domingo, 30 de setembro de 2012

Paulo Simões e Antonio Porto - Triste e tão bela

Bandas de rock se apresentam hoje no Som da Concha



O Rock and Roll irá tomar conta da Concha Acústica Helena Meireles neste domingo (30) no Parque das Nações Indígenas. As Bandas Lynks e Brow Dino prometem agitar o público com irreverência, versatilidade e muito som. A entrada é franca e os shows começam a partir das 17h30min.

Com influências de Oasis, Coldplay, U2, Radiohead, Rolling Stones e Beatles, a Banda Lynks, formada em Campo Grande há dez anos, possui um estilo único e diferenciado com base no rock and roll britânico aliado a vários estilos do rock sul-mato-grossense e brasileiro. Essa interessante mistura proporcionou apresentações em várias cidades de Mato Grosso do Sul e em 2005 levou a Banda a realizar um grande sonho: tocar na Inglaterra, terra da Rainha.

A Banda Lynks é formada por Gustavo Bijos (vocal), Alexandre Bijos (baixo), Diogo Arantes (guitarra) e Rafael Bahia (bateria). A banda irá tocar um repertório com músicas autorais.

Usuários reclamam de invasão roxa na câmera do iPhone 5


Terra
Mais um item entra para a lista de reclamações sobre o iPhone 5: agora usuários estão reclamando da presença de uma "névoa roxa" em fotos em que algum ponto de luz brilhante é captado pela câmera do novo smartphone da Apple. Segundo o Daily Mail, fotos com a falha na cor tem sido postadas no Twitter e em fóruns de discussão.

Os consumidores esperam que este "vazamento" de cor nas fotos seja um bug no software da câmera e que o problema possa ser solucionado com uma atualização, sem a necessidade de um recall do iPhone 5. Alguns usuários relataram ter observado a mesma falha na captação de vídeos.

A Apple ainda não fez nenhum comentário oficial sobre o "purple haze", como os usuários americanos tem se referido ao vazamento de cor. Smartphones de outras marcas já apresentaram o mesmo problema, que na maioria dos casos foi solucionado com um update.
foto
Foto: Twitter/weaksauce12/Reprodução
Fotos com pontos de luz mais brilhantes apresentam vazamento de cor no novo iPhone

Bradesco desenvolve plataforma de depósito em cheque via smartphone


THNSide
O Bradesco desenvolveu um aplicativo de digitalização e processamento de cheques por meio de smartphones com o objetivo de facilitar o recebimento de pagamentos a microempresários e profissionais liberais. A previsão é que a solução esteja disponível até o fim do ano como um aplicativo para Android e iOS, que poderá ser baixado gratuitamente por correntistas de duas agências digitais do banco.

Com o aplicativo, que permite operar até mesmo offline, o usuário digitaliza as informações, que ficam armazenadas no aparelho. Posteriormente, com o app de mobile banking, uma opção de “processamento de cheques” é ativada, as imagens são enviadas e os pagamentos processados. “As regras bancárias no Brasil exigem a coleta dos cheques em papel. Hoje, o procedimento já é feito por funcionários das agências digitais, que eventualmente buscam e levam documentos a clientes, então não houve mudança operacional”, explica o diretor executivo do Bradesco, Candido Leonelli.

O executivo conta que a solução exigiu um investimento inicial muito baixo, da ordem de “centenas de milhares de reais”, pois os algoritmos de captura de dados por câmeras já eram utilizados na leitura de códigos de barra, por exemplo. O produto foi desenvolvido pela Scopus, empresa do grupo Bradesco, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Atualmente, a instituição bancária investe US$ 500 milhões ao ano em software, dos quais 15% são consumidos pela Scopus.

Segundo o Bradesco, este é o primeiro serviço de depósitos em cheques via smartphone do Brasil. O banco adianta que tem planos de ampliar a operação de pagamento para um número maior de agências. A solução pode ser vista no Bradesco Next, agência conceito instalada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Gabriela Markus, do Rio Grande do Sul, é a nova Miss Brasil



A gaúcha Gabriela Markus, de 23 anos, está de malas prontas para Las Vegas, no Estados Unidos, onde vai representar o Brasil no Miss Universo 2012, em 19 de dezembro. A partir deste domingo (30), um dia após vencer o título de Miss Brasil, ela diz que começa a se preparar para o título mundial. "Nossa, vou batalhar pra isso. A partir de hoje esse é o meu maior sonho. Eu vou me esforçar muito para chegar lá da melhor possível", disse a miss, em entrevista ao G1, após receber a coroa.

Gabriela conta também que vai ter pouco tempo para o comemorar o título nacional, antes dos preparativos para o Miss Universo, mas que por enquanto sente é a pessoa mais feliz do mundo. "É uma felicidade imensa. É uma realização. Eu hoje sou a pessoa mais feliz do mundo. Estou muito, muito feliz".

A Miss Brasil 2012 venceu o título desbancando outras 26 misses do país, na noite deste sábado (29). Ela conta que disputar a final do concurso a mineira Thiessa Sickert, a melhor amiga dela entre as candidatas, "foi uma grande alegria". "Ao longo dessa semana, a gente desanimou um pouquinho, depois ficava melhor. Era uma ajudando a outra. Foi muito bom chegar à final com ela, com quem fiquei de mãos dadas até o último momento", diz.

A mineira Thiessa ficou em segundo lugar e ganhou como prêmio uma viagem para Cacun, no México. Em terceiro lugar ficou a potiguar Kelly Fonsêca, estudante de 23 anos, que venceu como prêmio uma viagem ao litoral nordestino. Gabriela Markus, além do título de Miss Brasil e a chance do título de Miss Universo, ganhou um carro zero quilômetro.

Com o título de Gabriela Markus, o Rio Grande do Sul venceu 12 vezes o Miss Brasil, sendo o estado com maior número de títulos nas 58 edições do evento. Em seguida aparecem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, cada um com oito misses Brasil. Em 2002, a gaúcha Joseane Oliveira, que também participou do "Big Brother Brasil", foi eleita Miss Brasil, mas o título foi invalidado depois que se descobriu que ela era casada, o que descumpre o regulamento da competição. O título de 2002 ficou com Taíza Thomsen, de Santa Catarina.

Para Gabriela, o fato de representar o estado com maior número de título aumentou ainda mais a responsabilidade da presença dela no concurso. "Nossa, é muita responsabilidade e muita felicidade receber a coroa da Priscila [Machado, gaúcha vencedora do Miss Brasil 2011], que um ótimo trabalho, e o meu estado. Agora tenho a honra e o dever de manter essa tradição", afirmou

Lady Gaga anuncia que fará show em Porto Alegre



Os fãs brasileiros de Lady Gaga tem muito o que comemorar. A cantora acabou de anunciar que vai fazer mais uma apresentação durante sua passagem pelo Brasil com a turnê “The Born This Way Ball”.

