sábado, 30 de abril de 2011

Obras de Thiago Quevedo são expostas no Arte e Cores no Paço

O “Arte e Cores do Paço” do mês de maio faz uma integração entre música e imagem, arte e meio ambiente, com o artista Thiago Quevedo.

O projeto, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), consiste na exposição de obras de arte no gabinete do prefeito Nelson Trad Filho, valorizando o trabalho de artistas de Campo Grande e possibilitando que as pessoas que visitam o gabinete também conheçam as obras.

A abertura da exposição será na terça-feira (2), às 9h no gabinete do prefeito.

O artista escolhido para a exposição do mês de maio, Thiago Quevedo, que também possui marcante sensibilidade musical, lançou suas lentespara captar uma das mais representativas belezas naturais do Brasil, as araras. Ave que escolheu recantos de Campo Grande para viver.

A apresentação musical que abre a exposição terá como atração o próprio músico e o quinteto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com flauta, clarinete, violino, violoncello, viola e o violão nas mãos maestro Eduardo Martinelli.

O trabalho fotográfico de Thiago começou de maneira despropositada, mas aos poucos a beleza das araras passaram a influenciar suas composições e, assim, nasceram também músicas, como Arara Híbrida e Arara Azul, entre outras obras que farão parte de um CD livro com previsão para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2011.

Conforme Thiago, a escolha das fotografias para o “Arte e Cores no Paço” foi feita com sensibilidade, para que a exposição pudesse mostrar a beleza das aves que são tema de suas obras de arte. “Eram muitas e eu gosto de várias, mas consegui escolher as que mostram as araras da cidade e a exuberância dessas aves, que acabaram por influenciar a criação musical com esse peculiar instrumento de nosso mato, de nosso Mato Grosso do Sul”, comentou.

Em seus quadros aparece o contraste entre araras, prédios e fios elétricos e também ninhos que revelam o doce cotidiano dos casais, da reforma do ninho, passando pela espera do parceiro a momentos de carinho.

Shows da Expoagro começa dia 12 em Dourados

O Sindicato Rural de Dourados divulgou hoje a agenda oficial de shows da 47ª Expoagro. O evento que acontece de 12 à 22 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho em Dourados terá nada menos que sete shows, a maioria com artistas de renome nacional.

No dia 12 de maio João Bosco e Vinicius apresentarão o espetáculo “Abelha”. No dia seguinte (13) será a vez Conrado e Aleksandro, dupla de Dourados que está conquistando o Brasil. Eles trarão para agitar a galera o show “Velocidade da Luz”. No mesmo dia subirão no palco da Expoagro Hugo e Raul com o espetáculo “No País das Maravilhas”.

Dia 14 a animação fica por conta da dupla Hugo Pena e Gabriel que apresentam para os apaixonados por música sertaneja o espetáculo “As quatro estações”. João Carreiro e Capataz apresentarão “Xique Bacanizado” no dia 15 e no dia 18 será a vez da Luan Santana com o trabalho “Química do Amor + Meteoro”.

A festa encerra o rol de atrações no dia 19 com a cantora Amannda e o espetáculo “Cumplicidade”.

Músicas mais tocadas dos artistas atualmente:

João Bosco e Vinicius - Abelha

Conrado e Aleksandro - Afinal

Hugo e Raul – No país das Maravilhas

Hugo Pena e Gabriel - Quatro Estações

João Carreiro e Capataz - Bruto, Rústico E Sistemático

Luan Santana - Amar Não É Pecado

Amannda - Tá Surdo

Fonte: Kboing/Terra

Os shows começarão sempre às 23h e o preço dos ingressos será divulgado nos próximos dias. Os ingressos estarão a venda no Shopping Avenida Center e nas Lojas TIM.

Festa junina da UCDB ja tem data

A tradicional Festa Junina UCDB será realizada no dia 4 de junho no estacionamento da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Uma das atrações confirmadas é a dupla Humberto e Ronaldo, os “vendedores de beijos”, que cantam o sucesso “To vendendo beijo”.

Barracas com comidas típicas organizadas pelas comissões de formatura dos cursos da Católica, também farão parte da programação do evento. Outras duas atrações musicais, ainda indefinidas, dividirão o palco com a dupla.

Banda Granell lançam video-clipe

Nada é aquilo e ponto final, sempre há possibilidade de inovar. Esse é o caso do pop, que permite uma ampla liberdade de criação e mistura de ritmos. Foi com base nessa junção que formamos nossa característica. Enio Torres, vocalista da Banda Granell.

A banda Granell é da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é formada e pelos irmãos Enio Torres (vocalista e guitarrista) e Josué Torres (baixo) e o baterista Lucas Medina Eles estão juntos há quase dez anos, trabalham com um mix do pop, rock e funk americano, produzindo um som diferenciado.

O estado de Mato Grosso do Sul é conhecido por exportar talentos da música sertaneja, mas os meninos criaram um estilo próprio e acabam de finalizar o primeiro CD.

Apesar de já conviverem juntos há mais tempo, o projeto da banda começou no ano de 2003, mais foi colocado realmente em prática apenas no início de 2006, com letras que trazem mensagens de esperança, amor e crítica social.

O reconhecimento do trabalho veio após o lançamento do clipe Pra Você, no site You Tube. O vídeo conseguiu mostrar o estilo musical que a Banda Granell oferece. O sucesso do clipe postado foi tão grande que despertou interesse da MTV, Multishow, e de algumas TVs regionais.

O primeiro CD recebe o título de Granell, contém dez faixas, sendo sete compostas pelo vocalista Ênio Torres.

O álbum contém desde canções românticas a versões mais agitadas. Tem influência dos mais diversos estilos musicais que vão de Jamiroquai, Journey, Cold Play, Lulu Santos, Tim Maia, Hot Hot Heat, The Killers, Men at Work, Lenine, David Matheus Band, Maroon 5, kings of Lions, P.O.D, etc. Links do vídeoclipe nos canais Multishow:

Jonavo & Barulho Zen lançam CD hoje na capital

Com uma produção nos melhores padrões fonográficos, Jonavo & Barulho Zen lançam seu primeiro disco profissional no dia 07 de maio, sábado às 18h30, na Concha Acústica Helena Meirelles. Gravado em Campo Grande e no Rio de Janeiro, o CD foi produzido pelo renomado baixista e produtor musical Arthur Maia.

O público pode esperar uma produção elaborada por diversos profissionais envolvidos no show. Cenário, luz, direção e produção musical estão sendo cuidadosamente projetados neste concerto da banda campo-grandense. Com Direção de cena de Jair Damasceno, cenografia de Humberto Mendes, iluminação de Anderson Lima, Produção musical de Arthur Maia e Direção geral do próprio Jonavo, o show acontecerá com muita arte e profissionalismo.

O CD teve apoio do FIC (Fundo de investimentos Culturais de MS) e também de importantes parceiros que acreditam no talento do grupo.

A banda

Após 4 anos como Barulho Zen, a banda passou por transformações no processo de produção do primeiro álbum. Com Jonavo (voz, violão e bandolim) à sua frente, conta com Diegomar (guitarra e voz), Douglas Ciaparini (baixo), Luis Fellipe “Pento” (bateria) e sua nova integrante Paula Hill (Backing vocais). Além da banda oficial, neste show contarão com Otávio Neto (teclado e voz) e Daniel Daige (guitarra).

As músicas do CD já estão sendo executadas nas rádios do Estado. Os principais singles são Paraíso baby e Coração no chão. A segunda foi escolhida para o primeiro clipe da banda, lançado na última semana, e que conquistou 400 acessos nos dois primeiros dias no Youtube.

Participações especiais

O próprio produtor do disco Arthur Maia estará na cidade para os preparativos do show, além de participar dele tocando seu contra-baixo em algumas canções. Outras participações importantes são dos artistas Márcio de Camillo e Marina Dalla, amigos que fazem parte da carreira do grupo.

Cenário Ecologicamente correto

O cenário foi projetado pelo designer Humberto Mendes, pai de Jonavo. Trata-se de uma instalação futurista de luminárias, uma releitura do Light Designer alemão Ingo Maurer, que remetem ao 14 bis. Para produzir estas obras que conectam a banda no palco, Mendes desenvolveu as estruturas metálicas e reaproveitou material reciclável em todo o acabamento. Vale a pena conferir esta inovação em cenário.


Serviço:

Data: 7 de maio (sábado)

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Horário: 18h30

Entrada gratuita

Marco realiza hoje bazar de dias da mães com peças exclusivas

O Marco (Museu de Arte Contemporânea) realiza hoje (30), das 9h às 18 horas, mais um Bazar de Dia das Mães com peças de 26 artesãos sul-mato-grossenses.

O 1º Bazar do Marco em 2011 apresenta peças originais produzidas com as mais diversas técnicas: tecelagem, cerâmica, origami, bordados, cerâmica, bijuteria, cupcake, bonecas e casinhas de pano, crochê, tear, bijuteria, patchwork e fuxico, toalhas e panos de prato, mantas, cachecol, pintura em tecido, vitral, mosaico e craquelê, decoupage e couro.

Com o Bazar do Dia das Mães o Marco busca oferecer uma nova e interessante opção para presentear em uma data especial, além de possibilitar à população uma exposição com peças artesanais únicas, de grande variedade e criatividade.


Serviço:

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. Outras informações pelo telefone 3326 7449.

Contação de historias infantis acontece hoje

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza hoje(30 de abril), a segunda edição do projeto “Conta uma História”, das 16h às 18h, com os alunos da Terceira Oficina Teatral de Criação e Montagem sob a supervisão do diretor teatral Leandro Faria.

O projeto “Conta Uma História” acontece em um sábado do mês e consiste na leitura de textos da literatura infantil brasileira, de autores como Monteiro Lobato, Maria Clara Machado e Lia Luft, direcionada para crianças de 4 a 12 anos.

O intuito do projeto é despertar o gosto pela leitura e pelo universo lúdico das histórias infantis, incentivando a descoberta do prazer de ler, tanto das crianças, quanto dos pais.

A arte de contar histórias é uma prática milenar que começou desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe, por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens.

A Contação de Histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribuindo no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.

A entrada é franca, mas serão recolhidos alimentos, brinquedos e roupas, que serão doados para uma instituição beneficente da capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Marco realiza bazar de dias da mães com peças exclusivas

O Marco (Museu de Arte Contemporânea) realiza amanhã (30), das 9h às 18 horas, mais um Bazar de Dia das Mães com peças de 26 artesãos sul-mato-grossenses.

O 1º Bazar do Marco em 2011 apresenta peças originais produzidas com as mais diversas técnicas: tecelagem, cerâmica, origami, bordados, cerâmica, bijuteria, cupcake, bonecas e casinhas de pano, crochê, tear, bijuteria, patchwork e fuxico, toalhas e panos de prato, mantas, cachecol, pintura em tecido, vitral, mosaico e craquelê, decoupage e couro.

Com o Bazar do Dia das Mães o Marco busca oferecer uma nova e interessante opção para presentear em uma data especial, além de possibilitar à população uma exposição com peças artesanais únicas, de grande variedade e criatividade.


Serviço:

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. Outras informações pelo telefone 3326 7449.

Continua MsEnDança em Campo grande

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove a realização do MS EnDança 2011, que acontece de 27 a 30 de abril, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. O evento reúne bailarinos e espetáculos de dança de todo o Estado em celebração à arte.

Patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, o MS EnDança é organizado pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais de Dança e pretende aumentar o estimulo e a busca pela qualidade e profissionalismo da dança no Estado, oferecendo troca de experiências, oportunidades e conhecimentos.

O MS EnDança 2011 contará com a participação de mais de 650 bailarinos vindos dos municípios de Campo Grande, Coxim, Corumbá, Naviraí, Aquidauna, Dois Irmãos do Buriti e Dourados, além de outros estados.

