quarta-feira, 30 de junho de 2010

Led Zeppelin - Dazed and Confused (London 1969)

Led Zeppelin é processado


Terra/Getty Images

Jimmy Page, guitarrista fundador de líder do Led Zeppelin, está respondendo um processo por plágio na música Dazed & Confused, clássico da banda lançado em 1969 em seu disco de estreia. As informações são do site TMZ.

O processo foi movido pelo cantor folk Jake Holmes, que afirma ter direitos autorias sobre a música de 1967, dois anos antes da gravação do Led Zeppelin. Por questões da lei americana, o processo só pode ser aberto há três anos.

Holmes gravou a canção para seu álbum de estreia, The Above Ground Sound, em 1967.

O Led Zeppelin tem um segundo certificado de direitos autorias para a canção, que é contestado por Holmes.

Belmar atrai visitante pela decoração em homenagen á copa





David Majella




Além da Cidade da Copa, a Prefeitura de Campo Grande está à frente de outra iniciativa inédita para os torcedores da seleção canarinho. No centro da cidade, na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, a decoração em homenagem à Copa está atraindo mais pessoas para o local.

“O objetivo é que as pessoas apreciem a decoração e acabem levando os amigos para também apreciarem nosso trabalho. O ambiente enfeitado incentiva ainda mais a prática esportiva”, considera Raimundo Costa, técnico da Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

Na pista de caminhada e corrida do Belmar foram pintados os jogadores da seleção brasileira. O destaque especial ficou por conta do prefeito Nelson Trad Filho, desenhado ao lado do técnico Dunga. “Quem sabe Nelsinho não se anima a praticar uma atividade esportiva na praça com esta homenagem?”, brinca Raimundo.

Em uma das entradas do Belmar foram colocados alguns animais encontrados na África do Sul (sede da Copa). A ema, a avestruz, o elefante e o leão foram feitos com material reciclado. Mas a criatividade da equipe da Funesp não parou por aí.

Os troncos das árvores da praça esportiva foram pintados de verde amarelo e diversas bandeiras, com as cores nacionais, circundam o Belmar. Até o sanitário da praça recebeu a decoração verde-amarela.

Quem quiser conferir de perto as atrações decorativas é só ir até o local, aberto diariamente, das 4h30min às 21:00 horas (de segunda à sexta-feira), e das 5:00 horas às 21:00 horas (nos finais de semana e feriados).

Circuito Dança do Mato 2010

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), retoma em 2010 a realização do Circuito “Dança no Mato” que esse ano prevê apresentações de dança em 10 municípios do Estado, nos meses de agosto e setembro.


Esse ano, o processo seletivo dos grupos e companhias conta com a colaboração da Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais de Dança e com o MoviMente – Forum de Artistas da Dança, que indicarão os participantes.

Para participar os interessados devem encaminhar para o Núcleo de Dança da FCMS, a ficha de inscrição juntamente com uma carta de intenções do grupo em participar do circuito além do currículo do grupo e/ou companhia. As inscrições para os grupos do interior podem ser feitas até dia 30 de junho, por meio dos e-mails: associacaodancams@gmail.com ou forummovimente@gmail.com.

A seleção será feita dia 1º. de julho na sede da FCMS com a presença de representantes das entidades parceiras e também com a presença de um representante da Fundação de Cultura de MS. Serão selecionados 8 grupos/companhias para realizarem de 2 e 3 apresentações nas 10 cidades que farão parte do circuito desse ano. Os resultados serão divulgados por e-mail aos selecionados.

“Criado com a finalidade de valorizar e difundir a produção dos grupos e companhias de dança de Mato Grosso do Sul, o Circuito Dança no Mato em duas edições, percorreu em 2007, cinco cidades e em 2008, dez municípios do interior do Estado.

A receptividade ao Circuito foi surpreendente. Estima-se que 8.600 pessoas tiveram contato com o que de melhor se faz na dança e muitas pela primeira vez”, destacou o presidente da FCMS Américo Calheiros. O Circuito esteve em Campo Grande, Coxim, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Rio Brilhante, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel D’Oeste, Costa Rica, Rio Negro e Brasilândia.

Mais informações poderão ser obtidas no Núcleo da Dança da FCMS com Renata Leoni (releoni@gmail.com) pelos telefones (67) 3316-9169 (67) 3316-9169 ou (67) 9292-5340 (67) 9292-5340 .

Estudo deve apontar impacto de usinas nos rios do Pantanal

Cento e dezesseis. Este é o número de barragens previstas para a bacia hidrográfica do Alto Paraguai, BAP – justamente onde ficam os rios formadores do Pantanal. Segundo dados da ANEEL/EPE, 29 delas já estão em operação: 7 usinas hidrelétricas (UHEs), 16, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 6 centrais geradoras de eletricidade (CGHs). Dez PCHs estão em construção, 29, em processo de licenciamento, 30 em estudos de inventários e 17 em estudos de inventário de rios.

Além disso, uma UHE passa por estudo de viabilidade no momento.

“A principal característica do Pantanal é o pulso de inundação. Temos que nos perguntar o que será desse ecossistema quando todas essas unidades estiverem em funcionamento”, questiona Paulo Teixeira de Sousa Júnior, pesquisador sênior do Centro de Pesquisas do Pantanal.

Saque do PIS/PASEP pode ser feito até hoje

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep - exercício 2009/2010 - termina hoje(30). A estimativa do Ministério do Trabalho é de que sejam pagos mais de R$ 360 milhões com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há, pelo menos, cinco anos.

O benefício será pago a quem trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias dentro do ano base 2008 e recebeu, em média, dois salários mínimos de remuneração mensal neste período.

Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Nasi em "Blues do Assobio" no Estúdio Showlivre

Saque do PIS/PASEP pode ser feito até quarta

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep - exercício 2009/2010 - termina na próxima quarta-feira (30). A estimativa do Ministério do Trabalho é de que sejam pagos mais de R$ 360 milhões com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há, pelo menos, cinco anos.

O benefício será pago a quem trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias dentro do ano base 2008 e recebeu, em média, dois salários mínimos de remuneração mensal neste período.

Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.

Cultura & Sociedade em MS chega hoje à dos Bais

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura (FCMS), inaugura hoje (29), às 19h30, a exposição itinerante “Cultura & Sociedade em MS”, na Morada dos Baís, em Campo Grande.

A exposição, que já esteve presente em Caarapó, Ribas do Rio Pardo, Maracaju e Costa Rica, Ponta Porã e Rio Brilhante, possibilitará ao público o contato com alguns registros fotográficos da década de 70. A mostra fotográfica permanece até o dia 4 de julho.

A exposição, que conta com algumas imagens feitas pelo fotógrafo Roberto Higa, traz imagens datadas da década de 70, e retratam a sociedade de Mato Grosso do Sul em vários aspectos socioculturais. Segundo o gestor do Arquivo Público, Caciano Lima, a partir de pesquisas realizadas em acervos públicos e privados foram encontradas imagens que retratam momentos importantes para a sociedade.

“Essa exposição reconstrói a história de nosso Estado por meio de imagens e a visitação propicia ao público ações de educação patrimonial, o que valoriza o patrimônio cultural estadual e desperta o sentimento de pertencimento da identidade da população", salienta.

O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, frisa que a análise desse conteúdo imagético passa tanto pela abordagem daquilo que é registrado, como pelo estudo das técnicas e concepções adotadas por quem registra, ou seja, o fotógrafo.

“Ao observar as fotografias, o público vai ser despertado para a preocupação de reconstituir a história a partir delas. Dessa forma, descobrirá as fontes e, assim, efetiva-se a nossa contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da história de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

A Morada dos Baís fica na avenida Afonso Pena, esquina com a avenida Noroeste.

SEDESC ainda seleciona empressas para incubadora de alimentos

A Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciencia e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc) inicia hoje a seleção de empreendimentos e empresas para o Sistema de Incubação Municipal de Empresas (Smie). O edital foi publicado no Diário Oficial do município (Diogrande) e vai até o dia 28 de julho.

A seleção é para o segmento de alimentos para consumo humano processados de forma artesanal ou industrial para participaram da Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, no bairro Santa Emília, nas modalidades de pré-incubação, incubação residente e incubação à distância.

A incubadora oferece aos selecionados suporte em infraestrutura, consultoria, instrutoria, apoio técnico e de gestão para o desenvolvimento e maturação dos negócios, visando o alto nível de qualidade e sobrevivência das empresas no mercado.

Inscrições – Os interessados devem comparecer na Incubadora para receber mais instruções e preencher a proposta, no horário das 8:00 horas às 17:00 horas de segunda a sexta-feira. A incubadora está localizada na avenida general Alberto Carlos Mendonça Lima, n° 2.251, bairro Santa Emília. Telefones: 3314-6362 e 3314-6363.

Modalidade de pré-incubação ou incubação residente até quatro vagas e incubação à distância até 10 vagas. Critérios para seleção de candidatos:

residir ou ter disponibilidade para fixar residência em Campo Grande, ter conhecimentos básicos para produção de produtos alimentícios para o consumo humano, certificado do programa “Nascer Bem” do Sebrae, apresentação do Plano de Negocio Simplificado, para incubação à distancia ter espaço adequado e licença sanitária, comprovar recursos financeiros, apresentar certidão negativa de débitos da empresa e de antecedentes criminais.

Projeto Nossa música com inscrições abertas até sexta

O ‘Nossa Música’ está com as inscrições abertas até 02 de junho (sexta). Podem participar do projeto músicos e bandas em atividade no Estado de Mato Grosso do Sul. As inscrições são feitas apenas pelos Correios por Sedex. O ‘Nossa Música’ vai acontecer entre 12 de julho a 10 de dezembro de 2010 em diversos locais de Campo Grande.


O interessado deve fazer o download do edital (www.nossamusicams.blogspot.com), preencher a ficha de inscrição e encaminhar documentação que inclui CD gravado com até 3 músicas, currículo, ficha técnica do show, CD com fotos e mapa de palco. As apresentações terão de 40 a 50 minutos. A comissão de seleção vai escolher até 10 atrações musicais. Cada selecionado vai receber R$ 900 para realizar duas apresentações dentro da programação do projeto. O resultado da seleção será divulgado no dia 09 de julho de 2010.


O ‘Nossa Música’ – idealizado pelo músico e produtor cultural Bruno Moser Canhete – tem como tem como principal objetivo levar a diferentes tipos de comunidades o trabalho dos artistas sul-mato-grossenses. Os 20 shows gratuitos do projeto irão passar por instituições de ensino e entidades culturais da capital de MS e promover a interação com um público diversificado e que irá despertar para a cultura local. O projeto tem o investimento do FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de MS), do Governo do Estado de MS e da FCMS (Fundação de Cultura de MS)


SERVIÇO – Acesse o edital no www.nossamusicams.blogspot.com / Mais informações: nossamusicams@gmail.com ou (67) 9998-7665.

FCMS promove show de Gisele Sater na Escola Joaquim Murtinho

Hoje (29), às 15h, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove um show da cantora Gisele Sater na escola Joaquim Murtinho, que leva ao público um repertório fronteiriço
O espetáculo marca a divulgação do álbum da cantora, financiado com R$ 22.700,00 em recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul.

Gisele Sater interpreta Mato Grosso do Sul a um público irrestrito. Ainda adolescente estreou nos palcos ao lado dos amigos Jerry Espíndola e Alfredo Karam. Com Paulo Simões esteve no Grupo Arrasta Pé e, mais tarde, integrou a banda de Alzira Espíndola. Cantar com todos esses talentos regionais a levou ao próximo desafio profissional: o show “Mais um Verão”, que batizou a carreiro solo, em 1992.

Alternando suavidade e força na voz, a cantora é calorosamente recebida por suas interpretações de polcas e chamamés, mas se permite ir além das fronteiras e coloca em seu repertório de shows canções de autores consagrados do nosso país, como Milton Nascimento, Tavinho Moura, Guinga, João Bosco, entre outros.

Entre as canções que marcam seu trabalho, o regionalismo se encontra representado na belíssima guarânia “Sonhos Guaranis” de Almir Sater e Paulo Simões, assim como na toada “Irmãos da Lua”, música de Renato Teixeira que é sucesso na voz de Gisele, nos shows que faz com seu irmão, Almir. E como não poderia faltar o ritmo fronteiriço, Gisele apresenta o chamamé “Apura te José” da compositora argentina Teresa Parodi.

Outros ritmos também enriquecem o espetáculo da cantora, como a balada inédita “Brincadeiras à Parte” de seu irmão Rodrigo Sater - parceria com Paulo Simões. Jerry Espindola e Ciro Pinheiro assinam “Colisão” tema ternário que mistura a polca paraguaia com o rock.

A escola Joaquim Murtinho fica na Av. Afonso Pena, 2445 , Centro.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pitty - Fracasso - CLIPE OFICIAL

Tim Burton fará versão de Familia Addams


Terra/Reuters

Os rumores corriam desde março, porém, segundo informações do site Cinema Blend, o diretor Tim Burton vai mesmo realizar uma versão animada de A Família Addams.

Após o sucesso de Alice, o diretor está com uma disposição de dar inveja. Na pós-produção de Frankenweenie, Burton já está com outros quatro projetos encaminhados: Maleficent, Mai, the Psychic Girl, Monsterpocalypse e Dark Shadows, todos ainda em desenvolvimento.

O objetivo de Burton é transformar a família mais engraçada e tenebrosa da ficção em um filme stop motion, provavelmente com fotografia em preto e branco.

Burton, que tem observado os desenhos originais de A Família Addams, sabe que o projeto caminha a passos lentos, mas tem por objetivo ultrapassar o diretor Barry Sonnenfeld, que transpôs com sucesso a história para os cinemas com dois filmes estrelados por Raul Julia, Anjelica Huston e Christina Ricci.

A Família Addams, criada nos anos 30 por Charles Addams, deu origem a um famoso programa de TV nos anos 60 e já rendeu diversas adaptações para a televisão e o cinema

Lauryn Hill no Brasil em setembro


Terra/Foto Thiago Kaczuroshi/Terra

A cantora americana Lauryn Hill, ex-vocalista da banda Fugees, se apresentará no Brasil em setembro.

Segundo o Twitter da casa de shows Credicard Hall, Lauryn fará shows no Stage Music Park (Santa Catarina) no dia 3 de setembro, no Citybank Hall (Rio de Janeiro) no dia 6, no Credicard Hall (São Paulo) no dia 7 e encerra a visita ao país no dia 12, com show na Prainha da ASBAC (Brasília).

Popular na década de 90 com a dupla Wyclef Jean e Pras Michel, Lauryn foi além do Fugees e lançou, em 1998, seu primeiro álbum solo. Sucesso de crítica e público, The Miseducation of Lauryn Hill deu à cantora 11 indicações ao Grammy em 1999, da qual levou cinco estatuetas para casa, entre elas Melhor Cantora do Ano e Álbum do Ano.

Ivete Sangalo sábado em Campo Grande

Ivete Sangalo sabádo em Campo Grande

Um anos depois de um grande show, a cantora Ivete Sangalo está de volta a Campo Grande. O próximo espetáculo musical acontece no próximo dia 3 de julho (sábado), a partir das 21 horas, no Parque de exposição Laucidio Coelho.

Além do show principal da cantora baiana o evento terá novidades no camarote como o Open bar de bebidas e buffet com o som do top dj de hip hop Milk e muita música eletrônica.

Os convites estão sendo vendidos com os preços já alterados: Pista inteira R$30, - Pista Meia R$15, / Àrea vip R$60, / Camarote Masculino 2° Lote R$150, - Camarote feminino 3° Lote R$150.

Esses convites podem ser adquiridos nos seguintes pontos de vendas: Sub Way (shopping e Mato Grosso), Gugu lanches, Farfalla moda feminina e Áquila fast food. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3029-9500.

Cinecultura exibe Criação e Opreço da traição

Os dramas “Criação” e “O Preço da Traição” estrearam ontem na programação do CineCultura, em Campo Grande. Eles poderão ser conferidos até o próximo dia 8 de julho.

Dirigido por Jon Amiel, “Criação” retrata a história de Charles Darwin, revolucionou toda a história da humanidade com sua extraordinária obra “A Origem das Espécies”. Suas idéias chocaram a todos, mas foi dentro de sua família que ele encontrou os maiores desafios a sua teoria. Dividido entre a religiosidade da esposa e a forte ligação entre sua filha Anne, Darwin viveu um dilema entre fé e razão, amor e verdade.

Os atores Paul Bettany, Jennifer Connelly, Jeremy Northam, Toby Jones e Benedict Cumberbatch integram o elenco.

As exibições acontecem de segunda a sexta, a partir das 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 17h às 21h.

Já o drama “O Preço da Traição” é dirigido por Atom Egoyan e conta a história de Catherine, médica, casada com David, um professor com quem tem um filho adolescente talentoso. Mas quando David perde um voo e consequentemente sua festa de aniversário surpresa, Catherine passa a suspeitar do marido e coloca em cheque sua fidelidade, ao contratar Chloe, para seduzi-lo e testar sua lealdade.

Julianne Moore, Liam Neeson e Amanda Seyfried são as estrelas do filme, que pode ser assistido diariamente, a partir das 19h.

Começa hoje inscrição para 14 vagas no HRMS

Publicado edital de processo seletivo para as funções de médico, enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista para atuarem no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

A seleção terá as etapas de inscrição e de avaliação curricular. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, de hoje (28) a quinta-feira (1º de julho), mediante entrega do “curriculum vitae” e cópias (com a apresentação do original) dos seguintes documentos:

Para a função de Médico, na modalidade de plantonista:
* Registro Geral de Identidade - RG;

* Cadastro de Pessoa Física - CPF;

* Diploma de Curso de Graduação de Medicina;

* Registro no Conselho Regional de Medicina e respectivo comprovante de quitação anual;

* Título de Especialista ou Certificado da área de atuação, concedido pelo CRM, ou comprovante de experiência na área de no mínimo dois anos.

Para a função de Enfermeiro:
* Registro Geral de Identidade - RG;

* Cadastro de Pessoa Física - CPF;

* Diploma de Curso de Graduação de Enfermagem;

* Registro no Conselho Regional de Enfermagem e respectivo comprovante de quitação anual.


Para a função de Fisioterapeuta:
* Registro Geral de Identidade - RG;

* Cadastro de Pessoa Física - CPF;

* Diploma de Curso de Graduação de Fisioterapia;

* Registro no Conselho Regional de Fisioterapia e respectivo comprovante de quitação anual.

Para a função de Nutricionista:
* Registro Geral de Identidade - RG;

* Cadastro de Pessoa Física - CPF;

* Diploma de Curso de Graduação de Nutrição;

* Registro no Conselho Regional de Nutrição e respectivo comprovante de quitação anual.

Os documentos devem ser entregues na Diretoria Clínica do HRMS (avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36 - Aero Rancho V, CEP 79094-180), das 8 às 11 horas e das 13 às 16h30.

Para que os interessados desempenhem a função pretendida é necessário que tenham disponibilidade em prestar serviços em dias e turnos determinados nas escalas de vagas e entregar a documentação exigida no prazo estabelecido.

Ao todo são 14 vagas oferecidas pelo hospital, confira aqui (páginas 3 e 4). Sobre a remuneração o salário base varia de R$ 1.102,50 até R$ 1.653,75, além dos adicionais de função.

Para a contratação são requisitos básicos: ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em gozo dos direitos políticos e civis, ter idade mínima de 18 anos completos, comprovar a escolaridade exigida, ser considerado apto em exame médico-pericial e estar quites com as obrigações militares e/ou eleitorais.

O período de contratação dos selecionados é de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades da Administração. O candidato selecionado e convocado para a contratação deverá apresentar, além dos documentos exigidos na inscrição, uma fotocópia e respectivo original dos seguintes documentos:

Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
Cadastramento no PIS/Pasep;
duas fotos 3x4;
comprovante de residência;
certidão de nascimento ou casamento;
certidão de nascimento dos filhos dependentes;
certificado militar, quando couber;
Carteira de Trabalho e Previdência Social;
atestado médico;
declaração de bens;
declaração de acumulação ou não de cargos;
comprovante de tipagem sanguínea.

IgnisBR realiza show no projeto Cena Som

O show “Estrutura da Cidade”, da Banda Ignis BR será apresentado na próxima quinta-feira (1 de julho), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian pelo Cena Som, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança para o Centro Cultural José Octávio Guizzo. O espetáculo tem duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

A proposta da banda para o show é trabalhar com músicas autorais a conscientização dos problemas diretos e indiretos da sociedade, o preconceito de raça, credo, desigualdade social e a discriminação cultural.

Ignis BR é uma banda de rap-rock, que se formou em Campo Grande em 1998, levando ao público sul-mato-grossense um som alternativo com influência de diversos estilos como o Punk, Hard Core, Metal e Rap. A banda é composta por Wellington “Leitão” (vocal), Paulo Henrique (bateria), Erich Ricardo (guitarra e efeitos), Muriel “Curumex” (violão e voz) e Fábio Caetano (contrabaixo e voz).

O grupo musical lançou seu primeiro CD-Demo em 2003 com o título “www.ignisbr.com” ano em que conquistou seus primeiros fãs e credibilidade no cenário musical de Mato Grosso do Sul. Em 2004 gravou um clip da música "Pode Piorar", cuja letra fala sobre o país e o mundo, assolados de guerras e violência. No mesmo ano, a Ignis BR foi premiada em 1º lugar na categoria rock, do Festival Canta Rádio Segredo, com a música "Fora do Sistema".

Em 2007 lançaram o segundo cd demo da banda intitulado “O Novo dá Medo” no Cena Som, em 2008, 2009 e 2010 a banda apresentou suas músicas no projeto Som da Concha no Parque das Nações Indígenas. Nestes 12 anos de carreira, os integrantes já se apresentaram nos mais diversos bares de rock de Campo Grande.

O ingresso terá o valor promocional de R$ 7,50 para todos. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

sábado, 26 de junho de 2010

Lucy in the Sky with Diamonds

Agenda para o fim de semana

TV.Morena

Som da Concha
Data: domingo (27) | Horário: 17h30 | Local: Concha Acústica Helena
Meirelles, no Parque das Nações Indígenas | Atrações: bandas
Sarravulho e Cara ou Coroa | Entrada de graça.

Cena Som
Gravação do dvd de Higor Vasconcellos
Data: quinta-feira (24) | Horário: 20 horas | Local: Teatro Aracy
Balabanian, na Rua 26 de Agosto 453 | Convidados: Victor Wincler
(contrabaixo e backing vocal), Fabinho Adames (violão, guitarra e
backing vocal), Bruninho Silva (teclado e backing vocal), Jeferson
Ferrante (vocal) e de Diego Vasconcelos (irmão gêmeo de Higor), além
da participação especial da banda Zuka. | Entrada: R$ 7,50 (meia) |
Mais informações pelo telefone 3317-1795.

Sarau dos Amigos
Data: quinta-feira (24) | Horário: 19 horas | Local: na Rua Elvira
Matos de Oliveira, 927, Universitário | Atrações: peça “A Princesa
Engasgada”, banda Masis Brasil e Tangará & Zé Viola Convites e mais
informações pelo telefone 9239-4014 ou 9936-3909.

Blues com a banda 'Cachorro Velho'
Data: quinta-feira (24) | Horário: 19 horas | Local: Bar Área 51, na
Rua Pedro Celestino, 853, Centro | Entrada: R$ 5.

Festival Canta Bem Mulher
Data: sexta-feira (25) | Horário: 19 horas | Local: Horto Florestal |
Entrada de graça.

Banda 'The Name' na Bigornada
Data: sábado (26) | Horário: 23 horas | Local: BarFly, na Rua José
Eduardo Rolin, número 201 | Entrada: R$ 10 | Sobre a banda: The Name é
formada por Andy no vocal e guitarra, Molinari no baixo e Alves na
bateria. O trio de Sorocaba (SP) toca junto há mais de 10 anos por
casas de shows de todo o País. O estilo musical mistura influências de
pós-punk com disco, resultando em um ritmo dançante, com riffs de
guitarra e batidas bem marcados | Convidados: Idis, Dimitri Pellz e
Link-off | Outras informações: www.bigornaproducoes.com.

Arraiá do Valley
Data: sexta-feira (25) | Horário: a partir das 22 horas | Local:
Valley Acoustic Bar, na Rua | Atrações: duplas Kid & Kenner e Thalyson
& Tarsila | Informações e reservas pelo telefone 3025-5676.

Festa Junina da Igreja São Jorge
Data: sábado (26) | Horário: a partir das17 horas | Local: Salão
Paroquial , na Rua 14 de Julho, 1060 | Entrada: R$ 2 | Atrações:
barracas com comidas e bebidas típicas, quadrilha e animador | Mais
informações 9982-0300.

Muchileiros e convidados
Data: sexta-feira (25) | Horário: a partir das 22 horas | Local:
Barbaquá, na Rua Rio Grande do Sul, entre a Afonso Pena e a XV |
Entrada: R$ 8 | Mais informações pelo telefone 3321-8576 ou 9299-2083.

Sambaki
Data: sexta-feira (25) | Horário: 22 horas | Local: República Music
Bar, na Rua Calógeras, 3302 | Entrada: R$ 10 | Mais informações pelo
telefone 9251-6078.

Cinema

'Maria Cheia de Graça'
Data: sábado (26) | Horário: 14 horas | Local: Museu de Arte
Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), na Rua Antônio Maria
Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas | Entrada de graça |
Sinopse: Este drama colombiano narra à história da jovem Maria, que
como qualquer outra adolescente de 17 anos é cheia de vida, mas que
como muitos em seu país, vive numa condição de miséria e exploração.
Por isso, apesar de ter uma vida inteira pela frente, Maria não
consegue ter perspectivas para o futuro, e em um rompante de ousadia,
ela se embrenha em uma aventura perigosa.

Exposição

'Cultura & Sociedade em MS'
Data: terça-feira (29) | Horário: 19h30 | Local: Morada dos Baís, na
Avenida Afonso Pena, esquina com a Avenida Noroeste. | Sobre o evento:
A exposição, que conta com algumas imagens feitas pelo fotógrafo
Roberto Higa, traz imagens datadas da década de 70, e retratam a
sociedade de Mato Grosso do Sul em vários aspectos sócio-culturais. |
Entrada de graça.

'Re-construindo' de Robert Espíndola
Data: quinta-feira (24) | Horário: 19 horas | Local: Galeria do
Memorial da Cultura e Cidadania, Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559
| Entrada de graça | Mais informações pelo telefone 3316-9170.

Oficina

'Educar para Proteger - Culinária de MS'
Data: sábado (26) | Local: Escola Alternativa, na Rua Anhanguera, 478,
bairro Piratininga | Mais informações na Gerência de Patrimônio
Histórico e Cultural da FCMS, com a coordenadora Maria Christina nos
telefones 3316-9165 ou 8408-5153.

Dança

'Sentidos - O Mundo Mítico de Kyara'
Data: domingo (27) | Horário: 19 horas | Local: Teatro Aracy
Balabanian, na Rua 26 de Agosto, 453 | Entrada: R$ 12 (inteira) R$ 6
(meia) | Sobre o evento: Através dessa viagem Kyara passa por todos os
seus sentidos: audição, paladar, olfato, tato, visão e o sexto sentido
que une todo seu mundo perceptivo, viajando por lugares, destinos e
povos distantes, culturas que se encontram em seus sentidos, se unem
como eles e desenvolvem em si a maior percepção que possa ter de si
mesma. | Mais informações pelo telefone 3025-5486.

Código de Barras
Data: sábado (26) | Horário: 20 horas | Local: Teatro Dom Bosco, na
Avenida Mato Grosso 227 | Entrada: R$10 | Mais informações pelo
telefone 3355-7730.

Fotografia

Curso básico de fotografia digital
Data: sábado (26) | Horário: 8 às 11 e 13h30 às 16 horas | Local:
Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas |
Investimento: R$ 30 | Mais informações pelo telefone 3316-9178 | Sobre
o curso: O curso é direcionado a fotógrafos iniciantes e abrange a
fotografia casual. As aulas são desenvolvidas através de conteúdos
teóricos sobre técnicas da fotografia, composição, regra dos terços,
macro, flash e fotometria. Durante o curso são explorados ainda, os
recursos básicos das câmeras dos alunos com exercícios práticos
durante todo o dia. Na ocasião aborda-se também a linguagem da
fotografia como estímulo ao desenvolvimento da criatividade e
sensibilidade fotográfica.

Circo

Mundo Mágico de Beto Carrero
Data: terça a sexta | Horário: 20 horas | Local: Armazém Cultural, na
Avenida Calógeras, próximo Feira Central | Entrada: R$ 20 (inteira).

Mundo Mágico de Beto Carrero
Data: sábado e domingo | Horário: 17h30 | Local: Armazém Cultural, na
Avenida Calógeras, próximo Feira Central | Entrada: R$ 20 (inteira).

Isa Yasmin estudo de dança apresenta sentidos no Aracy

Isa Yasmin Estúdio de Dança e Arte e a Associação de Pais, Professores e Usuários do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV/MS), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizarão no próximo domingo (27 de junho) o espetáculo “Sentidos”, às 19 horas, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento tem classificação livre e duração aproximada de 1h30.

O espetáculo “Sentidos” discute e revela as possibilidades e descobertas realizadas por Kyara, uma jovem cega que através de seu mundo interno introspectivo e cheio de sonhos, cores e imagens, descobre seu universo íntimo redescobrindo o seu corpo e possibilitando explorar vivências que seus sentidos intuem de lugares onde nunca esteve, momentos que viveu através dos corpos, de suas falas, sua história e seus medos, angústias e alegrias, uma viagem em que seus sentidos afloram como uma alma feminina que busca respostas em todos os seus movimentos.

Através dessa viagem, Kyara passa por todos os seus sentidos: audição, paladar, olfato, tato, visão e o sexto sentido que une todo seu mundo perceptivo, viajando por lugares, destinos e povos distantes, culturas que se encontram em seus sentidos, unem-se com eles e desenvolvem a maior percepção que possa ter de si mesma.

O evento é um importante elemento de integração social, cultural e de descoberta do ser sensível, onde os alunos do CAP, por meio da percussão, da dança do ventre, das danças orientais e dos momentos experimentais, propiciarão as mulheres que enxergam a possibilidade da descoberta do universo dos sentidos para além do que se é possível ver.

Deste modo, “Sentidos” vem para consolidar o fazer artístico dessas mulheres, unindo a cultura e a técnica, o fazer artístico, por meio dos elementos do próprio processo de construção do espetáculo, como o contato com elementos cênicos de cenografia e iluminação, atores e bailarinos profissionais convidados como Mestre Anthar (Escola Luxor – SP), campeão sul-americano de danças folclóricas árabes, Rosely Suyan, pesquisadora de danças do oriente médio e dançaterapeuta, alunos do Isa Yasmin Estúdio de Dança e Arte, diretores e produtores artísticos.

A direção artística é de Michelly Dominiq, iluminação e cenário de Cadu Fluyr, coreografias de Isa Yasmin, Meri Najla, Chris Asato e Mestre Anthar, trilha sonora de Isa Yasmin, Rosely Suyan e Mestre Anthar, produção de Isa Yasmin e Rosely Suyan e direção geral e roteiro de Isa Yasmin, bailarina e coreógrafa de danças orientais a mais de 15 anos.

O ingresso terá o valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) para estudantes, professores, aposentados acima de 60 anos e doadores de sangue, cada classe com a apresentação da sua respectiva carteirinha. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3025-5486.

Ivete Sangalo volta a fazer show na capital

Um anos depois de um grande show, a cantora Ivete Sangalo está de volta a Campo Grande. O próximo espetáculo musical acontece no próximo dia 3 de julho (sábado), a partir das 21 horas, no Parque de exposição Laucidio Coelho.

Além do show principal da cantora baiana o evento terá novidades no camarote como o Open bar de bebidas e buffet com o som do top dj de hip hop Milk e muita música eletrônica.

Os convites estão sendo vendidos com os preços já alterados: Pista inteira R$30, - Pista Meia R$15, / Àrea vip R$60, / Camarote Masculino 2° Lote R$150, - Camarote feminino 3° Lote R$150.

Esses convites podem ser adquiridos nos seguintes pontos de vendas: Sub Way (shopping e Mato Grosso), Gugu lanches, Farfalla moda feminina e Áquila fast food. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3029-9500.

AACC promove Arrail hoje ao lado do Albano Franco

A Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC) realiza neste sábado (26), a partir das 18h, o arraial beneficente. A festa será na avenida Mato Grosso, ao lado do Albano Franco.

Anualmente a AACC promove o arraial e toda renda é revertida para o tratamento das crianças com câncer. O convite custa 5,00 e crianças até 10 anos de idade não pagam. Haverá comidas típicas e show com as duplas Victor e Vinícius, João Vitor e Menezes, Paulo Henrique e Rodrigues e a banda Forró Zen. Mais informações pelo telefone (67) 3322-8000.