Gaga já tinha show agendado no Rio de Janeiro no dia 9 de novembro e em São Paulo no dia 11. Mas nesta sexta-feira ela anunciou que também pretende se apresentar na capital gaúcha, Porto Alegre no dia 13 de novembro. A apresentação será realizada na Fiergs. A venda de ingressos para o espetáculo começa a partir do mês de outubro.

Vale lembrar que esta será a primeira vez que Gaga pisa em solo brasileiro. Por isso a expectativa é muito grande com sua chegada. Mas até o momento não havia confirmação para os três shows. Através do Twitter ela já se manifestou, dizendo que tem interesse em conhecer os seus “little monsters” que vivem por aqui.

Autódromo recebe hoje o 4º Auto Giro


O Autódromo Internacional  de Campo Grande sedia hoje (30), a partir das 10h, o 4º encontro de manobras radicais, o Auto Giro.

O evento terá show de manobras, whelling, stylle moto show, equipe Kart Fire e no Lava Car a presença da modelo Suzana Pitelli (a Ronaldinha Gaúcha).

Auto Giro é um dos maiores eventos automobilísticos do Estado e na última edição recebeu mais de 3 mil pessoas. O valor da entrada é R$10 e carros adesivados ganham cortesia (o condutor).

Mais informações: 9244-1666 ou 9273-1108

sábado, 29 de setembro de 2012

Orientais vivem há 3 meses no aeroporto de Cumbica, em SP


Folha.com
Quatro estrangeiros de identidade ignorada vivem há três meses em uma sala reservada do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, sem poder sair nem entrar oficialmente no Brasil.

Segundo a Polícia Federal, os quatro se apresentaram com passaportes coreanos falsos, e não comprovaram meios de se manter no país.

A suspeita da polícia é que sejam chineses, porque intérpretes e um funcionário do consulado chinês os ouviram falando mandarim.

Em casos assim, a PF manda os passageiros em situação irregular para o país de origem. Mas até agora não foi possível definir de onde são.

O motivo: os quatro, dois casais, foram descobertos em um voo doméstico, ao desembarcar no Galeão (Rio), vindos de Cumbica, em 28/6.

Questionados, eles se recusaram a dizer a nacionalidade, o voo em que chegaram ao Brasil e a empresa aérea. A PF suspeita que tenham vindo trabalhar ilegalmente.
Ainda assim, bastaria pesquisar os nomes dos quatro entre as companhias aéreas para saber a data de desembarque. Só que nas listas de passageiros não havia ninguém com os nomes que eles apresentaram: Zhen Hai Fang, Wu Lizhen, Zhou Xinyou e Liu Peihua.
Editoria de arte/Folhapress
NEM ENTRAR NEM SAIR
Sem documentos válidos, eles não podem entrar oficialmente no Brasil. E, sem saber de onde vieram nem quem os transportou, não podem sair.

A desconfiança da PF é que o grupo tenha usado outro passaporte, talvez até o original, e o descartado. Jogar o passaporte fora não é expediente incomum entre imigrantes chineses, dizem funcionários de Cumbica e um dirigente do setor aéreo.

Outro elemento estimula o mistério em torno deles: quem joga fora o passaporte tem interesse em pedir asilo, o que eles não fizeram.

Embora não possam sair nem entrar no país, os supostos chineses não estão presos. Por lei, a responsabilidade por mantê-los é da companhia aérea. Como não se sabe a empresa que os embarcou no exterior, a atribuição recaiu sobre a Gol, que os levou de Cumbica ao Galeão.

A Gol banca café da manhã, almoço e jantar para os dois casais, além de um segurança. A estimativa é que os gastos tenham superado R$ 30 mil em três meses.
A única saída para o caso é o consulado da China descobrir a identidade deles. Até agora não houve avanços, afirma a PF.

A Folha não conseguiu contato com o consulado.

Cálculo muda e cerveja tem aumento menor a partir de segunda


Após mudança de cálculo e acordo com as fábricas, o governo decidiu reduzir o aumento no preço da cerveja, que será sentido a partir da próxima segunda-feira. O valor médio da cerveja teria aumento de 2,85% para o consumidor no dia 1º de outubro. Mas uma mudança na tributação anunciada nesta sexta pela Receita Federal reduziu essa alta para 2,15%. O reajuste para as demais bebidas frias (refrigerante, água e isotônicos) será mantido em 2,85%.

Conforme o acordo em vigor até então, haveria um aumento de 25% na tributação para as fábricas, que seria diluído nos próximos quatro anos a partir de 1º de outubro. Mas, com a nova regulamentação, o impacto de 25% na alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins será menos sentido pelo consumidor de cerveja a partir da próxima segunda-feira. O produto terá reajustes semestrais, com aumento de 0,2% em abril de 2013 e pelos seis anos seguintes.

A renúncia fiscal será de R$ 76,3 milhões em 2012 e de R$ 401,1 milhões no ano que vem. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a queda na arrecadação de impostos com esses setores será compensada em outros segmentos, já que o governo lançou, em setembro, uma medida para incentivar a aquisição de maquinário e a realização de investimentos pela indústria brasileira.

"Se alavanca a aquisição de caminhões, por exemplo, alavanca a arrecadação ou reduz a perda de arrecadação em outros segmentos. Também se espera recuperar investimento a arrecadação em outros setores. O compromisso feito com a indústria é que ela traga mais investimentos em novas plantas, aumente a capacidade produtiva, aumentando a oferta de emprego, renovação da frota de caminhões", explicou.

Em show , Planet Hemp volta a pedir legalização da maconha


Após um hiato de 10 anos, o Planet Hemp voltou a se reunir na madrugada deste sábado (29) no palco do Circo Voador, centro do Rio. Antes dos integrantes se apresentarem, um personagem bem humorado surgiu no telão fazendo apologia ao uso da maconha.  O público, que lotou o local, recebeu com euforia a brincadeira.
Em seguida, uma vinheta explicava aos presentes algumas dicas para sobreviver ao show; dentre elas estava saber enrolar um cigarro de maconha. Foi nesse tom descontraído e de exaltação à liberdade de expressão que D2 e sua trupe, formada ainda por Bnegão (vocal), Rafael (guitarra), Formigão (baixo) e Bacalhau (bateria), se reuniu para fazer parte das comemorações dos 30 anos da casa de espetáculos carioca que na década de 80 foi responsável por impulsionar artistas como o Barão Vermelho e Legião Urbana.
Sem se preocupar com as polêmicas do passado - D2 chegou a ser preso em 1997 por fazer apologia à maconha - o Planet Hemp dividiu o show em três partes, todas elas focando na legalização da maconha.
Show dividido em atos
O primeiro, "O Usuário e a Luta pela Legalização da Maconha", foi aberto com o hit "Legalize Já", do álbum "Usuário", de 1993, o primeiro da banda. "A esquadrilha da fumaça está de volta", disse D2 para delírio da plateia que lotou a casa e esgotou os ingressos em apenas duas horas.
Na sequência vieram "Deis Daz Seis", "Dig Dig Dig" e "Planet Hemp". Ao lado de BNegão, D2 não se cansava de elogiar o público e, bebericando um copo de cerveja, brincava: "Há dez anos atrás parecia mais fácil cantar essas músicas".
"Fazendo a Cabeça", "Futuro do País", "Phunky Budha", "Mary Jane" e "Bala Perdida" completaram o ato, todo dedicado ao primeiro trabalho do grupo.
"Ficamos dez anos longe e ensaiamos só cinco dias, tá bom né?", disse D2 antes de dar continuidade ao segundo ato, intitulado "Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Para", este dedicado ao segundo álbum do Planet Hemp, de mesmo nome, lançado em 1997.
"Nesse ano fui preso, mas vamos continuar queimando tudo até a última ponta", bradou D2 mais uma vez para excitação do público que emendou em uníssono "Queimando Tudo" e "Quem Tem Seda", esta última embalada pela voz de Bnegão. O set abriu espaço ainda para o samba, gênero explorado por D2 no álbum solo "À Procura da Batida Perfeita".
"Fiquei em dúvida se seria bom incluir essa canção", revelou ele antes de cantar um medley de "Nêga do Cabelo Duro" e "Eu Bebo Sim". O ato foi fechado com "Adoled" e "100% Hardcore". D2 chegou a se jogar no meio do público. Durante a apresentação, alguns fãs tentaram invadir o palco, mas foram contidos pelos seguranças.
O terceiro e último ato, "A Invasão do Sagaz Homem Fumaça", começou o "Ex-Quadrilha da Fumaça" e teve ponto alto com "Samba Makossa", homenagem feita pelo Planet Hemp a Chico Science, fundador do Nação Zumbi. No telão, imagens de Chico foram exibidas. "Viva Chico Science", celebrou D2. A apresentação chegou ao fim com "Mantenha o Respeito".
Sem sair do palco, D2 e Bnegão ainda fizeram um medley com as músicas cantadas em cada um dos atos. "Vocês já beberam o que tinham para beber, já fumaram o que tinham para fumar, acho que vai ficar difícil ir embora. Vou criar um quarto ato, é o ato cada um por si", brincou o músico ao final das quase duas horas de show.
O próximo show do Planet Hemp acontece neste sábado em Porto Alegre. Entre novembro e dezembro, o grupo se apresentará ainda em Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador e Manaus.
Veja as músicas que o Planet Hemp tocou no show no Rio:
Intro (Não Compre Plante)
Legalize Já
Deisdazseis
Dig Dig Dig
Planet Hemp
Fazendo a Cabeça
Futuro do País
Phunky Buddha
Bala Perdida
Zero Vinte Um
Queimando Tudo
Quem Tem Seda
Gorilla Grip
Seus Amigos
Nega do Cabelo Duro
Hip Hop Rio
Adoled
100% Hardcore
Ex-Quadrilha da Fumaça
Raprockandrollpsicodelia
Stab
Contexto
Procedência CD
A Culpa é de Quem
Samba Makossa
Mantenha o Respeito

Mostra de fotografia reúne talentos de diferentes gerações


A cidade, o pantanal e a pecuária. O trinômio reflete a visão de Edemir Rodrigues sobre a história de Mato Grosso do Sul. “A pecuária é uma atividade muito forte no Estado e por mais que o desenvolvimento, com suas indústrias, seja uma realidade, o gado continuará sendo um forte símbolo”, afirma. Parte dos seu 20 anos de exercício profissional pode se conferido também nas fotos sobre Campo Grande e o Pantanal. “Participar dessa coletiva ao lado de grandes nomes do fotojornalismo sul-mato-grossense é motivo de honra”, destaca Edemir.

Denílson Secreta, que também é considerado um dos representantes da nova geração, não esconde a alegria em poder participar da mostra “Mato Grosso do Sul em close”. Segundo ele, as belezas naturais e também as marcas das transformações ocorridas no Estado estão eternizadas nas imagens fotográficas produzidas por ele e por seus colegas de profissão. “Sou nascido e criado aqui. Me sinto feliz em poder contribuir com meu trabalho para construção desses 35 anos de história”, afirma.

O paranaense Karlos Alberto Kosta, que adotou o Estado para trabalhar e morar com a família, é outro que pode ser incluído na lista dos jovens talentos. Boa parte da sua produção está focada no registro da cultura e da religiosidade dos sul-mato-grossenses. “Me sinto valorizado em poder participar dessa mostra com meu olhar mais voltado para as coisas do interior”, explica o profissional, que atua na cidade de Dois Irmãos do Buriti e participa da coletiva com imagens que retratam as raízes indígenas, a cavalgada pantaneira e o lado religioso das comunidades. 

O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal abre a coletiva “Mato Grosso do Sul em close” no dia 2 de outubro, às 20h. Os trabalhos permanecem em exposição até 7 de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A entrada é gratuita.

A TV Brasil Pantanal está localizada na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, S/N, Parque dos Poderes.

Bazar no Shopping Campo Grande dá dicas para uso do Jeans


Das calças de lona de 1850, às composições coloridas e de diferentes estilos da atualidade, o jeans é presença marcante e, com uma boa produção, pode cair bem em diversas ocasiões. A peça indispensável no guarda roupas ganha destaque especial neste final de semana no Shopping Campo Grande, durante a Mostra Looks com Jeans, produzida em parceria com o curso de Moda da Anhanguera-Uniderp, e que faz parte do primeiro Bazar do Jeans do centro de compras.

"A Mostra será uma exposição de looks com jeans montados pelos alunos da universidade, mostrando todo o seu talento e servindo de inspiração aos clientes no momento das suas compras", afirma Coordenadora do Curso de Tecnologia em Design de Moda da Anhaguera Uniderp, Carolina Debus. Por meio da parceria, as vitrines das lojas participantes do Bazar serão especialmente preparadas pelos alunos, sob a orientação da Coordenadora e da Professora de Design de Vitrine, Raquel Guimarães. A Mostra ficará exposta na área da Expansão (2º Piso).

“O curso da Anhaguera-Uniderp é um pólo de moda e tendências no estado. Esta parceria entre Shopping e Universidade reforça e valoriza o potencial fashion de Mato Grosso do Sul e possibilita a todo o público do centro comercial o acesso a novas propostas e conceitos, através da exposição de looks e da criatividade na execução das vitrines”, afirmou a Gerente de Marketing do Shopping, Mairá Mendonça.

