quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Produtores devem realizar cadastro no Renagro até outubro, alerta Famato

 

Canal Rural

Proprietários de tratores e máquinas agrícolas de todo o Brasil devem estar atentos quanto ao cadastro dos veículos que transitam em via pública no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) até outubro de 2022. O registro é obrigatório, pois trata-se de uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em âmbito nacional.


A regulamentação da medida consta no Decreto nº 11.014/2022 publicado no Diário Oficial da União dia 29 de março de 2022.


“O Documento gerado através do cadastro contém informações básicas sobre o veículo, como o nome do proprietário e outros dados que comprovam o registro. Ele pode ser apresentado no formato físico ou digital, mas é obrigatório que o proprietário esteja de posse quando o veículo estiver transitando em via pública”, explica a analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Machado.



De acordo com a entidade, o cadastro no Renagro é opcional apenas no caso de os tratores e máquinas agrícolas que não transitam em via pública ou que tenham sido fabricados antes de 2016.


Segurança para o produtor

O cadastro no Renagro proporciona ao produtor rural e/ou proprietário segurança, pois ele certifica a posse do maquinário, segurança jurídica nas operações de compra e venda, e em casos de roubos e furtos.


Durante o pré-cadastro em nome do proprietário é incluída a verificação do registro de propriedade do trator ou da máquina agrícola, demonstrada por meio de nota fiscal ou de documento com fé pública em nome do proprietário e gravação do código do chassi no trator ou na máquina agrícola, sem indícios de adulteração.



A Famato destaca que após a realização da análise documental, verificação do registro de propriedade do trator ou da máquina agrícola e averiguação do chassi (não havendo indício de adulteração), o produtor terá acesso ao documento expedido pelo Renagro.

D’Avila defende reformar STF, com fim de decisões monocráticas de Moraes

 


O candidato também defendeu o fim das transmissões ao vivo de julgamentos do Supremo.

CNN

O candidato do Novo à Presidência, Felipe D’Avila, afirmou que é necessário acabar com as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista ao “WW Especial: Presidenciáveis”, D’Avila defendeu que é preciso respeitar o caráter colegiado da Corte.


“Temos de reformar o judiciário. Primeira medida: acabar com as decisões monocráticas do Supremo. Isso é um absurdo. O Supremo em qualquer parte do mundo é um órgão colegiado. É a manifestação de um colegiado. Não o voluntarismo de uma pessoa”.


O candidato também defendeu o fim das transmissões ao vivo de julgamentos do Supremo.


“Você tem que falar nos autos. Nos autos que o juiz se manifesta, não é dando entrevista, não é em decisões monocráticas. Eu acho um absurdo [TV Justiça]. Um absurdo total. […] O que você precisa é ter serenidade na corte que é a guardiã da Constituição brasileira. Não é um espetáculo. A democracia precisa respeitar certos rituais.”


Reformas


No campo da Economia, D’Avila afirmou que a legislação trabalhista brasileira atrapalha a população. Segundo ele, a CLT é um “antro de privilégios”. O candidato disse que os trabalhadores precisam buscar atalhos para conseguir empregos.


“O que é o mundo da formalidade hoje? É um mundo em que o Estado formal não os atende. Se nós tivéssemos uma legislação trabalhista voltada para o trabalhador, nós teríamos 100 milhões de brasileiros formalizados. Por que nós não temos? Porque a CLT tornou-se outro antro de privilégios, privilégio de 40 milhões. São 70 milhões na informalidade e outros que criaram atalhos, como as MEIs, para poder conseguir empregos.”

Chelsea mira a contratação de Neymar no fim da janela

 

                                             Foto: Lance

Clube inglês está disposto a fazer de tudo pela chegado camisa 10 do Paris Saint-Germain

R7

O Chelsea busca a contratação de Neymar na reta final da janela de transferências, segundo o "Daily Mail". Os ingleses realizaram uma grande proposta para o craque da seleção brasileira, uma vez que Todd Boehly, proprietário dos Blues, está preparado para dar o elenco ideal para o técnico Thomas Tuchel.


Embora o Paris Saint-Germain esteja disposto a deixar um de seus astros sair no mercado, o Chelsea enxerga a chegada do camisa 10 com muita dificuldade. Por conta disso, o clube inglês trabalha com outras opções.


Os franceses buscam escapar de uma potencial punição da Uefa por conta do Fair Play Financeiro. Na atual janela, o PSG gastou mais de 100 milhões de euros (R$ 507 milhões) com as contratações de Nuno Mendes, Vitinha, Renato Sanches, Mukiele, Fabián Ruiz e Carlos Soler.


Por conta disso, o clube de Nasser Al-Khelaifi cogita liberar Neymar ou Messi. No entanto, o brasileiro deseja permanecer com o argentino no Parque dos Príncipes. Assim, o Chelsea também mira a chegada de Aubameyang, uma vez que Tuchel busca reforçar seu sistema ofensivo.

Adriane Lopes inaugura Espaço Internacional em Campo Grande

 

                                             Foto: Divulgação

Segundo ela, o escritório é a materialização deste novo tempo”

A capital de Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar na promoção de uma nova logística regional assumindo o protagonismo na construção de uma estrutura de interligação com o Mercosul e o corredor bioceânico. Ações implementadas nos últimos anos pelo município fortaleceram esse cenário, consolidando Campo Grande a capital das oportunidades. Mais um passo foi dado neste sentido, com a abertura de um espaço internacional, o CGR BUSINESS SPACE, instalado nos altos da Afonso Pena, para garantir que empresários de outros estados e países possam se reunir para relações comerciais com os empreendedores da Capital.


Destinado a cooworking de negócios, tecnologia, turismo e cultura, o novo espaço da Prefeitura abriu as portas oficialmente na terça-feira (30). Durante o evento de lançamento, a prefeita Adriane Lopes destacou o novo perfil da Capital, que caminha a passos largos para se tornar a alternativa mais eficiente e econômica para o escoamento da produção brasileira.


“Há 4 meses eu falava em transformar Campo Grande na capital das oportunidades. Hoje, eu declaro, neste evento, que Campo Grande já é a capital das oportunidades, no centro-oeste, no Brasil e no mundo”.


“O escritório é a materialização deste novo tempo”, declarou a chefe do Executivo. Em agradecimento à parceria público-privada, Adriane reafirmou que uma gestão não alcança grandes distâncias sozinha. “Estamos juntos porque entendo que sozinhos não vamos a lugar nenhum. E o escritório internacional será utilizado para todas as tratativas de crescimento, avanço e desenvolvimento econômico da Capital”.


Intitulado CGR BUSINESS SPACE – Espaço Internacional, a parceria para implantação da sala de internacionalização foi bem recebida pelo empresário, Luciane Kenzo do Grupo The Place. “Estamos disponibilizando nossos espaços e felizes em participar deste projeto, que vai receber os empresários e fomentar novos negócios”, comenta ele, que atua também em Sorocaba-SP com essa modalidade de parcerias.