“O governo do Estado investe na difusão e fortalecimento da dança através do MS EnDança porque acredita na sua importância como arte capaz de expressar as nossas raízes culturais, revelando muito da nossa potencialidade nessa área”, explica Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Este ano o evento contará com convidados especiais: A Raça Cia. de Dança, de São Paulo, com o espetáculo Cartas Brasileiras, Cícero Gomes e Marcia Jacqueline, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Grand Pas-de-Deux do repertório clássico, Alberto Sendra y Fernanda Japas de Buenos Aires com a sensualidade e beleza do tango argentino e a presença de Ivan Grandi, diretor, redator e jornalista responsável pela Revista Dança Brasil.

O MS EnDança 2011 também terá como novidade como novidade uma sessão especial, no dia 30, ás 18 horas, para a participação de crianças e adolescentes, incentivando os novos talentos do Estado.

Também estão previstas oficinas de capacitação técnica para bailarinos e professores de Jazz Contemporâneo e Dança de Salão.

Confira a programação:


Dia 28: Dança Popular, Folclórica e Clássicos de Repertório

Dia 29: Dança Contemporânea e Jazz

Dia 30: Dança de Rua e Danças Clássicas

Investimento

O espetáculo do dia 27 custa R$ 20,00 para o público em geral, pagam meia-entrada aqueles que se beneficiam por leis específicas: Idosos, estudantes e professores; e os bailarinos devidamente identificados.

Para os demais dias de apresentações, o valor é de R$ 10,00 para o público em geral (R$ 5,00 meia-entrada). Bailarinos identificados têm a entrada gratuita.

Serviço: O MS EnDança acontece no teatro Glauce Rocha, no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 8111-1881 (Flávia); 9613-1703 (Maria Helena), 9983-2564 (Suzana) ou 9981-3069 (Neide), ou na gerência do FIC/MS, no telefone 3316-9319.

Fas Pedro aznar se apresenta hoje

Uma das atrações do Festival América do Sul 2011 é o cantor, compositor e baixista argentino Pedro Aznar.

O Festival, que reúne todos os anos artistas brasileiros e sul-americanos na cidade de Corumbá, leva Aznar ao Palco das Américas hoje(29), a partir das 21h.

Quem for assistir a apresentação do artista poderá conferir o talento daquele que é conhecido como um mito na cultura musical do país em que nasceu, com ampla experiência nos estilos de rock, jazz e música de raiz argentina. Pedro Aznar se apresentará com banda própria.

Desde o início da década de 1990 ele dirige seu próprio grupo, dando um toque pessoal ao trabalho.
Em terras tupiniquins, Aznar trabalhou com os artistas Chico César, Lenine, Paulinho Moska, a dupla Kleiton e Kledir e, mais recentemente, em setembro de 2010, com a cantora Maria Gadú, uma das mais novas revelações da MPB. Entre seus inúmeros trabalhos solos, o mais novo é o álbum produzido o ano passado, o “Alone in the World”.


A criatividade e ampla capacidade do artista não se limitam aos arranjos e melodias, prova disso são os livros de poesia escritos por ele e publicados pela Longseller, as elas: “Teste do Fogo”, (1992) e “Dois ingressos para a Noite” (2009).

Para o cinema, Pedro Aznar colaborou com músicas que escreveu para vários filmes, como: “Diante do Sudestes Man” (1993); “Estrada dos Sonhos” (1993); “O mundo contra mim” (1996); “Um Buda” (2005) e “Don’t Look Down” (2008).
O artista

Pedro Aznar nasceu na capital argentina, Buenos Aires, em 1959. No ano de 1978 formou com Charly Garcia, David Lebon, Oscar Moro e Seru Giran o grupo considerado pelo público e pela critica como um marco no cenário musical argentino. O grupo deixou um legado de dez registros públicos e influência que transcendeu gerações.

Em sua trajetória artística Aznar também se uniu no ano de 1983 a Pat Metheny Group, vindo a se tornar o multi-instrumentista e vocalista do grupo. A parceria deu tão certo que eles fizeram várias turnês mundiais e o reconhecimento dos trabalho veio por meio de três Grammys, o Oscar da música. A premiação foi para o álbum “Primeiro Circle” (1984), “Letter from Home” (1989) e “ The Road to you” (1993).

Contação de historias infantis acontece amanhã

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza amnhã(30 de abril), a segunda edição do projeto “Conta uma História”, das 16h às 18h, com os alunos da Terceira Oficina Teatral de Criação e Montagem sob a supervisão do diretor teatral Leandro Faria.

O projeto “Conta Uma História” acontece em um sábado do mês e consiste na leitura de textos da literatura infantil brasileira, de autores como Monteiro Lobato, Maria Clara Machado e Lia Luft, direcionada para crianças de 4 a 12 anos.

O intuito do projeto é despertar o gosto pela leitura e pelo universo lúdico das histórias infantis, incentivando a descoberta do prazer de ler, tanto das crianças, quanto dos pais.

A arte de contar histórias é uma prática milenar que começou desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe, por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens.

A Contação de Histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribuindo no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.

A entrada é franca, mas serão recolhidos alimentos, brinquedos e roupas, que serão doados para uma instituição beneficente da capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Teatro Prosa recebe experimentos em Danças Contemporâneas

Experimentos em danças contemporâneas em diversas linguagens e gêneros serão levados ao público durante a apresentação “Experimento I – Composições em Dança”, do projeto SESC Encena, que será no dia 7 de maio, sábado, às 20 horas, no Teatro Prosa, do SESC Horto

O técnico Rodrigo Casagrande explica que os artistas vão revelar o que têm pesquisado e experimentado para produção de seus espetáculos: “Não são performances fechadas, são resultados de pesquisas em danças contemporâneas reunidos em um espetáculo coletivo”

A proposta é divulgar a produção em dança que é desenvolvida em Campo Grande. Neste momento somente mulheres estarão no palco. São dançarinas da Companhia Dançurbana e Expressão de Rua, Companhia Do Mato, Coletivo Corpomancia, Grupo Bailah / UFMS e Isa Yasmin e Letícia Torales.

Serviço:

Os ingressos podem ser adquiridos no próprio Teatro Prosa por R$ 7,00 para comerciários, estudantes e terceira idade e R$ 14,00 para usuários em geral.

Rosa de Saron faz show na capital hoje

A banda católica Rosa de Saron se apresenta em Campo Grande hoje (29). O show acontece no ginásio do Rádio Clube e a previsão é que comece às 21 horas - os portões serão abertos às 19 horas.

Esta é a segunda vez que a banda traz o show para Capital, o evento recebe o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB) e da Uniderp FM. Eles estiveram em Campo Grande em 2009 e agora retornam para cantar novos sucessos. Os convites já estão à venda na Livraria Leitura, Bumerang e Ares Viagens e Turismo.

A BANDA

Rosa de Saron surgiu em 1988 em Campinas, São Paulo, dentro do movimento de Renovação Carismática Católica.

Formada atualmente por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda canta músicas que se concentram em transmitir mensagens positivas da vida, seguindo o mesmo objetivo dos seus primeiros ensaios: Fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.

Com mais de 20 anos na estrada tem sete álbuns lançados, sendo dois de regravações de sucessos da banda.

Em 1994, a banda grava seu primeiro álbum, "Diante da Cruz"; em 1997,
lança "Angústia Suprema", disco que desperta o interesse fora do meio
religioso e é altamente elogiado por revistas especializadas. Em 1999, grava o single "Olhando de Frente". Em 2002, após a troca de vocalista, o Rosa de Saron lança "Depois do Inverno", que consagra a banda. Em 2005, lança "Casa dos Espelhos", eleito em 2006 como o 3° Melhor disco de Hard Rock Nacional. Em 2007, a banda grava o CD "Acústico".

Para celebrar 20 anos de carreira, a banda grava seu primeiro DVD em 2008, o "Acústico e Ao Vivo", primeiro trabalho da banda a ser distribuído pela Som Livre, rendendo ao grupo seus primeiros DVD e CD de Ouro. As músicas do DVD e CD Acústico e Ao Vivo figuram por muito tempo entre as mais pedidas em várias rádios e sites de letras e cifras.

Depois do enorme sucesso com o formato acústico, retornam ao formato
elétrico com "Horizonte Distante" que, também muito bem aceito pelo
público concedeu à banda um novo Disco de Ouro.
Em dezembro de 2010 o Rosa de Saron, dando continuidade a parceria com a Som Livre, lançou seu segundo DVD, Horizonte Vivo Distante, que além de registrar a bem sucedida turnê realizada durante o ano, apresenta cinco canções inéditas e a regravação da música "Mais uma Vez", famosa canção de Renato Russo e Flávio Venturini.

Em mais de 20 anos de estrada, são mais de 150 mil acessos/mês no site
oficial, mais de 170 mil membros apenas na comunidade oficial do Orkut,
mais de 55 mil seguidores no Twitter, mais de 1 milhão de audições na
página do Myspace, onde atingem o topo na parada brasileira do Myspace
como banda mais acessada e 7 das 10 mais bem colocadas na categoria
"Músicas" e única representante nacional no Top 100 na parada global. Os
vídeos de suas músicas no site YouTube contabilizam milhões de acessos.
Também alcançam o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas
nos sites Sonora e Vagalume.
Em 2010 a banda foi indicada ao Grammy Latino e também ao 1º Prêmio da
Música Digital, dois prêmios de grande repercussão no meio musical,
ajudando o trabalho do Rosa de Saron se tornar ainda mais conhecido.


Mais informações acesse: www.rosadesaroncg.com.br

Vale a Pena Rir Denovo na capital

A Associação Cultural Fulano di Tal resolveu revirar o baú de sua história e montar o espetáculo “Vale a Pena Rir de Novo”, em comemoração aos 10 anos de direção teatral do diretor do grupo Marcelo Leite.

O título já entrega que essa nova comédia trará um apanhado de alguns dos melhores esquetes apresentados nos últimos 4 espetáculos do grupo: Fulano Humor Show – Provocações (2010); Faz-me rir! (2009); Crônicas (2008) e Humor (2007);

Os oito esquetes, considerados pelo grupo como os de maior aceitação pelo público e que serão reapresentados, totalmente reformulados e com novas interpretações são: Crônica do Amor: Pessoas apaixonadas em seus encontros e desencontros amorosos, através de recadinhos enamorados e histórias românticas e engraçadas; Crônica do Esporte:

A superação de um atleta profissional e suas aventuras na prática de várias modalidades esportivas; Como Perder o Homem da Sua Vida: Uma advogada profissional se apaixona dentro do elevador, mas algo constrangedor pode por fim, a essa que poderia ter sido uma linda história de amor; A Boneca: Foi reprovada no teste do INMETRO, porque é muito diferente dos brinquedos existentes por aí e, por querer educar as crianças utilizando métodos nada convencionais; Batman e Robin:

O cotidiano de dois famosos super-heróis, onde um deles enfrenta um dilema ao receber a difícil missão de, mais uma vez, salvar o mundo de perigosos malfeitores; Bela Adormecida: Depois de acordar de um sono profundo que durou 100 anos, dois filhos e separada, a princesinha conta como estava ao despertar e o que pretende fazer para dar continuidade ao seu conto de fadas; Tomatinho & Cenourinha:

Um programa infantil apresentado por Marido e Mulher que não se toleram mais, não pode dar muito certo não é? Ou será que pode? Crianças Inocentes: Através de brincadeiras antigas e inocentes, cinco amigos debatem temas sérios da sociedade contemporânea e reproduzem comportamentos que eles aprenderam observando os adultos.

Revezam-se na interpretação dos esquetes os atores: Barbara Caprio, Leôncio Moura, Marcos Gautto, Maria Fernanda Fichel e Raphael Mandu.

Marcelo Leite, já montou e dirigiu os seguintes espetáculos: “Suspeitos de um crime quase perfeito”; “O amor é uma comédia em dois atos”; “Se Deus é Brasileiro… o Diabo que se cuide!”; “Humor”; “Crônicas”; “Faz-me rir!” e “Fulano Humor Show – Provocações!”, com exceção deste último que foi escrito pelos atores do grupo, todos os demais são de sua autoria. Dirigiu ainda os espetáculos infanto-juvenis: “Duda – aprendendo brincar” e “Papel de Bala” (ambos de sua autoria), “Recortes de Machado” com trechos da obra de Machado de Assis e um dos mais conhecidos espetáculos infantis de Maria Clara Machado “A Bruxinha que era boa!”.

Serviço:

Vale a Pena Rir de Novo estará em cartaz hoje 29 de Abril, no Teatro Dom Bosco, com duas apresentações, a primeira as 19h e a segunda as 21h. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), porém na compra antecipada todos pagam meia. A classificação indicativa desta comédia é de 12 anos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Contação de historias infantis acontece neste sábado

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza no próximo sábado (30 de abril), a segunda edição do projeto “Conta uma História”, das 16h às 18h, com os alunos da Terceira Oficina Teatral de Criação e Montagem sob a supervisão do diretor teatral Leandro Faria.

O projeto “Conta Uma História” acontece em um sábado do mês e consiste na leitura de textos da literatura infantil brasileira, de autores como Monteiro Lobato, Maria Clara Machado e Lia Luft, direcionada para crianças de 4 a 12 anos.

O intuito do projeto é despertar o gosto pela leitura e pelo universo lúdico das histórias infantis, incentivando a descoberta do prazer de ler, tanto das crianças, quanto dos pais.

A arte de contar histórias é uma prática milenar que começou desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe, por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens.

A Contação de Histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribuindo no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.

A entrada é franca, mas serão recolhidos alimentos, brinquedos e roupas, que serão doados para uma instituição beneficente da capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Marco realiza bazar de dias da mães com peças exclusivas

O Marco (Museu de Arte Contemporânea) realiza no próximo sábado (30), das 9h às 18 horas, mais um Bazar de Dia das Mães com peças de 26 artesãos sul-mato-grossenses.

O 1º Bazar do Marco em 2011 apresenta peças originais produzidas com as mais diversas técnicas: tecelagem, cerâmica, origami, bordados, cerâmica, bijuteria, cupcake, bonecas e casinhas de pano, crochê, tear, bijuteria, patchwork e fuxico, toalhas e panos de prato, mantas, cachecol, pintura em tecido, vitral, mosaico e craquelê, decoupage e couro.

Com o Bazar do Dia das Mães o Marco busca oferecer uma nova e interessante opção para presentear em uma data especial, além de possibilitar à população uma exposição com peças artesanais únicas, de grande variedade e criatividade.


Serviço:

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas. Outras informações pelo telefone 3326 7449.

Orquestra jovem tem extensa programação no FAS

Hoje(dia 28), às 21h, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues - FBR se apresenta no Festival América do Sul - FAS junto com a banda Muchileiros e o grupo Masis Brasil. O “Show Diálogos” acontece no palco das Américas e propõe a fusão de uma orquestra tradicional a ritmos brasileiros, bolivianos e paraguaios.

Nos últimos dias, a preparação para o show foi intensa e, de acordo com o Eduardo Martinelli – maestro da Orquestra Jovem, o resultado será um grande espetáculo.

Criada em 2005, a orquestra da FBR tem revelado diversos jovens instrumentistas, que atuam hoje nos mais variados trabalhos musicais de Campo Grande, com destaque para a turnê realizada em outubro de 2010, quando foram se apresentar em cidades do Paraguai, Argentina e Chile.

No encerramento do IV Encontro com a Música Clássica, o grupo atuou conjuntamente com a Orquestra de San José, de Santa Cruz de La Sierra-Bolívia, além de terem se apresentado em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e outros estados.

Viajando pelas influências latinas da região de Fronteira, Andes, Brasil e América Central, a banda Muchileiros leva em sua bagagem as várias vertentes do pop-rock, surfando entre versões de clássicos a banda atravessa todas as fronteiras da música com instrumentos diversificados e sonoridade sempre em busca de integração cultural. Há mais de 10 anos o grupo atua na noite campo-grandense e interior do Estado.

A Muchileiros é uma banda dinâmica, na qual revezam voz e instrumentos em uma total liberdade para fazer música de qualidade.

Já o Grupo Masis Brasil (que em “quechua” significa “companheiros”) nasceu em novembro de 2003 com a proposta de permear os limites impostos pelas fronteiras políticas e mostrar ao público que os ritmos, assim como os sotaques, manifestam sentimentos comuns. Atualmente formado por Edgar Mancilla, Miska e Evaldenir Amaral (Júnior), o grupo também está sintonizado com o momento de integração continental, e de maior atenção com o cuidado ao meio ambiente, o que na parte andina representa o respeito à “Pacha Mama” (Mãe Terra).

Oficina Lúdica

Dando continuidade a sua programação do FAS, nos dias 29 e 30, das 10h às 11h 30min, no Museu de História do Pantanal – Muhpan, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, sob supervisão do professor Jonas feliz, vai ministrar a oficina ”Criação de instrumentos musicais com material alternativo”, onde jovens com média de 15 anos, do Centro de Apoio Infanto Juvenil – CAIJ de Corumbá/MS, vão aprender a confeccionar instrumentos com garrafas, mangueiras, latas, e também, ter noção de acústica do instrumento.

”Antes do fazer musical, penso que devemos nos ater às questões da percepção sonora, como os fenômenos acústicos e em compreender o porquê dos instrumentos musicais soarem”, afirma o professor Jonas.

A oficina tem o caráter lúdico de estimular os participantes a produzirem música de forma diferente, brincando de fazer música. Além disso, vai antecipar as atividades da 3ª Semana do Brincar, que acontecerá de 21 a 28 de maio de 2011, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar (dia 28).

A Semana do brincar é uma iniciativa da Organização Mundial para a Educação Pré Escolar – OMEP, que por meio da Aliança pela Infância reuniu diversas instituições que atuam neste setor para desenvolverem atividades lúdicas, exposições, palestras.

A Fundação Barbosa Rodrigues, através de seu projeto de Cidadania, aproveitou a oportunidade para que os jovens da Orquestra pudessem passar seu conhecimento a outros jovens que também serão multiplicadores.

A programação da Orquestra Jovem segue nos dias 29 e 30, às 17h, com apresentação no Muhpan.

FCMS realiza MsEnDança em Campo grande

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove a realização do MS EnDança 2011, que acontece de 27 a 30 de abril, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. O evento reúne bailarinos e espetáculos de dança de todo o Estado em celebração à arte.

Patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, o MS EnDança é organizado pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais de Dança e pretende aumentar o estimulo e a busca pela qualidade e profissionalismo da dança no Estado, oferecendo troca de experiências, oportunidades e conhecimentos.

O MS EnDança 2011 contará com a participação de mais de 650 bailarinos vindos dos municípios de Campo Grande, Coxim, Corumbá, Naviraí, Aquidauna, Dois Irmãos do Buriti e Dourados, além de outros estados.

“O governo do Estado investe na difusão e fortalecimento da dança através do MS EnDança porque acredita na sua importância como arte capaz de expressar as nossas raízes culturais, revelando muito da nossa potencialidade nessa área”, explica Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Este ano o evento contará com convidados especiais: A Raça Cia. de Dança, de São Paulo, com o espetáculo Cartas Brasileiras, Cícero Gomes e Marcia Jacqueline, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Grand Pas-de-Deux do repertório clássico, Alberto Sendra y Fernanda Japas de Buenos Aires com a sensualidade e beleza do tango argentino e a presença de Ivan Grandi, diretor, redator e jornalista responsável pela Revista Dança Brasil.

O MS EnDança 2011 também terá como novidade como novidade uma sessão especial, no dia 30, ás 18 horas, para a participação de crianças e adolescentes, incentivando os novos talentos do Estado.

Também estão previstas oficinas de capacitação técnica para bailarinos e professores de Jazz Contemporâneo e Dança de Salão.

Confira a programação:


Dia 28: Dança Popular, Folclórica e Clássicos de Repertório

Dia 29: Dança Contemporânea e Jazz

Dia 30: Dança de Rua e Danças Clássicas

Investimento

O espetáculo do dia 27 custa R$ 20,00 para o público em geral, pagam meia-entrada aqueles que se beneficiam por leis específicas: Idosos, estudantes e professores; e os bailarinos devidamente identificados.

Para os demais dias de apresentações, o valor é de R$ 10,00 para o público em geral (R$ 5,00 meia-entrada). Bailarinos identificados têm a entrada gratuita.

Serviço: O MS EnDança acontece no teatro Glauce Rocha, no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 8111-1881 (Flávia); 9613-1703 (Maria Helena), 9983-2564 (Suzana) ou 9981-3069 (Neide), ou na gerência do FIC/MS, no telefone 3316-9319.

Teatro Prosa recebe experimentos em Danças Contemporâneas

Experimentos em danças contemporâneas em diversas linguagens e gêneros serão levados ao público durante a apresentação “Experimento I – Composições em Dança”, do projeto SESC Encena, que será no dia 7 de maio, sábado, às 20 horas, no Teatro Prosa, do SESC Horto

O técnico Rodrigo Casagrande explica que os artistas vão revelar o que têm pesquisado e experimentado para produção de seus espetáculos: “Não são performances fechadas, são resultados de pesquisas em danças contemporâneas reunidos em um espetáculo coletivo”

A proposta é divulgar a produção em dança que é desenvolvida em Campo Grande. Neste momento somente mulheres estarão no palco. São dançarinas da Companhia Dançurbana e Expressão de Rua, Companhia Do Mato, Coletivo Corpomancia, Grupo Bailah / UFMS e Isa Yasmin e Letícia Torales.

Serviço:

Os ingressos podem ser adquiridos no próprio Teatro Prosa por R$ 7,00 para comerciários, estudantes e terceira idade e R$ 14,00 para usuários em geral.

Rosa de Saron faz show na capital nesta sexta

A banda católica Rosa de Saron se apresenta em Campo Grande na próxima sexta-feira (29). O show acontece no ginásio do Rádio Clube e a previsão é que comece às 21 horas - os portões serão abertos às 19 horas.

Esta é a segunda vez que a banda traz o show para Capital, o evento recebe o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB) e da Uniderp FM. Eles estiveram em Campo Grande em 2009 e agora retornam para cantar novos sucessos. Os convites já estão à venda na Livraria Leitura, Bumerang e Ares Viagens e Turismo.

A BANDA

Rosa de Saron surgiu em 1988 em Campinas, São Paulo, dentro do movimento de Renovação Carismática Católica.

Formada atualmente por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda canta músicas que se concentram em transmitir mensagens positivas da vida, seguindo o mesmo objetivo dos seus primeiros ensaios: Fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.

Com mais de 20 anos na estrada tem sete álbuns lançados, sendo dois de regravações de sucessos da banda.

Em 1994, a banda grava seu primeiro álbum, "Diante da Cruz"; em 1997,
lança "Angústia Suprema", disco que desperta o interesse fora do meio
religioso e é altamente elogiado por revistas especializadas. Em 1999, grava o single "Olhando de Frente". Em 2002, após a troca de vocalista, o Rosa de Saron lança "Depois do Inverno", que consagra a banda. Em 2005, lança "Casa dos Espelhos", eleito em 2006 como o 3° Melhor disco de Hard Rock Nacional. Em 2007, a banda grava o CD "Acústico".

Para celebrar 20 anos de carreira, a banda grava seu primeiro DVD em 2008, o "Acústico e Ao Vivo", primeiro trabalho da banda a ser distribuído pela Som Livre, rendendo ao grupo seus primeiros DVD e CD de Ouro. As músicas do DVD e CD Acústico e Ao Vivo figuram por muito tempo entre as mais pedidas em várias rádios e sites de letras e cifras.