Paulo César & Thiago se apresentam hoje no Santa Fé

A dupla Paulo César & Thiago se apresenta neste sábado junto com Ana Paula e Giuliana, Rominho e banda e Apollo e Ruan na festa Itaipava Viola que acontece na casa de show Santa fé a partir das 22 horas. Os convites estão sendo vendidos no Gugu lanches e Santa Fé. Mais informações pelo telefone 3331-0115

Paulo César & Thiago cantam juntos desde final de 2008, porém a carreira musical de cada um tem 3 anos. Paulo César antes de se tornar cantor e músico sertanejo tocava em uma banda de Pagode chamada Pura Arte, porém nunca escondeu seu amor pela música sertaneja. Já Thiago desde criança foi criado com muita música sertaneja. Fez parte da dupla Julio e Thiago onde também mostrou seu dote de cantor e sua intimidade com o violão.


Paulo César e Thiago tiveram várias influencias musical como: Jorge e Matheus, Victor e Leo, Hugo Pena e Gabriel, Bruno e Marroni, Zezé Di Camargo e Luciano, entre outros.


Essa miscelânea musical deu origem as suas músicas, além de músicos e cantores agora compõem suas próprias músicas.
Juntos já seguiram uma curta, mas importante trajetória fazendo shows em casas noturnas mais badaladas de Campo Grande/MS e interior com muito sucesso de receptividade.


Nos shows realizados pela dupla sertaneja Paulo César & Thiago em todo o Estado de Mato Grosso do Sul bem como em outros Estados do país temos sempre a certeza de uma apresentação com animação contagiante.
O repertório contendo músicas inéditas de composição da própria dupla bem como algumas regravações com nova roupagem e arranjos fascinantes já está na boca do povo.

As músicas mais tocadas pela dupla é o To Fora, Te Quero Sempre Mais, Minha Namorada, entre outras, que os fãs poderão ver no CD Promocional que a dupla gravou.


Foram convidados para fazer participação especial na gravação do DVD da Dupla Hebert & Evando em maio de 2009 com a música Te Quero Sempre Mais.

IgnisBR realiza show no projeto Cena Som

O show “Estrutura da Cidade”, da Banda Ignis BR será apresentado na próxima quinta-feira (1 de julho), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian pelo Cena Som, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança para o Centro Cultural José Octávio Guizzo. O espetáculo tem duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

A proposta da banda para o show é trabalhar com músicas autorais a conscientização dos problemas diretos e indiretos da sociedade, o preconceito de raça, credo, desigualdade social e a discriminação cultural.

Ignis BR é uma banda de rap-rock, que se formou em Campo Grande em 1998, levando ao público sul-mato-grossense um som alternativo com influência de diversos estilos como o Punk, Hard Core, Metal e Rap. A banda é composta por Wellington “Leitão” (vocal), Paulo Henrique (bateria), Erich Ricardo (guitarra e efeitos), Muriel “Curumex” (violão e voz) e Fábio Caetano (contrabaixo e voz).

O grupo musical lançou seu primeiro CD-Demo em 2003 com o título “www.ignisbr.com” ano em que conquistou seus primeiros fãs e credibilidade no cenário musical de Mato Grosso do Sul. Em 2004 gravou um clip da música "Pode Piorar", cuja letra fala sobre o país e o mundo, assolados de guerras e violência. No mesmo ano, a Ignis BR foi premiada em 1º lugar na categoria rock, do Festival Canta Rádio Segredo, com a música "Fora do Sistema".

Em 2007 lançaram o segundo cd demo da banda intitulado “O Novo dá Medo” no Cena Som, em 2008, 2009 e 2010 a banda apresentou suas músicas no projeto Som da Concha no Parque das Nações Indígenas. Nestes 12 anos de carreira, os integrantes já se apresentaram nos mais diversos bares de rock de Campo Grande.

O ingresso terá o valor promocional de R$ 7,50 para todos. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Móveis Coloniais de Acaju - "O Tempo" - TV Trama - 18/05/09

Arrail dos Comerciarios terá Tostão e gauarani no dia 10

As duplas: Tostão & Guarany e Gláudio Mendes & Medeiros vão garantir a animação do 2º Arraiá dos Comerciários no dia 10 de julho a partir das 18 horas no Clube de Campo da categoria, na saída para São Paulo.

A promoção é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande. O ingresso será um quilo de alimento não perecível, que será doado a entidades caritativas e humanitárias, que também terão suas barracas de guloseimas e outros produtos, na festa.

De acordo com informações do diretor de Comunicação, André Luiz da Silva Garcia, as duplas musicais serão responsáveis pela atração de milhares de comerciários ao Clube de Campo da entidade, situado na saída para São Paulo.

Para facilitar o deslocamento das famílias de comerciários e convidados a participarem da festa julina o sindicato dos comerciários vai colocar ônibus próprio para fazer o transporte até o local. As saídas serão da Praça Ary Coelho a partir das 17h30.

O 2º Arraia dos Comerciários tem o apoio da Fundac – Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Para maiores informações, os comerciários e interessados em participar dessa grande festa poderão ligar para (67) 3348-3232.

Isa Yasmin estudo de dança apresenta sentidos no Aracy

Isa Yasmin Estúdio de Dança e Arte e a Associação de Pais, Professores e Usuários do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV/MS), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizarão no próximo domingo (27 de junho) o espetáculo “Sentidos”, às 19 horas, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento tem classificação livre e duração aproximada de 1h30.

O espetáculo “Sentidos” discute e revela as possibilidades e descobertas realizadas por Kyara, uma jovem cega que através de seu mundo interno introspectivo e cheio de sonhos, cores e imagens, descobre seu universo íntimo redescobrindo o seu corpo e possibilitando explorar vivências que seus sentidos intuem de lugares onde nunca esteve, momentos que viveu através dos corpos, de suas falas, sua história e seus medos, angústias e alegrias, uma viagem em que seus sentidos afloram como uma alma feminina que busca respostas em todos os seus movimentos.

Através dessa viagem, Kyara passa por todos os seus sentidos: audição, paladar, olfato, tato, visão e o sexto sentido que une todo seu mundo perceptivo, viajando por lugares, destinos e povos distantes, culturas que se encontram em seus sentidos, unem-se com eles e desenvolvem a maior percepção que possa ter de si mesma.

O evento é um importante elemento de integração social, cultural e de descoberta do ser sensível, onde os alunos do CAP, por meio da percussão, da dança do ventre, das danças orientais e dos momentos experimentais, propiciarão as mulheres que enxergam a possibilidade da descoberta do universo dos sentidos para além do que se é possível ver.

Deste modo, “Sentidos” vem para consolidar o fazer artístico dessas mulheres, unindo a cultura e a técnica, o fazer artístico, por meio dos elementos do próprio processo de construção do espetáculo, como o contato com elementos cênicos de cenografia e iluminação, atores e bailarinos profissionais convidados como Mestre Anthar (Escola Luxor – SP), campeão sul-americano de danças folclóricas árabes, Rosely Suyan, pesquisadora de danças do oriente médio e dançaterapeuta, alunos do Isa Yasmin Estúdio de Dança e Arte, diretores e produtores artísticos.

A direção artística é de Michelly Dominiq, iluminação e cenário de Cadu Fluyr, coreografias de Isa Yasmin, Meri Najla, Chris Asato e Mestre Anthar, trilha sonora de Isa Yasmin, Rosely Suyan e Mestre Anthar, produção de Isa Yasmin e Rosely Suyan e direção geral e roteiro de Isa Yasmin, bailarina e coreógrafa de danças orientais a mais de 15 anos.

O ingresso terá o valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) para estudantes, professores, aposentados acima de 60 anos e doadores de sangue, cada classe com a apresentação da sua respectiva carteirinha. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3025-5486.

Cineclube discutira neste sábado o trafico de drogas

O Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP14) em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e com o apoio da vídeo locadora Conecta 4 DVDs exibe no próximo sábado (26 de junho), na programação do projeto Cineclube o filme "Maria Cheia de Graça", às 14h, com entrada gratuita. Porém, ao contrário das edições anteriores, que eram realizadas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, o Cineclube deste mês acontecerá no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO). A mudança no local de realização do projeto é provisória, pois o Centro Cultural passa por obras de revitalização no piso térreo e no sub-solo, para melhor atender ao público.

Neste mês, o Cineclube abordará o drama das pessoas que trabalham como “mulas”, ou seja, que transportam drogas dentro do próprio corpo. Por este motivo, será apresentado o filme "Maria Cheia de Graça" (2004/Colômbia/Drama/101min/14anos). Este drama colombiano narra à história da jovem Maria, que como qualquer outra adolescente de 17 anos é cheia de vida, mas que como muitos em seu país, vive numa condição de miséria e exploração. Por isso, apesar de ter uma vida inteira pela frente, Maria não consegue ter perspectivas para o futuro, e em um rompante de ousadia, ela se embrenha em uma aventura perigosa.

O projeto “Cineclube” foi lançado em abril de 2008, e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da exibição de filmes.

Após a apresentação dos títulos, o público presente participa de um debate, cuja mesa de discussão é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que de alguma forma, têm ligação com a temática abordada. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-14 ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.

O MARCO fica localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas. Mais informações podem ser obtidas no CRP-14 através do telefone 3382-4801.

Espaço da poesia traz Fête dela musique

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta sexta-feira (25), à partir das 19h, a quarta edição de 2010 do projeto Espaço da Poesia em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande. Com o tema “Fête de la Musique” (A Festa da Música), as instituições irão dar destaque a este evento criado na França em 1982, pelo então ministro da Cultura Jack Lang, que celebra o primeiro dia do verão (21 de junho) e realiza uma programação oficial divulgada em todo o país.

O projeto “Espaço da Poesia” leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. A entrada é gratuita.

Fête de la Musique

“Fête de la Musique” é célebre pelas apresentações musicais realizadas em plena rua e em estilos variados: do jazz à música tradicional, popular e clássica e até mesmo os ritmos exóticos vindos da África, do Brasil e do Caribe, que embalam os franceses até altas horas da madrugada.

Sucesso internacional, fenômeno de sociedade (um selo dos correios foi criado por ocasião da festa em 1998), a festa também é famosa por indicar novas tendências: renovação de músicas tradicionais, do carnaval, explosão de músicas do mundo, desenvolvimento de corais, surgimento do rap e da música techno.

No Brasil, “A Festa da Música” é divulgada pelas Alianças Francesas desde os anos 90. “Na comunidade que aprecia a cultura francesa em Campo Grande, reunida em torno da Aliança Francesa, o evento é aguardado com entusiasmo pelos participantes. Prova disso é o número crescente de participantes a cada ano”, comemora Leandro Cabral, o coordenador de cultura da Aliança Francesa de Campo Grande. Estimulados por seus professores, os alunos da instituição apresentam há dez anos um concerto de música francesa. O evento também é aberto aos artistas da Capital.