O ministro diplomata das Relações Exteriores João Carlos Parkinson de Castro, que está em Campo Grande nesta semana, participou do evento e falou da evolução dos projetos desenvolvidos na cidade. “Campo Grande está no caminho certo e está dentro de um contexto maior que é o desenvolvimento das Rotas e a integração entre países. Essa iniciativa é um farol para ações futuras que virão com parques tecnológicos e a cooperação com empresas estrangeiras”.


Na solenidade, o Governador de Concepcion – Paraguai Edgar Lopez, disse que o espaço vai colaborar com o andamento das ações de cidades irmãs. “Facilitará nossa vinda a Campo Grande e vamos poder conhecer os empresários locais e suas potencialidades, para trocarmos produtos e tecnologias”.


No ramo de transporte portuário, o engenheiro Erlon Gomes Minella comentou as facilidades das rotas de integração. “Temos navios que saem da Rússia, principalmente de Vladivostok, que têm que fazer todo o contorno da América para chegar lá no porto do sul do Brasil. Com a Rota eu consigo chegar diretamente em uma linha reta até vocês e esse é apenas um dos benefícios dessa conexão, que vai proporcionar um grande ganho para todos nós brasileiros”.


A agenda contou com a participação de uma delegação de Quebec – Canadá e empresários de Santa Catarina, Campo Grande e Jaraguari.

Carro com vereadora capota em acidente no Centro da Capital

 

Caminhonete capotada (ao fundo) e outros dois veículos envolvidos em acidente, no centro de Campo Grande — Foto: José Câmara



Colisão que envolveu três veículos ocorreu no cruzamento das Ruas Antônio Maria Coelho e Calógeras


A vereadora Juliana Lara, de 43 anos, da cidade de Iguatemi, a 394 km de Campo Grande, se envolveu em acidente com três veículos, na manhã desta quarta-feira (31), na capital. Ela e o marido estavam em caminhonete que capotou no cruzamento da avenida Calógeras com a rua Antônio Maria Coelho, no centro.


Os dois ficaram pendurados pelo cinto de segurança, de cabeça para baixo. De acordo com testemunhas, a pessoa que conduzia a caminhonete não teria respeitado o sinal vermelho.


“Estávamos na Calógeras, a caminho do INSS. O sol estava bem de frente e a gente não enxerga na hora que acontece. Quando eu me dei por mim, eu estava de ponta cabeça, com o cinto me segurando”, relatou Juliana.


Os outros dois carros envolvidos estavam subindo a Antônio Maria Coelho. Os dois ficaram com a frente danificada, um deles com o vidro quebrado.


Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estiveram no local e prestaram atendimento as vítimas, que não sofreram nenhum ferimento grave. “Meu marido mesmo sofreu apenas cortes no cotovelo e foi para dar dois pontos”, ressaltou a vereadora.


Ainda segundo ela, a caminhonete possui seguro, serviço que foi acionado. Por conta do acidente, os veículos tomaram conta da pista e o cruzamento apresentou congestionamento, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

Paulo Corrêa continua liderando corrida para deputado estadual, mostra pesquisa

 



A disputa já se mostrava acirrada na última pesquisa publicada pelo Instituto Ranking Brasil. O embate ficou ainda mais competitivo e os dez primeiros nomes do estudo anterior trocam de lugar na preferência dos votos nesta pesquisa publicada nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa segue na liderança com 2,00% da intenção de votos. Jamílson Name que estava na quinta posição (1,20%) assume o segundo lugar com 1,40% das intenções do eleitorado. Márcio Fernandes se mantém em terceiro (1,30%). Marçal Filho está na quarta posição com 1,20% dos eleitores. Já Gerson Claro fica na quinta com 1.10%.


Na sequência vem Neno Razuk com 1,10%, Pedro Caravina com 1,00%, Paulo Duarte com 1,00%, Mara Caseiro com 1,00% e Lucas de Lima com 0,90%. Roberto Hashioka com 0,90%, João H. Catan com 0,80%, Marcelo Salomão com 0,80%, Rihad Abdulahad com 0,80% e Coronel David com 0,70%.


Foram entrevistados 3 mil eleitores, em 30 municípios do Estado, entre os dias 24 e 29 de agosto de 2022. Esta é a oitava pesquisa sobre a eleição divulgada pelo Instituto Ranking Brasil.

Lançamento da campanha de Gerson Claro

 

                                           Gerson Claro, Tereza Cristina, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja foto Divulgação



Mais de três mil pessoas compareceram ao lançamento oficial da candidatura à reeleição do deputado estadual Gerson Claro (PP), em Campo Grande.


Também participaram do ato público o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), os candidatos ao governo do Estado e ao Senado, Eduardo Riedel (PSDB) e Tereza Cristina (PP), prefeitos, vereadores e candidatos a deputado federal pela coligação “Trabalhando por um Novo Futuro”.


Tereza destacou a importância dessas eleições para o futuro do Estado e do País.


“Fico feliz em trabalhar com pessoas tão competentes, aguerridas, e que fazem parte do projeto para tornar o Mato Grosso do Sul cada vez melhor”, afirmou.


Azambuja alertou para a aparição dos “salvadores da pátria” durante a campanha eleitoral e disse que Riedel tem as melhores propostas para dar prosseguimento ao projeto municipalista implementado por ele no Estado.


“Passamos por momentos difíceis, tomamos medidas duras, mas hoje somos um dos Estados que mais se desenvolve no Brasil, com programas sociais que atendem as famílias que mais precisam. E o Riedel vai precisar de gente competente como o Gerson Claro lá na Assembleia para dar prosseguimento nisso. Ele tem caráter e compromisso com a coisa pública”, discursou.


Eduardo Riedel ressaltou a importância de contar com deputados experientes e que possam dar suporte a um projeto de sucesso para o Estado.


“Juntos, conseguimos colocar o Mato Grosso do Sul com os melhores indicadores do Brasil, e o Gerson faz parte desse processo. E queremos a presença dele na Assembleia Legislativa porque é para lá que vamos mandar os projetos que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou.


Gerson Claro agradeceu o engajamento dos amigos e lideranças à sua campanha e reafirmou seu compromisso de trabalhar por esse modelo de gestão municipalista que prioriza a infraestrutura e o desenvolvimento de cada região do Estado.


“Nas eleições vemos gente construindo um mundo de Nárnia, onde tudo é possível, mas temos compromisso com a verdade. A gente não conta mentira para o povo. Queremos seguir em frente trabalhando pela saúde, educação, infraestrutura, e continuar com esse projeto de desenvolvimento para o MS, no caminho certo já implementado pelo atual Governo”, finalizou.

Expointer aborda inteligência artificial e avanços na fruticultura

 



Automação e inteligência artificial na fruticultura foram temas no RS Innovation Agro
Por: 

O segmento da fruticultura no Rio Grande do Sul passa por um processo de modernização e aprimoramento. Investir em ciência, pesquisa e inovação vem fazendo a diferença para a lavoura frutícola no Estado. Técnicas de automação e de inteligência artificial e o cultivo de frutas com diferencial de mercado estão promovendo importantes avanços no setor. O tema foi discutido nesta terça-feira (30/8), durante o RS Innovation Agro, na 45ª Expointer.



A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está utilizando inteligência artificial para desenvolver soluções que possam otimizar o segmento. A instituição projetou armadilhas inteligentes, que são equipamentos eletrônicos usados para monitorar a população de pragas que afetam o cultivo.


Pequenos computadores, embarcados em uma rede de armadilhas espalhadas na propriedade, captam imagens e identificam, automaticamente, qual a praga — e a quantidade de insetos — que está prejudicando o plantio. Os sensores comunicam-se por meio de uma rede sem fio. A máquina faz todo o processo que antes demandava muito trabalho humano e era mais sujeito a erros. O objetivo do projeto é melhorar a realidade produtiva no campo.


“Monitoramos a população de duas pragas em pomares, com redes neurais artificiais, para verificar se é preciso aplicar defensivos. É uma técnica precisa, com alto grau de acerto. Então, a gente vê a eficiência da inteligência artificial”, afirmou Paulo Ferreira Jr., professor pesquisador da UFPel.


Outro case interessante é o da marca coletiva Amecitrus, que foi criada para fortalecer a cadeia produtiva da citricultura no Vale do Caí. Com sabor bastante adocicado e agradável, a bergamota montenegrina tem excelente aceitação no mercado brasileiro. A marca Amecitrus foi pensada como alternativa de agregação de valor, consolidando a produção de frutas cítricas naquela região do Estado. A iniciativa visa ampliar a visibilidade do produto, a partir de ações de marketing, e abrir novos mercados.


“Em 2019, foi fundada a Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí, que compreende 77 famílias produtoras e tem o propósito específico de fazer a gestão da marca coletiva, isto é, dizer quais são as regras de utilização e quem pode utilizar. A ideia é que a fruta seja cada vez mais reconhecida pelo seu padrão diferenciado”, afirmou o gestor de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junior Utzig.


• A programação do RS Innovation Agro segue até o encerramento da Expointer, no próximo domingo (4/9). Esta é a primeira vez que a feira conta com um espaço voltado exclusivamente para apresentar e discutir as inovações do agronegócio.


O RS Innovation é uma realização da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

Canadá revisa dados da safra divulgados pelo USDA

 


Safra de canola do Canadá em 2022 aumentará cerca de 6,9 milhões de toneladas
Por:  -Leonardo Gottems

O departamento do governo federal do Canadá encarregado de produzir estatísticas, Stats Canadá, indicou que a produção de trigo canadense de 2022 está fixada em 34,6 milhões de toneladas, contra 35 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). As informações divulgadas pela AgResource.



“Já a produção de canola é estimada em 19,5 milhões de toneladas, contra 20 do USDA. Enquanto a produção de cevada é estimada em 9,3 milhões de toneladas, contra 9,9 do USDA. Os números baseados em modelo do Stats Can não eram esperados com muito entusiasmo, no entanto, a reação do mercado aos dados está alinhada com as tendências”, indica a consultoria.


Além disso, previsão da Stats Can é de que a safra de canola do Canadá em 2022 aumentará cerca de 6,9 milhões de toneladas quando comparados os dados com o ano passado. Além disso, o consumo total aumentará apenas 5,2 milhões de toneladas. “A Stats Canada atrelou a safra de canola canadense de 2022 a 19,5 milhões de toneladas, sendo esta a maior em 3 anos.


A AgResource vê as perspectivas de demanda da canola do USDA como muito baixas, mas o mercado deve ver e sentir o crescimento da demanda antes do receio de novos apertos nos preços. Até agora, não houve indicação de que a escassez seja inevitável, já que o oleoduto físico de canola na Europa foi reabastecido e a maior parte da colheita do Canadá acontecerá em breve”, informa.


“Os preços futuros do óleo de colza e de soja da União Europeia estão em paridade. Isso marca uma grande mudança nas relações globais de preços de óleo vegetal dos últimos 12 meses, assim como sugere que o mercado de óleo de soja dos EUA está se tornando um ponto de demanda, devido à rápida expansão da capacidade de produção de diesel renovável”, conclui.

Mega-Sena pode pagar até R$ 42 milhões nesta quarta-feira

 

Os números do sorteio 2.515 serão revelados esta noite pela Caixa Econômica Federal.


Quem acertar as seis dezenas da Mega-Sena pode ganhar até R$ 42 milhões nesta quarta-feira (31). Os números do sorteio 2.515 serão revelados esta noite pela Caixa Econômica Federal.




O sorteio da Mega-Sena acontecerá na capital paulista, às 20h (de Brasília), no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, 750.




Quem ainda não está participando do sorteio de até R$ 42 milhões tem até às 19h desta quarta-feira para comprar o bilhete, que pode ser adquirido tanto pelos canais eletrônicos das Loterias Caixa (site e aplicativo) quanto em uma unidade lotérica. O valor do cartão simples, com seis números é de R$ 4,50.

Brasil e EUA reafirmam compromisso em remover barreiras não tarifárias

 

Agência Brasil                     Foto: Reuters


O Brasil e os Estados Unidos refirmaram, em comunicado conjunto, o compromisso em prevenir e em reduzir as barreiras não tarifárias no comércio bilateral. O texto destacou as iniciativas promovidas em sessão de diálogo comercial realizado em Washington em 21 de julho.


Embora tenha sido assinado na última sexta-feira (26), o comunicado só foi divulgado ontem(30) pelo Ministério da Economia.


Durante a sessão de diálogo, os representantes brasileiros e norte-americanos apresentaram os avanços obtidos na agenda bilateral. A reunião foi copresidida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia e pela Subsecretaria de Comércio Internacional do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.


Na rodada de conversas, foram abordadas questões prioritárias para ambos os governos e o setor privado. Os temas foram distribuídos em grupos temáticos nos seguintes eixos: facilitação do comércio, boas práticas regulatórias, procedimentos de avaliação da conformidade, padrões e metrologia, propriedade intelectual e economia digital.


Criado em 2006, o Diálogo Comercial entre Brasil e Estados Unidos é o mecanismo de cooperação bilateral que se manteve ativo por mais tempo entre os dois países. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar o fluxo de comércio e de investimentos mútuos, por meio da prevenção, da redução e da eliminação de barreiras não tarifárias.


Nos últimos anos, a agenda se expandiu, com a inclusão de órgãos nas discussões. Pelo lado brasileiro também participam representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e de outros ministérios e agências reguladoras.


O próximo encontro deve ocorrer em Brasília, em 2023, em data a ser definida.