Depois do enorme sucesso com o formato acústico, retornam ao formato
elétrico com "Horizonte Distante" que, também muito bem aceito pelo
público concedeu à banda um novo Disco de Ouro.
Em dezembro de 2010 o Rosa de Saron, dando continuidade a parceria com a Som Livre, lançou seu segundo DVD, Horizonte Vivo Distante, que além de registrar a bem sucedida turnê realizada durante o ano, apresenta cinco canções inéditas e a regravação da música "Mais uma Vez", famosa canção de Renato Russo e Flávio Venturini.

Em mais de 20 anos de estrada, são mais de 150 mil acessos/mês no site
oficial, mais de 170 mil membros apenas na comunidade oficial do Orkut,
mais de 55 mil seguidores no Twitter, mais de 1 milhão de audições na
página do Myspace, onde atingem o topo na parada brasileira do Myspace
como banda mais acessada e 7 das 10 mais bem colocadas na categoria
"Músicas" e única representante nacional no Top 100 na parada global. Os
vídeos de suas músicas no site YouTube contabilizam milhões de acessos.
Também alcançam o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas
nos sites Sonora e Vagalume.
Em 2010 a banda foi indicada ao Grammy Latino e também ao 1º Prêmio da
Música Digital, dois prêmios de grande repercussão no meio musical,
ajudando o trabalho do Rosa de Saron se tornar ainda mais conhecido.


Mais informações acesse: www.rosadesaroncg.com.br

Cia Ivan Sousa e Dani Barilli faz apresentação hoje

WWW.CADERNOB.COM.BR




Como parte da programação especial do Dia Internacional da Dança, que é comemorado no dia 29 de abril, a Cia Ivan Sousa e Dani Barilli fará uma grande apresentação na Capital. Especialista em dança de salão, o grupo sobe ao palco do Teatro Glauce Rocha hoje(28) e dança uma Vanera.

Os dançarinos apresentam a coreografia “Caliandra”, que tem tanto o nome quanto o figurino, inspirada na flor do cerrado, típica da região Centro-oeste. O evento acontece ás 20 horas e a entrada é R$20,00.

Formada por onze integrantes, a Cia foi idealizada pelos dançarinos Ivan Sousa e Dani Barilli, que são referências em dança de salão e pioneiros em dança esportiva no Centro-oeste. Com um ano de atividades, o grupo realiza apresentações nas modalidades da dança de salão, entre elas : Cha Cha Cha, Forró, Bolero, Rumba, Chamamé, Polca, Tango, Fox Trot, Samba de Gafieira, e Vanera.

“O padrão de alto nível técnico dos dançarinos e as ações diferenciadas presentes em todas as etapas são a marca registrada da Cia e contribuem para a eficácia das propostas”, ressalta o dançarino Ivan Sousa.

No ano passado, a Cia Ivan Sousa e Dani Barilli participou da edição do “Festival da Melhor Idade” apresentando a coreografia denominada de “Ipê Amarelo”, que foi inspirada na mistura do chamamé e a polca. O propósito, segundo Sousa, era fazer um resgate cultural dos bailes. “Percebemos que o chamamé é um ritmo que expressa à cultura sul-mato-grossense e, sem dúvida, é a que o ritmo que o público mais se identifica nos bailes”, acredita.

Entre as atividades realizadas pela Cia, que sem dúvida possui um perfil inovador, estão às apresentações em eventos de empresas renomadas da Capital, além de aniversários, formaturas, casamentos, entre outros.

SERVIÇO

Cia Ivan Sousa e Dani Barilli se apresenta no dia 28 de abril no Teatro Glauce Rocha, que fica na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A entrada é R$20,00. Mais informações acesse www.maisacademia.com ou pelo telefone 8404-0504.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Centro Cultural José Octavio Guizzo oferece Curso de Mangá

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), através do Programa Educativo está com inscrições abertas para o curso de “Mangá” em nível básico, intermediário e avançado, direcionado a pessoas a partir de 10 anos. As aulas serão ministradas pelo professor Fred Hildebrand e tem início em 3 de maio e término em dezembro sempre as terças-feiras em duas turmas, a primeira das 13h30min às 15h e a segunda das 15h30min às 17h.

O curso tem como objetivo ensinar aos alunos as técnicas usadas para a construção de uma história em quadrinhos com as características japonesas, passando pela criação dos personagens, estudo do corpo masculino e feminino, musculatura, poses e expressões.

Além de ser trabalhada a arte-finalização e estudo de luz e sombra sobre esses personagens, o curso direcionará a perspectiva e a criação de cenários para a produção finalizando o estudo com a construção de um Mangá, desde o roteiro até a criação das páginas.

Fred Hildebrand é formado Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e trabalha com ilustração desde 2005, iniciando sua carreira com alguns trabalhos em revistas e jornais de Campo Grande. No mesmo ano também começou a dar aulas de Mangá em oficinas no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), na Arte & Técnica e recentemente na Game Square.

Em julho do ano de 2009 lançou com uma equipe um mangá independente chamado Patre Primordium, onde é desenhista e autor junto com Ana Recalde. Esse trabalho concorreu em 2010, ao prêmio HQMIX (maior prêmio de quadrinhos do Brasil), nas categorias de melhor revista independente de autor e roteirista revelação.

Ainda em 2010, Fred participou como desenhista da produção de outra revista do ramo independente de quadrinhos brasileiros, a Nanquim Descartável do escritor e roteirista

Daniel Esteves. Revista que já ganhou duas vezes consecutivas o prêmio HQmix na categoria de melhor revista independente de autor.

O curso de Mangá faz parte do Programa Educativo que é direcionado para desenvolver ações que promovam a qualidade da experiência do público com diferentes manifestações artísticas, garantindo uma maior participação da sociedade ao CCJOG através dos cursos e oficinas, além de incentivar as Visitas Mediadas para alunos de escolas públicas e particulares.

As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 70,00. As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira das 8h às 18h na secretaria do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Anastácio vai promover concurso de montoria e berrante

No próximo dia 8 de maio, o município de Anastácio completará 46 anos de emancipação político-administrativa, e para comemorar com a comunidade o prefeito Douglas Figueiredo, a primeira-dama Cynthia Anastácio, secretários e servidores municipais preparam uma semana inteira de eventos.

Dentro desta programação alusiva aos 46 anos do Município será realizada a XVII Missa do Peão de Boiadeiro e de Ação de Graças pelo aniversário de Anastácio.

Há 17 anos a Missa do Peão integra as festividades do aniversário do município de Anastácio e se caracteriza por ser uma celebração religiosa e cultural.

Religiosa porque é uma missa completa, que emociona os fiéis, e principalmente, conclama a todos para agradecerem a Deus pela bênçãos que a cidade e seu povo têm recebido ao longo dos anos.

Também é uma celebração cultural porque traz ao público uma mostra das tradições pantaneiras tão presentes na região, como as cavalgadas, montarias e o sopro afinado dos berranteiros.
Assim, logo após a missa, será iniciado o tradicional concurso de montaria e de berranteiros, que premiará os melhores em cada segmento.

Além disso, também serão premiados os peões de boiadeiros que se encaixarem nas seguintes classificações: peão mais idoso, o mais jovem e o peão revelação do concurso.

Para participar, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, localizada à Avenida Manuel Murtinho nº 876 e efetuar sua inscrição.

A Missa do Peão e de Ação de Graças será no pátio da Paróquia N.Sra. de Lourdes com início às 8 horas no próximo domingo, dia 1º de maio.

Contação de historias infantis acontece neste sábado

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza no próximo sábado (30 de abril), a segunda edição do projeto “Conta uma História”, das 16h às 18h, com os alunos da Terceira Oficina Teatral de Criação e Montagem sob a supervisão do diretor teatral Leandro Faria.

O projeto “Conta Uma História” acontece em um sábado do mês e consiste na leitura de textos da literatura infantil brasileira, de autores como Monteiro Lobato, Maria Clara Machado e Lia Luft, direcionada para crianças de 4 a 12 anos.

O intuito do projeto é despertar o gosto pela leitura e pelo universo lúdico das histórias infantis, incentivando a descoberta do prazer de ler, tanto das crianças, quanto dos pais.

A arte de contar histórias é uma prática milenar que começou desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe, por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens.

A Contação de Histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribuindo no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.

A entrada é franca, mas serão recolhidos alimentos, brinquedos e roupas, que serão doados para uma instituição beneficente da capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Sarau dos Amigos une Teatro,Música hoje

Nesta quinta-feira, 28 de Abril, das 19hs ás 23hs, acontece o Sarau dos Amigos, com música, teatro, poesia e artesanato.

No palco o destaque é a cantora Juci Ibanes, sul-mato-grossense, com 25 de carreira, iniciou sua trajetória musical aos 11 anos de idade na cidade de São Paulo, onde viveu e fez escola. Influenciada pelo Tropicalismo, Bossa-nova, samba e rock brasileiro. Nessa mescla de ritmos e swingue surgiu uma cantora eclética com um timbre privilegiado e que lembra as grandes cantoras da música negra americana, mas com toda a malícia brasileira..

Tem o sertanejo universitário de Rodrigo Nantys e Gabriel, Neo Machado, o pop rock da banda Aris e a MPB do trio feminino Kelly Zerial, Lílian Maira e Laisa. Além da tradicional palhinha dos participantes.

O público confere no Mural de Poesias trechos de Marilena Chauí e Georges Bataille.

A artesã Jucileide, moradora do bairro traz suas telas e artesanatos diferenciados, confeccionados com mistura de materiais, Mauro Yanase e Cleiton Ambrósio também participam desta edição.

O Núcleo Teatral encena a comédia: ACREDITE. ELAS PODEM SER CRUÉIS. Aqueles que não puderem estar presentes podem acompanhar o Sarau através da rede social tuitter, no endereço: @eduardoromero.

Serviço:

O Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, 28 de Abril, na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário, região sul de Campo Grande.

A entrada é um quilo de alimento, que são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones (67) 9619-6703, 9152-4447.

Teatro Prosa recebe experimentos em Danças Contemporâneas

Experimentos em danças contemporâneas em diversas linguagens e gêneros serão levados ao público durante a apresentação “Experimento I – Composições em Dança”, do projeto SESC Encena, que será no dia 7 de maio, sábado, às 20 horas, no Teatro Prosa, do SESC Horto

O técnico Rodrigo Casagrande explica que os artistas vão revelar o que têm pesquisado e experimentado para produção de seus espetáculos: “Não são performances fechadas, são resultados de pesquisas em danças contemporâneas reunidos em um espetáculo coletivo”

A proposta é divulgar a produção em dança que é desenvolvida em Campo Grande. Neste momento somente mulheres estarão no palco. São dançarinas da Companhia Dançurbana e Expressão de Rua, Companhia Do Mato, Coletivo Corpomancia, Grupo Bailah / UFMS e Isa Yasmin e Letícia Torales.

Serviço:

Os ingressos podem ser adquiridos no próprio Teatro Prosa por R$ 7,00 para comerciários, estudantes e terceira idade e R$ 14,00 para usuários em geral.

Cinema d(e) Horror aborda tragedias da humanidade

O projeto Cinema (d)e Horror é uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está com novidades neste ano, contando com a primeira sessão de curtas-metragens e documentários no projeto que exibirá nesta quarta-feira (27 de abril), às 18h, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) os filmes 11 de setembro e Noite e Neblina . A entrada é franca e a classificação de 16 anos.

A sessão será iniciada com a exibição do filme 11 de setembro (2002), do diretor mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu (o mesmo de Babel, Amores Brutos e 21 Gramas), tendo sequência com o documentário Noite e Neblina (1955), do diretor francês Alain Resnais.

Os filmes 11 de setembro e Noite e Neblina apresentam-se como um tipo de arte que ataca e fere a sensibilidade do espectador ao por em cena, de maneira chocante e agressiva, duas terríveis barbáries que marcaram a história da humanidade (a queda do prédio World Trade Center e o Holocausto, respectivamente).

“A intenção do projeto é a de promover um debate, a partir da exibição destes filmes, sobre o compromisso da arte e da educação para com a sua cultura e sociedade diante dos problemas relacionados à violência, à miséria e ao horror, ainda intensamente presentes em meio à realidade contemporânea”, explica Carol Sartomen, coordenadora do projeto e mediadora do debate.

O Cinema (d)e Horror aproveitará a oportunidade desta sessão de curtas para exibir também a animação A ilha, da diretora Alê Camargo, e participar, desta maneira, do Circuito Centro-Oeste de Cineclubes, uma ação integrada nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

“O objetivo desta ação é incentivar um circuito colaborativo que fomente a rede de cineclubes no Centro-Oeste a partir da exibição de curtas-metragens realizados na região. A escolha dos curtas brasilienses para inauguração do projeto deve-se ao fato do aniversário de Brasília ser no dia 21 de abril, tendo o período de um mês de exibições simultâneas (de 21 de março a 21 de abril) para diversos públicos da região Centro-Oeste”, comenta Carol.



O projeto Cinema d(e) Horror é coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carol Sartomen, mestranda em Estudos de Linguagens da UFMS e professora do curso de Letras - Literatura Portuguesa da UFMS. Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Grupo Casuarina traz as rodas de samba para o FAS

Muito samba de qualidade produzido pela juventude carioca. É o que traz o grupo Casuarina, um dos principais expoentes nacionais da nova geração sambista, ao palco das Américas, no dia 29, às 22h30, durante o Festival América do Sul, em Corumbá.

Criado em 2001 por Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tan tan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o grupo faz parte de uma geração cujo alvo é pesquisar e ouvir os sambas que um dia construíram a identidade musical brasileira, mas que há muito tempo estavam desprestigiados. Os músicos não têm medo de contribuir para a renovação desse gênero tão representativo e o fazem através de arranjos inovadores, seleção criteriosa e criativa de repertório e novas composições.

Foram casas como Fundição Progresso, Rio Scenarium e Circo Voador, no Rio de Janeiro, que projetaram o Casuarina, levando o grupo a lançar, no início de 2006, seu disco de estreia, “Casuarina”. O segundo CD, “Certidão”, saiu em outubro de 2007. O grupo ousou e apostou em composições próprias: das 14 faixas, dez são autorais. O último CD, “MTV Apresenta: Casuarina”, acaba de ser lançado, editado em CD, DVD e Blu-Ray. O trabalho foi gravado ao vivo em uma roda de samba na Fundição Progresso.



Em seus nove anos de carreira, o grupo recebeu nos palcos por onde passou artistas como Alcione, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BNegão, Délcio Carvalho, Dudu Nobre, Elza Soares, Gabriel O Pensador, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro, Lenine, Luis Carlos da Vila, Maria Rita, Monarco, Moraes Moreira, Nei Lopes, Nelson Sargento, Pedro Luis, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Yamandu Costa e Zélia Duncan, entre outros.

No repertório do show do Festival América do Sul, a banda traz músicas como “É isso aí”, de Sidney Miller, “Canto do Trabalhador”, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira, “O Dia se Zangou”, de Mauro Diniz e Ratinho, “Senhora Liberdade”, do mestre e padrinho do grupo Wilson Moreira, entre outros gratos ‘achados’ no baú do samba. As autorais “Certidão”, de João Fernando e João Cavalcanti e “Vaso Ruim”, de Gabriel Azevedo e Diego Zangado, também estão garantidas, seguidas por pérolas como “Chiclete com Banana”, de Gordurinha e Almira Castilho, e "Canto de Ossanha", de Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Para saber mais sobre o grupo e ouvir os principais sucessos, basta acessar: www.casuarina.com.br . E toda a programação do 8º Festival América do Sul, pode ser conferida em www.festivalamericadosul.com.br

Rosa de Saron faz show na capital nesta sexta

A banda católica Rosa de Saron se apresenta em Campo Grande na próxima sexta-feira (29). O show acontece no ginásio do Rádio Clube e a previsão é que comece às 21 horas - os portões serão abertos às 19 horas.

Esta é a segunda vez que a banda traz o show para Capital, o evento recebe o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB) e da Uniderp FM. Eles estiveram em Campo Grande em 2009 e agora retornam para cantar novos sucessos. Os convites já estão à venda na Livraria Leitura, Bumerang e Ares Viagens e Turismo.

A BANDA

Rosa de Saron surgiu em 1988 em Campinas, São Paulo, dentro do movimento de Renovação Carismática Católica.

Formada atualmente por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda canta músicas que se concentram em transmitir mensagens positivas da vida, seguindo o mesmo objetivo dos seus primeiros ensaios: Fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.

Com mais de 20 anos na estrada tem sete álbuns lançados, sendo dois de regravações de sucessos da banda.

Em 1994, a banda grava seu primeiro álbum, "Diante da Cruz"; em 1997,
lança "Angústia Suprema", disco que desperta o interesse fora do meio
religioso e é altamente elogiado por revistas especializadas. Em 1999, grava o single "Olhando de Frente". Em 2002, após a troca de vocalista, o Rosa de Saron lança "Depois do Inverno", que consagra a banda. Em 2005, lança "Casa dos Espelhos", eleito em 2006 como o 3° Melhor disco de Hard Rock Nacional. Em 2007, a banda grava o CD "Acústico".

Para celebrar 20 anos de carreira, a banda grava seu primeiro DVD em 2008, o "Acústico e Ao Vivo", primeiro trabalho da banda a ser distribuído pela Som Livre, rendendo ao grupo seus primeiros DVD e CD de Ouro. As músicas do DVD e CD Acústico e Ao Vivo figuram por muito tempo entre as mais pedidas em várias rádios e sites de letras e cifras.

Depois do enorme sucesso com o formato acústico, retornam ao formato
elétrico com "Horizonte Distante" que, também muito bem aceito pelo
público concedeu à banda um novo Disco de Ouro.
Em dezembro de 2010 o Rosa de Saron, dando continuidade a parceria com a Som Livre, lançou seu segundo DVD, Horizonte Vivo Distante, que além de registrar a bem sucedida turnê realizada durante o ano, apresenta cinco canções inéditas e a regravação da música "Mais uma Vez", famosa canção de Renato Russo e Flávio Venturini.

Em mais de 20 anos de estrada, são mais de 150 mil acessos/mês no site
oficial, mais de 170 mil membros apenas na comunidade oficial do Orkut,
mais de 55 mil seguidores no Twitter, mais de 1 milhão de audições na
página do Myspace, onde atingem o topo na parada brasileira do Myspace
como banda mais acessada e 7 das 10 mais bem colocadas na categoria
"Músicas" e única representante nacional no Top 100 na parada global. Os
vídeos de suas músicas no site YouTube contabilizam milhões de acessos.
Também alcançam o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas
nos sites Sonora e Vagalume.
Em 2010 a banda foi indicada ao Grammy Latino e também ao 1º Prêmio da
Música Digital, dois prêmios de grande repercussão no meio musical,
ajudando o trabalho do Rosa de Saron se tornar ainda mais conhecido.


Mais informações acesse: www.rosadesaroncg.com.br

Incontornáveis abrirá programação teatral do FAS em Corumbá

Incontornáveis fará a abertura dentro da extensa programação de espetáculos teatrais no Festival América do Sul 2011 em Corumbá, o Festival começará nesta quarta feira seguindo até o próximo domingo, com espetáculos Nacionais e Internacionais. “É importante participar do Festival pelo intercambio, oportunidade de circulação e também pela visibilidade que o trabalho ganha, desde o final do ano passado começamos a circular por outros estados e é isso que vai acontecer na agenda do Mercado Cênico a partir de agora com o espetáculo”. Afirma o diretor Vitor Hugo Samudio.

O espetáculo estreou em junho de 2010, ganhou o prêmio Myriam Muniz da Funarte e Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras. A proposta do Mercado Cênico na montagem deste que é sua ultima produção, foi abordar a violência cotidiana, que está presente na vida de todas as pessoas diariamente, violências que pressupõem a reflexão diante do drama e até mesmo da comédia, abusando de fatos reais e atuais da sociedade.

O Espetáculo será apresentado dentro da programação do Festival América do Sul na quarta (27) e quinta (28), às 21h, no Instituto Luiz de Albuquerque (ILA).

Movie Club agitou as noites da Expogrande

Este ano a Expogrande 2011 contou com uma mega estrutura da Boate Move Club, para animar a noite dos eventos, com a capacidade para 1500 pessoas, a estrutura começa a funcionar depois que termina os shows e vai até ás 5 da manhã.

A idéia de levar uma das boates de mais destaque da Capital a exposição, que foi uma novidade a todos, começou com o pensamento de que um evento desse tipo atrai um grande fluxo de pessoas e porque não poder proporcionar a elas, um outro estilo de música.

“Uma coisa agrega a outra tem muita gente aqui da cidade que não conhece a boate, tem gente que vai pela curiosidade, tem muitas pessoas que são de fora e vem pra conhecer, para uma experiência de primeira vez está super válido, está tendo um movimento super bom” afirma kassia Paniago gerente da boate Movie Club.

A estimativa da venda de ingressos é feita de acordo com a venda dos camarotes (que tem a entrada liberada), prezando a qualidade de ter uma festa onde todo mundo possa aproveite bastante, curtir a música sem aquela aglomeração. O preço do ingresso varia até 30 reais.

“Com certeza, nos próximos anos, vamos querer estar presentes na feira, levando mais entretenimento ao público e também podendo proporcionar empregabilidade a muita gente”, ressalta a gerente.

Produção artesanal de Bonito é exportada para a Europa

O município de Bonito tem obtido desde o ano passado destaque nacional e internacional com um item que não faz parte dos seus atrativos turísticos, mas da sua cultura.

A excelente repercussão é resultado dos diversos trabalhos artesanais
criados e produzidos pelas integrantes do grupo “Bonito Feito à Mão”,
composto por bordadeiras da cidade que fabricam e comercializam
bolsas, ecobags (mochilas para compras, evitando o uso de sacolas
plásticas), aventais, toalhas e outros itens - decorativos e
utilitários.

O grupo foi o primeiro em Bonito a exportar artesanato local para
outros países, incluindo Holanda, Itália e Alemanha. No Brasil o grupo Safira Sedas, de São Paulo, lançou a coleção Aquário com estampas inspiradas nos peixes de Bonito criados pelas artesãs.

“Além do processo criativo que nosso trabalho envolve, temos como
princípio valorizar a cultura regional. É uma questão de identidade”,
afirma Albertina Gesser Orben, coordenadora do grupo. Os produtos são
ilustrados com bordados de seis tipos de peixe: Piraputanga, Dourado,
Pacu, Cachara, Pintado e Mato Grosso.

A idéia é incorporar novos motivos nas próximas coleções, incluindo
pássaros e plantas nativas de Bonito e da região.

A iniciativa data de 2007 quando com apoio do SEBRAE, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e da Divisão de Cultura foi realizado o primeiro encontro do grupo, com 27 participantes, juntamente com oficinas de qualificação.

“Nosso grupo diminuiu bastante desde então, mas se consolidou”, afirma Albertina. “Hoje trabalhamos com 7 bordadeiras, três costureiras terceirizadas e temos há mais de dois anos oficina e loja em um excelente ponto, na Rua Pilad Rebuá (1956), além de expectativas cada vez mais promissoras”, conclui.

O grupo, que é integrado pelas artesãs Lourdes Rocha Souza, Crisciane
Gomes da Silva, Maria Aparecida Flores Balbuena, Neuza da Cruz
Jacques, Terezinha Bertolini e Horacilda Pasold - além da coordenadora Albertina – têm agora como objetivo imediato a sua formalização, com a criação, já em andamento, da “Associação das Bordadeiras Bonito Feito á Mão”.