O Bazar do Jeans acontece nesta sexta, sábado e domingo, das 10h às 22h e a exposição acontecerá no mesmo período. A venda especial reunirá grifes como Levi’s, Colcci, Ellus, Aramis, Hering, Opção, TNG, M. Officer, em mais de 40 lojas que participaçrão da ação.

Domingo Cultural na Feira Central apresenta Ana Cabral



A Oficina de Bonecos Tareco Treco e a cantora Ana Cabral serão as atrações do Domingo Cultural na Feira Central, que acontece no dia 30, a partir das 19h30. O projeto é realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), em parceria com a AFECETUR - Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande.

A cantora Ana Cabral é autodidata e atua como cantora desde os 17 anos de idade. Durante sua formação conviveu com vários cantores da cidade e também, cantores de MPB, que influenciaram na criação de seu vocabulário artístico e do seu repertório musical.

Sua primeira grande apresentação ocorreu no Festival da América do Sul. Participou de outros festivais, como o festival de canção na cidade de Ivinhema onde conquistou o segundo lugar.

Considerada uma das grandes revelações da música popular sul-mato-grossense, Ana Cabral se destaca pelo repertório em suas apresentações, mesclando canções de grandes compositores da Música Popular Brasileira.

Ana Cabral está também preparando seu primeiro CD e acredita que será um grande impulso em sua carreira. Inicia agora uma nova fase em seu trabalho, com canções autorais e de compositores amigos.

A Oficina de Bonecos Tareco Treco apresentará a peça “Vó Guilé já dizia, jacaré já cantava: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, com participação do artista Wilson Motta.

A peça teatral é infantil e conta a história de dois rapazes que buscam no Pantanal uma surpresa para conquistar o coração da personagem Maria Chiquinha. Durante a jornada, fazem muita bagunça e despertam a ira do “Minhocão”, protetor dos rios do Pantanal. O espetáculo conta com mais de 26 bonecos e técnicas variadas de manipulação.

Os manipuladores dos bonecos são Wilson Motta, que também confecciona os bonecos, e Mateus Borges. Riane Ishikawa é responsável pela técnica de som, e o texto é de criação coletiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3314-3222.

Morre, aos 83 anos, a apresentadora Hebe Camargo


Uol
A apresentadora Hebe Camargo morreu na madrugada deste sábado (29), aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, no Morumbi, em São Paulo. Hebe lutava contra um câncer no peritônio, diagnosticado em janeiro 2010.
A saúde de Hebe se agravou nos últimos seis meses. Em março, ela passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no intestino, em junho ela precisou retirar a vesícula. Um mês depois, Hebe não estava conseguindo se alimentar adequadamente e ficou cinco dias internada para um tratamento de suporte nutricional e metabólico. O mesmo aconteceu em agosto.
Na quinta (27), o SBT anunciou que a apresentadora voltaria à emissora, de onde havia saído para apresentar um programa na Rede TV!. "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz feliz feliz feliz!!!”, escreveu a apresentadora em seu Twitter na sexta (28). Na Rede TV!, onde ficou contratada 2011 até agosto de 2012, ela apresentou dez programas inéditos. O último “Hebe” inédito foi ao ar foi no dia 19 de junho. Desde então, devido ao afastamento de Hebe por conta da doença, foram exibidas reprises, sempre às terças, às 22h30.
A última gravação em vídeo feita por Hebe foi em julho, após a alta hospitalar, quando ela recebeu em sua casa a visita de amigos, como a apresentadora Astrid Fontenelle e o cantor Pedro Leonardo. Na ocasião, ela também lançou seu canal oficial no YouTube, site de compartilhamento de vídeos, para mandar recados aos seus fãs e internautas.
Apresentadora participou da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira
Hebe Camargo nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 8 de março de 1929. Cursou somente até o quarto ano primário e um de seus primeiros empregos foi de arrumadeira, na casa de um parente rico.

Trajetória de Hebe Camargo

Foto 1 de 87 - Hebe Camargo, entrevistadora do programa da TV Paulista "O Mundo é das Mulheres", com Humberto de Campos, assistente de direção geral da Organização Vitor Costa, e o entrevistado da noite, José Tavares de Miranda (14/1/56) Folha Imagem
Aos 11 anos, participava de programas de calouros em emissoras de rádio para ajudar a sustentar a família. Em 1943, formou com a irmã Stella a dupla musical Rosalinda e Florisbela.
Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates até que abandonou a música para se dedicar ao rádio e à TV. Estava no grupo que foi ao porto de Santos, em São Paulo, para buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a TV Tupi. Também foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950.
Estreou na TV em 1955, no primeiro programa feminino da TV brasileira, "O Mundo é das Mulheres", da emissora de TV carioca, na qual chegou a apresentar cinco programas por semana.
Em 10 de abril de 1966 foi ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe pela TV Record. Passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980.
Em 1986 foi para o SBT, emissora na qual apresentou três programas: "Hebe"; "Hebe Por Elas"; e "Fora do Ar". Em 1995, gravou um CD com seus maiores sucessos pela EMI. Em 1999, voltou a lançar outro CD. Além da carreira de apresentadora e cantora, atuou em alguns filmes e foi convidada especial de novelas e programas humorísticos.
Em dezembro de 2010, Hebe deixou o SBT, depois de 24 anos. Dias antes de anunciar sua saída da emissora de Silvio Santos, Hebe teve a permissão do canal para gravar com o apresentador Fausto Silva o “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, onde recebeu uma homenagem.
Hebe fechou um contrato para apresentar um programa semanal na RedeTV!, onde comandou todas as terças – desde o dia 15 de março de 2011 – uma atração nos mesmos moldes dos tempos no SBT.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cena Som estreia espetáculo “Singulares” da Cia. Dançurbana


A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza uma edição especial do projeto Cena Som com o espetáculo “Singulares” da Cia. Dançurbana ,apresentação na sexta e sábado (28 e 29 de setembro), sempre às 20h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento tem classificação livre.

O espetáculo “Singulares” foi contemplado pelo prêmio Klauss Vianna 2011 da Fundação Nacional de Artes (Funarte), sendo criado em comemoração aos dez anos de existência da Cia. Dançurbana e partiu das histórias de vida de alguns dos bailarinos da Cia. como estímulo de criação.

No palco, oito intérpretes criadores: Adaílson Dagher, Ariane Nogueira, Maura Menezes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Roger Pacheco, Rosely Mendonça e Tamires Leona que propõem celebrar os dez anos da Cia. Dançurbana com movimentos que partiram de pesquisa em torno da história de vida deles próprios, criando uma relação entre seus percursos e a identidade da Cia. A concepção e a direção são do artista da dança e diretor do grupo, Marcos Mattos.