Delegação de MS embarca para a disputa dos Jogos da Juventude

 


Mato Grosso do Sul está pronto para a disputa dos Jogos da Juventude, que acontecerão em Aracaju, Sergipe, de 2 a 17 de setembro. O primeiro grupo de estudantes-atletas sul-mato-grossenses, na faixa etária de 15 a 17 anos, embarca nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, à 1h15 da madrugada. A delegação é organizada e coordenada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).


Realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento multiesportivo reunirá mais de quatro mil atletas, de 1.856 escolas, que representarão todos os estados do país e o Distrito Federal em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, natação, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e wrestling (luta olímpica).



No total, Mato Grosso do Sul terá 134 participantes nos Jogos e não disputará apenas a ginástica artística. A seleção estadual ainda conta com nove 16 técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas, totalizando 161 pessoas. A primeira turma a entrar em ação, entre os dias 2 e 6 de setembro, é composta por estudantes-atletas do atletismo, badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.



Para chegarem à etapa nacional, os atletas tiveram de garantir vaga nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, seletiva estadual para o evento em Aracaju (SE). “Mais uma vez, Mato Grosso do Sul vai forte para os jogos nacionais, com muita motivação. Nossos atletas estão preparados para superar as expectativas e carregar bem a bandeira do nosso estado”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.


Neste ano, os Jogos da Juventude terão novo formato, para possibilitar que os melhores atletas do país na faixa etária participem da competição. Assim, nas modalidades coletivas, as equipes serão representadas por seleções estaduais com atletas de diferentes instituições de ensino. Até a edição passada, as equipes eram formadas por alunos de uma única escola.



Os representantes do taekwondo entrarão em ação de 7 a 9 de setembro e os do futsal e voleibol, de 7 a 11 de setembro. Já os atletas do ciclismo e wrestling vão em busca de medalhas entre os dias 11 e 13. O basquetebol e handebol terão disputas de 13 a 17. A ginástica rítmica e o judô fecharão os Jogos da Juventude, de 15 a 17 de setembro.


Confira  neste link  todos os atletas e técnicos que representarão Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude 2022.


Câmara aprova medida que facilita reajustes de fretes rodoviários

 Agência Brasil


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, dia 30 de agosto, a Medida Provisória (MP) 1.117/22, que reduz o percentual de gatilho para reajuste do preço do frete rodoviário de cargas. A MP, que está em vigor desde 17 de maio deste ano, permite que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualize os valores mínimos do frete rodoviário de cargas sempre que houver oscilação superior a 5% no preço do óleo diesel no mercado nacional, para mais ou para menos.


Antes da medida, o reajuste da tabela do frete ocorria apenas quando houvesse elevação de 10%, ou a cada seis meses. O texto aprovado na Câmara segue agora para o Senado.



O último reajuste da tabela dos pisos mínimos de frete ocorreu em julho, com um aumento médio de 0,87% a 1,96%, de acordo com o tipo de operação. A Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC) foi criada pelo governo federal em resposta à manifestação dos caminhoneiros ocorrida em maio de 2018.


Emprego


A Câmara aprovou ainda a MP 1.116/21, que cria o Programa Emprega + Mulher. A medida tem objetivo de incentivar a empregabilidade das mulheres. A proposta também segue para votação no Senado.



O texto aprovado inclui na legislação a regra de paridade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função dentro da mesma empresa. Entre os pontos previstos estão flexibilização do regime de trabalho; qualificação em áreas estratégicas a fim de estimular a ascensão profissional; apoio na volta ao trabalho após a licença-maternidade; prevenção ao assédio e à violência; e ampliação do microcrédito.


A proposta prevê ainda a prioridade na qualificação de mulheres vítimas de violência e a ampliação dos valores disponíveis para empréstimos para mulheres empreendedoras e trabalhadoras informais no Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).


Após assassinar a mulher na frente do filho, homem tenta se matar

 

                                            Foto; Rede socias

Adriano Moretto

Caso de feminicídio foi registrado na noite de terça-feira (30/8) em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com o Brasil através de Ponta Porã. O autor, identificado como Sebastián Esteche, matou a esposa e depois tentou tirar a própria vida. 


Ele foi internado em estado grave no Hospital Regional da cidade paraguaia, de acordo com as informações da polícia local. 


O caso aconteceu na rua Eucalital, no bairro General Génes. Por motivos ainda apurados pelas autoridades, Sebastián golpeou Deidamia Agüero Céspedes, 24, com várias facadas na frente do filho deles. 


Logo em seguida, o homem tentou o suicídio. 


A polícia do Paraguai segue investigando os motivos do crime. 

Funtrab oferece mais de 1,2 mil vagas de emprego em Campo Grande nesta quarta

 



 A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 1.211 vagas de emprego nesta quarta-feira (31) em Campo Grande. Há vagas para ajudante de obras, atendente de lojas a auxiliar de mecânico.


O destaque vai para as vagas para atendente de lanchonete (50 vagas), auxiliar de linha de produção (59 vagas), empregado doméstico nos serviços gerais (12 vagas), operador de caixa (23), pedreiro (47) e servente de pedreiro (41). O total de vagas podem ser acessadas clicando aqui.


A Funtrab disponibiliza o aplicativo para agendamento de atendimento “MS Contrata+ para trabalhadores”. Posteriormente, os interessados devem comparecer na Funtrab com RG, CPF e Carteira de Trabalho, à Rua 13 de maio, 2773, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, para concorrer às vagas.


 

Das 13h30 às 17h30, o atendimento é direcionado ao Seguro-Desemprego. Todas as vagas são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem prévio aviso.

Cinco projetos estão pautados para a sessão plenária desta quarta-feira

 



Os deputados estaduais devem votar cinco propostas nesta quarta-feira (31) durante a sessão plenária, realizada a partir das 9h na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Há um projeto em segunda discussão, um em primeira e os demais estão pautados para serem apreciados em discussão única.


A sessão pode ser acompanhada no plenário da Casa de Leis ou pelos canais de comunicação do Parlamento.




Em segunda discussão, está previsto o Projeto de Lei 140/2022, que institui a Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral no Esporte, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 9 de março. Entre outros objetivos, a iniciativa busca combater o assédio no esporte, planejar e adotar medidas efetivas de conscientização dos atletas, treinadores, comissão técnica e familiares sobre o problema.


Os parlamentares devem votar, em primeira discussão, o o Projeto de Lei 192/2022, do Poder Executivo. A proposição institui o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul (Sistema Trip-MS), estabelecendo critérios para exploração e funcionamento desse serviço. 



Também estão na pauta os Projetos de Resolução 21/2022, 22/2022 e 23/2022. Essas matérias são relativas à concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Candidatos ao Governo se dividem entre Capital e interior nesta quarta

 

 

Boa parte dos candidatos ao Governo do Estado realizam ações no interior de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (31/8). Restando pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições, os postulantes à cadeira hoje ocupada por Reinaldo Azambuja (PSDB) continuam os compromissos. 