Durante este “Espaço da Poesia” temático, haverá a apresentação de canções francesas tradicionais e contemporâneas, da peça teatral "Le Petit Chaperon Rouge", além de declamações de poemas e exibição de vídeos franceses. O evento contará ainda com uma participação especial da musicista Lenilde Ramos.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). Mais informações no telefone 3321-0339 ou no site www.aliancafrancesacg.com.br.

Bienal de Teatro de MS esta com inscrições abertas

Com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado, será realizada entre os dias 14 e 18 de julho a primeira edição do “Cena do Mato – Bienal de Teatro de Mato Grosso do Sul”. As inscrições para participação de espetáculos e oficinas acontecem até o dia 28 de junho (segunda-feira).



Na programação da Bienal, além de apresentações de espetáculos selecionados e oficinas, estão previstas mesas de discussões sobre a arte teatral no Estado, homenagens e intercâmbio entre os artistas da Capital e do interior. Toda a programação terá entrada gratuita para o público.


Desenvolvido pelo grupo Mercado Cênico, COM APOIO DA fuNDAÇÃO DE Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto nasceu com a perspectiva de estimular e fortalecer as produções teatrais do Estado e dar suporte, formação e fomento aos grupos do interior.



“A Bienal é um olhar sobre o teatro de Mato Grosso do Sul, com suas peculiaridades, fragilidades e potencialidades a serem mostradas”, explica Vitor Hugo Samudio, diretor do Mercado Cênico.

Participação - As inscrições para apresentação de espetáculos ou oficinas estão abertas até a próxima segunda-feira (28). Os candidatos podem acessar os dois editais específicos pelo site www.mercadocenico.com. As propostas com os devidos documentos exigidos nos editais devem ser encaminhadas via Correios por Sedex.

Serão selecionados três espetáculos teatrais de Campo Grande e cinco do interior do Estado. Cada grupo irá receber cachê de R$ 1.450,00. Já para os oficineiros interessados estão disponíveis três vagas, que são direcionadas para profissionais residentes em Campo Grande. Os ministrantes de oficinas vão receber um cachê no valor de R$ 1 mil.

Qualificação transforma artesa em mulheres de fibra

Ao receber capacitação em cursos de artesanato, um grupo formado por seis artesãs de Bodoquena, no interior de Mato Grosso do Sul, percebeu que a saída para a uma nova organização produtiva poderia vir da fibra de bananeira e da taboa.

Batizado de “Mulheres de Fibra”, o grupo que iniciou investindo na produção de tapetes de lã percebeu a importância da orientação técnica não só em relação às novas possibilidades que se abriam como para o ingresso no mercado consumidor e mudou radicalmente o foco.

As artesãs investiram na produção de artefatos com qualidade e a abrir espaço de comercialização por meio da orientação do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Da produção inicial de tapetes de lã passaram para bolsas, chapéus, garrafas decoradas, carteiras, suportes para pratos e uma grande variedade de outros produtos à base da fibra dos dois vegetais. A produção é vendida na região de Bodoquena e em feiras, nas quais participam por meio do projeto. Hoje, elas buscam aprimorar o trabalho e aumentar o alcance comercial através das dicas de uma especialista em design levada até elas pela iniciativa.

O foco mudou depois de um curso oferecido pelo Senar sobre a confecção de peças artesanais trabalhadas em fibra. “O curso nos ensinou toda a base que precisávamos para começar. Depois, fomos aperfeiçoando a técnica e criando novas peças, novos estilos, como uma rendinha feita com a palha de bananeira que dá um efeito delicado e diferente ao produto”, relata a artesã Alzenira Vieira Peixoto.

Depois desse primeiro apoio recebido com o curso de artesanato, elas precisavam ampliar os canais de comercialização. Foi aí que resolveram procurar os agentes do Território da Reforma, que tem como foco a atuação com pequenos produtores rurais através de assistência técnica e apoio para inserção dos produtos no mercado.

“As artesãs de Bodoquena nos procuraram em uma das reuniões periódicas que realizamos em cada município com os grupos do projeto. Queriam fazer parte do nosso trabalho e então por causa delas, inserimos o artesanato entre as atividades contempladas, pois de início, esta não fazia parte da nossa área de atuação”, lembra o coordenador do projeto, Antônio Minari.

O Senar é uma instituição que atua diretamente com o homem do campo através de parcerias com os sindicatos rurais. Desenvolve ações educativas para o desenvolvimento do trabalhador rural como cidadão e profissional. Os cursos de artesanato com fibra de taboa e bananeira, em seus módulos I e II, estão disponíveis em diversos municípios do Estado. Para julho, estão programadas sete turmas distribuídas pelos municípios de Nova Alvorada do Sul, Bataguassu, Jateí e Paranaíba


Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Programação de cursos de artesanato

12 a 16/07 – Artesanato em Taboa: Módulo I – preparo da matéria prima – Nova Alvorada do Sul

13 a 17/07 – Artesanato em fibra de bananeira: Módulo I – preparo da matéria prima – Bataguassu


19 a 23/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo I – preparo da matéria prima – Jatei

19 a 23/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo II – confecção de peças – Bataguassu

26 a 30/07 - Artesanato em Taboa: Módulo I – preparo da matéria prima – Jateí

26 a 30/07 - Artesanato em Taboa: Módulo II – confecção de peças – Nova Alvorada do Sul

27 a 31/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo II – confecção de peças – Paranaíba

quinta-feira, 24 de junho de 2010

The Killers - Mr. Brightside

Ivete Sangalo volta a fazer show na capital

Um anos depois de um grande show, a cantora Ivete Sangalo está de volta a Campo Grande. O próximo espetáculo musical acontece no próximo dia 3 de julho (sábado), a partir das 21 horas, no Parque de exposição Laucidio Coelho.

Além do show principal da cantora baiana o evento terá novidades no camarote como o Open bar de bebidas e buffet com o som do top dj de hip hop Milk e muita música eletrônica.

Os convites estão sendo vendidos com os preços já alterados: Pista inteira R$30, - Pista Meia R$15, / Àrea vip R$60, / Camarote Masculino 2° Lote R$150, - Camarote feminino 3° Lote R$150.

Esses convites podem ser adquiridos nos seguintes pontos de vendas: Sub Way (shopping e Mato Grosso), Gugu lanches, Farfalla moda feminina e Áquila fast food. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3029-9500.

Domingo tem sentidos o mundo mitico de Kiara no Aracy

Isa Yasmin Estúdio de Dança e Arte e a Associação de Pais, Professores e Usuários do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual – CAP-DV/MS em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realizarão no próximo domingo (27 de junho), o espetáculo “Sentidos – O mundo mítico de Kiara”, às 19h, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento tem classificação livre e duração aproximada de 1h30min.

O espetáculo discute e revela as possibilidades e descobertas realizadas por Kyara, uma jovem cega que através de seu mundo interno introspectivo e cheio de sonhos, cores e imagens, descobre seu universo íntimo redescobrindo o seu corpo e se possibilitando a explorar vivencias que seus sentidos intuem de lugares onde nunca esteve, momentos que viveu através dos corpos, de suas falas, sua história e seus medos, angústias e alegrias, uma viagem em que seus sentidos afloram como uma alma feminina que busca respostas em todos os seus movimentos.

Através dessa viagem Kyara passa por todos os seus sentidos: audição, paladar, olfato, tato, visão e o sexto sentido que une todo seu mundo perceptivo, viajando por lugares, destinos e povos distantes, culturas que se encontram em seus sentidos, se unem como eles e desenvolvem em si a maior percepção que possa ter de si mesma.

O evento é um importante elemento de integração social, cultural e de descoberta do ser sensível, onde os alunos do CAP por meio da percussão, da dança do ventre, das danças orientais e dos momentos experimentais, propiciarão as mulheres que enxergam a possibilidade da descoberta do universo dos sentidos para além do que se é possível ver.

Deste modo, “Sentidos”, vem para consolidar o fazer artístico dessas mulheres, unindo à cultura e à técnica, o fazer artístico, por meio dos elementos do próprio processo de construção do espetáculo, como o contato com elementos cênicos de cenografia e iluminação, atores e bailarinos profissionais convidados como Mestre Anthar (Escola Luxor – SP), campeão sul-americano de danças folclóricas árabes, Rosely Suyan pesquisadora de danças do oriente médio e dançaterapeuta, alunos do Isa Yasmin Estúdio de Dança e Arte, diretores e produtores artísticos.

A direção artística é de Michelly Dominiq, iluminação e cenário de Cadu Fluyr, coreografias de Isa Yasmin, Meri Najla, Chris Asato e Mestre Anthar, trilha sonora de Isa Yasmin, Rosely Suyan e Mestre Anthar, produção de Isa Yasmin e Rosely Suyan e direção geral e roteiro de Isa Yasmin, bailarina e coreógrafa de danças orientais e já atua a mais de quinze anos nesse segmento.

O ingresso terá o valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) para estudantes, professores, aposentados acima de 60 anos e doadores de sangue, cada classe com a apresentação da sua respectiva carteirinha. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3025-5486.

Espaço da poesia traz Fête dela musique

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta sexta-feira (25), à partir das 19h, a quarta edição de 2010 do projeto Espaço da Poesia em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande. Com o tema “Fête de la Musique” (A Festa da Música), as instituições irão dar destaque a este evento criado na França em 1982, pelo então ministro da Cultura Jack Lang, que celebra o primeiro dia do verão (21 de junho) e realiza uma programação oficial divulgada em todo o país.

O projeto “Espaço da Poesia” leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. A entrada é gratuita.

Fête de la Musique

“Fête de la Musique” é célebre pelas apresentações musicais realizadas em plena rua e em estilos variados: do jazz à música tradicional, popular e clássica e até mesmo os ritmos exóticos vindos da África, do Brasil e do Caribe, que embalam os franceses até altas horas da madrugada.

Sucesso internacional, fenômeno de sociedade (um selo dos correios foi criado por ocasião da festa em 1998), a festa também é famosa por indicar novas tendências: renovação de músicas tradicionais, do carnaval, explosão de músicas do mundo, desenvolvimento de corais, surgimento do rap e da música techno.

No Brasil, “A Festa da Música” é divulgada pelas Alianças Francesas desde os anos 90. “Na comunidade que aprecia a cultura francesa em Campo Grande, reunida em torno da Aliança Francesa, o evento é aguardado com entusiasmo pelos participantes. Prova disso é o número crescente de participantes a cada ano”, comemora Leandro Cabral, o coordenador de cultura da Aliança Francesa de Campo Grande. Estimulados por seus professores, os alunos da instituição apresentam há dez anos um concerto de música francesa. O evento também é aberto aos artistas da Capital.

Durante este “Espaço da Poesia” temático, haverá a apresentação de canções francesas tradicionais e contemporâneas, da peça teatral "Le Petit Chaperon Rouge", além de declamações de poemas e exibição de vídeos franceses. O evento contará ainda com uma participação especial da musicista Lenilde Ramos.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). Mais informações no telefone 3321-0339 ou no site www.aliancafrancesacg.com.br.

Bienal de Teatro de MS esta com inscrições abertas

Com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado, será realizada entre os dias 14 e 18 de julho a primeira edição do “Cena do Mato – Bienal de Teatro de Mato Grosso do Sul”. As inscrições para participação de espetáculos e oficinas acontecem até o dia 28 de junho (segunda-feira).



Na programação da Bienal, além de apresentações de espetáculos selecionados e oficinas, estão previstas mesas de discussões sobre a arte teatral no Estado, homenagens e intercâmbio entre os artistas da Capital e do interior. Toda a programação terá entrada gratuita para o público.


Desenvolvido pelo grupo Mercado Cênico, COM APOIO DA fuNDAÇÃO DE Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto nasceu com a perspectiva de estimular e fortalecer as produções teatrais do Estado e dar suporte, formação e fomento aos grupos do interior.



“A Bienal é um olhar sobre o teatro de Mato Grosso do Sul, com suas peculiaridades, fragilidades e potencialidades a serem mostradas”, explica Vitor Hugo Samudio, diretor do Mercado Cênico.

Participação - As inscrições para apresentação de espetáculos ou oficinas estão abertas até a próxima segunda-feira (28). Os candidatos podem acessar os dois editais específicos pelo site www.mercadocenico.com. As propostas com os devidos documentos exigidos nos editais devem ser encaminhadas via Correios por Sedex.

Serão selecionados três espetáculos teatrais de Campo Grande e cinco do interior do Estado. Cada grupo irá receber cachê de R$ 1.450,00. Já para os oficineiros interessados estão disponíveis três vagas, que são direcionadas para profissionais residentes em Campo Grande. Os ministrantes de oficinas vão receber um cachê no valor de R$ 1 mil.

Projeto CIM promove café cultural esta tarde na capital

Acontece hoje (dia 24), às 14h, na escola Municipal José Rodrigues Benfica, o 2º “Café Cultural” do Projeto CIM – Centro de Documentação Imagem e Memória de Mato Grosso do Sul.

O projeto gerido pela Fundação Barbosa Rodrigues - FBR e pela Secretária Municipal de Educação trabalha este ano, com as escolas da Rede Municipal de Ensino - Reme, a “História da Imigração em Campo Grande/MS”.


O primeiro Café Cultural realizado pelo projeto foi sobre a Imigração Alemã, hoje, será trabalhado junto aos professores e coordenadores da Reme a Imigração Sírio – Libanesa. Para falar sobre o assunto, foram convidadas duas especialistas para proferir palestra, Sra. Sara Figueiró e Sra. Narria Sayeg


De acordo com Adriano Paiva, coordenador do projeto na FBR, a proposta dessas reuniões é referendar os professores com recursos que estão além da leitura. Nesse caso específico, os professores tomarão contato com o depoimento de personagens que vivenciaram o tema escolhido, no caso a imigração para Campo Grande e MS no começo do século XX, quando sírios, libaneses, turcos e armênios, fugindo de conflitos no Oriente Médio, passaram a chegar ao porto de Santos.


Dessa cidade, partiram para o porto de Corumbá, o portal de entrada para o Centro-Oeste e o pólo comercial de Mato Grosso. De lá, dispersaram-se para outras cidades do estado. Muitos outros também chegaram através Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a qual ajudaram a construir. Mesmo antes de terminada a construção da estrada de ferro, no entanto, já passavam a se dedicar ao comércio, sua principal atividade

As palestras fazem parte do programa pedagógico do CIM, que utilizam desse meio e também de vídeos e textos de apoio para, a cada ano, levarem o tema do projeto para a sala de aula e depois ser encenado no aniversário de Campo Grande e na culminância de fim de ano.

Qualificação tranforma artesa em mulheres de fibra

Ao receber capacitação em cursos de artesanato, um grupo formado por seis artesãs de Bodoquena, no interior de Mato Grosso do Sul, percebeu que a saída para a uma nova organização produtiva poderia vir da fibra de bananeira e da taboa.

Batizado de “Mulheres de Fibra”, o grupo que iniciou investindo na produção de tapetes de lã percebeu a importância da orientação técnica não só em relação às novas possibilidades que se abriam como para o ingresso no mercado consumidor e mudou radicalmente o foco.

As artesãs investiram na produção de artefatos com qualidade e a abrir espaço de comercialização por meio da orientação do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Da produção inicial de tapetes de lã passaram para bolsas, chapéus, garrafas decoradas, carteiras, suportes para pratos e uma grande variedade de outros produtos à base da fibra dos dois vegetais. A produção é vendida na região de Bodoquena e em feiras, nas quais participam por meio do projeto. Hoje, elas buscam aprimorar o trabalho e aumentar o alcance comercial através das dicas de uma especialista em design levada até elas pela iniciativa.

O foco mudou depois de um curso oferecido pelo Senar sobre a confecção de peças artesanais trabalhadas em fibra. “O curso nos ensinou toda a base que precisávamos para começar. Depois, fomos aperfeiçoando a técnica e criando novas peças, novos estilos, como uma rendinha feita com a palha de bananeira que dá um efeito delicado e diferente ao produto”, relata a artesã Alzenira Vieira Peixoto.

Depois desse primeiro apoio recebido com o curso de artesanato, elas precisavam ampliar os canais de comercialização. Foi aí que resolveram procurar os agentes do Território da Reforma, que tem como foco a atuação com pequenos produtores rurais através de assistência técnica e apoio para inserção dos produtos no mercado.

“As artesãs de Bodoquena nos procuraram em uma das reuniões periódicas que realizamos em cada município com os grupos do projeto. Queriam fazer parte do nosso trabalho e então por causa delas, inserimos o artesanato entre as atividades contempladas, pois de início, esta não fazia parte da nossa área de atuação”, lembra o coordenador do projeto, Antônio Minari.

O Senar é uma instituição que atua diretamente com o homem do campo através de parcerias com os sindicatos rurais. Desenvolve ações educativas para o desenvolvimento do trabalhador rural como cidadão e profissional. Os cursos de artesanato com fibra de taboa e bananeira, em seus módulos I e II, estão disponíveis em diversos municípios do Estado. Para julho, estão programadas sete turmas distribuídas pelos municípios de Nova Alvorada do Sul, Bataguassu, Jateí e Paranaíba


Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Programação de cursos de artesanato

12 a 16/07 – Artesanato em Taboa: Módulo I – preparo da matéria prima – Nova Alvorada do Sul

13 a 17/07 – Artesanato em fibra de bananeira: Módulo I – preparo da matéria prima – Bataguassu


19 a 23/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo I – preparo da matéria prima – Jatei

19 a 23/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo II – confecção de peças – Bataguassu

26 a 30/07 - Artesanato em Taboa: Módulo I – preparo da matéria prima – Jateí

26 a 30/07 - Artesanato em Taboa: Módulo II – confecção de peças – Nova Alvorada do Sul

27 a 31/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo II – confecção de peças – Paranaíba

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lady Gaga - Telephone (Official Clean Version) ft. Beyoncé

Projeto Música no Pantanal: integração turismo e cultura

O lançamento da segunda edição do projeto Música no Pantanal: Cultura e Turismo – Circuito Miranda será nesta quinta-feira (24), às 9 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no auditório Germano Barros de Souza. Música no Pantanal: Cultura e Turismo é uma realização do governo do Estado em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O projeto conta com a parceria de hotéis-fazenda da região de Miranda e tem como objetivo aproximar o turista da cultura sul-mato-grossense através da música e com isso divulgar os artistas, incentivar e difundir a música regional.

A primeira edição do projeto Música no Pantanal: Cultura e Turismo aconteceu em 2008 e teve uma aceitação positiva pelo público/turista na época. De acordo com Nilde Brun, a integração turismo e cultura é enriquecedora para o turista. “O turismo mostra os atrativos, a infraestrutura e a cultura entra com as manifestações culturais, artistas, com a alma do povo sul-mato-grossense”, comentou a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun.

O circuito vai acontecer no decorrer do mês de julho em seis hotéis-fazenda da região de Miranda: a Baia Grande, Cacimba de Pedra, San Francisco, Santa Cruz, Santa Inês e 23 de Março, e vai contar com a participação de quatro artistas da música regional: Maciel Corrêa, Amambay & Amambaí, Beth e Betinha e Dila Alves, que farão 24 shows para turistas, agentes de viagem e operadores de turismo.

Fórro e Teatro de rua anima Sarau dos Amigos

Em clima de arte e festa, o Sarau dos Amigos chega à trigésima edição, sendo realizado nas últimas quintas-feiras do mês, ininterruptamente, no bairro Universitário, região sul de Campo Grande.

Grandes nomes da Arte sul-matogrossense comemoram com a comunidade e os artistas, entre eles o Teatral Grupo de Risco com a peça “A princesa engasgada”. O projeto foi selecionado pelo Ministério da Cultura, através da FUNARTE com o Prêmio de Artes Cênicas na Rua/2009. O Núcleo Teatral Sarau dos Amigos, sob a direção e dramaturgia de Thathy D’Meo também marca sua presença tradicional com cenas cotidianas e bem humoradas.



Na varanda o público confere o grupo de música latino americana Masis Brasil, o forrozeiro Santana e a dupla de sertanejo raiz Tangará e Zé Viola. O quintal recebe exposições dos artistas plásticos Malu Ferreira, Jean Lima “Mão” e Joni Lima, além de exposições de artesanato, como as peças de Clayton Ambrósio e do ceramista Mauro Yanase.

Esta edição homenageia o músico Lúcio Val e o ex-morador do bairro Universitário, Oscar Furlan, ambos falecidos recentemente.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece há dois anos, toda última quinta-feira do mês na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário (próximo a nova rodoviária). Informações pelos telefones (67) 9239-4014 ou 9936-3909. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

“A Princesa Engasgada”

O espetáculo é uma remontagem do Teatral Grupo de Risco, que atua a 21 anos no MS. A peça faz parte do projeto “Caravana de Rua”, selecionado pelo Ministério da Cultura, através da FUNARTE com o Prêmio de Artes Cênicas na Rua/2009. É uma história irônica de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e o rei determina que seja encontrado um médico para curar sua filha. É indicada para todos os públicos e tem como referência a Comédia Dell’Arte.

Os atores Yago Garcia e Emmanuel Mayer foram dirigidos por Lú Bigattão. Ao som do músico Elânio, eles se transformam em reis, princesas e camponeses, tudo aos olhos do público que participa ativamente de toda a história. O espetáculo resgata o clima da Idade Média, quando as companhias cênicas viajavam pelo interior dos países europeus apresentando suas peças em carroças. A produção é de Fernanda Kunzler, com cenário de Márcia Gomes, adereços de Emmanuel Mayer e Roma Román, preparação Corporal de Aline Duenha, arte gráfica de Breno Benetti e texto de Márcia Frederico.

Masis Brasil

O Masis Brasil, formado pelos músicos Miska, Edgar Mancilla e Junior, utiliza instrumentos andinos misturados na musicalidade continental. O trio campo-grandense acaba de lançar o primeiro disco, uma coletânea de músicas gravadas em estúdio e outras captadas ao vivo no teatro do Marco (Museu de Arte Contemporânea). Eles se apresentam em espaços onde a cultura é desenvolvida, como Praça Bolívia, entre outros encontros artísticos da Capital.

Tangará e Zé Viola

Na década de 70, em Campo Grande, Tangará e Zé Viola, junto com os amigos Antonio Cunha L. Leite (Tonheiro), Misael Hélio Lemos e Manoel Lacerda Lima, iniciaram o Grupo musical Dimensão, que tinha o propósito ecológico e também regionalista autêntico em suas composições que falassem dos costumes e belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A partir daí começaram a participar de vários festivais, o que lhes proporcionaram maturidade musical, e a conquista do primeiro lugar do V FESTÃO, EM 1985, festival este promovido pela TV Morena com a musica "Ainda resta uma esperança" advindo daí a gravação do primeiro trabalho: um compacto duplo na época. A partir de 2001 Tangará e Zé Viola, gravaram o CD "Ainda resta uma esperança", com o objetivo de resgatar composições da época dos festivais. A dupla participou também do 5º Festival de Inverno de Bonito, em 2004.

Malu Ferreira

A artista plástica e administradora de empresas Maria de Lourdes Ferreira é natural de Campo Grande MS. Malu Ferreira, como é conhecida, pinta ha cinco anos. O motivo para começar foi o espanto com a beleza e o valor de um quadro com um por do sol. “Achei o quadro maravilho, me encantei, porém, me entristeci ao ver o preço e perceber que não poderia tê-lo. Então pensei que talvez pudesse pintar algo tão bonito como aquele pôr do sol. Foi onde perguntei pra vendedora o que eu precisava para pintar. Comprei o material e comecei como autodidata”, lembra a artista. Mais informações no blog http://inspiraes-maluferreira.blogspot.com/ .

Caminhões da Formula Truck fazem desfile na capital

As ruas da Capital vão tremer com o ronco dos caminhões da Fórmula Truck. Será a Truck Show que fará um grande desfile nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, para lançamento da Etapa de Campo Grande de uma das categorias mais populares do automobilismo brasileiro.

O trajeto terá início no estacionamento do Parque das Nações Indígenas, em frente à Cidade da Copa, seguindo pela Avenida Afonso Pena, até a Rua 14 de Julho, entrando na Cândido Mariano, descendo a Rua 13 de Maio e retornando para os altos da Afonso Pena.
Será uma oportunidade única para quem quer ver de pertinho os “grandalhões” da velocidade.

Está confirmada a presença do piloto Wellington Cirino, o maior campeão das pistas de nossa cidade, com quatro pole-position e três vitórias.

A quarta etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho, no Autódromo Internacional de Campo Grande.

Mais informações através do site: www.formulatruck.com.br ou na Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul, pelo telefone: (67) 3025-1910.

Salão de Arte da Capital esta com inscrições abertas

O “Salão de Artes Horizontes da Arte Morena – Prêmio Cidade Morena”, que premia os melhores trabalhos em pintura, fotografia, escultura e instalações já está com as inscrições abertas para os artistas que desejarem participar. O evento será realizado entre os dias 18 e 31 de agosto no Armazém Cultural. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 21 de junho e 28 de julho.

O evento é promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) por meio da Divisão de Fomento às Atividades Artesanais e Artes Visuais. As inscrições para as categorias de Pintura, Escultura e Fotografia devem ser feitas no Armazém Cultural, as inscrições para a categoria de Instalação serão recebidas na sede da Fundac. O Salão de 2010 premiará o trabalho melhor pontuado em cada uma das categorias.

O prêmio está aberto para todos os artistas que residam em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos. A idade mínima de participação é 15 anos. Cada artista deve inscrever três obras inéditas em apenas uma das seguintes modalidades artísticas: Pintura, Escultura e Fotografia ou uma obra na modalidade instalação com tema livre. Para essa categoria o artista deve apresentar um só trabalho com pelo menos cinco fotografias do mesmo, vídeo e/ou projeto com memorial descritivo de montagem e manutenção da obra.

Uma Comissão de Seleção escolherá as obras que serão expostas e premiará as obras nas quatro categorias. O prêmio será de R$ 2,5 mil para o primeiro lugar de cada categoria. Para o diretor presidente da Fundac Roberto Figueiredo, “abrir a mostra para que artistas de todo o Mato Grosso do Sul participem é uma grande oportunidade de divulgar ainda mais a produção do Estado para a comunidade campo grandense”. “Quanto mais pudermos divulgar o trabalho de nossos artistas, mais sentimos que temos cumprido o papel da Fundação Municipal de Cultura que é formar, informar e possibilitar o acesso da população às mais variadas manifestações culturais”, finaliza.

Serviço – Mais informações e o regulamento completo podem ser obtidos na sede da Fundac que fica na Rua Brasil, 464 – Vila Marman ou pelo (67) 3314-3230. O Armazém Cultural fica na Esplanada da Ferrovia na Avenida Calógeras s/n.

Músicos Paraguaios aninam baile em Campo Grande

No próximo dia 03/07 acontece na Colônia Paraguaia em Campo Grande a “5ª Noite da Polca, Guarânia e do Chamamé”. O evento, produzido pelo radialista Orivaldo Mengual, já faz parte do calendário cultural da cidade, com a realização do baile no sábado e almoço dançante no domingo dia 04/07.

Produtor e apresentador do Programa “A HORA DO CHAMAMÉ”, o aquidauanense Orivaldo Mengual começou a carreira na Rádio Difusora de Aquidauana, onde trabalhou por mais de 15 anos, foi operador de rádio, discotecário-programador, locutor e Gerente. Com mais de 25 anos de rádio, ele acredita no regionalismo do Chamamé que atrai um grande público a cada edição do evento.

O programa "A Hora do Chamamé" surgiu na 104, 7, FM Regional, há dez anos e hoje faz parte da programação da FM CAPITAL 95,9, todos os domingos das 7h às 9h, levando ao ouvinte com exclusividade a música fronteiriça: a polca, a guarânia e principalmente o chamamé correntino.

Em sua quinta edição, o baile contará com a presença do grande maestro, Dom Catalino Arguelho y su Bandoneon e o Duo Noemi Oviedo e Lilian Romero, duas das maiores vozes do Paraguay na atualidade, vindos direto de Assunção, além do grande músico que também é paraguaio, mas radicado em Campo Grande, Victor Hugo de La Sierra (ex Los Tammys) Y Los Latinos.

No domingo acontece um grande churrasco dançante à partir do meio dia, também com a presença do Grupo Paraguaio e o Grupo “Azes do Chamamé”, de Três Lagoas.

O Baile da “5ª NOITE DA POLCA, DA GUARÂNIA E DO CHAMAMÉ”, esta marcado para sábado, 03 de Julho/2010, à partir das 23h30 e o churrasco para domingo, 04 de Julho, à partir do meio dia na Colônia Paraguaia em Campo Grande, que fica na Rua Ana Luiza de Souza, 668, Bairro Pioneira.

Ivete Sangalo volta a fazer show na capital

Um anos depois de um grande show, a cantora Ivete Sangalo está de volta a Campo Grande. O próximo espetáculo musical acontece no próximo dia 3 de julho (sábado), a partir das 21 horas, no Parque de exposição Laucidio Coelho.

Além do show principal da cantora baiana o evento terá novidades no camarote como o Open bar de bebidas e buffet com o som do top dj de hip hop Milk e muita música eletrônica.

Os convites estão sendo vendidos com os preços já alterados: Pista inteira R$30, - Pista Meia R$15, / Àrea vip R$60, / Camarote Masculino 2° Lote R$150, - Camarote feminino 3° Lote R$150.

Esses convites podem ser adquiridos nos seguintes pontos de vendas: Sub Way (shopping e Mato Grosso), Gugu lanches, Farfalla moda feminina e Áquila fast food. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3029-9500.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Nasi interpreta "Música Urbana", de Renato Russo, no Estúdio Showlivre

Brasil será pais tema da Feira de Frankfurt edm 2013

Folha Online

O Brasil deverá será o país homenageado da Feira do Livro de Frankfurt de 2013. O protocolo de intenções foi assinado ontem entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor do encontro alemão, Jüergen Boss, durante reunião em Brasília.

Maior evento do mercado editorial no mundo, a Feira de Frankfurt já teve o Brasil como país-tema em 1994. A Argentina será a homenageada da edição deste ano, que acontece de 6 a 10 de outubro.

A organização da participação brasileira em 2013 será coordenada por uma comissão composta pelos ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e da Educação.

"O convite é uma oportunidade imensa. Quando olhamos para a Feira de Frankfurt é possível que a primeira imagem seja apenas de negócios, mas é também uma possibilidade de diálogo intercultural, de apresentação do Brasil ao mundo. Os negócios virão como decorrência desse processo", afirmou o ministro Juca Ferreira.

Amy Winehouse fraz dueto supresa com o pai em Londres

Terra

Amy Winehouse interrompeu mais um show para dar uma canja. Desta vez, quem fez participação especial foi o pai da cantora, Mitch, durante uma apresentação de jazz em Londres. As informações são do semanário NME

O show ocorreu no domingo (20), quando é comemorado o Dia dos Pais no Reino Unido. Amy subiu ao palco e cantou quatro músicas com Mitch, incluindo o clássico Autumn Leaves, de Frank Sinatra

Funced espera 300 inscritos na Maratona do Fogo

A Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced) espera para este ano a participação de pelo menos 300 atletas na disputa da Maratona do Fogo. O evento acontece no próximo dia 4 de julho, em sua 24ª edição, em parceria com a Fundação do Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Secretaria de Esportes do município de Fátima do Sul e Corpo de Bombeiros, além do apoio de diversos órgãos e entidades locais e regionais.

O diretor de Esportes da Funced, Carlos Eduardo Stranieri, o professor Goiaba, lembra que a prova, considerada como a mais importante e tradicional do atletismo de Mato Grosso do Sul, não foi realizada por quatro anos na administração anterior e só foi retomada pela administração atual no ano passado. “Conseguimos voltar em grande estilo, com 208 inscritos, mas esperamos que agora em 2010 a prova volte a atrair a atenção de grandes maratonistas”, destacou Goiaba.

Segundo informou o professor, até agora são 120 inscrições confirmadas e uma grande quantidade de nomes que faltam apenas o preenchimento da ficha. Entre os confirmados estão corredores de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de várias cidades de Mato Grosso do Sul. Os vencedores no ano passado nas categorias masculino e feminino, Edmilson Rodrigues dos Santos, de Sarandi (PR), e Vilma Pires de Souza, de Birigui (SP), também confirmaram.

Uma das maiores atrações certamente será a participação do medalhista panamericano Elenilson da Silva, que é natural de Bela Vista. Ele participou da prova no ano passado e já confirmou que estará na Maratona do Fogo 2010.

Para o professor Carlos Eduardo a presença do sul-mato-grossense no evento pode atrair para as próximas edições do evento outros nomes de reconhecimento nacional e internacional nesse esporte que, segundo ele, a cada ano surgem novos valores.