“O processo de criação envolveu pesquisas em dança contemporânea e a contribuição da artista Renata Leoni, que assumiu a direção cênica do espetáculo e colaborou com a ampliação do diálogo entre a dança de rua e a dança contemporânea. Essa ampliação e o intercâmbio entre artistas, experiências e linguagens é parte importante da proposta de Singulares”, explica Marcos.

A trilha sonora do espetáculo foi criada pelo músico Adriel Santos. O figurino é assinado por Herbert Correa e a iluminação por Cadu Fluhr. Fotografia e vídeo de Franciella Cavalheri e produção da Arado Cultural.

Cia. Dançurbana

A Cia. Dançurbana foi fundada em 2002, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Em sua formação inicial era composta por jovens que se destacavam como participantes de projetos sociais de dança de rua dos bairros de Campo Grande. Atualmente a Cia. é formada por jovens, criadores intérpretes à procura de uma dança que levante questões a partir dos anseios e desejos de seus integrantes.

O percurso da Cia. é marcado pela busca da definição de uma identidade, a partir de uma “ressignificação” do movimento Hip Hop e uma dança cuja estética se baseia na cultura Hip Hop, com um pensamento contemporâneo.

O ingresso tem valor de R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. 

Começa hoje 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul


Tem início nesta sexta-feira (28) o 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul. A conferência de abertura será com o palestrante Divaldo Pereira Franco a partir das 20h no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

O evento realizado pela FEMS (Federação Espírita de Mato Grosso do Sul) tem como tema central “Atualidade do Trabalho de Paulo de Tarso” e segue até o próximo domingo, dia 30.

No ano em que a Federação Espírita Brasileira e as demais instituições federativas comemoram os 70 anos da obra “Paulo e Estevão”, de Emmanuel com psicografia de Chico Xavier, o 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul oferece a oportunidade de refletir sobre as marcas legadas pelo Apóstolo dos Gentios.

Com público estimado em mil e duzentas pessoas, o Congresso vai reunir participantes de 53 municípios de Mato Grosso do Sul e também de outros Estados como São Paulo e Mato Grosso para conferir apresentações de diversos grupos musicais espíritas e palestras de nomes importantes e reconhecidos nacionalmente pelo trabalho realizam pela divulgação da doutrina, como Lacordaire A. Faiad, Jorge Elarrat e Francisco Ferraz.

Transmissão

As inscrições para o 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul já estão encerradas. No entanto, aqueles que tiverem interesse em acompanhar as palestras do evento poderão fazê-lo acessando o site da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, através do endereço www.fems.org.br, ou através do canal da NET TVCei. Para ter acesso ao conteúdo na TV a cabo NET, o cliente deve acessar o CANAL 1 do seu controle remoto e entrar em NOW > NOW Grátis > Espiritualidade.

Para outras informações procure a FEMS – Av. Calógeras, 2209 – Centro. Tel: (67) 3324-3757 | 3324-8322. A programação você confere no endereço www.fems.org.br

Campo-grandense deve gastar mais de R$ 50 com Dia da Criança


Pesquisa desenvolvida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em parceria com a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio), revela a intenção de compra dos consumidores de Campo Grande para o Dia das Crianças, uma das cinco datas comemorativas que mais movimentam as vendas no comércio.

O levantamento, feito na primeira quinzena de setembro, por meio de questionário aplicado a 400 pessoas em diversos pontos comerciais da Capital, revela que 83% dos entrevistados pretendem comprar presentes por conta da data. A intenção de investimento de presentes para as crianças varia, mas a maioria de 80% pretende gastar mais de R$ 50 em cada compra.

A pesquisa indica que a principal opção de presente citada pelos entrevistados são os brinquedos (60,40%), seguido pelas roupas (15,18%), eletrônicos (5,94%) e calcados (5,61%).

Local e pagamento

Em Campo Grande, a maioria, cerca de 60% dos consumidores, afirmaram que vão procurar presentes para as crianças em lojas nos shoppings, e aproximadamente 30% dos entrevistados optarão por estabelecimentos no centro da cidade.

Quanto a forma de pagamento, a compra em dinheiro foi apontada por 50% das pessoas ouvidas pela pesquisa. Em segunda opção aparece o cartão de crédito, indicação de 45,15% dos entrevistados

Comissario de MS atuarão no GP Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo, Mato Grosso do Sul enviará comissários para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, agendado para o próximo dia 25 de novembro, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo (SP). Amanhã o representante da Federação Internacional de Automobilismo no País, Alfredo Tibucci, estará reunido com os 17 comissários pré-inscritos para a prova em Campo Grande.

I Open ADD de Bocha Paralímpica homenageia pioneiros em MS


Começou ontem na capital o I Open ADD de Bocha Paralímpica, na cerimônia de abertura aconteceu no ginásio do SESC Camilo Boni reuniu 90 participantes. Na ocasião foram homenageados pela diretoria da ADD os pioneiros da modalidade de bocha em Mato Grosso do Sul: Primeiro a família do grande homenageado do torneio que leva o nome do Troféu da competição “Antônio Luiz Pereira Mecenas”. 

A Professora Maria Rubim Cunha, primeira técnica de bocha paralí­mpica em Mato Grosso do Sul; Atleta Nataniela Fabiana de Lima, primeira atleta de bocha paralí­mpica em MS; o Atleta Eder Vieira Nogueira, primeiro atleta de bocha paralí­mpica em MS; o Sr. Claudio da Costa Cacho, Primeiro árbitro nacional da modalidade de bocha paralí­mpica de MS; Eliana de Matos - AEFMS, por apoiar todas as atividades paralimpica da ADD; e o Professor Ivaldo Brandão Vieira pelo relevante trabalho a frente da Presidência da ANDE e pelo total apoio a modalidade de bocha paralí­mpica em Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira aconteceram jogos classificatórios das classes BC1, BC2, BC3, BC4, em duas categorias: A de 12 a 17 anos, e B de 18 anos acima. Hoje estão programados os jogos das semifinais e finais do campeonato.

evento será realizado pela Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD) com apoio da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), e do SESC-MS Camilo Boni. E tem como parceiros: Funesp/ Guanandizão, Hotel Metropolitan, FS Confecções, Supermercados Duarte, Fly Tur, Padaria Shiraya, Mov Flex, Columbia Prestadora de Serviços, Projeto Esporte Adaptado SEMED, Associação Tagarela e Salvador Conveniência.

Grupo de sanfoneiros se apresenta em Dourados e na Capital


Este fim de semana é de muita música sertaneja nas unidades do SESC de Dourados e Campo Grande. Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, o Grupo "Truvinca" se apresenta no Teatro Municipal de Dourados e no sábado, dia 29 no Teatro Prosa do SESC Horto, a partir das 20h.