Eduardo Riedel (PSDB) passa o dia em Coxim, onde conversará com a população e autoridades locais.


Adonis Marcos (Psol), continua em Campo Grande realizando caminhada e contato com eleitores entre a manhã e a tarde, já a noite ele participa de uma live nas redes sociais. 


A candidata Giselle Marques (PT) participa de reunião interna no período da manhã e depois faz caminhada pela região do Imbirusso e a noite se encontra com apoiadores na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), na Capital. 



Marquinhos Trad (PSD) viaja aos municípios de Corumbá e Ladário, onde está programada a visita ao comércio local, empresas encontros com a população. 


Já André Puccinelli (MDB) participa de gravação de programas eleitorais pela manhã e a tarde concede entrevista para rádio do interior. 


Rose Modesto (União), Capitão Contar (PRTB) e Magno Souza (PCO) não divulgaram agenda. 

 

Receita paga hoje restituições do quarto lote do IR 2022

 

Agência Brasil

A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.


Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões - 4.362.766 não prioritários, que entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.


O restante tem prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.


A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de maio e não receba a restituição, deve verificar se entrou na malha fina.


Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês.


Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.


Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.


A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Em 24h, mais 14 entram na lista de suspeitos de terem a ‘varíola dos macacos’ em MS

 


A atualização do Informe Epidemiológico Monkeypox desta terça-feira (30) incluiu mais 14 pessoas consideradas suspeitas de terem sido infectadas pelo vírus da ‘varíola dos macacos’ em Mato Grosso do Sul



Com isso, Campo Grande passa a contabilizar 46 casos suspeitos, 20 descartados e 12 confirmados, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).


Já Dourados se mantém com três casos suspeitos de Monkeypox, três descartados e quatro confirmados após exame laboratorial.


Em todo o Estado são 69 pessoas classificadas como suspeitas de terem contraído o vírus, 40 casos passaram por análise e foram descartados e 19 tiveram diagnóstico confirmado para ‘varíola dos macacos’.


Todos os casos confirmados são de pessoas do sexo masculino – 42,1% com idades entre 20 e 29 anos, 38,8% entre 30 e 39 anos, 15,8% tem entre 40 e 49, além de 5,3% com idade superior a 60 anos.

Eduardo Riedel promete um salto de desenvolvimento para MS

 

                                           Foto: Saul Schramm



Riedel foi o “arquiteto” da infraestrutura em MS nos últimos anos, “e faremos muito mais nos próximos anos”


Mato Grosso do Sul é o estado que mais entrega investimentos para a população. Isso é fruto do trabalho de base realizado nos últimos sete anos e meio por Eduardo Riedel (PSDB) – candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45).


Sob a sua batuta à frente das equipes estaduais de Governo e de Infraestrutura, o Mato Grosso do Sul se tornou o estado brasileiro com maior investimento per capita. Somente no primeiro semestre de 2022, foram R$ 1,09 bilhão, o que representa R$ 445,08 por habitante, mais do que qualquer outro estado brasileiro, segundo números do Tesouro Nacional.


As ações de Riedel levaram o Estado a ser o 7º em infraestrutura, o 6º em qualidade dos serviços de telecomunicações, o 6º em acesso à energia elétrica e o 7º estado em qualidade da energia elétrica. Entre 2015 e agosto deste ano, foram R$ 8.423.198.072,88 em investimentos.


Só em recursos para a construção de em pontes de concreto foram mais de R$ 211 milhões (que viabilizaram 134 pontes, sendo 109 concluídas e 25 em construção), além de R$ 1,3 bilhão em investimento em manutenção de rodovias; 1,1 mil km de rodovias implantadas e pavimentadas; 6,3 mil km de rodovias encascalhadas, sem contar os investimentos em infraestrutura urbana e saneamento básico nos municípios, que somaram mais de R$ 1,6 bilhão. Campo Grande, por sua vez, recebeu mais de R$ 857 milhões em obras no período.


“Esse dinheiro está no asfalto das rodovias e das ruas e avenidas, na entrega de casas e lotes urbanizados, reforma e ampliação de escolas, construção de hospitais e até mesmo onde não é possível ver a olho nu, como no caso das obras de saneamento básico. Ou seja, em obras estruturantes que preparam nosso Estado para o futuro. E faremos muito mais nos próximos anos”, diz Riedel.


O Estado colhe os frutos de um trabalho de planejamento e de medidas duras, como as reformas administrativa (reduzindo de 17 para nove as secretarias) e previdenciária e a implantação de um teto de gastos para todos os poderes. E foi Eduardo Riedel quem capitaneou este processo. “É o resultado de um trabalho que começou lá atrás, quando tomamos medidas duras, mas necessárias, para deixar o Estado de pé. Enfrentamos as dificuldades e fizemos as reformas estruturantes. Decidimos agir com responsabilidade. Temos uma das menores estruturas administrativas do País”, lembrou.


Parceira de Riedel na chapa, e candidata ao Senado, a ex-ministra do presidente Jair Bolsonaro, Tereza Cristina, diz que todas as conquistas que Riedel viabilizou na área da infraestrutura nos últimos anos serão ampliadas com sua ajuda no Congresso Nacional. “Vamos trabalhar juntos neste processo, para modernizar ainda mais o nosso Estado”.

Responsável por tocar as obras que modernizaram o Estado, ele destaca que as ações continuarão firmes. “Os investimentos em infraestrutura chegaram aos 79 municípios, melhorando a qualidade de vida da população sul-mato-grossense, com asfalto, saneamento básico, moradias, pavimentação de rodovias, construção de pontes de concreto que permitem ao Estado seguir avançando”.


PARCERIAS DE SUCESSO


Eduardo Riedel e Tereza Cristina destacam a importância da parceria com a iniciativa privada no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Aliás, foi Riedel quem construiu Parcerias Público-Privadas de sucesso nos últimos anos, além de uma política de incentivos fiscais que tem atraído empreendimentos bilionários.


Por meio da PPP da Sanesul, a empresa Aegea vai universalizar, até 2031, o esgotamento sanitário dos 68 municípios atendimentos pela estatal, em um investimento de R$ 3,8 bilhões.


Já a Sonda do Brasil, por meio da PPP da Infovia Digital, vai implantar 7 mil quilômetros de fibra óptica aos 79 municípios do Estado e implementar internet em alta velocidade em 119 praças públicas. Com a parceria, a velocidade de transmissão de dados vai saltar de 4MBps para 30MBps.


Somado a tudo isso, Mato Grosso do Sul tem recebido investimentos privados bilionários como a unidade da chilena Arauco, em Inocência, e a da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, que estão gerando milhares de empregos e renda.

“E vem muito mais por aí. Vamos realizar um santo de desenvolvimento nos próximos anos”, concluiu Riedel.

Homem é preso após furtar APAE e igreja

 



A Polícia Civil prendeu um homem que furtou APAE (Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais) e igreja evangélica em Mundo Novo, cidade a 463 quilômetros de Campo Grande.


De acordo com a polícia, após conhecimento de diversos furtos ocorridos na cidade, a Seção de Investigações da Delegacia de Mundo Novo conseguiu identificar o autor do furto cometido  (29) na APAE da cidade.



O autor também confessou ter sido autor de outros furtos, dentre eles, o da capelinha do bairro São Jorge e de uma igreja evangélica do bairro Berneck. O investigado foi conduzido à Delegacia onde foi interrogado e indiciado pelos crimes de furto.

Grêmio perde para o Criciúma, chega ao 4º jogo sem vitória e vê pressão aumentar

 

                                           Foto: assessoria/Grêmio)

Agência Estado

Em mais uma noite para esquecer, o Grêmio chegou ao quarto jogo sem vitória, desta vez perdendo para o Criciúma, por 2 a 0, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Caio Dantas fez o único gol da partida.


Foi a terceira derrota do Grêmio nos últimos quatro jogos, com o time aparecendo em terceiro lugar, com 44 pontos, três a mais que o Londrina (5º colocado). Já o Criciúma chegou ao terceiro jogo sem derrota, ganhou duas posições e aparece em nono lugar, com 37 pontos.


O revés em Santa Catarina aumenta ainda mais a pressão sobre o técnico Roger Machado, muito contestado por torcedores. Há, inclusive, campanha para que o Grêmio vá atrás do ídolo e técnico Renato Gaúcho, desempregado desde que deixou o Flamengo no ano passado.


 

A má fase do Grêmio ficou evidenciada no futebol apresentado no primeiro tempo. A etapa inicial teve apenas o Criciúma propondo o jogo e abrindo, merecidamente, o placar. Logo aos 11 minutos, Thiago Alagoano tocou para Caio Dantas, o atacante finalizou, contou com desvio e balançou as redes.


O gol incendiou os torcedores nas arquibancadas, que empurraram o Criciúma ao ataque. Não demorou e aos 17 minutos o mesmo Caio Dantas recebeu na ponta da área e finalizou cruzado, contudo, desta vez o goleiro Brenno defendeu e vitou prejuízo ainda maior para o Grêmio.


Acuado, o Grêmio não teve nenhuma oportunidade de gol e antes do intervalo ainda viu os donos da casa assustarem em finalizações de Fellipe Mateus, aos 27, e depois aos 42 minutos com Marcos Serrato.


 

No segundo tempo, o Grêmio seguiu sendo inoperante com a bola nos pés e viu o Criciúma ser melhor. Ainda assim, o time catarinense demorou para colocar Brenno para trabalhar. Aos 26, Hygor aproveitou confusão na área e forçou o goleiro gremista a espalmar para escanteio.


A situação do Grêmio, que já era ruim, piorou aos 36 minutos, quando o árbitro foi chamado para revisar lance em que a bola bateu no braço de Edílson dentro da área: pênalti marcado para o Criciúma. Aos 40, Rafael Bilu cobrou e deslocou Brenno, colocando números finais ao confronto.


O Criciúma volta a campo no domingo para enfrentar o líder Cruzeiro, às 16 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte. Enquanto o Grêmio jogará já na próxima sexta-feira, quando receberá o Vila Nova, às 21h30, na Arena, em Porto Alegre.


 

CRICIÚMA 2 X 0 GRÊMIO


CRICIÚMA - Gustavo; Cristovam (Gedeílson), Rodrigo, Zé Marcos e Hélder; Marcos Serrato, Arílson e Thiago Alagoano (Rafael Bilu); Hygor (Marcelo Hermes), Caio Dantas (Fernando Viana) e Fellipe Mateus (Rômulo). Técnico: Cláudio Tencati.


GRÊMIO - Brenno; Edílson, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas (Diogo Barbosa); Lucas Leiva (Elkeson), Villasanti (Thaciano) e Bitello; Janderson (Campaz), Diego Souza e Guilherme (Gabriel Silva). Técnico: Roger Machado.


GOLS - Caio Dantas, aos 11 minutos do primeiro tempo. Rafael Bilu, aos 40 minutos do segundo tempo.


ÁRBITRO - Marcelo de Lima Henrique (CE).


CARTÕES AMARELOS - Marcos Serrato (Criciúma); Edílson, Bitello e Campaz (Grêmio).


PÚBLICO - 17.682 presentes.


RENDA - R$ 543.440,00.


LOCAL - Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC).

Palmeiras perde do Athletico-PR e vê ruir longa invencibilidade na Libertadores

 

                                               (Foto: assessoria/ Athletico-PR)

Mais efetivo e concentrado, o Athletico-PR largou em vantagem na semifinal da Libertadores ao derrotar o atual campeão Palmeiras em sua casa, na Arena da Baixada, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira. Alex Santana garantiu o triunfo dos paranaenses, que derrubaram a série invicta de 20 partidas do time alviverde como visitante no torneio continental. Os paulistas também viram ruir sua invencibilidade de 18 jogos na competição. Foi o primeiro revés de Abel Ferreira fora de casa.


Os dois se reencontram no Allianz Parque daqui a uma semana, dia 6 de setembro, para decidir quem será o primeiro finalista da Libertadores. O Athletico-PR joga pelo empate e o Palmeiras, por uma vitória por dois gols de diferença. Caso consiga um simples, a semifinal será decidida nos pênaltis.


O Palmeiras sentiu as ausências de Danilo e, principalmente, Gustavo Scarpa, suspensos, e jogou menos do que pode e do que já jogou, sobretudo na Libertadores, na qual se tornou "copeiro". O argentino López estava em uma noite infeliz e perdeu nos primeiros minutos do duelo um gol impressionante. Raphael Veiga saiu lesionado e preocupa para a sequência da temporada.


 

O Athletico-PR atuou como Felipão gosta: mostrou eficiência ao converter em gol no início do jogo uma das pouca oportunidades que criou e defendeu-se com competência no restante da partida, inclusive em inferioridade numérica depois que Hugo Moura foi expulso na metade da segunda etapa.


Saiu na frente quem foi mais efetivo. Enquanto o Palmeiras desperdiçou uma chance preciosa com Flaco López aos cinco minutos, de frente com o goleiro, o Athletico-PR mostrou eficácia ao concluir para as redes a única oportunidade que criou na primeira etapa.


Foi um lance que envolveu o talento do jovem Vitor Roque com o faro de gol de Alex Santana. O volante, mesmo desacostumado a ir às redes, mostrou presença de área de um centroavante. Ele recebeu dentro da área do habilidoso atacante, dominou entre os zagueiros e tocou no canto de Weverton para abrir o placar aos 22 minutos.


 

Era um jogo confortável para o Palmeiras até o momento do gol sofrido, um ponto de virada na partida. Os paranaenses passaram a controlar a partida frente a um rival que tentava atacar, mas raramente achava espaços. López teve outra chance no fim da etapa inicial, mas cabeceou para fora.


No segundo tempo, o Palmeiras atacou mais, teve maior volume de jogo, mas mostrou a mesma incompetência nas conclusões diante do ferrolho athleticano. Os paranaense se fecharam ainda mais depois que Hugo Moura levou o segundo amarelo por segurar a bola com a mão. Mesmo com um a menos, sustentaram a vantagem em Curitiba. No Allianz Parque, o atual campeão terá de jogar como tal para derrubar o rival paranaense e ir à final continental pela terceira vez seguida.


ATHLETICO-PR 1 X 0 PALMEIRAS


 

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho (Léo Cittadini) e Alex Santana (Erick); Vitinho (Pablo), Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Cuello). Técnico: Felipão.


PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael (Atuesta) e Raphael Veiga (Bruno Tabata); Rony (Rafael Navarro), Dudu e López (Wesley). Técnico: Abel Ferreira.


GOL - Alex Santana, aos 22 minutos do primeiro tempo.


ÁBITRO - Roberto Tobar (Chile).


CARTÕES AMARELOS - Zé Rafael, Bruno Tabata.


CARTÕES VERMELHOS - Hugo Moura, Felipão.


RENDA E PÚBLICA - Não divulgados.


LOCAL - Arena da Baixada, em Curitiba.

Desfile de 7 de Setembro retorna em Campo Grande após dois anos

 

                                             (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)


O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, Dia da Independência, retorna em Campo Grande após dois anos, por conta do período pandêmico. As Forças Armadas do Exército Brasileiro somadas aos servidores da segurança pública de Mato Grosso do Sul, escolas, entidades, e projetos sociais desfilarão pelas ruas da área central.


A solenidade é organizada e planejada pelo Governo do Estado e CMO (Comando Militar do Oeste). A partir das 9h, a cerimônia começa no palanque montado no trecho da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, com autoridades do Exército, Governo do Estado, Prefeitura e dos poderes.


O CMO informou que cerca de 2000 militares do Exército Brasileiro e 30 viaturas. Conforme o cronograma do Estado, desfilarão escolas estaduais e municipais; forças de segurança como a PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário); e integrantes de projetos sociais como Bombeiros do Amanhã, Florestinha, Cidade dos Meninos e outros.


 

Já a Semed (Secretaria Municipal de Educação) especificou que irão desfilar as escolas municipais Dr. Eduardo Olímpio Machado, Professora Maria Lúcia Passarelli, Professora Oneida Ramas, Dr. Tertuliano Meirelles.


Desfile 7 de Setembro

O último desfile feito em Campo Grande aconteceu em 2019, quando reuniu mais de 40 mil pessoas na plateia assistindo ao tradicional encontro nas arquibancadas da Rua 14 de Julho. Foram 109 viaturas militares entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército que encantaram os moradores, principalmente, as crianças.


Em 2020, a data foi marcada por protestos contra e a favor ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Pela área central, protestantes se misturavam com bandeiras e gritos.

SC tem boa notícia sobre o arroz

 


“Com relação aos preços, devem se manter em elevação nos próximos meses"
Por:  -Leonardo Gottems

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) divulgou seu novo relatório, onde indicou notícias boas para a cultura do arroz. “O encerramento da safra do arroz em Santa Catarina trouxe uma boa notícia: a alta produtividade das lavouras catarinenses. Regiões como Rio do Sul, Ituporanga e Blumenau ultrapassaram a marca de 9 toneladas de produtividade média por hectare. A produtividade média do Estado se aproximou de 8,5 toneladas por hectare”, diz o relatório.  



“Com relação aos preços, devem se manter em elevação nos próximos meses, um comportamento típico para a época do ano. A tendência fica clara nos valores praticados entre julho e a primeira quinzena de agosto, quando seguiram firmes”, completa.


As cotações do trigo no mercado catarinense em julho tiveram variação positiva de 2,82%, fechando a média mensal em R$107,59 a saca de 60kg, o maior valor nominal da série histórica publicada pela Epagri/Cepa. Com o anúncio de uma possível retomada das exportações de trigo da Ucrânia, os preços no mercado internacional recuaram, contudo, permaneceram firmes para a grande maioria dos estados acompanhados.


“Os custos de produção dessa safra estão extremamente elevados. Para abril, o preço de nivelamento para lavouras com produtividade média de 3.600kg/ha estava em R$91,44 a saca 60kg, ou seja, para cobrir os custos de produção, esse é o preço mínimo que o produtor deveria receber por cada saca produzida. Para produtividade de 4.200kg/ha, o preço de nivelamento sobe para R$100,44 a saca de 60kg”, conclui a consultoria agroeconômica nesse início de semana.

Caixa lança aplicativo do Fies para renegociação com desconto de até 99%

 

G1


A Caixa lançou nesta terça-feira, dia 30 de agosto, em evento na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, o aplicativo Fies Caixa, que além de consultas aos dados do contrato e geração de boletos, permitirá aos usuários a renegociação de parcelas em atraso, com desconto de até 99% (veja abaixo os critérios). O download do app estará disponível a partir da próxima quinta-feira, dia 1º de setembro.


De acordo com o banco, 1,85 milhão de clientes devem ser beneficiados com o novo canal de atendimento, sendo que 1,2 milhão deles poderão renegociar seus contratos com a Caixa pelo app - os acordos também poderão ser firmados pela internet, no site do Fies.


Renegociação do Fies: governo autoriza desconto de 12% para dívidas sem atraso e de até 99% para as atrasadas


"Pelo aplicativo será possível verificar se seu contrato está apto para renegociação, simular as opções de renegociação disponíveis para o contrato e aderir às condições mais adequadas ao seu perfil”, explicou a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé.



As novas regras para renegociação, pagamento das dívidas em atraso e desconto para beneficiários do Fundo de Financiamento da Educação (Fies), anunciadas pelo governo em julho, permitem que os acordos sejam firmados até 31 de dezembro de 2022.


Entenda abaixo as novas regras:


Estudantes sem atraso


Desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.



Estudantes com atraso de 90 dias


Desconto de totalidade dos encargos (como juros e taxas) e de 12% do valor principal, para pagamento à vista;

Abatimento de todas os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes (cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200).

Estudantes com atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico


Desconto de 92% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico


Desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Dentista com pornografia infantil terá de pagar fiança de R$ 12,2 mil

 



O dentista e professor universitário de 52 anos, preso com material de abuso sexual infantil no dia 31 de maio, foi condenado ao pagamento de fiança no valor de dez salários-mínimos. Ele foi solto em audiência de custódia, no dia 1º de junho deste ano e respondia em liberdade.


A sentença foi reformada pela 2ª Câmara Criminal de Campo Grande, após recurso do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, impetrado pelo promotor de justiça Nicolau Bacarji Júnior, que pedia o pagamento de 20 salários-mínimos, R$ 24.240, e que o acusado fosse submetido a tratamento psicológico.



