.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Escolhidos artistas para exposição no Salão de Arte de MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)divulgou, hoje (15), os artistas selecionados para exposição no Salão de Arte de Mato Grosso do Sul – 2009. Foram selecionados 20 artistas para expor obras de arte contemporânea em mostra que vai ser realizada de 12 de novembro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010.
O Salão de Arte de Mato Grosso do Sul é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da FCMS, que tem o objetivo de promover um diálogo ampliado com a produção atual e propiciar uma reflexão sobre a produção cultural brasileira. Desta forma pretende contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas linguagens e expressões e não se limitar somente nas de caráter local.
"O lançamento desse salão representa uma oportunidade para aqueles que estão em franca produção além de permitir aos apreciadores das artes plásticas, o contato com novas linguagens, tendências e criações”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.
As obras de arte que foram selecionadas estão entre as categorias de desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, objeto, instalação, vídeo-arte e linguagens periféricas.
A Comissão de Premiação da FCMS escolherá cinco artistas dos 20 selecionados pela Comissão de Análise Documental e Material Fotográfico, os quais receberão o prêmio no valor de R$ 8.000,00 cada um. Os demais artistas selecionados para participar do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, receberão um prêmio no valor de R$ 1.000,00 cada um.
Integraram a Comissão de Análise Documental e Material Fotográfico do Salão de Artes de Mato Grosso do Sul, Aline Cerutti, Eluiza Bortolotto Ghizzi e Idara Negreiros Duncan Rodrigues. Acompanhe a lista dos artistas selecionados:
- Amanda de Souza Meireles (SP)
- Antonio Pereira Barbosa Neto (MS)
- Aroldo Nogueira Justino (MS)
- Cilas Justino (MS)
- Claudia Loch ( PR)
- Daniele Navarro Dias Andrade (MS)
- Denis da Costa Feliz (MS)
- Douglas Colombelli Parra Sanches (MS)
- Geovanni Ferreira de Souza (RS)
- Irani Bucker (MS)
- Jonas Eduardo Martins de Santana (MS)
- Maíra Martins Espindola (MS)
- Michele Martins Nunes (RS)
- Milene Tonellotto de Lima (RS)
- Nilvana Moreno Mujica (SP)
- Paulo Cezar Mendes Farias (MG)
- Pedro Eduardo Di Pietro (SP)
- Rodrigo Batista Braga (PE)
- Silvia Helena Santiago (MG)
- Sônia Bacha (MS)
Mais informações na Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais da FCMS, no telefone (67) 3316-9170, das 7h30 às 13h30 ou no Museu de Arte Contemporânea, pelo telefone (67) 3326-7449, das 12 às 18 horas.
Morte de Patrick Swayze é isca para infectar PCs
Algumas horas depois do anúncio da morte do ator Patrick Swayze, analistas de segurança captaram uma primeira onda de ataques. Segundo a F-Secure, os internautas podem ser infectados ao procurar notícias sobre a morte do astro de Ghost e serem levados, aleatoriamente, a relatórios falsos
De acordo com comunicado da F-Secure, repentinamento uma janela de aviso é exibida, com o texto: "Warning!!! Yout system requires immediate anti viruses scan! Total Security can perform fast and free virus and malicious software scan of your computer". O usuário é levado a crer que seu computador está infectado (o que não é verdade) e convidado a testar o "Total Security", um falso antivírus.
Clicando em "Ok", aparece uma imagem que imita o arquivo verdadeiro. A F-Secure diz que qualquer movimento do mouse sobre a imagem dá início ao download de programas maliciosos no computador.
O site do falso antivírus aparentemente registra a cidade e o país de origem de cada conexão que recebe, e se a pessoa tenta voltar ao site, é redirecionada para uma página diferente.
A F-Secure alerta, ainda, que este provavelmente não será o único tipo de ataque a tentar usar a morte do ator norte-americano. O internauta não deve clicar em nenhum link que mensagens como esta ofereçam, além de manter um bom antivírus atualizado em sua máquina.
Redação Terra
Faz-me Rir!" tem apresentação adiada para domingo
Alegando motivo de força maior, a Associação Cultural Falano di Tal mudou a data das apresentações de "Faz-me Rir!", inicialmente previstas para acontecer hoje e amanhã, dias 15 e 16 de setembro, no Palácio Popular da Cultura. O espetáculo será apresentado no próximo domingo, dia 20, a partir das 20 horas, no Teatro Dom Bosco.
Segundo Marcelo Leite, da Associação Cultural Fulano di Tal, quem já adquiriu seu ingresso, basta apresentá-lo no domingo na bilheteria do teatro. "Desde já, agradecemos a compreensão de todos, e os esperamos no teatro", afirmou Leite.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
The Killers cancela show no Rio; veja como ser reembolsado
Todos os fãs que já adquiriram ingressos serão ressarcidos no valor total pago. O modo de devolução vai depender do canal utilizado para aquisição.