Inscrições abertas para Concurso da noite Nacional da Poesia

As inscrições para o concurso da 24ª Noite Nacional da Poesia seguem até o dia 3 de maio. Os poetas interessados devem se inscrever na sala da UBE-MS (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul), localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 5º andar.

O concurso selecionará poemas inéditos que serão avaliados, selecionados e classificados. As dez poesias finalistas receberão certificados de participação. Aos três primeiros colocados serão concedidos prêmios em dinheiro. O primeiro lugar será contemplado com R$ 1 mil; o segundo com R$ 600 e o terceiro lugar com R$ 400.

Serão dois dias de evento para apresentação das poesias, 19 de maio, às 19h na Escola de Governo, na avenida Ernesto Geisel, número 4009, e 20 de maio no auditório da Câmara Municipal, na avenida Ricardo Brandão, 1600.

No dia 19 de maio, além da apresentação dos dez melhores poemas, o poeta Emmanuel Marinho será homenageado, pela importância que representa à literatura de Mato Grosso do Sul. Já no dia 20, o escritor Rubem Alves, mestre e doutor em Filosofia, vai ministrar a palestra “O prazer e o poder da leitura”.

*Com informações da Fundac

Funtrab abre vagas para vendedores em loja

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) inicia o processo de seleção para preenchimento de vagas para vendedores da Gabriela Calçados.

Os selecionados trabalharão nas lojas Gabriela Mulher(calçados femininos), Gabriela Homem(calçados masculinos) e Gabrielinha(calçados infantis) do Shopping Norte Sul Plaza, da Capital, cuja inauguração está prevista para o próximo dia 25 de maio, às 12h.

A ocupação exige nível médio completo para ambos os sexos, idade a partir de 18 anos e o(a) candidato(a) não precisa ter experiência.

Interessados devem comparecer à Funtrab hoje(26), no período matutino, munidos de documentos pessoais e Carteira de Trabalho para realizar o cadastro e encaminhamento ao processo seletivo.

A Funtrab localiza-se à Rua 14 de Julho, 992 e atende de segunda a sexta, das 07h30 às 17h30.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Eduardo Sterblitch apresenta Sinceras desculpas em Campo Grande

O show de humor e música Minhas Sinceras Desculpas, com Eduardo Sterblitch (o César Polvilho, do Pânico na TV) será apresentando no dia 28 de maio, às 22 horas, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.

A peça é uma cômica-tragédia moderna que envolve dramaturgia, cinema e músicos de altíssima qualidade como o mestre das guitarras Marcinho Eiras, Dom Paulinho Lima, dono de uma voz única e inconfundível e Luiz Claudio Faria, possuidor de um invejável currículo, e que teve o privilégio de se apresentar ao lado de Elis Regina.

O espetáculo

A ideia do espetáculo é trazer de maneira cômica/ sarcástica, assuntos não interessantes em pauta. Não só isso, diferenciar seus trabalhos, provando sua diversidade na dramaturgia.

É neste momento que nomes de peso do cenário musical entram em cena, e provam a essência que compõe “ Minhas Sinceras Desculpas ” : Marcinho Eiras, Dom Paulinho Lima, Luiz Claudio Faria, Luis Antunes na bateria, João Paulo, o JP no sax, Will no Trombone e Felipe Alves no contra baixo.

“A minha proposta é trazer conteúdo aos momentos em que o assunto se torna desinteressante. A Banda entra nesses momentos para, ironicamente, suprir o público. A luz acompanha a banda que toca, me deixando em completo escuro enquanto assistimos a um vídeo representando, em imagens, o que estaria sendo dito por mim. Esses vídeos são feitos por estudantes de cinema.

A ideia é dar espaço para jovens cineastas que talvez / provavelmente também não correspondem com suas próprias vontades. O primeiro monólogo teatral onde a banda se torna mais importante do que o próprio ator”, satiriza Eduardo.

O set list do primeiro espetáculo solo de Eduardo tem tudo para arrepiar a plateia: clássicos de Marvin Gaye como What s Going On e Let´s got it on serão interpretados; A change is Gonna come (Sam Cooke), I put a spell on you (Screamin Jay Hawkins), embalarão os 90 minutos de espetáculo. A banda possui direção musical de Marcinho Eiras, brilhante guitarrista autodidata que desenvolve a técnica two handed tapping (mas ele chega a tocar três guitarras simultaneamente).

Ele já se apresentou na Musik Messe na Alemanha, a maior feira de instrumentos musicais do mundo por três anos (2000, 2003 e 2004), e hoje ele compõe a Banda Domingão, do apresentador Fausto Silva pela Rede Globo juntamente com Luiz Claudio Faria, que tocou em shows e gravou com Elis Regina.

Sinopse

Com 90 minutos de duração, Minhas Sinceras Desculpas, representa um ator frustrado, tentando corresponder às suas próprias expectativas em um monólogo teatral, prostrado em cena como se iludindo seu próprio tédio, dentro de um teatro, e perante as pessoas que mereciam coisa melhor, pela falta do que se dizer, pela dificuldade de ser original, porém, precisando expor suas tensões.

A ideia é trazer de maneira cômica/sarcástica, assuntos não interessantes em pauta. Não só isso, diferenciar seus trabalhos, provando sua diversidade na dramaturgia. É neste momento que nomes de pesos do cenário musical entram em cena, e provam a essência que compõe “Minhas Sinceras Desculpas ”.

Serviço

Os ingressos estão sendo vendidos no Shopping Campo Grande no quiosque localizado no primeiro piso, em frente às lojas Riachuelo.

Arte de Quinta-Um show de humor Inicia Temporada 2011

A temporada 2011 do espetáculo “Arte de Quinta- Um Show de Humor” está de volta.

A apresentação será no dia 27 desse mês às 20h no Teatro Almir Sater da Unaes/Anhanguera, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº1800. Buscando sempre inovar, a ADOTE Cia Teatral-

Ator Domingos Terras será o primeiro grupo de teatro de Campo Grande a vender os ingressos do espetáculo por meio de um site de compra coletiva, a parceria foi feita com o site Peixe Urbano.

A peça “Arte de Quinta” é composta em torno de 18 esquetes (pequenas seqüências cômicas, normalmente apresentadas juntas com outros esquetes, sem necessariamente terem ligações entre si) por apresentação.

O “Arte de Quinta” é um verdadeiro show de humor com a proposta de interpretação ao estilo "Stand-up Comedy", que consiste em um ou mais comediantes em frente ao público, relatando situações cotidianas com a intenção de fazer rir, abordando assuntos como problemas políticos, sociais, relacionamento humano, sexo e acontecimentos do dia-a-dia.

O espetáculo tem duração em média (nunca menos) 1h45min, em que o fazer rir é o objetivo. Você nunca verá o espetáculo igual, pois a cada apresentação surgem novos personagens e um deles pode ser parecido com você.

Serviço:

Os ingressos antecipados custam R$8,00 mais 1kg de alimento não perecível ou um par de roupa, que serão doados para uma instituição de caridade. No dia, o ingresso custará R$20,00 inteira e R$10,00 meia-entrada para estudantes, idosos e doadores de sangue.

Os postos de venda estão na Unaes/Anhanguera, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1800 e no DCE da Uniderp, localizado na avenida Ceará. Para a compra pelo site Peixe Urbano, os ingressos estarão a venda nos dias 20, 21 e 22.

FCMS realiza MS EnDança em Campo Grande com mais de 650 bailarinos

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove a realização do MS EnDança 2011, que acontece de 27 a 30 de abril, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. O evento reúne bailarinos e espetáculos de dança de todo o Estado em celebração à arte.

Patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, o MS EnDança é organizado pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais de Dança e pretende aumentar o estimulo e a busca pela qualidade e profissionalismo da dança no Estado, oferecendo troca de experiências, oportunidades e conhecimentos.

O MS EnDança 2011 contará com a participação de mais de 650 bailarinos vindos dos municípios de Campo Grande, Coxim, Corumbá, Naviraí, Aquidauna, Dois Irmãos do Buriti e Dourados, além de outros estados.

“O governo do Estado investe na difusão e fortalecimento da dança através do MS EnDança porque acredita na sua importância como arte capaz de expressar as nossas raízes culturais, revelando muito da nossa potencialidade nessa área”, explica Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Este ano o evento contará com convidados especiais: A Raça Cia. de Dança, de São Paulo, com o espetáculo Cartas Brasileiras, Cícero Gomes e Marcia Jacqueline, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Grand Pas-de-Deux do repertório clássico, Alberto Sendra y Fernanda Japas de Buenos Aires com a sensualidade e beleza do tango argentino e a presença de Ivan Grandi, diretor, redator e jornalista responsável pela Revista Dança Brasil.

O MS EnDança 2011 também terá como novidade como novidade uma sessão especial, no dia 30, ás 18 horas, para a participação de crianças e adolescentes, incentivando os novos talentos do Estado.

Também estão previstas oficinas de capacitação técnica para bailarinos e professores de Jazz Contemporâneo e Dança de Salão.

Confira a programação:

Dia 27: Espetáculo Raça Cia de Dança de São Paulo

Dia 28: Dança Popular, Folclórica e Clássicos de Repertório

Dia 29: Dança Contemporânea e Jazz

Dia 30: Dança de Rua e Danças Clássicas

Investimento

O espetáculo do dia 27 custa R$ 20,00 para o público em geral, pagam meia-entrada aqueles que se beneficiam por leis específicas: Idosos, estudantes e professores; e os bailarinos devidamente identificados.

Para os demais dias de apresentações, o valor é de R$ 10,00 para o público em geral (R$ 5,00 meia-entrada). Bailarinos identificados têm a entrada gratuita.

Serviço: O MS EnDança acontece no teatro Glauce Rocha, no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 8111-1881 (Flávia); 9613-1703 (Maria Helena), 9983-2564 (Suzana) ou 9981-3069 (Neide), ou na gerência do FIC/MS, no telefone 3316-9319.

Vale a Pena Rir Denovo na capital

A Associação Cultural Fulano di Tal resolveu revirar o baú de sua história e montar o espetáculo “Vale a Pena Rir de Novo”, em comemoração aos 10 anos de direção teatral do diretor do grupo Marcelo Leite.

O título já entrega que essa nova comédia trará um apanhado de alguns dos melhores esquetes apresentados nos últimos 4 espetáculos do grupo: Fulano Humor Show – Provocações (2010); Faz-me rir! (2009); Crônicas (2008) e Humor (2007);

Os oito esquetes, considerados pelo grupo como os de maior aceitação pelo público e que serão reapresentados, totalmente reformulados e com novas interpretações são: Crônica do Amor: Pessoas apaixonadas em seus encontros e desencontros amorosos, através de recadinhos enamorados e histórias românticas e engraçadas; Crônica do Esporte:

A superação de um atleta profissional e suas aventuras na prática de várias modalidades esportivas; Como Perder o Homem da Sua Vida: Uma advogada profissional se apaixona dentro do elevador, mas algo constrangedor pode por fim, a essa que poderia ter sido uma linda história de amor; A Boneca: Foi reprovada no teste do INMETRO, porque é muito diferente dos brinquedos existentes por aí e, por querer educar as crianças utilizando métodos nada convencionais; Batman e Robin:

O cotidiano de dois famosos super-heróis, onde um deles enfrenta um dilema ao receber a difícil missão de, mais uma vez, salvar o mundo de perigosos malfeitores; Bela Adormecida: Depois de acordar de um sono profundo que durou 100 anos, dois filhos e separada, a princesinha conta como estava ao despertar e o que pretende fazer para dar continuidade ao seu conto de fadas; Tomatinho & Cenourinha:

Um programa infantil apresentado por Marido e Mulher que não se toleram mais, não pode dar muito certo não é? Ou será que pode? Crianças Inocentes: Através de brincadeiras antigas e inocentes, cinco amigos debatem temas sérios da sociedade contemporânea e reproduzem comportamentos que eles aprenderam observando os adultos.

Revezam-se na interpretação dos esquetes os atores: Barbara Caprio, Leôncio Moura, Marcos Gautto, Maria Fernanda Fichel e Raphael Mandu.

Marcelo Leite, já montou e dirigiu os seguintes espetáculos: “Suspeitos de um crime quase perfeito”; “O amor é uma comédia em dois atos”; “Se Deus é Brasileiro… o Diabo que se cuide!”; “Humor”; “Crônicas”; “Faz-me rir!” e “Fulano Humor Show – Provocações!”, com exceção deste último que foi escrito pelos atores do grupo, todos os demais são de sua autoria. Dirigiu ainda os espetáculos infanto-juvenis: “Duda – aprendendo brincar” e “Papel de Bala” (ambos de sua autoria), “Recortes de Machado” com trechos da obra de Machado de Assis e um dos mais conhecidos espetáculos infantis de Maria Clara Machado “A Bruxinha que era boa!”.

Serviço:

Vale a Pena Rir de Novo estará em cartaz no dia 29 de Abril, no Teatro Dom Bosco, com duas apresentações, a primeira as 19h e a segunda as 21h. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), porém na compra antecipada todos pagam meia. A classificação indicativa desta comédia é de 12 anos.

Direitos Penal em apuros : A Neurociência bate em sua porta

Elas vêm assim; primeiro,insinuando-se, depois tomando espaços e, ao final, convencendo como se fossem verdadesincontestáveis. As mudanças são o que nos certificam da condição inexorável deseres condenados à intermitência.



Aos poucos, porém perceptivelmente,nos subterrâneos das estruturas fundamentais da Ciência do Direito, levestremores prenunciam um grande terremoto capaz de abrir sulcos profundos nascategorias tradicionais do Direito Penal clássico.



Há percepções que, por força dotempo, se petrificam na inteligência dos povos e se tornam dogmas. Uma delas éo que se convencionou chamar de livre-arbítrio, categoria que, embora revolvidapor críticas consistentes ao longo de séculos, jamais deixou de ocupar o postodas concepções prioritárias da Filosofia e, via de conseqüência, do Direito.



Pois é justamente sobre o pórtico desua dogmática conceituação que recai o peso – para alguns insuportável – doavanço da Neurociência, cobrindo com nuvens cada vez mais espessas a outroraclara, quase transparente, noção de livre-arbítrio.



Para se dimensionar o tamanho doestrago, basta entender que toda a justificação da imposição de uma penacriminal está fundamentada no livre-arbítrio, elemento central daculpabilidade. Se o que está se insinuando com a tecnologia da neurociência, defato, se confirmar, todo o edifício teórico das ciências penais estará sustentadaem areia movediça.



A neurociência entra em campo erevela que o conceito de livre-arbítrio – liberdade absoluta de determinação ede escolha – não se mostra adequado para explicar e tampouco fundamentarisoladamente a punição de quem desrespeita uma norma. Na linha de seu cursorreflexivo, os estudos indicam que as ações transgressoras (violentas ou não)podem resultar de uma disposição mental biológica, química e fisicamentepré-estruturada na anatomia do cérebro recrudescida pelo fator ambiental.



Na mesma linha, pesquisas realizadaspelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância, daUniversidade de Montreal no Canadá, sob a coordenação do Professor RichardTrembley, revelam dados precisos de que, ao contrário do que se pensava, não éna pré-adolescência ou na adolescência que se formam e se reúnem os elementosque compõem a personalidade que, na fase adulta, se consolidará como referênciade uma identidade própria, mas bem antes, até mesmo na vida intrauterina prolongando-se aos quatro anos de vida.



Os mapeamentos que investigam asregiões do cérebro instigadas pelas reações comportamentais e sensoriaisrevelam que no córtex pré-frontal situa-se o campo de batalha eletroquímico ehormonal entre impulsos e freios que ditam predisposições e tendências nascondutas humanas. Chega-se a afirmar que o ato de sacudir ou balançar os bebêspode acarretar distúrbios de comportamento na medida em que lesiona a região docórtex pré-frontal, chocando-a com a estrutura dura do crânio.





Impressiona também a afirmação decientistas de que o tabagismo na fase gestacional é fator determinante para odesequilíbrio da relação eletroquímica no cérebro da criança, o que pode,indiscutivelmente, suscetibilizá-la a comportamentos desviantes e agressivos emsua fase adulta na medida em que predisposta quimicamente a secretar quantidadeinsuficiente de hormônio que contribui para frear e censurar os impulsosagressivos anti-sociais.



Observa-se que não é apenas oprenúncio de uma reviravolta copernicana no Direito Penal que nos leva acompartilhar a percepção de espanto e perplexidade, mas as consequências destaspremissas. É inescapável a necessidade de questionamentos derivados destamudança de concepção.



Indaga-se: o deslocamento dacategoria do livre-arbítrio do centro das elucubrações jurídico-penais deverámitigar ou isentar de pena os que, à luz da Neurociência, forem analisados ediagnosticados como portadores de disfunção na relação eletroquímica e hormonalno cérebro? Na hipótese de se constatar que o agente sofre de grave deficiênciade hormônio responsável pelo contra-impulso censor, a pena de prisão seria umalegítima resposta estatal e estaria compatível com o princípio da dignidade dapessoa humana? A contribuição da Neurociência para as ciências penais poderiatransformar o Direito Penal em um saber mais plural, transdisciplinar ehumanista ou provocaria uma arrogante medicalização de uma ciênciaclassicamente concebida como social e jurídica? De que forma se poderiaalcançar a legitimação do direito de punir com o impacto da Neurociência noconceito de livre-arbítrio? Seria razoável pressupor como condição de punir queo agente, no momento do fato, esteja no gozo de uma “saúde cerebral”,reservando-se aos que dela não desfrutem as medidas de segurança?



É fato que o impacto real daNeurociência sobre o Direito Penal ainda não se fez sentir em toda a suaextensão. O momento é de perplexidade e amadurecimento reflexivo até porque seimpõe apurar o grau e a extensão da eficácia do meio social como contraponto aodeterminismo biológico, porém insistir na absolutização do livre-arbítrio comofundamento central de um saber que se mostra crescentemente incapaz de seautolegitimar é um erro crasso. O livre-arbítrio não se coaduna com a noçãofisicalista de um cérebro quimicamente predisposto à agressão. Se o fisicalismocerebral formata o campo dentro do qual a mente se realiza - como sustentamalguns neurocientistas - o Direito Penal clássico não terá mais suficiênciaracional para existir.



Entretanto, várias cogitaçõesevidenciam a precariedade do terreno sobre o qual a comunidade científica,inclusive os criminólogos, dão os primeiros passos em busca do conhecimento dasconsequências do impacto da Neurociência nas ciências jurídicas e, em especial,no Direito Penal. A discussão terá necessariamente uma extensão enciclopédica etransdisciplinar, abrindo-se a vários saberes especializados, mas,ironicamente, já comporta um paradoxo: o enorme avanço da moderna tecnologiadas ciências médicas está nos devolvendo aos braços da boa e velha Filosofia,afinal só ela será capaz de iluminar racionalmente a grande interrogação dacondição humana: o que é ser livre em um corpo formado por relações imutáveis,previsíveis e determinadas?



FábioTrad

DeputadoFederal

Cia Ivan Sousa e Dani Barilli faz apresentação dia 28 no Glauce Rocha

Como parte da programação especial do Dia Internacional da Dança, que é comemorado no dia 29 de abril, a Cia Ivan Sousa e Dani Barilli fará uma grande apresentação na Capital. Especialista em dança de salão, o grupo sobe ao palco do Teatro Glauce Rocha na próxima quinta-feira (28) e dança uma Vanera.

Os dançarinos apresentam a coreografia “Caliandra”, que tem tanto o nome quanto o figurino, inspirada na flor do cerrado, típica da região Centro-oeste. O evento acontece ás 20 horas e a entrada é R$20,00.

Formada por onze integrantes, a Cia foi idealizada pelos dançarinos Ivan Sousa e Dani Barilli, que são referências em dança de salão e pioneiros em dança esportiva no Centro-oeste. Com um ano de atividades, o grupo realiza apresentações nas modalidades da dança de salão, entre elas : Cha Cha Cha, Forró, Bolero, Rumba, Chamamé, Polca, Tango, Fox Trot, Samba de Gafieira, e Vanera.

“O padrão de alto nível técnico dos dançarinos e as ações diferenciadas presentes em todas as etapas são a marca registrada da Cia e contribuem para a eficácia das propostas”, ressalta o dançarino Ivan Sousa.

No ano passado, a Cia Ivan Sousa e Dani Barilli participou da edição do “Festival da Melhor Idade” apresentando a coreografia denominada de “Ipê Amarelo”, que foi inspirada na mistura do chamamé e a polca. O propósito, segundo Sousa, era fazer um resgate cultural dos bailes. “Percebemos que o chamamé é um ritmo que expressa à cultura sul-mato-grossense e, sem dúvida, é a que o ritmo que o público mais se identifica nos bailes”, acredita.

Entre as atividades realizadas pela Cia, que sem dúvida possui um perfil inovador, estão às apresentações em eventos de empresas renomadas da Capital, além de aniversários, formaturas, casamentos, entre outros.

SERVIÇO

Cia Ivan Sousa e Dani Barilli se apresenta no dia 28 de abril no Teatro Glauce Rocha, que fica na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A entrada é R$20,00. Mais informações acesse www.maisacademia.com ou pelo telefone 8404-0504.

Zé Ramanlho na Festa da Farinha em Anastácio dia 7

A 6ª edição da Festa da Farinha de Anastácio, que será realizada nos dias 6 e 7 de maio, terá como atrações a banda Calcinha Preta, os repentistas Zé Cardoso e Oliveira da Panela, além de show de Zé Ramalho. O evento será na Rua Porto Geral, entre a avenida Manuel Murtinho e Rua 27 de Julho.

Calcinha Preta se apresenta na primeira noite da festa, enquanto os repentistas e Zé Ramalho fazem show no dia 7.

Outro destaque do evento são as atrações da cultura da Região Nordeste, especialmente a culinária com produtos derivados da mandioca, produzidos pelas famílias de origem nordestinas que vivem na região do Pulador, zona rural de Anastácio, elemento da cultura nordestina predominante no município, que inspirou a criação da festa.

Entre os produtos que serão mostrados nessa grande feira está a farinha de mandioca e iguarias como: tapioca, massa puba, polvilho seco, biscoito de polvilho (sequilho) e massa para tapioca; farinha branca, amarela e temperada; cuca de mandioca, coxinhas e pastéis de mandioca, beiju, bolo de mandioca, pão, pudim, suco e o revigorante ‘viagra’ de mandioca.

Também constam no cardápio da festa a tradicional buchada de bode e a costela de cabra na brasa. A grande referência do evento é um gigante saco de farinha com quatro metros de altura e mais de quatro mil quilos, simbolizando o principal produto da agricultura familiar do município. Este “saco gigante de farinha” disputa um lugar no livro mundial dos recordes, o “Guinnes Book”.

sábado, 23 de abril de 2011

Eduardo Sterblitch apresenta Sinceras desculpas em Campo Grande

*

O show de humor e música Minhas Sinceras Desculpas, com Eduardo Sterblitch (o César Polvilho, do Pânico na TV) será apresentando no dia 28 de maio, às 22 horas, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.

A peça é uma cômica-tragédia moderna que envolve dramaturgia, cinema e músicos de altíssima qualidade como o mestre das guitarras Marcinho Eiras, Dom Paulinho Lima, dono de uma voz única e inconfundível e Luiz Claudio Faria, possuidor de um invejável currículo, e que teve o privilégio de se apresentar ao lado de Elis Regina.

O espetáculo

A ideia do espetáculo é trazer de maneira cômica/ sarcástica, assuntos não interessantes em pauta. Não só isso, diferenciar seus trabalhos, provando sua diversidade na dramaturgia.