Segundo o site Campo Grande News, em votação, o relator do processo, desembargador José Ale Ahmad Netto votou pelo parcialmente provimento do recurso, reduzindo a fiança para dez salários mínimos, totalizando R$ 12.120 e foi acompanhado pelo juiz Waldir Marques e pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence.



Nos autos, o magistrado ainda destacou que o acusado já está em tratamento psiquiátrico desde o dia 6 de junho, conforme laudo médico, devendo ser decretado que ele permaneça no processo já iniciado.


Já a defesa do acusado, pediu a nulidade da busca e apreensão, bem como da prisão em flagrante e a nulidade dos elementos colhidos. Pedido considerado insubsistente e não acolhido pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal.


Prisão


O dentista foi preso em flagrante no dia 31 de maio deste ano. Ele estava no consultório onde atendia no Bairro Jardim dos Estados. No local, foram apreendidos 4 CPUs, 1 HD e 1 celular. Buscas também foram feitas no carro do autor, um Jeep Compass cinza.



Conforme a delegada Fernanda Mendes, titular da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) na época, o dentista armazenava, disponibilizava e compartilhava esse material, permanentemente. Os computadores gravaram arquivos desde 2010 e o homem era monitorado há 6 meses.


Questionado, o dentista chegou a dizer que assistia, deletava e não sabia que era crime. Ele passou por audiência de custódia no dia seguinte e teve a liberdade provisória concedida pelo juiz Francisco Vieira de Andrade Neto e desde então estava solto.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

50 defensivos agrícolas recebem registro

 


Desses, 25 são produtos biológicos, sendo nove aprovados para uso na agricultura orgânica
Por:  -Aline Merladete

Nesta terça-feira (30.08) foi publicado no Diário Oficial da União, o registro de 50 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 25 são produtos biológicos, sendo nove aprovados para uso na agricultura orgânica.  Com o registro desses produtos hoje, já somam 69 produtos de baixa toxicidade registrados em 2022. Os produtos de baixo impacto são importantes para a agricultura não apenas pelos aspectos toxicológico e ambiental, mas também por beneficiar as culturas de suporte fitossanitário insuficiente, uma vez que esses produtos são aprovados por pragas-alvo e podem ser recomendados em qualquer cultura.



De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, entre as novidades dos produtos biológicos, o fungo Cordyceps javanica, uma alternativa para o manejo de populações resistentes de mosca-branca, ganhou o seu primeiro registro no Mapa, com uso também aprovado para a agricultura orgânica. Os fungos entomopatogênicos estão entre os mais importantes inimigos naturais das moscas-brancas e penetram diretamente no inseto, sem necessidade de ingestão. Um outro controlador biológico, o nematoide Heterorhabditis bacteriophora, que detinha apenas um produto no mercado, agora recebeu autorização para uso em um produto para controle das lagartas Spodoptera frugiperda e Scaptocoris castanea. A spodoptera foi recentemente considerada como uma praga prioritária para a agricultura.


Também para Spodoptera frugiperda tem o primeiro registro do nematoide entomopatogênico Steinernema carpocapsae, que além de controlar a lagarta Spodoptera também é indicado para o controle de moscas-dos-fungos (Bradysia matogrossensis) e do bicudo-da-cana-de-açúcar (Sphenophorus levis).


Para a agricultura orgânica foram ofertados nove produtos, dentre eles o parasitoide Tetrastichus howardi, a vespinha parasitoide Telenomus podisi e os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, aumentando o leque de opções para o agricultor.


Já em relação aos produtos químicos registrados, pela primeira vez um produto formulado à base do ingrediente ativo Espiropidion será ofertado aos agricultores. Trata-se de um inseticida que estava em análise desde 2018 e é recomendado para o controle de pulgão, trips e mosca-branca nas culturas do algodão, feijão, soja e tomate.


Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.  


As informações foram divulgadas pelo Mapa.

Preço do leite registrou a sétima alta consecutiva

 


O valor médio do leite acumula avanço real de 60,7% desde janeiro/22 (os dados foram deflacionados pelo IPCA de julho/22)
Por:  -Aline Merladete

Assim como esperado pelos agentes do setor, o preço do leite no campo registrou a sétima alta consecutiva em agosto e, com isso, atingiu novo recorde da série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, iniciada em 2004. Segundo a pesquisa do Cepea, o leite captado em julho/22 e pago aos produtores em agosto/22 se valorizou 11,8%, chegando a R$ 3,5707/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea. Com isso, o valor médio do leite acumula avanço real de 60,7% desde janeiro/22 (os dados foram deflacionados pelo IPCA de julho/22). Ressalta-se, no entanto, que pesquisas do Cepea ainda em andamento indicam que o movimento de alta deve ser interrompido, com possibilidade de forte queda no preço do leite a ser pago ao produtor em setembro, referente à matéria-prima captada em agosto.



O encarecimento do leite no campo ao longo dos últimos meses se deve à baixa disponibilidade. O avanço da entressafra intensificou a restrição de oferta de leite, mas, neste ano, o setor enfrenta um enxugamento mais drástico da produção, devido à combinação de seca e mudanças estruturais no campo, desencadeadas, por sua vez, pelo aumento nos custos de produção nos últimos anos e pelos menores níveis de investimentos na atividade.


Nesse cenário, a produção no campo entre junho e julho ficou abaixo da expectativa do setor, mantendo acirrada a disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores de leite cru. Com a captação abaixo do esperado, houve diminuição importante nos estoques de lácteos e, consequentemente, encarecimento expressivo dos derivados ao consumidor entre junho e julho.


Porém, os preços atingiram patamares tão elevados nas gôndolas que, desde a segunda quinzena de julho, observa-se enfraquecimento da demanda. Com estoques aumentando no varejo, a pesquisa do Cepea que monitora as negociações diárias entre indústria e atacado paulista mostrou diminuição nos preços dos lácteos ao longo de agosto. Na média mensal, o leite UHT e a muçarela se desvalorizaram quase 15% e 10% de julho para agosto, respectivamente. Essas quedas no mercado de derivados devem ser transmitidas ao campo, resultando, portanto, em diminuição no preço do leite captado em agosto e a ser pago ao produtor em setembro. Outro fator que deve interromper o movimento altista ao produtor em setembro é o forte aumento das importações, que cresceram 27% em julho.


Além disso, a oferta no campo também deve voltar a aumentar nos próximos meses. O incremento considerável nos preços do leite e a queda nas cotações da ração começaram a estimular uma recuperação gradual da produção no campo – sobretudo no Sul do País. Ao mesmo tempo, espera-se que o retorno das chuvas da primavera favoreça a disponibilidade das pastagens e, com isso, eleve a oferta de leite.  Assim, forma-se um novo cenário no mercado, no qual a demanda enfraquecida e o aumento das importações elevam os estoques de derivados, ao mesmo tempo em que a produção no campo dá sinais de recuperação.


Os dados são do Cepea.