O repertório contempla as músicas O Tocador do Mundo, de autoria do grupo, músicas da tradição oral conhecida na infância e que tiveram grande importância em seu processo de formação e também músicas conhecidas como Meu São José, baião tradicional sertanejo da Jornada de Pastoril, como arrasta pés, xotes e forró.

Se destaca a sanfona de oito baixos, um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, entre outros nomes, como pé-de-bode. O instrumento está diretamente relacionado à tradição oral e sua afinação, conhecida como afinação transportada, teve sua forma original diatônica modificada ao longo do tempo a partir da ação dos próprios músicos, que buscavam ampliar suas possibilidades melódicas. A carência de pesquisas deixa muitas dúvidas sobre a história do instrumento na região Nordeste, mas estima-se que sua chegada tenha ocorrido aina no século XIX, com os imigrantes portugueses.

A entrada para o show custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Mais informações podem ser obtidas no SESC Dourados pelo telefone (67) 3410-0700 e no SESC Horto, pelo (67) 3357-1200

Tim Maia um dos principais cantores da MPB, hoje completaria 70 anos


Hoje Tim Maia completaria 70 anos, ele que nasceu no Rio de Janeiro, em 1942, foi um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos.

Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, em sua infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, onde cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas.

Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera". Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero Dinheiro" e "Gostava Tanto de Você". De 1975 a 1977, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, as músicas "Que Beleza" e "Rodésia". Pela decadência de suas músicas influenciadas por essa escola filosófica, desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Em 1988, venceu o Prêmio Sharp na categoria de melhor cantor.

Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil.

Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil. Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu em 15 de março de 1998.

É amplo seu legado à história da música brasileira, e sua obra veio a influenciar diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta[carece de fontes]. A revista Rolling Stone classificou Tim como o 9º maior artista da música brasileira.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FCMS lança CD “Stereo Camalote & Música Popular Pantaneira”


Com recursos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança o CD “Stereo Camalote e Música Popular Pantaneira”. O lançamento será nesta quinta-feira (27), às 21h, no Anfiteatro da UEMS em Coxim.

O CD “Stereo Camalote & MPP – Música Popular Pantaneira” é uma coletânea de 12 faixas inéditas da dupla Stereo Camalote de Coxim formada pelos músicos Adriana Rodrigues e Adriano Bukowski, que já estão na estrada há dois anos e ainda não haviam gravado CD. As letras das músicas autorais retratam o universo do homem pantaneiro e sua cultura, bem como a história do Centro-Oeste do Brasil e de Mato Grosso do Sul.

Com uma mistura de ritmos que vão desde as guarâneas até blues, do chamamé ao rock, o trabalho se identifica simultaneamente com a música popular brasileira e com ritmos pantaneiros, resultando na irreverente MPP – Música Popular Pantaneira. Desta forma, com repertório próprio e composições recheadas de cultura, poesia e musicalidade do pantanal, a dupla Stereo Camalote mostra que veio para ficar

Orla Cultural recebe o espetáculo “KKKasamento” nesta quinta


Hoje, dia 27 de setembro, às 19h30, no teatro na arena da Orla Morena, localizado no Bairro Cabreúva, o entretenimento fica por conta do grupo teatral Sclova, com o espetáculo “KKKasamento”. Este projeto é uma realização da Prefeitura Mde Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura),e tem como objetivo difundir a arte regional e oferecer à população mais uma opção de entretenimento.

Na quinta-feira, foram reservados espetáculos livres, com temas voltado para crianças, jovens e adultos. “KKKKasamento” trata-se de
José e Antônia, um casal que veio do interior e vivem em pé de guerra. Ele não gosta de tomar banho, mas gosta de uma bagunça. Já Antônia é mulher de pouca beleza que, ao contrário de Zé, gosta muito de organização.

Juntos em uma só casa, eles têm que provar que aguentam se aturar depois de anos de casamento. Um casal caipira que, apesar das diferenças, mostra valores éticos e que, apesar da convivência e da monótona rotina, não consegue viver um sem o outro.

Um espetáculo para todas as idades, com o qual muitas famílias irão se identificar. A entrada é de graça.

Funsat oferece vaga para portador de deficiência

A  Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) está com uma vaga aberta para analista de marketing para indústria na Capital. O candidato interessado deve ter o ensino superior completo nas seguintes áreas: marketing, economia ou administração. Também é pré-requisito ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B. 

A vaga é exclusiva para trabalhador com deficiência física moderada, sem comprometimento de mobilidade. Interessados deverão comparecer à sede da Fundação com os documentos pessoais, carteira de trabalho e laudo médico.

A seleção será realizada nesta sexta-feira (28), das 9h às 11hs, na sede da Funsat, localizada à avenida Eduardo Elias Zahran, 158, Jardim TV Morena, no Auditório “José Rodrigues”,. Mais informações - 3314 5042.

Sesi leva cinema cinema de graça para Terenos e Sidrolandia


O Cine Sesi Cultural, que leva cinema de graça para os moradores das cidades do interior onde não têm salas de exibição de filmes, chega a Terenos e Sidrolândia neste fim de semana com as exibições dos curtas e longas metragens “Os filmes que Eu não Fiz”, “O palhaço”, “Até o Sol Raiar”, “Eu e meu Guarda-Chuva”, “Vida Maria” e “Enrolados”. No caso de Terenos, a estrutura está montada na Praça de Eventos, no centro da cidade, enquanto em Sidrolândia o cinema ao ar livre está instalado na Praça Central, também no centro.

Segundo os produtores culturais do Cine Sesi em Mato Grosso do Sul, Luís Fernando Vitral e Acidália Azevedo, até o momento, em Mato Grosso do Sul, o projeto já foi visto por já foi visto por mais de 64,5 mil pessoas em Cassilândia, Selvíria, Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Angélica, Fátima do Sul, Itaquiraí, Caarapó, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Amambai, Itaporã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Bela Vista, Nova Alvorada do Sul e Bonito. Nas duas edições anteriores, 2010 e 2011, o Cine Sesi Cultural teve público total de 98,2 mil pessoas de 30 municípios. 

No País todo quase 3 milhões de pessoas de 559 cidades espalhadas por 8 Estados foram beneficiadas, caracterizando-se como um festival de cinema itinerante com a proposta de levar cinema para os municípios que não possuem salas de exibição em funcionamento. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a Diretoria do Sistema Indústria orgulha-se de reunir na primeira etapa 52,2 mil pessoas e 46 mil na segunda edição. “Esse projeto de responsabilidade social contribui para divulgar as ações do Sesi no Estado e, mais do que nunca, estamos cumprindo com o nosso compromisso de levar cultura e lazer às diversas comunidades do Estado”, disse.

