sábado, 16 de janeiro de 2021

Edições de genes de suínos estão chegando nos EUA

 

                                                             Pixabay

Por:  -Leonardo Gottems

Pelo menos cinco outras nações estão avançando na edição de genes de suínos, o que pode colocá-los quilômetros à frente dos Estados Unidos na produção de suínos resistentes a doenças e de crescimento mais rápido que custam menos para crescer, disse um grupo que falava para os criadores de suínos americanos na quinta-feira. O Conselho Nacional de Produtores de Porco disse que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), e não o FDA, deveria regulamentar a pecuária transgênica. 


O FDA “continua a se envolver em táticas de adiamento que estão impedindo a agricultura dos EUA”, disse o presidente da NPPC, Howard Roth. O secretário da Agricultura, Sonny Perdue, propôs no mês passado que o USDA assumisse a jurisdição regulatória dos animais geneticamente modificados. O período de comentários sobre a proposta vai até o final de fevereiro, então o governo Biden decidiria se continuaria. O político  informou no início desta semana, no entanto, que a administração Trump pode tentar realizar a transferência de autoridade antes de deixar o cargo. 


“Grandes concorrentes como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá e China estão avançando, enquanto os Estados Unidos ficam para trás”, disse o NPPC em comentários enviados ao USDA. “Essa desvantagem será mais aguda se esses países aprovarem as edições significativas de genes que sabemos que estão no horizonte muito antes que os Estados Unidos sejam capazes de fazê-lo. Simplesmente não podemos permitir que os fazendeiros e pecuaristas dos EUA não tenham as mesmas vantagens de saúde animal e segurança alimentar que os produtores de outros países”, conclui.

Nenhum comentário: