quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sesi recebe até amanhã pedidos de vacinação contra gripe


O Sesi finaliza nesta quinta-feira (28/02) o prazo para as indústrias de Mato Grosso do Sul manifestarem interesse na imunização dos funcionários contra a gripe. A campanha de vacinação, que começa em abril e prossegue até o mês de junho e consiste na aplicação de uma única dose contra a Influenza H1N1 e H3N2, tem como meta imunizar pelo menos 17 mil trabalhadores de cerca de 180 indústrias do Estado, enquanto em todo o Brasil a expectativa é atender mais de 900 mil colaboradores de 6 mil empresas e sindicatos industriais.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a equipe de saúde da entidade vem trabalhando para auxiliar as empresas a reduzir o absenteísmo - período em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho - provocado pelos vírus Influenza, causadores de gripes e resfriados. “Essa campanha de vacinação é mais uma ferramenta que, se utilizada de modo eficaz, vai ajudar, não somente a empresa, como também irá manter o bem-estar do industriário e sua família”, destacou

Rádio Cultural faz campanha Dengue nesta quinta na capital


Conscientizar e ouvir experiências de pessoas infectadas, famílias que perderam entes queridos com a dengue, e o trabalho das entidades que estão apoiando as autoridades no combate aos focos do mosquito, é pauta da Rádio Cultura AM 680 de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro. 

A programação terá início às 5h da manhã e se estenderá até às 17h, com envolvimento de todos os jornalistas e apresentadores da emissora. Haverá entrevistas com médicos, secretários de saúde, diretores de instituições, empresários e outras envolvidas em campanhas, além de pessoas que já vivenciaram ou sentiram de perto o problema. A programação também terá todas informações possíveis sobre o tema: Dengue.

A equipe de jornalismo da emissora e até os funcionários da área administrativa, estarão num verdadeiro mutirão através do telefone 3323-6500 atendendo os ouvintes, e a linha 9916-2250 para receberem torpedos. Os entrevistadores serão, Marco Antonio dos Santos (Marrom) Programa Amanhecer na Fazenda, das 5h às 6h50, Arthur Mário e Marcelo Nunes, das 6h50 às 8h30 Programa RC 360 o giro completo da notícia, Reinaldo Ayala no programa De Bem com a Vida das 8h30 às 12.No período da tarde os jornalistas Marcelo Nunes e Arthur Mário retornam para comandar a Tarde Especial, das 12 às 17h

MIS de MS oferece curso de fotografia grautuito em março


O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizará no período de 26 a 28 de março o projeto “Amplificadores de Cultura”. O objetivo é oferecer ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, através de cursos, palestras e oficinas. 

Neste mês de março, haverá uma a primeira parte do curso de Fotografia do MIS. O curso, que existe desde 2007, tem carga horária de 40 horas e é dividido em quatro partes de dez horas sendo - Curso de Fotografia: Câmera Compacta, Introdução à Câmera reflex, Edição de Imagens Fotográficas com Software Livre e Introdução à Linguagem Fotográfica.

“A primeira parte do curso trata dos princípios básicos do funcionamento de uma câmera básica, compacta, além de habilidades elementares ao bom fotógrafo que são enquadramento, composição, regra dos terços, entre outras”, explica Adriano do Santos, técnico de Cinema e Vídeo do MIS de MS e um dos ministrantes do curso. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 4 a 19 de março, sendo realizadas exclusivamente por e-mail.

MIS de MS

O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento e da cultura no Estado oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Serviço

Projeto Amplificadores de Cultura - Curso de Fotografia: Câmera Compacta
Data: 26 a 28 de março, 14 às 17h
Local: Museu da Imagem e do Som de MS - Memorial da Cultura e Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS
Informações: 3316 9178 – mis.de.ms@gmail.com

ONU premia software que traduz mundo digital para surdos


Terra
São comuns os aplicativos na internet que fazem tradução entre diferentes idiomas. A novidade é uma ferramenta digital que transforma textos, imagens e arquivos de áudio em uma língua especial: sinais para surdos. O programa foi desenvolvido por três alagoanos e acaba de receber um importante prêmio internacional. O Mãos que Falam venceu o World Summit Award Mobile (WSA-Mobile), uma competição bienal promovida pelas Nações Unidas e parceiros. Representantes de 100 países participaram da disputa que escolheu 40 finalistas em oito categorias. Hugo, o avatar do aplicativo que usa as mãos para conversar com os usuários, levou para casa o prêmio da categoria Inclusão.

O personagem funciona como interface para traduzir conteúdos digitais em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. “Esta é a primeira língua que os surdos aprendem, só depois vem o português”, explica o Diretor Executivo do projeto, Ronaldo Tenório, um dos três idealizadores do Mãos que Falam.

Segundo ele, ainda existe um percentual elevado de surdos que não entende bem português e que, por diferentes motivos, abandonou a escola sem uma alfabetização completa. O programa pretende facilitar a compreensão.

O software reconhece as palavras de uma mensagem de texto, por exemplo, e o personagem Hugo interpreta o significado em Libras. O caminho inverso – a possibilidade de responder em libras que seriam convertidas em texto – faz parte dos planos para uma segunda etapa do projeto. Os cuidados agora estão em aperfeiçoar os códigos que funcionam como cérebro do avatar: quanto mais for usado, mais precisas se tornam as traduções.

Hugo também ajuda na interpretação de imagens que tenham texto, como a capa de um jornal. O usuário fotografa a página e a imagem é varrida pelo programa em busca de caracteres. Um sistema de reconhecimento lê o conteúdo, que é traduzido em gestos. Tenório diz que a mesma ferramenta poderia ajudar na leitura de placas de informação.

“Queremos fazer com que o surdo entenda conteúdos e tenha acesso ao conhecimento”, afirma.

Acesso gratuito
Além disso, Tenório trabalha ao lado de Carlos Wanderlan, Tadeu Luz – idealizadores do programa – e uma equipe de mais 20 pessoas para deixar tudo pronto para o lançamento oficial dos aplicativos para celular. A previsão é que o software possa ser baixado em smartphones com diferentes sistemas operacionais no segundo semestre deste ano. Por hora, a empresa comercializa licenças da versão web do programa, que pode ser instalada em qualquer site para torná-lo acessível a quem depende dos sinais.

Tenório explica que essas licenças são comercializadas, mas o usuário final não paga pelo serviço. “Entendemos que o surdo não precisa pagar para ter acesso a informação, e os aplicativos para celulares também serão gratuitos”, antecipa.

A premiação internacional – que se seguiu a outras conquistas locais – alavancou a empresa, e hoje o que era apenas uma ideia se transformou na fonte de renda dos jovens empreendedores.

O destaque internacional deve render também novas parcerias. Por hora, Hugo não entende outras línguas, mas pode aprendê-las no futuro. A sutileza no conjunto de gestos usados em cada país dificulta o trabalho, mas a empresa conta com consultores especiais: cinco surdos participam da equipe de desenvolvimento, e associações de deficientes auditivos de todo o país contribuem nos ajustes do personagem. Existem diferenças nos sinais de uma região para outra, e a equipe de desenvolvedores quer deixar o programa capaz de funcionar bem em todo o país. “Podemos dizer que até mesmo na Libras existe um sotaque”.

Lista de selecionados será divulgada hoje


A divulgação dos alunos selecionados para frequentar as aulas do Cies (Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior) será feita hoje (27) e afixada nos murais das escolas que oferecem o Cies.

As matrículas serão realizadas no período de 27 de fevereiro a 7 de março, lembrando que as aulas terão início no dia 1º de março.

O Cies é um curso totalmente gratuito, oferecido pela SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul ) e que prepara o estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. Em 2013, foram oferecidas mais de 6 mil vagas em 37 municípios do Estado.

Fundação vai apresentar projetos desportivos



A Fundação Municipal de Esporte (Funesp) lança, no dia 03 de março, as atividades esportivas de 2013, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, a partir das 8h30min.

Serão apresentadas as modalidades dos projetos desenvolvidos pela Funesp e a comunidade poderá praticar ginástica, futebol, vôlei, basquete, frescobol, entre outras.

Na oportunidade, haverá apresentação de Micheli e Banda.

Anvisa suspende venda e uso do medicamento Diurisa



A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a distribuição, comércio e uso, em todo o País - de todos os lotes dentro do prazo de validade - do medicamento Diurisa (Cloridrato de Amilorida + Furosemida), fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios, localizada em Itapevi (SP).

Pelo resultado de apuração feita em dezembro, a Anvisa identificou que a empresa "alterou excipientes, a embalagem primária e a forma farmacêutica do medicamento sem a devida autorização".

A resolução publicada no Diário Oficial da União também determina o recolhimento de todo o estoque existente no mercado dos lotes do remédio que estão dentro de prazo de validade.

Outras suspensões

A Anvisa ainda suspendeu nesta terça-feira vários outros produtos. A lista de suspensão inclui: todos os produtos para saúde e cosméticos das marcas Mei-Cha e Fujii, incluindo os comercializados pela empresa Kaecha Cosmética, situada em São Paulo (SP), por não estarem regularizados pela Agência; o lote 1403, data de validade 03/04/2015, do gel modelador capilar fixação forte Vita Capili, fabricado pela empresa Muriel do Brasil Indústria de Cosméticos, por apresentar desvio de qualidade; todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pela empresa Iracema Batista Regis ME, com o nome fantasia de Proclean Cleaning Products, localizada em Barreiras (BA), por não ter autorização de funcionamento da Anvisa; todos os produtos fabricados pela empresa IND Diagnostics INC, localizada no Canadá, por comercializar produtos sem registro no seu país sede e por apresentar falhas no seu sistema de gerenciamento e práticas de distribuição de produtos médicos; o produto Creme Alisante - Salon Line Professional, registro nº. 2.2959.0155.001-09, lote 0076661, data de validade 11/2014, fabricado por Devintex Cosméticos, por desvio de qualidade; todos os produtos nominais à empresa Laborkit Indústria e Comércio, "uma vez que estes foram importados irregularmente, haja vista seus registros serem tidos como de produção nacional".

Outra resolução da Anvisa informa que a empresa Essencialle Ind. e Com. de Cosméticos recolherá, voluntariamente, o produto Active Hair, Marca Concept Profissional, lote nº 100299310. O recolhimento se dará porque foi detectada a presença irregular de ácido acético na formulação do produto. Com a decisão, fica suspensa a distribuição, comércio e uso do produto.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TV Assembleia abre espaço para o TRT dar orientaçao



Acordo de cooperação técnica feito entre a Assembleia Legislativa e o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região concede espaço na grade de programação da TV Assembleia para veiculação de vídeos informativos e de utilidade pública sobre direitos e deveres de trabalhadores e empregadores.

A assinatura do acordo foi feita no dia 22, no Centro de Eventos Albano Franco, em Campo Grande, pelo presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), e pelo presidente do TRT da 24ª Região, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho.

Segundo o documento, além da concessão de espaço, a Assembleia irá ceder a equipe de TV para realizar reportagens sobre temas relativos à Justiça do Trabalho

Sony anuncia parceria para lançar smartphone com Firefox OS


Terra
O sistema operacional Firefox OS ganha um novo aliado, a Sony. A empresa anunciou, durante o Mobile World Congress (MWC) que seus engenheiros estão desenvolvendo um aparelho com a platafroma que deve chegar ao mercado em 2014, informa o site The Verge.

O anúncio foi feito durante uma apresentação conjunta da Sony e da Telefónica. As companhias assinaram um acordo de vários anos para colaboração técnica. A Sony deve seguir com o suporte para Android.

Segundo a Telefônica, os primeiros dispositivos com o Firefox OS serão lançados no Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e Venezuela na segunda metade de 2013, em parceria com os fabricantes Alcatel One Touch, LG e ZTE.

No final deste ano e começo de 2014, os dispositivos também estarão disponíveis nos demais mercados da América Latina e Europa.

Os usuários poderão escolher entre vários dispositivos, a preços competitivos, e com tarifas de dados da Telefônica. A empresa ainda negocia com a Huawei e outros fabricantes para ampliar o número de aparelhos à venda.

Os equipamentos apresentados neste domingo traziam diversos aplicativos incorporados, como o Facebook, Twitter, serviços de localização e o popular navegador Firefox com uma nova função de busca que permite fazer pesquisas minuciosas e contextualizadas na web. Além da Telefônica/Vivo, outras 16 operadoras móveis firmaram acordo com o Firefox OS.

Civilizações andinas consumiam milho há 5 mil aponta estudo


Terra
Um estudo pode pôr fim a uma antiga discussão entre arqueólogos. Segundo cientistas do museu Field, em Chicago (EUA), foram encontrados restos de 5 mil anos de milho. A descoberta pode explicar qual foi a base alimentar que sustentou o surgimento de um distinta civilização que habitou o Peru.

"Este novo conjunto de evidências demonstra claramente que o surgimento inicial de civilizações na América do Sul foi diretamente ligada à agricultura como outras grandes civilizações, como Mesopotâmia, Egito, Índia e China", diz Jonathan Haas, líder do estudo.

O estudo foi divulgado em artigo na revista PNAS. Conforme os autores, os arqueólogos discutem há anos se a base para essa civilização seria a agricultura ou a pesca.

Para tentar responder a dúvida, os cientistas analisaram 13 sítios arqueológicos nos vales desérticos de Pativilca e Fortaleza, em uma região andina do Peru onde uma antiga civilização viveu e se desenvolveu entre 3000 a.C. e 1800 a.C..

Os pesquisadores analisaram basicamente três tipos de objetos: amostras antigas de solo, ferramentas e coprólitos (fosseis de fezes). As primeiras os arqueólogos encontraram em "lixões" e outros locais dos sítios escavadas. Das 126 amostras analisadas, 61 continham traços de pólen de milho.

Foram examinadas ainda 14 ferramentas de pedra e 11 continham restos de grãos e outras partes do milho. Os arqueólogos acharam também 62 coprólitos, sendo 34 de humanos e os demais de cães e outros animais. Quarenta e três (sendo 23 de humanos) tinham restos de milho.

Os coprólitos também mostraram que o peixe, em especial as anchovas, tinha um papel importante na dieta local, o suficiente para ser a fonte primária de proteína, mas não de calorias - o que, segundo os cientistas, coube ao milho.

O estudo, afirmam os arqueólogos, confirma a importância da agricultura no surgimento e desenvolvimento de sociedades complexas - e as civilizações andinas não foram exceção.

MasterCard lança MasterPass-O futuro dos pagamentos digitais


Segs
A MasterCard apresentou hoje, no Mobile World Congress, o MasterPass™  - o futuro dos pagamentos digitais.  O MasterPass é um serviço digital que permite que o consumidor utilize qualquer cartão de pagamento ou dispositivo habilitado para descobrir novas experiências de compras, que dependem apenas de um clique ou toque – online, em lojas ou em qualquer outro lugar.  
 
"Todos os dispositivos estão se transformando em ambientes de compra," afirmou Ed McLaughlin, diretor de pagamentos emergentes da MasterCard. "O MasterPass reúne todos os meios de pagamento, desde os plásticos tradicionais até carteiras digitais, oferecendo aos consumidores a possibilidade de realizar pagamentos de qualquer lugar por meio de uma simples experiência de compra." 
 
O MasterPass é a evolução do PayPass Wallet Services, um serviço anunciado no início de 2012, e que estava em fase de teste de produção com comerciantes e emissores selecionados.  Agora, consumidores do mundo inteiro poderão aderir ao serviço através de instituições financeiras da Austrália e do Canadá, a partir de fim de março, seguidos dos Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente. Além disso, o serviço MasterPass será disponibilizado em outros mercados globais durante 2013, entre eles: Bélgica, Brasil, China, França, Itália, Holanda, Cingapura, Espanha e Suécia.
 
Os serviços MasterPass incluem: 
 
•         Serviços de pagamento MasterPass (checkout) – para disponibilizar ao comerciante, uma maneira consistente de aceitar pagamentos eletrônicos, independente da localização do consumidor. Em lojas, seja no caixa ou no corredor, o MasterPass deve suportar o uso de NFC (pagamento por aproximação), códigos QR, tags (adesivos) e dispositivos móveis usados em pontos de venda. Para compras online, o MasterPass oferece um pagamento simplificado, eliminando a necessidade de inserir informações detalhadas do cartão ou de endereço de entrega a cada compra.
 
•         Carteiras conectadas com o MasterPass - para bancos, comerciantes e parceiros que querem oferecer suas próprias carteiras digitais. O consumidor pode armazenar informações dos seus cartões, endereços e muito mais em uma nuvem segura, hospedada por uma entidade confiável. A carteira é aberta, ou seja, além de cartões da MasterCard, o consumidor pode usar cartões de loja e cartões de crédito, débito e pré-pagos de outras bandeiras.
 
•         Serviços MasterPass de valor agregado - para enriquecer a experiência de compra antes, durante e depois de realizar o pagamento. Esses serviços devem incluir outras informações como saldos e alertas em tempo real, programas de fidelidade e ofertas e experiências que Não Têm Preço. 
 
"O produto de pagamento mais bem sucedido da próxima geração deve abordar um grupo maior de parceiros, permitindo que cada cliente molde a experiência do usuário de acordo com suas necessidades empresariais e a evolução do setor. O serviço MasterPass reflete a abordagem atual de adotar um desenho agnóstico, mas também aproveita da força que apenas uma rede global é capaz de oferecer," disse Patricia Hewitt, Diretora do Serviço de Consultoria para Débito, do Mercator Advisory Group.

Senac realiza palestra gratuita sobre mercado de trabalho


O SENAC Campo Grande, integrante do Sistema Fecomércio/MS, realiza no dia 6 de março, às 19h, palestra gratuita sobre o mercado de trabalho. Intitulada: “Mercado de Trabalho: Mudanças e Perspectivas”, o evento é aberto a acadêmicos, profissionais de qualquer área, empreendedores e aprendizes.

O palestrante Sérgio Torres vai falar sobre a importância das atitudes, valores, habilidades e conhecimentos necessários ao desenvolvimento pessoal e profissional gerando competências para o mundo do trabalho, em constantes mudanças.

Segundo o diretor regional do SENAC, Vitor Mello, a ideia é apresentar aos participantes as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e a necessidade de qualificação profissional. A palestra será realizada no auditório do SENAC na Capital, localizado na rua Francisco Xavier, 75, Centro.

Outras informações no site: www.ms.senac.br ou pelo telefone (67) 3312-6260.

Fundesporte prepara lançamento do Projeto Segundo Tempo



O Governo do Estado de MS através da FUNDESPORTE (Fundação de Desportos e Lazer de Mato Grosso do Sul) promove na próxima segunda-feira (04/03) o lançamento do Programa Segundo Tempo, que tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

O evento que dará o ponta pé inicial do Programa acontecerá na próxima segunda-feira às 14 horas no Palácio Popular da Cultura e contará com a presença dos prefeitos dos 58 municípios de MS atendidos pelo Programa, além do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e o Diretor-presidente da FUNDESPORTE, Flavio Britto.

“O Programa Segundo Tempo será um grande divisor de águas no processo de promoção e fomento do esporte, mais de 8 mil crianças e jovens serão atendidos em 80 núcleos espalhados em 58 municípios de Mato Grosso do Sul, é o Governo do Estado e a FUNDESPORTE cumprindo com o seu papel de levar esporte e lazer aos quatro cantos de MS”, afirma Flavio.

Acadêmicos de Medicina vão ao bairro infestado de Aedes


Cerca de 150 estudantes do curso de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp participam de mutirão, nesta quarta-feira (27), no bairro Parque do Sol, em Campo Grande. O local apresenta um dos maiores índices de infestação do mosquito da dengue, conforme divulgado no último Levantamento de Índice Rápido do Mosquito Aedes aegypti (Lira), além de registrar elevado número de notificações da doença. 

A iniciativa faz parte das ações da campanha Trote Solidário “Dengue, tô fora”, organizada pela Instituição, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Os acadêmicos acompanharão os agentes de saúde da Prefeitura de Campo Grande nas visitas aos domicílios, orientando os moradores e realizando o controle mecânico domiciliar do vetor, com o recolhimento de materiais que sejam foco para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Haverá também entrega de panfletos. 

Os acadêmicos serão divididos em dois grupos, sendo que um atuará no período da manhã e o outro o período da tarde. A saída será em ônibus que os levará do Centro de Especialidades Médicas (Cemed) da Universidade até o bairro.

Campo Grande registra epidemia de dengue. Já são quase 29 mil casos notificados. A intenção da Anhanguera-Unidep é envolver os veteranos e calouros em mais essa ação de responsabilidade social para contribuir com o combate à doença. No dia 20, os acadêmicos participantes do mutirão assistiram à palestra Epidemiologia da dengue no município de Campo Grande, proferida pela professora, Dra. Ana Lúcia Lyrio, que os capacitou e os sensibilizou para a atividade no bairro Parque do Sol.

Serviço:

Ação de combate à Dengue por alunos da Anhanguera-Uniderp

Data: 27/01, manhã e tarde

Local: Bairro Parque do Sol

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rock in Rio confirma Matchbox Twenty no Palco Mundo


Jornal do Brasil
Matchbox Twenty acaba de ser anunciada entre as atrações do Rock in Rio. A banda de rock de Orlando, Flórida, se apresenta no dia 20 de setembro, no Palco Mundo, com a turnê "North" (2012) — primeiro álbum do grupo a liderar o ranking da revista Billboard. 

Com seis álbuns em sua discografia, o grupo, formado na década de 90, é integrado por Rob Thomas (voz e piano), Kyle Cook (guitarra, banjo e backing vocal), Paul Doucette (guitarra, percussão e backing vocal), Brian Yale (baixo) e Ryan MacMillan (bateria e percussão). No Brasil, entre outras músicas, o grupo ganhou notoriedade com a música "Unwell" e "Disease", esta última foi tema da Novela Mulheres Apaixonadas (2007), da Rede Globo. 

Logo em seu primeiro disco, Yourself or someone like you, lançado em 1996, a Matchbox Twenty conquistou destaque internacional, ganhando selo de diamante nos Estados Unidos e de multi-platina na Austrália, Canada e Nova Zelândia. Entre os sucessos deste trabalho estavam os hits "3 am" — composta por Rob Thomas em homenagem a mãe, que descobriu um câncer quando ele tinha apenas 12 anos — e "Push". 

O segundo CD, chamado Mad season, de 2000, ficou entre os três melhores na Billboard 200 e conquistou platina quádrupla nos Estados Unidos. Em 2002, a banda gravou More than you think you are e, após uma pausa na carreira, lançou, em 2007, um álbum compilado chamado Exile on mainstream, ouro nos Estados Unidos. O ano marcou a banda também pela chegada de Paul Docette. 

Após dez anos sem músicas inéditas, a Matchbox Twenty colocou no mercado, em setembro de 2012, o disco North — que vendeu 95 mil cópias na semana de lançamento nos Estados Unidos. A Matchbox Twenty já vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e foi indicado cinco vezes ao Grammy. 

Ingressos para o Rock in Rio

Desde o dia 1º de fevereiro de 2013, o público que se adiantou e adquiriu o Rock in Rio Card — cartão que garantiu a presença antecipada do público no festival antes mesmo do anúncio das bandas e atrações — pode escolher o dia de festival ao qual deseja associar o seu cartão. A escolha da data pode ser feita até o dia 1º de abril através do site www.rockinrio.ingresso.com. 

As vendas do Rock in Rio Card foram realizadas em outubro de 2012 e os 80 mil ingressos disponibilizados esgotaram em apenas 52 minutos, um recorde absoluto. A venda oficial de ingressos para o Rock in Rio está prevista para abril de 2013. O valor do ingresso é R$260 (inteira) e R$130 (meia-entrada).

Funtrab seleciona candidatos sem experiências para atacadistas


Nesta semana, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) entrevista candidatos sem experiência para atuação em empresa atacadista na Capital.

São cinco vagas para operadora de caixa, com ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar nos períodos da tarde e à noite. Quem for contratado(a), terá direito à quebra de caixa de 10% (R$64,70).

Há seis vagas para embalador à mão, com ensino médio incompleto, para trabalhar das 13 às 21h45, com direito a uma folga semanal.

Para ambas as funções, a empresa contratante fornece condução ou vale-transporte; inclusão no plano de cargos e salários; assistência médica; uniforme e refeição. 

Quem se interessar deve se cadastrar na Funtrab, com RG, CPF e Carteira de Trabalho, na Rua 14 de Julho, 992(entre as ruas Calarge e Jornalista Belizário Lima). A Fundação atende de segunda a sexta, das 07h30 às 17h30.

Sexta tem humor 8 ou 80-a vida tem medida certa ? em Campo Grande



A Kadiwéu Produções, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta na sexta-feira (1º de março), às 20h30, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo “8 ou 80 – A vida tem medida certa?” com o humorista Alex Figueiredo. A peça tem duração aproximada de 75 minutos e classificação de 12 anos.

Nos palcos desde 2008, o professor e humorista Alex Figueiredo conquista o público com sua maneira irreverente, divertida e "sem medida" de fazer rir, encantando jovens e adultos e reunindo famílias no teatro para assistir a uma comédia inédita e "leve" na medida.

Através de esquetes humoradas, com personagens que são uma "delícia", a comédia "8 ou 80 - A vida tem medida certa?" apresenta para o público campo-grandense uma nova forma de fazer rir e encantar.

Os ingressos custam R$ 40,  00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e poderão ser adquiridos na bilheteria do teatro Aracy Balabanian, uma hora antes do evento. A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante. 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 9222-9449 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Contato para a Imprensa: Jefley Mauricio:  

Anhaguera-uniderp lança campanha Dengue ,tô fora


Nesta manhã de segunda-feira (25) está acontecendo o lançamento da campanha “Dengue, tô fora”, organizada pela Universidade Anhanguera-Uniderp com o apoio da Prefeitura de Campo Grande. O secretário Municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, participa no evento, que começou há pouco no auditório do Bloco V, campus Matriz.

De hoje a 1º de março, calouros e veteranos da Universidade Anhanguera-Uniderp se unem em ações de combate à dengue. As ações serão viabilizadas em parceria com a administração municipal. Estudantes de Medicina, Enfermagem e Psicologia, por exemplo, acompanhados dos agentes de saúde, irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde; residências visitadas pelos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Já os alunos de Agronomia e Veterinária, realizarão os trabalhos nos distritos de Rochedo, Anhanduí e Três Barras..

Abstinência da web pode causar depressão semenhante á drogas


Techtudo
A Internet pode ser tão viciante quanto o ecstasy. Pelo menos, é o que garante um novo estudo realizado pela divisão de ciências humanas e sociais da Swansea University, no Reino Unido. A pesquisa afirma que as pessoas que costumam navegar horas e horas pela web podem sentir uma depressão semelhante a de quem fica sem utilizar a droga pela qual é viciado se forem forçadas a pararem de usar a rede.

O estudo entrevistou 60 voluntários com média de idade de 25 anos. De acordo com os professores, pode haver "sérias surpesas" na sociedade caso a utilização da Internet aumente como o esperado. Phil Reed, do departamento de psicologia da universidade responsável pela pesquisa, afirmou que "os resultados mostram que as pessoas gastam tanto tempo na rede que isso traz consequências negativas para suas vidas".

A pesquisa foi publicada no jornal interancional Plus One e foi a primeira do tipo a confirmar efeitos psicológicos negativos do uso da Internet. O estudo foi realizado da seguinte forma: primeiro, os usuários fizeram diversos testes para saber seus níveis de "vício" na web, além de seu humor, nível de ansiedade e de depressão. Depois, eles tinham 15 minutos para navegar antes de serem testados novamente. Os resultados foram impressionanantes, segundo os pesquisadores. A abstinência da web após um certo tempo se assemelha à causada por drogas.

"Quando as pessoas ficaram offline, elas tiveram o humor piorado - assim como acontece com pessoas depois de usarem drogas ilegais, como o ecstasy. Estes resultados iniciais, correlacionados com outros estudos sobre funcionamento do cérebro, mostram que pode haver muitos problemas para o bem estar dos viciados em Internet", avaliou o professor Phil Reed.

Assim, o estudo concluiu que usar a Internet pode ter um impacto significativo no humor do internauta. Obviamente, nem todos apresentam o mesmo comportamento, porém a utilização em excesso da grrande rede pode ter efeitos bastante negativos e chegar ao ponto de causar "longa depressão", "insatisfação impulsiva" e até mesmo "autismo".

Galaxy Note 8 chega aos Pais em abril por cerca de 1,5 mil


foto
Foto: Divulgação
Fabricante aposta em apps integrados para torná-lo diferente do resto dos aparelhos no mercado

O Samsung Galaxy Note 8 é o tablet que chega ao mercado brasileiro em abril. E a fabricante aposta em apps integrados para torná-lo diferente do resto dos aparelhos no mercado.

Na manhã desta segunda-feira, em uma apresentação reservada para a imprensa brasileira, Roberto Soboll, diretor de produtos de telecomunicações da Samsung Brasil, revelou que o aparelho chega em abril às lojas brasileiras.

O preço sugerido não foi divulgado, mas a Samsung trabalha com a estimativa de preço na faixa de R$ 1,5 mil a R$ 1,6 mil para o Galaxy Note 8 na versão 3G e na faixa de preço abaixo de R$ 1,5 mil para a versão Wi-Fi.

Teste seletivo agita a Praça Belmar Fidalgo



Cerca de 66 candidatos compareceram ontem à Praça Belmar Fidalgo, para a seletiva do Campo Grande Graveddigers de futebolamericano. Sob um sol forte, atletas a partir de14 anos de idade foram submetidos a vários testes, principalmente de mobilidade e participação.
Segundo o presidente do clube, Marcelo Batista, ontem não seria avaliado o conheciento do atleta na modalidade, pois isso será repassado com os treinos.

“Hoje não queremos que ninguém mostre que sabe jogar, mas sim que apresente disposição em aprender”, afirmou o dirigente.

Os aprovados na seletiva de ontem serão inscritos na equipe que disputará o Torneio Touchdown, que é o Brasileiro da modalidade, a partir de julho. Os atletas de 14 a 17 anos de idade formarão as categorias de base, e serão preparados para integrar a equipe principal.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Astronauta captura e divulga no Twitter imagens do espaço


As belas fotos do astronauta oferecem um vislumbre único do planeta Terra e dos trabalhos científicos da tripulação Foto: Chris Redfield/Nasa / Divulgação
As belas fotos do astronauta oferecem um vislumbre único do planeta Terra e dos trabalhos científicos da tripulação
Foto: Chris Redfield/Nasa / Divulgação

O astronauta canadense Chris Hadfield compartilha suas fotos e experiências sobre a vida dentro da Estação Espacial Internacional (EEI) através de sua conta no Twitter, @Cmdr_Hadfield. As imagens impressionantes oferecem um vislumbre único do planeta Terra e também esclarecem como é feito o trabalho científico da equipe.

Diariamente ele posta fotos, clipes de áudio e textos detalhando o que vê, aspectos dos trabalhos desenvolvidos no espaço e o que sentem os astronautas. As imagens geralmente são acompanhadas de detalhes do cotidiano do astronauta ou algum pensamento de Hadfield a respeito do que ele presencia.

De acordo com a Agência Espacial Canadense, muitos astronautas afirmam que uma das coisas mais relaxantes para se fazer no espaço é olhar pela janela, observando o espaço e a Terra.

Aos 99 anos,Mãe de Gilberto Gil morre em salavador


foto
Foto: Reprodução TV Bahia e Divulgação
Dona Claudina, mãe de Gilberto Gil, morreu na manhã de hoje

G1
A mãe do músico Gilberto Gil morreu por volta das 7h deste sábado (13), no Hospital Português, em Salvador. A informação foi confirmada pela unidade hospitalar.

Segundo Flora Gil, esposa do músico baiano, Claudina Passos Gil morreu por falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada na capital baiana há mais de 10 dias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Flora conta que Gilberto Gil, que está fora da Bahia, deverá chegar a Salvador ainda neste sábado. O sepultamento de dona Coló, como é conhecida, acontecerá no domingo (24), às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade.

Filme A hora mais escura vai de favorito a azarão no Oscar 2013


Há apenas três meses, "A hora mais escura" parecia um forte candidato para o maior prêmio da indústria do cinema. Mas quando o Oscar de Melhor Filme for entregue no domingo, o suspense sobre a caçada de uma década e a morte de Osama bin Laden em 2011 pelos EUA não deve ter seu nome gravado na estatueta de ouro cobiçada. 

Depois de uma campanha feroz sobre a representação de tortura do filme, que começou em Washington e se estendeu a grupos de direitos humanos, "A hora mais escura" passou de favorito a azarão no Oscar. Apesar de ganhar honras iniciais de críticos influentes em Nova York, Washington, Boston e Chicago, os especialistas dizem que o fracasso de "A hora mais escura" em ganhar fôlego em Hollywood pode ter tanto a ver com o seu estilo quanto com o acalorado debate que provocou. "Normalmente, você precisa de algum tipo de elemento que agrada a multidão para ter a chance de ganhar o Oscar de melhor filme, e é isso que (o drama dos reféns no Irã) Argo tem. Ele tem um grande aspecto emocional empolgante que A hora mais escura não tem", disse à Dave Karger, correspondente-chefe do Fandango.com, à Reuters.

"Grosseiramente impreciso"?

Os primeiros sinais de problemas de "A hora mais escura" vieram em meados de dezembro, quando os senadores norte-americanos Dianne Feinstein, John McCain e Carl Levin enviaram uma carta ao estúdio de cinema Sony Pictures. Eles chamaram o filme de "grosseiramente impreciso e enganoso" por sugerir que tortura ajudou os Estados Unidos a rastrear o líder da Al Qaeda até um complexo no Paquistão. Os senadores citaram registros de inteligência divulgados em abril de 2012, que mostraram que isso não era o caso e disseram que o filme "tem o potencial de influenciar a opinião pública norte-americana de uma forma perturbadora e enganosa".

A diretora Kathryn Bigelow e o roteirista Mark Boal afirmaram várias vezes que o filme mostra uma variedade de métodos de inteligência, e nem todos produziram resultados. Três semanas mais tarde, Bigelow foi omitida da lista de indicados ao Oscar de melhor diretor, escolhida por cerca de 5.800 profissionais da indústria do cinema que compõem a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Bigelow foi apenas uma dos quatro grandes diretores a serem ignorados, e "A hora mais escura" recebeu cinco indicações ao Oscar, incluindo de melhor filme. Mas o crítico de cinema do Los Angeles Times Kenneth Turan estava entre aqueles que apontaram o dedo para Washington.

Oscar 2013 acontece neste domingo


A cerimônia de entrega do Oscar 2013 acontece na noite de hoje, em Los Angeles. Confira a lista de indicados e torça para os seus favoritos. 

Filme
"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"

Diretor
Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Steven Spielberg ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida)

Ator
Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")
Hugh Jackman ("Os miseráveis")
Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Joaquin Phoenix ("O mestre")

Atriz
Naomi Watts ("O impossível")
Jessica Chastain ("A hora mais escura")
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Emmanuelle Riva ("Amor")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")

Ator coadjuvante
Christoph Waltz ("Django livre")
Philip Seymour-Hoffman ("O mestre")
Robert De Niro ("O lado bom da vida")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Alan Arkin ("Argo")

Atriz coadjuvante
Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Helen Hunt ("The sessions")
Amy Adams ("O mestre")

Filme estrangeiro
"Amor" (Áustria)
"No" (Chile)
"War witch" (Canadá)
"A royal affair" (Dinamarca)
"Kon-tiki" (Noruega)

Roteiro original
Michael Haneke ("Amor")
Quentin Tarantino ("Django livre")
John Gatins ("Voo")
Wes Anderson e Roman Coppola ("Moonrise kingdom")
Mark Boal ("A hora mais escura")

Roteiro adaptado
Chris Terrio ("Argo")
Lucy Alibar e Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
David Magee ("As aventuras de Pi")
Tony Kushner ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida"

Ainda estou me descobrindo como cantora diz Lurdez da Luz


Lurdez da Luz se apresentou nesta quinta-feira (29) no Terra Live Music Especial Natura Musical Foto: Bruno Santos / Terra
Lurdez da Luz se apresentou nesta quinta-feira (29) no Terra Live Music Especial Natura Musical
Foto: Bruno Santos / Terra

Lurdez da Luz não é novata no meio do rap: em 2000 ela se juntou ao Mamelo Sound System, um dos principais expoentes do gênero em São Paulo, com quem lançou três discos. 

Ela, no entanto, demorou até ter confiança para mostrar suas composições. "Eu queria fazer rap, mas não tinha muita coragem. Gostava de ouvir, mas achava que não dava para mim. Era mina, branca...", comentou sobre seu início na música no programa Terra Live Music Especial Natura Musical.

Músico não pode perder espirito de liberdade


Otto foi o convidado desta sexta-feira do projeto Terra Live Music Especial Natura Musical. Lançando seu novo disco, The Moon 1111, o cantor pernambucano cantou canções de sua carreira e explicou o que acha essencial para manter sua carreira ativa depois de mais de dez anos. "O músico não pode perder o espírito de liberdade."


Otto se apresentou no Terra Live Music Especial Natura Musical nesta sexta-feira (7) Foto: Marcelo Pereira / Terra
Otto se apresentou no Terra Live Music Especial Natura Musical nesta sexta-feira (7)
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Sobre o novo trabalho, Otto disse que o disco representa o tempo presente. "A gente às vezes passa por um mundo que não é nosso, para na frente da TV e fica olhando aquelas notícias absurdas", comentou. Em um disco menos pessoal que o último, Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, ele disse que procura retratar o homem contemporâneo. "Ele não difere muito dos primórdios, mas hoje tem uma percepção melhor da vida por causa da evolução da tecnologia."

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Google lança o Chromebook Pixel, com tela sensível ao toque


FolhaPress
O Google lançou ontem (21) o laptop Chromebook Pixel, com sistema operacional Chrome OS. Suas principais características incluem tela de 12,85 polegadas sensível ao toque com resolução de 2.560 x 1.700 pixels e ângulo de visão de 178 graus, processador Intel Core i5 com dois núcleos, memória de 4 Gbytes e drive de estado sólido de 32 Gbytes. O Google promete uma bateria com autonomia de até cinco horas.

Com 239 pixels por polegadas, a tela do Pixel é, em tese, mais nítida do que os painéis Retina do MacBook Pro. O modelo de 13,3 polegadas do laptop da Apple tem 2.560 x 1.600 pixels, ou 227 pixels por polegada; o de 15,4 polegadas tem 2.880 x 1.800 pixels, ou 220 pixels por polegada. O Chromebook Pixel começa a ser vendido hoje nos EUA e no Reino Unido, pela loja virtual Google Play. A versão básica custa US$ 1.299 nos EUA e 1.049 no Reino Unido, e os pedidos serão enviados a partir da semana que vem.

O modelo com conexão LTE (4G) custa US$ 1.449 nos EUA e será enviado aos compradores em abril. Quem adquirir um laptop terá direito a 1 Tbyte de armazenamento no Google Drive por três anos. A versão com LTE oferece 100 Mbytes por mês por dois anos pela Verizon Wireless. 

Centro Cultural recebe inscrições para curso de Street Dance


O Centro Cultural José Octávio Guizzo , unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Educativo está com inscrições abertas para a oficina de Danças Urbanas (Street Dance), ministrada pela professora Lívia Lopes. O curso irá acontecer aos sábados das 14h às 15h30, direcionado para jovens de 14 a 19 anos. As aulas têm início no próximo dia 02 de março com encerramento em dezembro.

A oficina de Street Dance vem propor um diálogo entre corpo, arte e educação, direcionando seus participantes a um trabalho de socialização e lúdico, utilizando a dança de rua como um meio de se expressar e interagir com as pessoas. O curso irá proporcionar aos jovens que conheçam seus corpos, gestos, movimentos e saibam um pouco mais sobre a história do Movimento Hip Hop.

Serão aplicadas técnicas básicas das Danças Urbanas/Street Dance ou Dança de Rua passando por diferentes técnicas tais como: Hip Hop, Freestyle, Ragga, Waacking, Popping, Locking entre outros estilos.

“Conhecer a história, saber apreciar e dançar a Dança de Rua vai além da reprodução de uma simples aula, pois se acredita que a Dança de Rua é uma ferramenta transformadora e de grande poder social, auxiliando assim na construção da cidadania”, explica a professora Lívia Lopes.

Lívia Lopes é acadêmica de Artes Cênicas e Dança pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e bailarina da Cia. Dançurbana.

O curso faz parte do Programa Educativo que é direcionado para desenvolver ações que promovam a qualidade da experiência do público com diferentes manifestações artísticas, garantindo uma maior participação da sociedade ao Centro Cultural através dos cursos e oficinas.

Serviço: As aulas irão ser ministradas até dezembro. A mensalidade tem o valor de R$ 70,00 e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas no dia da aula com a ministrante ou na secretaria do Centro Cultural de terça a sexta-feira das 8h às 18h. O Centro Cultural está localizado na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Projeto Almanaque chega ao Asilo São João Bosco no dia 26



A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através da Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, e a Universidade Católica Dom Bosco levam entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março o projeto Almanaque ao Asilo São João Bosco.

Estão previstas atividades recreativas como contação de histórias e rodas de leitura com os idosos do Asilo. Serão usados durante as ações do Almanaque livros selecionados do acervo da Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim.

“Para a terceira idade esta atividade se revela como importante instrumento para exercitar a memória e o raciocínio, de forma a revigorar o cérebro. Ao ouvir histórias, os idosos resgatam em sua experiência de vida situações semelhantes às contadas, estimulando a capacidade cognitiva a partir dessas narrativas”, explica Angela Catonio, coordenadora do projeto.

O Almanaque é um projeto de extensão de suporte didático inicialmente criado para incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes através de práticas pedagógicas como jogos, dinâmicas, música, confecção de materiais e dramatização. Beneficia prioritariamente crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

O projeto abrange alunos do ensino fundamental e médio, trabalhando as várias áreas do conhecimento. As atividades são realizadas por acadêmicos extensionistas de diversos cursos da Universidade Católica Dom Bosco que desenvolvem ao longo do ano temas ligados à sua área da graduação.

As atividades no Asilo São João Bosco acontecem de 26 de fevereiro (terça) a 1º de março (sexta), a partir das 14h, na Avenida José Nogueira Vieira, 1.900 – Tiradentes.

Já a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. No local estão disponíveis cerca de 42.000 títulos para empréstimo e/ou consulta. Para se associar é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade.

Outras informações podem ser obtidas nos telefones: 3316-9161 e 3316-9177. 

Vale-Universidade Indígena abre inscrições nesta sexta



Os indíos de Mato Grosso do Sul podem fazer a inscrição no Programa Vale-Universidade Indígena no período de 22 de fevereiro até 12 de março, no site da Setas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social) www.setas.ms.gov.br .

O Programa Vale-Universidade Indígena tem como objetivo apoiar acadêmicos indígenas da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), proporcionando-lhes a experiência profissional necessária para a inserção no mercado de trabalho e assegurando-lhes benefício social para conclusão do ensino superior.

A Resolução Setas nº 112, publicada no dia 7 de novembro, traz orientações para quem deseja ingressar no programa no ano de 2013. Além do período de inscrição, o candidato deve estar atento aos requisitos, entre eles a comprovação da etnia, mediante apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani), expedido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e renda familiar de até três salários mínimos.

Também existem critérios relacionados à vida acadêmica, como: estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura mantido pela UEMS; não possuir outro curso de bacharelado ou licenciatura; ter residência fixa em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos; depois de ser incluído no programa, ter frequência regular de, no mínimo, 80% nas disciplinas cursadas em cada ano letivo; não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação pelo programa; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste programa. 

Inscrição e seleção

A Setas alerta que os candidatos devem preencher corretamente a inscrição no site www.setas.ms.gov.br e guardar o número do protocolo que será emitido pelo sistema. Depois de encerrado o prazo de inscrição, será realizada a classificação preliminar dos candidatos inscritos. Após essa etapa, os pré-selecionados terão seus nomes divulgados no site da Secretaria e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e serão convocados a apresentar uma série de documentos. O não comparecimento ou a falta da documentação pode implicar na desclassificação do candidato.

A relação definitiva dos candidatos habilitados no programa será publicada depois no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.ms.gov.br), na página eletrônica www.setas.ms.gov.br e na UEMS.

Arena de show será inaugurada hoje em Campo Grande



Hoje (22) acontece o lançamento da arena de show do parque do peão junto com a final da etapa 2012 do CLC. O local onde acontece o campeonato de laço cumprido ganha uma nova estrutura que promete deixar o sul-matogrossense de queixo caido.

O local passou por mudanças para ser o principal local para os grandes eventos da cidade, com mais de 13 mil MT² na arena de show e na pista de laço com arquibancadas coberta, e o camarote e palco tudo planejado. O próximo passo é a decoração do local que vai surprrender. 

Já os laçadores ganharam um acesso exclusivo na entrada e todos os ranchos cobertos para acampamento e uma pista para pouso de jatos e aeronaves de pequeno porte para receber artistas e competidores de fora. Para quem se preocupa com o congestionamento vários estacionamentos foram feito na frente do local que garante vaga para mais de 20 mil veículos.

Para quem quiser conferir a nova arena, neste final de semana acontece a final do CLC etapa 2012 que inicia a partir das 14 horas desta sexta com o show de Marlon Maciel e a dupla Fred & Victor com entrada franca, sábado com laçadas durante o dia e a noite o show da dupla nacional Kléo Dibah e Rafael e no domingo com a grande final do clc e shows com Paulo Sérgio e várias duplas.

Campeonato de beach tennis agita as areias do Belmar Fidalgo


Acontece neste fim de semana em Campo Grande o aberto de beach tennis. A competição, que vai reunir os melhores atletas do estado, esta com inscrições abertas até o congresso técnico marcado para este sábado, 23/02/13 às 15h na praça esportiva Belmar Fidalgo.

A novidade na primeira competição do ano realizada pela federação da modalidade no estado será a divisão das categorias. De acordo com o presidente da entidade Mário Zeni, com o crescimento do esporte foi necessária a formação das categorias A e B. "Separamos os atletas por categorias para que aqueles que estejam começando no esporte possam competir também, sem medo de enfrentar duplas mais experientes", revela Zeni.

As duplas que participaram do último campeonato nacional em Santos estão confirmadas. Dannyella Miranda que conquistou o primeiro lugar ao lado de Eva Regina, revela que é grande a expectativa para mais uma competição regional. "Trouxemos o ouro de Santos e agora temos que suar a camisa para conseguir bons resultados por aqui", enfatizou a atleta.

A dupla infantil Raissa Caroline e Gabriella Jesus, terceira colocada em Santos, também participa da competição, agora com uma responsabilidade ainda maior, já que vão disputar com adultos.

O primeiro torneio de 2013, com apoio da Fundação Municipal de Esporte, acontece neste sábado e domingo na praça esportiva Belmar Fidalgo em Campo Grande e as inscrições podem ser feitas com o Professor Mário Zeni pelo telefone 9243 2221.

Banda Lira abre inscrições na segunda-feira em Dourados


Da Redação
A Banda Municipal Lira Douradense Maestro Geraldo Antoniassi, instituição que tem como um dos seus principais objetivos buscar a inserção social de jovens, abre na próxima segunda-feira, dia 25, as inscrições para novos alunos que queiram aprender a arte musical.

Podem se inscrever jovens a partir de 10 anos de idade, e segundo os responsáveis pela banda, não há limite de idade.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Cultura, no Parque dos Ipês, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. As aulas terão início no dia 20 de março, sendo duas vezes por semana, na quarta e na sexta-feira, das 18h às 20h30min, também no Parque dos Ipês.

Os alunos menores de idades deverão estar acompanhados do responsável e precisam apresentar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nokia inicia vendas do Windows Phone 8 no Brasil


A família de smartphones Lumia, da Nokia, com Windows Phone 8 já está à venda no Brasil. Dois desses modelos, o Lumia 820 e o Lumia 620 são produzidos na fábrica da Nokia, em Manaus, e custam, respectivamente R$ 1,6 mil e R$ 900. Já o Lumia 920, top de linha da marca, está sendo vendido por R$ 2 mil.

O Lumia 620, a opção mais acessível com Windows Phone 8 tem memória de 8GB e suporte para cartão microSD de até 64GB, tela de 3.8” e processador Snapdragon S4 dual core de 1 GHz. Ao contrário dos outros modelos, não tem conectividade 4G.

O Lumia 820, oferece conexão 4G e conta com uma câmera de 8 megapixels com lentes Carl Zeis. O processador é um Snapdragon S4 dual core de 1.5 GHz e a memória interna é de 8GB com suporte até 64GB e a tela AMOLED tem 4.3 polegadas.

Já o Lumia 920 tem como principal atrativo a qualidade das fotografias, com a tecnologia PureView. As fotos no escuro ficam mais nítidas, e o estabilizador óptico de imagens reduz os tremores na captura de fotos e vídeos. O aparelho também é compatível com redes 4G.

O aparelho vem equipado com uma tela de 4.5” Gorilla Glass com PureMotion HD+, tecnologia de exibição que torna a tela mais brilhante, rápida  e sensível. Seu processador é o Snapdragon S4 dual core de 1.5 GHz e a memória interna é de 32GB com opção de backup automático no Skydrive.

Todos os modelos possuem tecnologia NFC (Near Field Communication). O usuário ganha, gratuitamente, 7 GB de espaço no SkyDrive para sincronização e backup em nuvem
foto

MEC tenta melhorar qualidade ao excluir do Prouni 186 cursos


Terra
Pela primeira vez desde a criação do Prouni (Programa Universidade para Todos), a lista de vagas oferecidas aos bolsistas sofreu cortes para o processo de seleção em 2013. Segundo o MEC (Ministério da Educação), 186 cursos foram eliminados porque obtiveram conceitos 1 ou 2 (em uma escala que vai até 5) nos dois últimos resultados do CPC (Conceito Preliminar de Curso), composto por indicadores como a nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

A lei de criação do Prouni - número 11.096 de 2005 - prevê que duas avaliações ruins consecutivas excluem o curso da lista do programa. Ao todo, foram ofertadas bolsas em 12.519 cursos neste ano.

Com as notas do Enade 2011, o MEC pede, pela primeira vez, comparar os resultados e visualizar os cursos que estavam deixando a desejar no CPC. A medida não era possível antes porque o exame é aplicado em três grupos, um por ano: o primeiro, de 2006 a 2008; o segundo, de 2009 a 2011. Com as notas do fim de cada ciclo em mãos, o órgão divulgou, em dezembro do ano passado, a lista daqueles que não poderiam abrir concurso de vestibular, nem receber novos bolsistas do Prouni.

O MEC informa, contudo, que os alunos já matriculados pelo programa nesses cursos não sofrem nenhum tipo de prejuízo, já que o corte não é retroativo.

Criado em 2005, o Prouni aceita o cadastramento de um centro ou uma universidade exigindo, como contrapartida, que ele ofereça vagas em todos os cursos. A partir de agora, cada divulgação do Enade pode acarretar novos cortes. A medida adotada pelo MEC pune quem oferece formações superiores de baixa qualidade. Na primeira nota ruim, a instituição é advertida; na segunda, o curso já fica impedido de oferecer novas vagas, mas não é fechado.

Conmebol emite nota de pesar à Federação Boliviana de Futebol


Terra
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) finalmente emitiu na manhã desta quinta-feira uma nota de pesar pelo torcedor boliviano Kevin Beltrán Espada, 14 anos, durante a partida entre San José e Corinthians pela Libertadores da América. Na mensagem, a entidade não cita o nome do jovem e manda suas condolências à Federação Boliviana de Futebol.

Confira na íntegra a nota da Conmebol:

"A Confederação Sul-Americana de Futebol, através de seu presidente, Dr. Nicolás Leoz, pronuncia ao primeiro mandatário da Federação Boliviana de Futebol seu profundo pesar pelo falecimento de um jovem na noite de ontem, quarta-feira 20 de fevereiro, durante o jogo entre San José e Corinthians, em Oruro, Bolívia, pela Copa Libertadores 2013".

Kevin era um torcedor fervoroso do San Jose e simpatizava com Real Madrid e Boca Juniors Foto: Facebook / Divulgação
Kevin era um torcedor fervoroso do San Jose e simpatizava com Real Madrid e Boca Juniors
Foto: Facebook / Divulgação