Para o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a continuidade de um projeto, que já beneficiou quase 100 mil pessoas em dois anos de realização em Mato Grosso do Sul, demonstra a preocupação da entidade com a responsabilidade social. “Por meio do Cine Sesi, estamos mostrando à população do Estado que, além de saúde, educação e cidadania, também podemos levar cultura e lazer para as cidades do Estado”, 

TSE disponibiliza consulta aos locais de votação


Na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na internet, (www.tse.jus.br) o eleitor pode consultar seu local de votação e o número do título de eleitor. Basta acessar a aba “Eleitor” e escolher a opção “Título e local de votação”.

Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional e carteira de habilitação). Não é obrigatória apresentação do título de eleitor. No entanto, o número do documento é indispensável para o preenchimento do formulário de justificativa, caso o eleitor não possa votar e tenha que justificar a ausência.

A votação ocorrerá no dia 7 de outubro entre 8h e 17h, considerando o horário local de cada município. Em todo o Brasil, 5.568 cidades escolherão seus novos prefeitos e vereadores.

Do total de 140.646.446 eleitores brasileiros, 138.544.348 participarão das eleições municipais deste ano, excluindo o Distrito Federal, Fernando de Noronha e os eleitores cadastrados no exterior.

FCMS encerra o 13º Proler no projeto Espaço da Poesia


O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (28), a partir das 19h, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais uma edição do projeto Espaço da Poesia. 

Com palestra, lançamento de livros e apresentação musical do músico Bibi do Cavaco, a iniciativa promoverá o encerramento do 13º Encontro do PROLER -Memória, Atuação e Projeção, evento que visa fortalecer ações de incentivo à leitura.

Na ocasião acontece o lançamento da coleção “Sentimentos”, da autora Ariadne Cantú. Colorida e ilustrada, por meio de textos cheios de poesia e sensibilidade, a série propõe aos jovens reflexões sobre sentimentos e emoções. Explora a complexidade de cada emoção, trabalhando com crianças e jovens as sensações de e suas consequências. Nascida em Lageado, RS, Ariadne Cantú é Procuradora de Justiça, escritora, mãe e poetiza. 

Além de obras e artigos de caráter jurídico, é autora das obras “Enquanto mamãe não vem”, “Planeta dos Carecas”, “Retalhos de Verdades”, “Garatujas”, “30 Dias”, “Kiko – o menino que não dormia”, “Carlos – o garoto que sonhava” e a recente obra “O Barato das Baratas”.

No Espaço da Poesia, será lançada também a obra “Álbuns da Lusitânia”, da escritora Raquel Naveira. Neste romance de linguagem terna e poética, a autora conta o significado de fotografias antigas da família da protagonista, os Figueira, portugueses de Figueira-da-Foz, que, no início do século XX, imigraram para uma terra distante de cerrados e pantanais: o sul de Mato Grosso, ainda hoje desconhecida de muitos brasileiros. Nascida em Campo Grande, Raquel formou-se em Direito e Letras pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). É doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França) e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Raquel pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL, além de ser diretora da União Brasileira de Escritores. Suas obras mais recentes

são: “Literatura e Drogas e outros ensaios” e “Caminhos de Bicicleta”.

Orquestra apresenta concerto e espetáculo áudio visual


A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande recebe a instrumentista norte americana Jessica Rice (Oboé) e o violista gaúcho Emanuel Caramaschi (viola sinfônica), no programa está o concertino para Oboé de Breno Blauth e o concerto para viola de G.P. Tellemann. 

A segunda parte do concerto traz uma integração entre música e imagem, arte e meio ambiente.

A Orquestra apresenta-se enquanto imagens são projetadas simultaneamente, proporcionando a apreciação do espetáculo áudio visual, cujo registro está no Álbum e CD Araras da Cidade Músicas do Mato - Editora Alvorada, do artista Tiago Quevedo, recentemente lançado na Bienal do Livro em São Paulo. 

A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao meio ambiente, o esforço pelo cuidado com a natureza. O livro aborda a relação entre o quase desaparecimento da viola de cocho, (instrumento que protagoniza a trilha sonora acompanhado pela sinfônica), e a ameaça territorial sofrida pelas araras estabelecendo a ligação entre a necessidade do planejamento para equilibrar o desenvolvimento e a conservação dos patrimônios cultural e ambiental, levando à reflexão sobre o zelo e as obrigações humanas frente ao Meio Ambiente e a Cultura.

O Concerto será realizado no teatro Glauce Rocha (campus da UFMS), dia 26 de setembro de 2012 às 20h com entrada gratuita. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Andy Williams, cantor de "Moon River", morre aos 84 anos


  • Getty Images
    Andy Williams e sua mulher Debbie Meyer na estreia de "The People In The Picture", em NY (28/04/2011)
    Andy Williams e sua mulher Debbie Meyer na estreia de "The People In The Picture", em NY (28/04/2011)
Andy Williams, cantor de "Moon River", música-tema do filme “Bonequinha de Luxo” (1961), morreu na noite desta terça-feira (25) aos 84 anos.

Paul Shefrin, assessor de Williams, declarou que o cantor morreu em sua casa em Branson, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, depois de uma longa batalha contra um câncer de bexiga.
Em novembro de 2011, Williams revelou ter sido diagnosticado com câncer, mas planejava continuar se apresentando no teatro que ele mesmo construiu em 1992 na cidade de Branson.

Nativo de Iowa, Williams começou a cantar com seus irmãos quando criança, e seu estilo leve e voz suave levou o presidente Ronald Reagan a chamá-lo de um tesouro nacional.

Apesar de sua versão de "Moon River" tê-lo tornado mundialmente famoso, Williams também emplacou outros sucessos, como "Butterfly" e "Can t Get Used to Losing You”, além de uma famosa versão para "Can t Take My Eyes Off You", de Frankie Valli.

*Com informações da agência Associated Press

Karen Recaldes defende MS no Miss Brasil sábado



A representante de Mato Grosso do Sul, Karen Recaldes, já está em Fortaleza (CE), onde neste sábado, 29, disputa o título da mulher mais bonita do País. A 58ª edição do Miss Brasil será transmitida ao vivo a partir das 22h15, horário de Brasília, pelo canal de televisão BAND e pela internet (www.band.com.br). 

O desfile, que será apresentado pela dupla Adriana Galisteu e Sérgio Marone, conta cinco trajes diferentes: típico, casual, biquíni, maiô e gala. O coreógrafo do Miss Universo, Michael Schwandt, assina a performance da apresentação das candidatas no Miss Brasil, e promete um show visual. 

VOTAÇÃO – O júri do evento irá selecionar 9 candidatas, a décima será escolhida por voto popular que já está aberto e pode ser feito pela internet, no link: http://www.band.com.br/miss/miss-brasil-2012.asp e também por SMS, envie “MS” para o número: 72260.

A primeira colocada no concurso, que irá representar o país no Miss Universo 2012, receberá a faixa de Priscila Machado, Miss Brasil 2011. Leva também a coroa e um carro 0 km. A segunda embarca para Cancun, no México, com tudo pago e a terceira ganha uma viagem para o Nordeste. A atração musical da noite ficará por conta da cantora conhecida como a “Beyoncé do Pará”, Gaby Amarantos.

Raquel Naveira lança livro amanhã na Academia de Letras


Acontecerá na noite desta quinta-feira (27), às 19h30min, na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (Rua Rui Barbosa, 2624 - Centro - Campo Grande), o lançamento do livro "Sangue Português: raízes, formação, lusofonia” (editora Arte&Ciência), nova obra da poeta e escritora, membro da ASL, Raquel Naveira.

Autora de vários livros em verso e prosa, titular da Cadeira nº 08 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Raquel Naveira reside atualmente no estado de São Paulo. É também membro do PEN Clube do Brasil. É Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Lecionou na Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, de 2006 a 2007 e deu cursos na Casa da Leitura e na Sala de Leituras/RJ.

Novo lançamento: Já no dia 28 próximo, às 19h30min, Raquel lançará "Álbuns da Lusitânia" (editora Alvorada), no terraço do Memorial da Cultura (Campo Grande-MS), durante o PROLER. 

Campo Grande sedia Campeonato Brasileiro de Basquete sub-15


Começou ontem (25), o Campeonato Brasileiro sub-15 Masculino - 2ª Divisão em Campo Grande. Oito equipes participam da competição que vai até o dia 29. Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraíba, no grupo “A”. Alagoas, Ceará, Maranhão e Rondônia no grupo “B”. A cerimônia de abertura será hoje, a partir das 19h30.

Os participantes são divididos em duas chaves. Na primeira fase jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico. Os oito times disputam os três primeiros lugares que dão acesso à primeira divisão. Os três últimos colocados serão rebaixados para a terceira divisão em 2013.

Além da cerimônia de abertura, quatro jogos marcam o primeiro dia. Às 14h, jogam Rondônia x Alagoas; às 15h Ceará x Maranhão; às 18h Pará x Bahia. Às 19h30, início da cerimônia de abertura e o último jogo às 20h30 Paraíba x Mato Grosso do Sul.

A realização do Campeonato Brasileiro de Basquetebol sub-15 é uma iniciativa da Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Esporte e da Federação Sul-mato-grossense de Basquetebol. “É uma grande oportunidade para a cidade sediar este campeonato. É a visibilidade que tanto trabalhamos para conquista que aos poucos vamos colhendo. Agora é torcer para que nosso Estado passe para a primeira divisão”, comenta Silvio Lobo Filho, presidente da Funesp.

IX Jornada de Educação de MS começa esta noite na Capital


Hoje (26) a unidade da UEMS em Campo Grande promove a cerimônia oficial de abertura da IX Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul, com a Conferência: Trabalho e Formação Docente no contexto Histórico e Político da América Latina e do Brasil. O evento será realizado das 19h30 às 22h30, na Universidade Anhanguera-Uniderp (auditório do Bloco V) situada na avenida Ceará, 333.

As demandas que compreendem as políticas públicas serão o centro do debate da IX Jornada de Educação, que discutirá, neste ano, o tema: “Impactos das Novas Políticas Educacionais na Atualidade: Impasses e Desafios”. O objetivo é ampliar a discussão a respeito dos impactos causados pelas novas políticas educacionais, influenciando diretamente a produção do conhecimento como desafio para o trabalho docente. Visa também incentivar novas pesquisas na área, criar oportunidades para os acadêmicos e a comunidade científica divulgarem os resultados de suas pesquisas educacionais nos Anais em CD/ROOM, devidamente registrados na Biblioteca Nacional.

O evento acontecerá no período de 26 a 29 de setembro de 2012 e é esperada a presença de 800 professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e estabelecimentos de ensino particulares de todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

TV Brasil Pantanal comemora divisão do Estado com exposição


O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal apresenta as diversas faces de um Estado em constante transformação. É a mostra de fotografia “Mato Grosso do Sul em close”, com lançamento na terça-feira (2 de outubro), às 20h. A coletiva de fotojornalistas é uma homenagem aos 35 anos de divisão do Estado e reúne uma pequena parte do talento de 11 profissionais que atuam em diversos veículos de comunicação.

Cada profissional terá três trabalhos em destaque, totalizando, assim, 33 imagens sob diferentes aspectos de Mato Grosso do Sul. A mostra conta com a participação de Denílson Secreta, Edemir Rodrigues, João Garrigó, Karlos Alberto Costa, Luiz Alberto Louveira, Moisés Silva, Rachid Waqued, Roberto Higa, Saul Schramm, Valdenir Rezende e Victor Chileno, que traduzem olhares sobre acontecimentos históricos e cenários.

Entre as imagens selecionadas para a mostra coletiva está o primeiro hasteamento da bandeira de Mato Grosso do Sul. O fato foi captado por Roberto Higa, que este ano completa 44 anos de atividade profissional. Segundo ele, a fotografia tem muita importância na preservação da memória do Estado. “Através das minhas lentes, pude testemunhar o nascimento e o crescimento de muitas cidades”, explica.

Para Roberto Higa, a iniciativa da TV Brasil Pantanal é de extrema importância não só pelo contexto histórico, mas também porque está dando oportunidade para os fotojornalistas da nova geração. “Fico muito feliz em ver essa garotada produzindo trabalhos de qualidade, fazendo com que a nossa profissão seja cada vez mais renovada”, comenta Higa.

Transformações 

Para Rachid Waqued, a fotografia está intimamente ligada às mudanças ocorridas no Estado. Segundo ele, as transformações que aconteceram desde que iniciou a profissão, em 1973, são visíveis e podem ser perpetuadas com o trabalho dos fotojornalistas. “Sempre tive como meta, nesses meus 39 anos de profissão, o registro e o resgate da história de cada lugar”, destaca Waqued, que participa da mostra com imagens que fez sobre Porto Esperança, Campo Grande e Miranda.

No entendimento do repórter-fotográfico do Correio do Estado, Valdenir Rezende, as belezas e valores das cidades interioranas ainda permanecem vivas nas imagens que produziu em longos anos de trabalho. “Comecei no Correio do Estado em 1980, trabalhando como office boy e ajudante de laboratório. Pude ver de perto todas as transformações desse Estado que continua cada vez mais belo”, comenta.

O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal abre a coletiva “Mato Grosso do Sul em close” no dia 2 de outubro, às 20h. Os trabalhos permanecem em exposição até 7 de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. A entrada é gratuita.

A TV Brasil Pantanal está localizada na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, S/N, Parque dos Poderes.