É neste momento que nomes de peso do cenário musical entram em cena, e provam a essência que compõe “ Minhas Sinceras Desculpas ” : Marcinho Eiras, Dom Paulinho Lima, Luiz Claudio Faria, Luis Antunes na bateria, João Paulo, o JP no sax, Will no Trombone e Felipe Alves no contra baixo.

“A minha proposta é trazer conteúdo aos momentos em que o assunto se torna desinteressante. A Banda entra nesses momentos para, ironicamente, suprir o público. A luz acompanha a banda que toca, me deixando em completo escuro enquanto assistimos a um vídeo representando, em imagens, o que estaria sendo dito por mim. Esses vídeos são feitos por estudantes de cinema.

A ideia é dar espaço para jovens cineastas que talvez / provavelmente também não correspondem com suas próprias vontades. O primeiro monólogo teatral onde a banda se torna mais importante do que o próprio ator”, satiriza Eduardo.

O set list do primeiro espetáculo solo de Eduardo tem tudo para arrepiar a plateia: clássicos de Marvin Gaye como What s Going On e Let´s got it on serão interpretados; A change is Gonna come (Sam Cooke), I put a spell on you (Screamin Jay Hawkins), embalarão os 90 minutos de espetáculo. A banda possui direção musical de Marcinho Eiras, brilhante guitarrista autodidata que desenvolve a técnica two handed tapping (mas ele chega a tocar três guitarras simultaneamente).

Ele já se apresentou na Musik Messe na Alemanha, a maior feira de instrumentos musicais do mundo por três anos (2000, 2003 e 2004), e hoje ele compõe a Banda Domingão, do apresentador Fausto Silva pela Rede Globo juntamente com Luiz Claudio Faria, que tocou em shows e gravou com Elis Regina.

Sinopse

Com 90 minutos de duração, Minhas Sinceras Desculpas, representa um ator frustrado, tentando corresponder às suas próprias expectativas em um monólogo teatral, prostrado em cena como se iludindo seu próprio tédio, dentro de um teatro, e perante as pessoas que mereciam coisa melhor, pela falta do que se dizer, pela dificuldade de ser original, porém, precisando expor suas tensões.

A ideia é trazer de maneira cômica/sarcástica, assuntos não interessantes em pauta. Não só isso, diferenciar seus trabalhos, provando sua diversidade na dramaturgia. É neste momento que nomes de pesos do cenário musical entram em cena, e provam a essência que compõe “Minhas Sinceras Desculpas ”.

Serviço

Os ingressos estão sendo vendidos no Shopping Campo Grande no quiosque localizado no primeiro piso, em frente às lojas Riachuelo.

FAS Dançaurbana apresenta o Hip Hop

A Companhia Dançurbana traz para o Festival América do Sul o espetáculo Subversivos, baseado em pesquisas realizadas pelo grupo, vivências, aulas de outras danças, e reprodução de movimentos do hip hop. No palco, “16 bailarinos que carregam a história de Mato Grosso do Sul no corpo”.

O coreógrafo e diretor do grupo, Marcos Mattos, explica que o espetáculo é uma releitura de outros trabalhos, uma tentativa de “dizer a mesma coisa de outro jeito”. “Isso para o hip hop é difícil, pois trata-se de um conceito norte-americano, em que tudo é alegre, colorido, feliz. No Brasil isso não é assim. Buscamos quebrar esse conceito, não repetir fórmulas pré-estabelecidas, visando apresentar o hip hop na contemporaneidade”.

Subversivos não apresenta um tema específico, cabendo ao público a interpretação do que é mostrado no palco. É um trabalho coletivo em que todos os bailarinos participaram da criação coreográfica. “O objetivo foi tirar o bailarino do ‘comodismo’, para participar ativamente da criação”, explica Mattos.

O espetáculo, que tem duração de 40 minutos, também incorpora momentos de improvisação, para “respeitar o corpo do outro”. A trilha sonora é uma colagem musical, que inclui desde o batidão tradicional até música contemporânea tradicional, hip hop e rap brasileiros.

O Dançurbana surgiu a partir de um grupo de base de outra companhia de dança, de 2002 a 2006. A partir deste ano, em que Marcos Mattos se graduou em Educação Física (UCDB), o grupo começou a ter vida própria, em busca do profissionalismo. Faz parte dessa busca a pós-graduação em Dança do diretor do grupo, dois anos depois.

Esta será a segunda participação do Dançurbana no Festival América do Sul. Ano passado, o grupo apresentou o espetáculo Plagium. A companhia também foi selecionada entre os 12 dos três mil participantes para o concurso exibido no programa TV Xuxa em abril deste ano.

Marcos afirma que a receptividade do público do FAS 2010 foi muito boa, o que incentiva a apresentação para este ano. “O Dançurbana ficou feliz por ser selecionado pelo edital. É sempre bom levar coisas para Corumbá, pois somos muito bem recebidos”.

Serviço:

Espetáculo Subversivos – Dançurbana

Data: 29 de abril, sexta-feira

Horário: 15 horas

Local: Praça Central – Puerto Quijarro (Bolívia)

Data: 30 de abril, sábado

Horário: 16h30

Local: Praça da Independência, Corumbá

Contato com a Companhia: (67) 3213-7758
Confira a programação completa do 8º FAS em www.festivalamericadosul.com.br

Arte de Quinta-Um show de humor Inicia Temporada 2011

A temporada 2011 do espetáculo “Arte de Quinta- Um Show de Humor” está de volta.

A apresentação será no dia 27 desse mês às 20h no Teatro Almir Sater da Unaes/Anhanguera, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº1800. Buscando sempre inovar, a ADOTE Cia Teatral-

Ator Domingos Terras será o primeiro grupo de teatro de Campo Grande a vender os ingressos do espetáculo por meio de um site de compra coletiva, a parceria foi feita com o site Peixe Urbano.

A peça “Arte de Quinta” é composta em torno de 18 esquetes (pequenas seqüências cômicas, normalmente apresentadas juntas com outros esquetes, sem necessariamente terem ligações entre si) por apresentação.

O “Arte de Quinta” é um verdadeiro show de humor com a proposta de interpretação ao estilo "Stand-up Comedy", que consiste em um ou mais comediantes em frente ao público, relatando situações cotidianas com a intenção de fazer rir, abordando assuntos como problemas políticos, sociais, relacionamento humano, sexo e acontecimentos do dia-a-dia.

O espetáculo tem duração em média (nunca menos) 1h45min, em que o fazer rir é o objetivo. Você nunca verá o espetáculo igual, pois a cada apresentação surgem novos personagens e um deles pode ser parecido com você.

Serviço:

Os ingressos antecipados custam R$8,00 mais 1kg de alimento não perecível ou um par de roupa, que serão doados para uma instituição de caridade. No dia, o ingresso custará R$20,00 inteira e R$10,00 meia-entrada para estudantes, idosos e doadores de sangue.

Os postos de venda estão na Unaes/Anhanguera, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1800 e no DCE da Uniderp, localizado na avenida Ceará. Para a compra pelo site Peixe Urbano, os ingressos estarão a venda nos dias 20, 21 e 22

Piraputanga tem hoje folia fora de época

As chuvas que castigaram Aquidauana e prejudicaram o carnaval 2011 do
distrito de Piraputanga já cessaram e a folia, que em dois dias foi
adiada, acontece neste final de semana naquele distrito.

A Fundação de Cultura do município em parceria com a Associação de
Moradores de Piraputanga, através de seu presidente Humberto Cristaldo conhecido Jiripoca, promovem no sábado de aleluia (23) e domingo de Páscoa (24), duas noites de bailes na Praça com animação da banda Lual de Verão a partir das 20h.

A festa é aberta ao público e os interessados em montar barracas no
evento podem entrar em contato com a Fundação de Cultura pelo telefone 3241-5513.

Fundac realiza eventos neste fim de semana em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), apoia e realiza eventos neste final de semana para o campo-grandense que optar em ficar na Capital.


No dia 24, domingo de Páscoa, será realizado o Baile de Aleluia do CCI Vovó Ziza, das 13h às 17h, evento que também conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura.

E, por fim, também no domingo, a Fundac realiza o Domingo Cultural na Feira Central, apoiando a realização simultânea da tradicional Festa do Peixe, que traz o show do cantor Peninha, além da atração regional, Jerry Espíndola. A Festa do Peixe será na Feira Central, na Esplanada da Ferrovia, das 19h30 às 21h.

FAS: Filme O caso de Joanita traz paisagens de Corumbá

As aventuras e desventuras vividas por uma mulher atraente, porém deprimida, interpretada pela atriz Luciana Kreutzer, é destaque no 8º Festival América do Sul (FAS). O média metragem “Caso de Joanita” traz no cenário paisagens pitorescas da cidade de Corumbá.

O filme com duração de 30 minutos faz parte da programação de Cinema do 8º FAS e será exibido no dia 30 de abril dentro da Mostra Regional, no Centro de Convenções do Pantanal, que começa a partir das 14 horas.

"O caso de Joanita" conta com a direção de Reynaldo Paes de Barro e é inspirado em um conto homônimo do escritor Augusto César Proença. O enredo conta a história da protagonista, Joanita, que é casada com um homem mais velho, porém é cobiçada por diversos homens. Uma briga conjugal faz a mulher de 30 anos retornar ao município pantaneiro onde acontecem vários fatos.

O 8° Festival América do Sul será realizado de 27 de abril a 1º de maio. A programação completa está disponível em www.festivalamericadosul.com.br .

FAS: Exposição itenerante de Artes Plásticas ganha espaço

As artes plásticas também têm espaço no Festival América do Sul (FAS). Na edição de 2011 o festival vai receber a exposição de arte itinerante “Circulando em outras dimensões”, idealizada pela artista Regina Carmona. O projeto conta com colaboradores e artistas convidados, unidos por ideais comuns para promoção de um intercâmbio cultural entre os artistas, e em busca de uma arte acessível ao público em geral.

A exposição é composta por estampas criadas a partir de técnicas diversas de desenho, pintura, gravura, fotos, vídeos, palavras e objetos. O trabalho é uma mistura de imagens, cores e linhas relacionadas aos sentidos, em harmonia com o meio ambiente e os quatro conhecidos elementos: terra, água, fogo e ar.

“Circulando em outras dimensões” estará exposto na Casa Vasquez durante os cinco dias de festival, de 27 de abril a 1º de maio. O horário para visitação será sempre das 8h às 20h. No primeiro dia do FAS (27 de abril), acontece às 20h a cerimônia de abertura das exposições na Casa.

Participam dessa mostra artistas visuais, fotógrafos, vídeoartistas e artistas multimeios: Christophe Spoto, Lucila Meirelles, Giacomo Picca, Solange Sandoval, Júlia Carmona, Ângela Lotaif, Claudia Braga, Lelena Santana, Laurita Salles, Reinaldo Batista, Sueli Vital, Claudia Tatit, Flavia Fernandes, Neno Brazil, Monique Allain, Raquel Fayad, Pirjo Heino, Ana Dora Partos, Renata Barros, Kátia Salvanny, Mujica, e Rosa Cohen.

Circulando em outras dimensões

“Circulando em outras dimensões” foi iniciado no ano de 2009 pelo ateliê Circulo Três, com a participação, na época, de 16 artistas convidados. Desde sua criação o projeto só fez crescer com a execução de mostras, instalações, intervenções e projeções de trabalhos em espaços culturais do Brasil e do mundo.

O diferencial do projeto é que ele não segue padrões para exposição de trabalhos, indo além do espaço físico. O caráter itinerante da mostra permite que as obras estejam expostas em locais antes pouco explorados, movimentando-se por novos e diferenciados formatos expositivos, em contato fértil e constante com o público.

Mais informações sobre essa e outras exposições de artes plásticas, no site do FAS: www.festivalamericadosul.com.br.