Veja as instruções para troca
Ingressos adquiridos por telefone e internet:
O reembolso será realizado através de crédito no cartão utilizado para pagamento da compra. A Livepass encaminhará e-mail a todos os clientes com informações sobre o procedimento de reembolso. Não é necessário entrar em contato, pois o estorno será realizado de forma automática.
Ingressos adquiridos nos Quisoques Americanas.com:
O reembolso será realizado através de crédito no cartão utilizado para pagamento da compra. A Livepass encaminhará e-mail a todos os clientes com informações sobre o procedimento de reembolso. Não é necessário comparecer ao Quiosque Americanas.com para solicitar reembolso, pois o estorno será realizado de forma automática.
Ingressos adquiridos na Modern Sound:
O reembolso será realizado na própria loja Modern Sound Copacabana no período de 16 à 30 de setembro, das 09H às 21H de segunda a sábado, mediante a devolução do(s) ingresso(s) adquirido. IMPORTANTE: Ingressos adquiridos em outros pontos de venda, não serão reembolsados na Modern Sound.
AC/DC confirma show em São Paulo em novembro
O grupo australiano AC/DC deve se apresentar no Brasil no dia 27 de novembro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A informação foi publicada no site oficial da banda.
Segundo o site, a pré-venda de ingressos para membros do fã-clube deve começar no dia 1º de outubro. Os preços e horários serão divulgadas no dia 21 de setembro.
A banda trará uma megaestrutura para se apresentar no País. Um palco de 78m de comprimento e 21m de profundidade e uma locomotiva de seis toneladas que se movimenta durante a apresentação. A estrutura é maior que a de outros shows, como da cantora Madonna, realizado no ano passado.
Black Ice World Tour teve seus ingressos totalmente esgotados nos EUA, Noruega, Suécia, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Hungria, Espanha, Inglaterra, Portugal e Austrália. No total, o novo espetáculo do AC/DC já vendeu quase 2 milhões de ingressos no mundo.
Aluno de CG é finalista nacional da Olimpíada de Robótica
O aluno Weslley Henrique Alves Barbosa, do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, é um dos 21 finalistas de todo o Brasil na III Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Ele conquistou a vaga após aprovação e uma prova escrita, em que respondeu questões de matemática, física e eletrônica. Agora, Weslley embarca para um curso em Brasília, no dia 20 de setembro, onde participará de uma oficina e desenvolverá um robô para disputa a competição de “Luta entre Robôs”.
Weslley, 16 anos, sempre teve vocação para exatas e quer prestar vestibular para Engenharia Civil. “Sempre gostei de exatas e acho fantástica a área de eletrônica e a criação de robôs”, afirmou Weslley. O aluno, após as aulas regulares, se dedica aos estudos. A Escola Estadual Joaquim Murtinho sempre participa de eventos que despertem o interesse e a capacidade dos alunos, como por exemplo as olimpíadas de física, matemática, robótica e desafios de eletrônica, entre outras.
A OBR é uma iniciativa pública da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os grandes objetivos da OBR são despertar e estimular o interesse pela Robótica, áreas afins e a ciência em geral e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre Robótica de forma lúdica e cooperativa, aproximando alunos do ensino fundamental, médio ou técnico desta importante e estimulante área tecnológica.
A OBR 2009 é coordenada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio de pesquisadores e professores do ITA, UFRN, UFRGS, FURG, e FEI, entre outras.
Espaço cultural apresenta exposição "Linhas e Cores"
O Espaço Cultural Saneartes apresenta a exposição “Linhas e Cores”, da artista plástica Maria Moreira. A artista utiliza a técnica óleo sobre tela em seus quadros, retratando elementos da natureza. A exposição teve início no dia 8 de setembro e permanecerá no Espaço até 2 de outubro.
A artista plástica já participou de diversas exposições em Campo Grande. Entre elas, mostras coletivas no Sesc Horto; Sesc Camilo Boni; Saneartes, em setembro de 2008; Centro Cultural José Otávio Guizzo, com a mostra “Gotas Verdes”; e Morada dos Baís, com “Arte Viva”; além das mostras individuais “Em Cantos”, na Associação de Artista Plásticos; e outra na Morada dos Baís, durante o mês de março de 2009.
Maria Moreira define-se como uma grande observadora da natureza. A artista fotografa os lugares por onde passa para, posteriormente, reproduzi-los em suas telas. “Vivo da arte de pintar. Amo poder passar meus sentimentos e as vibrações do momento por meio da magia das cores e do desenho”. Para a artista, sua sensibilidade é o diferencial que gera a arte de suas obras. “Isso me faz estar aprendendo sempre”.
As peças da mostra estão à venda. O Espaço Cultural Saneartes está localizado na recepção da Sede Administrativa da Sanesul, na rua Euclides da Cunha 975, Jardim dos Estados, em Campo Grande (MS).