Como sempre acontece, a largada da 24ª Maratona do Fogo será no próximo dia 4, na praça central do município de Fátima do Sul, as 7h30. O percurso é de 42 quilômetros e 195 metros, com chegada em frente ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, em Dourados. O diretor de Esportes da Funced afirmou que toda uma estrutura está sendo montada para garantir a segurança e a tranquilidade dos atletas e também para manter a tradição desse importante evento.

Os corredores interessados podem buscar maiores informações, incluindo regulamento e ficha de inscrição nos sites da prefeitura de Dourados - www.dourados.ms.gov.br e da Fundesporte www.fundesporte.ms.gov.br.

Fórro e Teatro de rua anima Sarau dos Amigos

Em clima de arte e festa, o Sarau dos Amigos chega à trigésima edição, sendo realizado nas últimas quintas-feiras do mês, ininterruptamente, no bairro Universitário, região sul de Campo Grande.

Grandes nomes da Arte sul-matogrossense comemoram com a comunidade e os artistas, entre eles o Teatral Grupo de Risco com a peça “A princesa engasgada”. O projeto foi selecionado pelo Ministério da Cultura, através da FUNARTE com o Prêmio de Artes Cênicas na Rua/2009. O Núcleo Teatral Sarau dos Amigos, sob a direção e dramaturgia de Thathy D’Meo também marca sua presença tradicional com cenas cotidianas e bem humoradas.



Na varanda o público confere o grupo de música latino americana Masis Brasil, o forrozeiro Santana e a dupla de sertanejo raiz Tangará e Zé Viola. O quintal recebe exposições dos artistas plásticos Malu Ferreira, Jean Lima “Mão” e Joni Lima, além de exposições de artesanato, como as peças de Clayton Ambrósio e do ceramista Mauro Yanase.

Esta edição homenageia o músico Lúcio Val e o ex-morador do bairro Universitário, Oscar Furlan, ambos falecidos recentemente.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece há dois anos, toda última quinta-feira do mês na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário (próximo a nova rodoviária). Informações pelos telefones (67) 9239-4014 ou 9936-3909. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

“A Princesa Engasgada”

O espetáculo é uma remontagem do Teatral Grupo de Risco, que atua a 21 anos no MS. A peça faz parte do projeto “Caravana de Rua”, selecionado pelo Ministério da Cultura, através da FUNARTE com o Prêmio de Artes Cênicas na Rua/2009. É uma história irônica de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e o rei determina que seja encontrado um médico para curar sua filha. É indicada para todos os públicos e tem como referência a Comédia Dell’Arte.

Os atores Yago Garcia e Emmanuel Mayer foram dirigidos por Lú Bigattão. Ao som do músico Elânio, eles se transformam em reis, princesas e camponeses, tudo aos olhos do público que participa ativamente de toda a história. O espetáculo resgata o clima da Idade Média, quando as companhias cênicas viajavam pelo interior dos países europeus apresentando suas peças em carroças. A produção é de Fernanda Kunzler, com cenário de Márcia Gomes, adereços de Emmanuel Mayer e Roma Román, preparação Corporal de Aline Duenha, arte gráfica de Breno Benetti e texto de Márcia Frederico.

Masis Brasil

O Masis Brasil, formado pelos músicos Miska, Edgar Mancilla e Junior, utiliza instrumentos andinos misturados na musicalidade continental. O trio campo-grandense acaba de lançar o primeiro disco, uma coletânea de músicas gravadas em estúdio e outras captadas ao vivo no teatro do Marco (Museu de Arte Contemporânea). Eles se apresentam em espaços onde a cultura é desenvolvida, como Praça Bolívia, entre outros encontros artísticos da Capital.

Tangará e Zé Viola

Na década de 70, em Campo Grande, Tangará e Zé Viola, junto com os amigos Antonio Cunha L. Leite (Tonheiro), Misael Hélio Lemos e Manoel Lacerda Lima, iniciaram o Grupo musical Dimensão, que tinha o propósito ecológico e também regionalista autêntico em suas composições que falassem dos costumes e belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A partir daí começaram a participar de vários festivais, o que lhes proporcionaram maturidade musical, e a conquista do primeiro lugar do V FESTÃO, EM 1985, festival este promovido pela TV Morena com a musica "Ainda resta uma esperança" advindo daí a gravação do primeiro trabalho: um compacto duplo na época. A partir de 2001 Tangará e Zé Viola, gravaram o CD "Ainda resta uma esperança", com o objetivo de resgatar composições da época dos festivais. A dupla participou também do 5º Festival de Inverno de Bonito, em 2004.

Malu Ferreira

A artista plástica e administradora de empresas Maria de Lourdes Ferreira é natural de Campo Grande MS. Malu Ferreira, como é conhecida, pinta ha cinco anos. O motivo para começar foi o espanto com a beleza e o valor de um quadro com um por do sol. “Achei o quadro maravilho, me encantei, porém, me entristeci ao ver o preço e perceber que não poderia tê-lo. Então pensei que talvez pudesse pintar algo tão bonito como aquele pôr do sol. Foi onde perguntei pra vendedora o que eu precisava para pintar. Comprei o material e comecei como autodidata”, lembra a artista. Mais informações no blog http://inspiraes-maluferreira.blogspot.com/ .

FCMS e FUNDTUR lançam a 2 edição música do panatanal

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), lança nesta quinta-feira (24), a segunda edição do projeto Música no Pantanal: Cultura e Turismo – Circuito Miranda. A solenidade de lançamento acontece às 9h, na sala Germano de Barros do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes. A primeira edição foi realizada em 2008.

O projeto que conta com a parceria de fazendas e pousadas da região de Miranda, pretende reafirmar o elo entre cultura e turismo, reunindo o turista e a população local em volta da música e do artista sul-mato-grossense, proporcionando assim a integração cultural e mais uma oportunidade de vivência com a cultura regional.

A iniciativa contempla 24 apresentações de quatro atrações da música regional: Amambay e Amambaí, Beth e Betinha, Dila Alves e Maciel Correa. Os shows acontecerão em seis fazendas e pousadas, entre elas, Baia Grande, Cacimba de Pedra – Reino Selvagem, San Francisco, Santa Cruz, Santa Inês e 23 de Março. O Circuito mostrará a cultura do Estado aos turistas que freqüentam a região, agentes de viagem e operadoras de turismo, fomentando a economia e o turismo.

“A integração da cultura com o turismo é benéfica para ambas aas áreas. Este é mais uma iniciativa concreta de como essa parceria pode trazer sempre bons resultados”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros. Para a presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, essa parceria é fundamental porque o turista não quer apenas conhecer as belezas naturais da região mas também quer ter uma vivência com a alma do povo sul-mato-grossense, retratada em suas diversas manifestações culturais.

Cultura sul-mato-grossense

O caráter plural e multifacetado da cultura sul-mato-grossense tem como fatores o processo de fluxo migratório que teve início no século XVI, a permanência dos povos indígenas, primeiros habitantes, e a sua localização geográfica, na qual o estado faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia, além de divisa com cinco estados brasileiros.

O estado foi palco de importantes acontecimentos históricos como a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, na primeira metade do séc. XX e a própria divisão do estado em 1977, fatos que influenciaram diretamente o ritmo da música sul mato-grossense, tornando-a peculiar.

Mato Grosso do Sul teve na pecuária, na extração vegetal e mineral e na agricultura, as bases de um acelerado desenvolvimento econômico. Atualmente o turismo, mais especificamente o turismo rural e ecológico, representa importante fonte de recursos e de desenvolvimento. O Pantanal sul-mato-grossense é procurado por turistas nacionais e estrangeiros, em sua maioria em busca, além das belezas naturais, da vivência, da experiência prática da cultura local.

Mais informações na Assessoria de Projetos da FCMS, no telefone 3316- 9328/9329 ou pelo e-mail: fcmsprojetos@gmail.com.

Ivete Sangalo volta a fazer show na capital

Um anos depois de um grande show, a cantora Ivete Sangalo está de volta a Campo Grande. O próximo espetáculo musical acontece no próximo dia 3 de julho (sábado), a partir das 21 horas, no Parque de exposição Laucidio Coelho.

Além do show principal da cantora baiana o evento terá novidades no camarote como o Open bar de bebidas e buffet com o som do top dj de hip hop Milk e muita música eletrônica.

Os convites estão sendo vendidos com os preços já alterados: Pista inteira R$30, - Pista Meia R$15, / Àrea vip R$60, / Camarote Masculino 2° Lote R$150, - Camarote feminino 3° Lote R$150.

Esses convites podem ser adquiridos nos seguintes pontos de vendas: Sub Way (shopping e Mato Grosso), Gugu lanches, Farfalla moda feminina e Áquila fast food. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3029-9500.

Higor Vasconcelos grava DVD no Cena Som

A gravação do DVD do cantor Higor Vasconcelos, é a próxima atração do Cena Som, projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança para o Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento será realizado na próxima quinta-feira (24 de junho), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian. O show tem classificação livre e duração aproximada de 90 minutos.

O espetáculo tem como proposta um som inédito e uma cara nova para o cenário musical de Mato Grosso do Sul, onde apresentará o melhor do Pop Rock em canções autorais de Higor Vasconcelos e de Celito Espindola com arranjos trabalhados e uma mistura de luzes e projeções que serão um atrativo a parte. A produção musical é de Davi Avelã e Victor Wincler e a produção executiva do próprio Higor.

O show tem uma temática voltada para o público jovem e terá músicas animadas e românticas. Com a presença da banda composta por Victor Wincler (contrabaixo e backing vocal), Fabinho Adames (violão, guitarra e backing vocal), Bruninho Silva (teclado e backing vocal), Jeferson Ferrante (vocal) e de Diego Vasconcelos (irmão gêmeo de Higor), além da participação especial da banda Zuka.

A principal composição do projeto do cd é a música “Minha Declaração” que já tocou nas rádios de Campo Grande e está disponível no Youtube. O estilo musical de Higor Vasconcelos é Pop Rock com muita influência do Soul e Funk Music.

O músico, compositor e graduando do curso de Publicidade e Propaganda Higor Vasconcelos nasceu em Aquidauana no Mato Grosso do Sul e aprendeu a tocar violão por influência de um tio, que além de um violão, possuía uma coleção de cds bastante eclética, desde Bon Jovi a Titãs, passando por Brian Adams, Jota Quest, Paralamas do Sucesso sendo assim músicos de muita importância na vida de Higor.

A música sempre foi uma paixão, e mesmo antes de aprender a tocar, lá pelos 5 anos de idade, já soltava a voz, junto com o irmão gêmeo Diego, sempre que ouvia um violeiro tocando uma música sertaneja ou seu tio tocando acordeom, especialmente para que os pequenos gêmeos soltassem a voz.

Aos 22 anos, Higor construiu uma carreira madura se apresentando em diversas casas de shows e escolas de Campo Grande. O cantor começou sua carreira na banda Cohen da Igreja Batista, onde também participou da banda Herança de Deus e freqüentou também o Coral Gospel de Campo Grande. O artista também se apresentou com as extintas bandas Vega e Insanus 151.

O ingresso terá o valor promocional de R$ 7,50 (meia) para todos. Mais informações podem ser adquiridas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.