quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Conheça os benefícios do abacaxi para a saúde

 

                                             Foto: Divulgação

Seleçõês

Quem resiste a uma visão como a da foto que ilustra esta matéria? O abacaxi é uma das frutas mais bonitas e nutritivas que existe. Os benefícios de incluir o abacaxi em qualquer das suas formas (sucos, doces etc.) em sua rotina são vários, como a melhora da digestão e a diminuição do risco de diversas doenças, como o câncer colorretal, por exemplo.


Porém, comprar abacaxi fresco já descascado e picado pode lhe furtar alguns nutrientes. De acordo com as pesquisas, depois de seis dias na geladeira os cubos de abacaxi perdem 10% da vitamina C e 25% dos carotenoides (antioxidantes) se comparados à fruta inteira picada no dia em que é comida. Então dê preferência para o consumo da fruta in natura, descascada na hora.


Na hora das compras, atenção: algumas variedades ficam verdes por mais tempo que outras; portanto a cor da casca não é um guia confiável para garantir se a fruta está ou não madura. Siga o olfato.



Os principais benefícios do abacaxi


1. Previne o câncer colorretal

Dietas que incluem o abacaxi podem diminuir o risco de câncer colorretal, segundo estudos. O abacaxi é rico em fibras, que auxiliam na manutenção do trato intestinal, além de promover a sensação de saciedade.


2. Protege contra doenças cardiovasculares

Se você possui histórico de doenças cardiovasculares, uma boa notícia: o abacaxi pode te ajudar a preveni-las. Além do alto teor em fibras, o abacaxi contém potássio e vitamina C. O consumo de potássio pode reduzir a chance de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a prevenir a formação de pedras nos rins.


3. Preserva a saúde mental

O abacaxi também pode ser um importante aliado na luta contra a depressão e a ansiedade. A fruta é uma rica fonte do aminoácido triptofano, que é usado na produção de serotonina no corpo humano. A serotonina é um hormônio relacionado à felicidade e ao prazer, e estimular a sua produção pode reduzir os efeitos que a depressão causa.



4. Auxilia na redução das inflamações

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que pode ser encontrada no sumo da fruta. Essas enzimas podem funcionar bem contra inflamações e reduzir o tempo de cura de lesões. É uma grande ajuda para quem sofre de artrites, artroses e outras doenças relacionadas a articulações.


5. Fortalece a pele

Os benefícios do abacaxi também ajudam a manter a beleza da pele, pois a fruta contém uma grande concentração de vitamina C e a já mencionada bromelina, que previnem a acne. Como a acne é nada menos que inchaços da pele, a bromelina possui um grande papel na prevenção dessas formações subcutâneas.


6. Protege a visão


Segundo um estudo, pessoas que comiam porções maiores de abacaxi por dia sofreram menos degeneração macular, ou seja, perda de visão com a idade. Segundo o estudo, para alcançar os benefícios, a sugestão é consumir ao menos 1,5 porções da fruta por dia.



7. Ajuda a combater a asma

O abacaxi, através do betacaroteno, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de asma, ou amenizar os seus efeitos. Como a fruta também é ótima para prevenir inchaços e desintoxicar o organismo, torna-se um importante aliado contra a doença.


8. Evita a infertilidade

Se você está pensando em engravidar, aqui vai uma boa notícia: o abacaxi pode te ajudar a combater a infertilidade. Os radicais livres em excesso são responsáveis, entre outros problemas, por danificar o sistema reprodutor. O abacaxi e seus efeitos antioxidantes ajudam a eliminar a maior parte dessas moléculas do organismo e, assim, promover a fertilidade.


9. Auxilia a digestão

Indigestão e azia não são nada agradáveis, mas muitas pessoas sofrem com um desses incômodos com certa frequência.



Comer abacaxi ou kiwi após ou junto com as refeições pode ajudar. Estes alimentos contêm enzimas que auxiliam a digestão e fazem os líquidos digestivos fluírem melhor.


Porém, o excesso de abacaxi e de outras frutas cítricas não é indicado para quem sofre com gastrite ou úlcera. Se for o seu caso, consulte um médico.


10. Protege as cordas vocais


Determinados alimentos exercem influência direta ou indireta sobre a produção da voz e da fala, como água, maçã, mel, bebidas quentes e frutas cítricas.



As frutas cítricas como o abacaxi, limão e laranja aumentam a salivação, ocasionando um maior número de deglutições e um relaxamento na musculatura da garganta.


11. Ajuda na perda de peso

O abacaxi, além de ser diurético, contém uma grande quantidade de água e fibras e apenas 52 calorias por fatia. Dessa forma, ao substituir doces ou lanches por fatias da fruta você consome as vitaminas e minerais necessários e não ganha peso.


12. Fortalece os ossos

Uma porção de abacaxi pode fornecer até 70% da quantidade diária necessária de manganês, que participa da construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos do corpo.



13. Ajuda na recuperação do corpo após exercícios

Além do manganês, apenas uma fatia de abacaxi já supre 5% da quantidade diária recomendada potássio, que possui papel fundamental na contração muscular e cardíaca e evita a fadiga após a prática de exercícios físicos.


Já o efeito anti-inflamatório da enzima bromelina ajuda a prevenir inchaços e dores musculares após os treinos.


14. Melhora a absorção do ferro

Por ser uma boa fonte de vitamina C, o abacaxi auxilia na absorção do ferro contido em outros alimentos, como carnes vermelhas, ovos e vegetais verde-escuros.



Além disso, é uma ótima opção de sobremesa, já que a bromelina ajuda na digestão das proteínas.


15. Ajuda o sistema imunológico

Uma fatia de abacaxi fornece 80% da necessidade diária de vitamina C, que também é fundamental para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Dessa forma, a fruta previne gripes, resfriados e outras doenças ao fortalecer as células de defesa do nosso organismo.


Além disso, a bromelina ajuda a dissolver o muco, facilitando a expectoração e “limpando” os pulmões

Nenhum comentário: